Categoria:Portal do Coordenador Stricto Sensu

De Manuais de Sistemas
Ir para navegação Ir para pesquisar

Olá, coordenador, vice e secretários de Programa de Pós Graduação Stricto Sensu!

O Portal do Coordenador Stricto Sensu é o módulo do SIGAA em que os coordenadores e/ou secretários dos Programas de Pós-Graduação (PPG) realizam as atividades rotineiras no sistema, como criação de turmas, emissão de documentos, consultas e relatórios.

Neste Guia de Ajuda ao Usuário você terá acesso a todas as funcionalidades que utilizará no seu dia-a-dia dentro do sistema.

Caso já tenha em mente o que procurar, vá direto para o índice deste manual, e selecione o Portal que deseja acessar, e na lista de "Menu de Manuais" clique na funcionalidade para verificar como executá-la. Caso contrário, continue lendo, acessando os portais que serão apresentados ao longo do texto, e aproveite para conhecer as funções que o sistema, no momento, está disponibilizando para os coordenadores.

Ainda não possui um perfil cadastrado? Visite o manual de Criar Login no SIGAA e após isso volte para continuar a exploração.

Caso haja alguma dúvida, visualize as informações no manual. Se mesmo assim a dúvida persistir, envie uma mensagem explicando a dúvida para o e-mail da nossa equipe: sigaa.testes-l@ufpe.br.

1 Conhecendo o portal do coordenador

Esse é o seu portal.

Nele haverá funções que auxiliarão e agilizarão as atividades do dia-a- dia.

O SIGAA possui várias funcionalidades.

Para poder dar continuidade a exposição das funcionalidades, será necessário detalhar antes o que cada item do portal significa.

Para realizar esse detalhamento, cada item da imagem abaixo foi numerado e abaixo dela está descrito seu significado e usabilidade:

Detalhes do portal do coordenador.jpg

Legenda:

1 - Haverá a identificação da Instituição de Ensino e a descrição do que significa o SIGAA;

2 - O ícones de acessibilidade para aumentar ou diminuir as letras do sistema;

3 - Menu de ajuda (ele está direciona para o link da UFRN);

4 - O tempo de uso decrescente que o usuário ficou sem interagir com o sistema;

5- O botão para sair do sistema.

6 - Indica qual o período/semestre letivo atual;

7 - Haverá, por extenso, o nome completo do usuário logado. As vezes esse nome vem seguido do botão “Alterar vínculo”, para caso precise mudar o perfil de coordenador para outro perfil que o usuário esteja vinculado. Abaixo do nome, o departamento no qual o usuário está vinculado.

8 - Esse é o grupo de ícones que serão utilizados para executar as funcionalidades letivas do sistema. A descrição de cada ícone será explorado conforme forem sendo consultados as funcionalidades do sistema ao longo deste guia, onde haverá a consulta ao manual da funcionalidade e nele haverá mais detalhes de como utilizar.

9- Neste espaço haverá os informes que serão compartilhados pela coordenação.

Da funcionalidade 10 á 13, e a funcionalidade 15 são os espaços para visualização rápida de “Matrículas Online pendentes de orientação” do seu programa, “Matrícula Online pendente de Orientação (Outros Programas)”, “Cancelamentos Pendentes de Orientação”, “Trancamento de Vínculo Pendentes de Orientação”, “Atendimento ao Aluno” e “Fórum de Cursos”.

14 - É o botão de seleção e consulta de detalhes dos itens que aparecem no sistema. Ele será visto por muitas vezes durante as funcionalidades. Ele só aparece na tela inicial quando há algum discente aguardando algum comando a ser executado, nos atalhos acima listados, pelo coordenador, como nesse exemplo da matrícula online.

16 - Neste espaço serão visualizados todas as discussões realizadas pelos docentes, discentes e coordenadores do programa. Para cadastrar alguma discussão, que seja visualizado por todos os membros vinculados no programa, é só clicar no link “Cadastrar novo tópico para este fórum”.

17 - Esse é o atalho fixo para voltar a página inicial, caso você esteja em outra página, só é clicar nesse ícone e será redirecionado automaticamente para a tela inicial do portal ;

18 - Esse são os os dados da instituição, como endereço, telefone, email, e etc.;

19 - Nesta parte haverá exposto todas as resoluções e portarias atuais relacionadas ao programa ou a Universidade;

20 - Esse ícone é um atalho para todos os memorandos que estejam disponíveis para consulta. (No momento essa funcionalidade não está habilitada).

21 - Calendário acadêmico atualizado com todos os eventos que irão acontecer próximo a data atual de acesso.

22 - Neta parte haverá informações do tipo de vínculo que o usuário possui, e a qual coordenação ele pertence.

E por fim, haverá esse bloco de ícones, que são atalhos para outras funcionalidades, como os “Módulos”, “Caixa Postal”, “Menu do Docente” (caso haja esse vínculo), “Alterar Senha” e “Abrir Chamado”.

Atalhos Modulos do coordenador stricto.jpg

2 Atividades do Semestre

Ao iniciar o semestre, o coordenador precisa preparar e organizar o cronograma de atividades de seu programa, além de ajustes dos componentes curriculares, para que, no início da matrícula, tudo esteja ajustado e funcionando corretamente.

Quando você terminar esses ajustes, é hora de passar toda essa demanda para o sistema informatizado do SIGAA.

Temos como sugestão as etapas abaixo, mas, elas podem ser realizadas na ordem em que você achar mais viável.

Calendário Acadêmico

Esta funcionalidade só é necessária caso o programa tenha um calendário específico, diferente do calendário geral criado e divulgado pela PROPESQ. 

Essa proposta de calendário específico do curso de pós graduação deverá ser enviada à PROPESQ para que ela faça a autorização de utilização do mesmo. 

Caso o programa não possua esse calendário específico, essa tarefa não precisará ser realizada pois eles deverão seguir o calendário oficial da PROPESQ.

Acessar Calendário Oficial UFPE

Para ter acesso ao calendário Acadêmico Oficial geral da UFPE, acesse o portal público da UFPE clicando nesse link: https://sigaa.ufpe.br/sigaa/public

Caminho: Portal Público -> Acadêmico -> Calendário Acadêmico

Calendário academico portal publico ufpe 700px.jpg

E o calendário acadêmico completo será baixado no seu dispositivo e você terá acesso a todas as datas do ano letivo.

Solicitar Cadastro de Componente Curricular

Um componente curricular é a disciplina acadêmica que compõe a grade curricular de um determinado curso de um determinado nível de ensino.

É obrigatória sua inclusão e ministração com a carga horária mínima determinada na grade, a fim de que o curso tenha eficiência e validade.

Antes da divulgação dos componentes curriculares do semestre letivo no sistema para que os discentes se matriculem, caso algum componente não esteja cadastrado previamente, será necessário que você faça uma solicitação de cadastro à PROPESQ, para que esse componente seja autorizado e posteriormente possa ser liberado para inclusão na grade curricular do seu programa e na grade de matrícula do sistema.

No SIGAA existem 3 tipos de componente curricular:

-Disciplina;

-Atividade;

-Módulo;

Esta funcionalidade só é necessária caso ainda não tenha sido cadastrado o componente na grade curricular do programa (ou na grade curricular disponível no sistema).

Para ter acesso aos detalhes dessa funcionalidade, você pode acessar o caminho de acesso ou o manual abaixo:


Solicitar Cadastro de Componente Curricular

Caminho: Portal Coordenador Stricto Sensu → Cadastros → Solicitar Cadastro de Componente Curricular

Manual: Solicitar Cadastro de Componente Curricular

Gostaria de ver como é realizada essa tarefa? Assista ao vídeo abaixo:


Caso o componente já esteja cadastrado no sistema, veja mais detalhes sobre disponibilização de turmas para matrícula em Criar Turma / Oferta de disciplinas.

Cadastrar Discentes

Esta função é requisitada sempre que houver a inclusão de um novo discente no seu programa de pós-graduação.

O coordenador precisa cadastrá-los para que eles possam criar seus logins no sistema do SIGAA, e tenham acesso a todas as funcionalidades de discente do semestre letivo.

O coordenador só consegue cadastrar Aluno Especial.

A inclusão de Aluno Regular no sistema para o semestre 2020.1 continua ainda do mesmo jeito que é feito no SIG@, através de upload de arquivo de discentes, para posterior migração para o SIGAA. A partir de 2020.2 espera-se que as funcionalidades do Processo Seletivo do SIGAA já estejam em funcionamento, eliminando definitivamente o SIG@ para o nível Stricto Sensu.

Aluno Regular

Como informado, para o semestre 2020.1 os programas de pós devem fazer a carga do arquivo de discentes no SIG@, para que os dados sejam migrados para o SIGAA pela equipe do NTI. Estima-se que a partir de 2020.2 as funcionalidades do Processo Seletivo do SIGAA já estejam operantes.

Aluno Especial

Discente externo à instituição. Não possui vínculo com a UFPE, mas é autorizado a assistir aulas e realizar atividades de avaliação de uma quantidade limitada de componente curriculares.

No fim do semestre, ele recebe um comprovante de que cursou o componente e sua respectiva nota nesse componente, devendo ser posteriormente desligado do programa pela coordenação.

Caminho: Portal Coordenador Stricto Sensu → Menu Aluno → Cadastro → Cadastrar Novo Discente.

Manual: Cadastrar Discente Stricto.

Caminho: Portal Coordenador Stricto Sensu → Matrículas → Matricular Aluno Especial

Manual: Matricular Aluno Especial.

Gostaria de ver como é realizada essa tarefa? Assista ao vídeo abaixo:

Criar Turmas

Esta é a função que permite disponibilizar disciplinas para que os discentes se matriculem no semestre letivo.

Sem essa oferta o discente fica impossibilitado de fazer a matrícula nos componentes que deseja cursar pois o sistema não faz a divulgação delas automaticamente.

O componente curricular precisa estar previamente cadastrado no sistema para que possa gerar turma. Caso não esteja, é necessário solicitar a sua criação à PROPESQ pela funcionalidade Solicitar Cadastro de Componente

Para ter acesso aos detalhes dessa funcionalidade, você pode acessar o caminho de acesso ou o manual abaixo:

Criar Turma / Oferta de disciplinas

Caminho: Portal do Coordenador Stricto Sensu -> Turmas -> Criar Turma.

Portal do Coordenador Stricto Sensu -> Turmas -> Cancelar Turma.

Manual: Criar Turma / Oferta de disciplinas

Se já houver o docente para ser associado a disciplina, mas o mesmo não aparece no sistema, é necessário entrar em contato com a PROPESQ para que eles possam Associar o docentes ao Programa de Pós-Graduação.

Gostaria de ver como é realizada essa tarefa? Assista ao vídeo abaixo:

Alteração e Cancelamento de Turma

Caso tenha realizado a oferta de um componente com informações divergentes, ou ofertado o componente por engano, é possível realizar o sua edição ou cancelamento.

O manual de cancelamento é o mesmo de criar turmas.

Gostaria de ver como é realizada essa tarefa? Assista ao vídeo abaixo:


Para alteração, siga os passos do procedimento de “Cancelar Turmas” no mesmo manual, e, ao invés de clicar no ícone “Remover”, clique no ícone “Alterar

Alterar componente curricular 1.jpg

E a tela abaixo será exibida.

Nela será possível fazer algumas alterações necessárias no componente.

Alterar componente curricular 2.jpg

Após essa edição, clique no botão Próximo Passo e as telas de criação de turmas será exibida. Siga as etapas e finalize o processo.

Estrutura Curricular

Caso qualquer pessoa tenha interesse em identificar qual a grade curricular de cada curso de pós graduação Stricto Sensu, ele pode fazer a consulta no portal público da UFPE ( https://sigaa.ufpe.br/sigaa/public ).

Stricto sensu - consultar cursos.jpg

Caso a estrutura curricular do seu curso ainda não esteja disponível para visualização, você deve entrar em contato com a PROPESQ para:

-Enviar sua estrutura curricular;

-Para saber o motivo pelo qual a sua estrutura não está disponível para visualização.


Para ter acesso aos detalhes dessa funcionalidade, você pode acessar o caminho de acesso ou o manual abaixo:

* Visualizar Estrutura Curricular (Portal Público) *

Caminho: Portal Público UFPE → Stricto Sensu → Cursos → Detalhe do curso

Atalho: Consultar Curso Stricto Sensu

Manual: Visualizar Estrutura Curricular (Portal Público)

Trancamento de Vínculo

O coordenador poderá fazer o trancamento de vínculo do discente a qualquer momento, dentro do prazo definido no calendário acadêmico, conforme a necessidade do mesmo. Além disso, pode fazer a análise de trancamento solicitado pelo discente e o cancelamento de um trancamento (por erro ou por prazo expirado).

Trancar Vínculo

Esses são casos específicos onde o discente não consegue fazer a solicitação por meio de seu portal.

  • Trancar Vínculo

Para ter acesso aos detalhes dessa funcionalidade, você pode acessar o caminho de acesso ou o manual abaixo:

Caminho: Portal do Coordenador Stricto Sensu -> Aluno -> Vínculo -> Trancar Vínculo.

Manual: Trancar Vínculo

Gostaria de ver como é realizada essa tarefa? Assista ao vídeo abaixo:

Analisar Solicitação de Trancamento de Vínculo

O procedimento mais comum de trancamento de vínculo é o discente solicitar o trancamento via sistema, e o coordenador avaliar a sua solicitação, dando um parecer favorável ou não.


Para analisar solicitações de trancamento, e para mais informações, acesse o caminho ou manual da funcionalidade:

* Analisar Solicitações de Trancamento do Programa*

Caminho: Portal do Coordenador Stricto Sensu -> Aluno -> Vínculo -> Analisar Solicitações de Trancamento do Programa

Manual: Analisar Solicitações de Trancamento


Gostaria de ver como é realizada essa tarefa? Assista ao vídeo abaixo:

Retornar Aluno Trancado

Essa funcionalidade auxilia tanto para cancelar um trancamento realizado equivocadamente, quanto para ativar um discente que teve o prazo de trancamento expirado nos casos em que o sistema não o retorna automaticamente.


Para analisar solicitações de trancamento, e para mais informações, acesse o caminho ou manual da funcionalidade:

* Retornar Aluno Trancado *

Caminho: Portal do Coordenador Stricto Sensu -> Aluno -> Vínculo -> Retornar Aluno Trancado

Manual: Retornar Aluno Trancado


Gostaria de ver como é realizada essa tarefa? Assista ao vídeo abaixo:


* Consulta avançada *

Para verificar quais discentes estão com o status de "Trancado", você pode gerar um relatório através de uma "Consulta avançada".

Para mais informações, vá para o tópico "Consulta Avançada" no capítulo "3 - Atividades Simultâneas ao Semestre Letivo" desse manual.

Realizar Matrícula

O coordenador pode realizar a matrícula de um discente de seu programa de pós graduação. Porém, isso deve ser realizado em casos específicos na qual o discente não consiga fazer a sua matrícula pelo sistema.

Se o problema for de acesso, verifique qual o erro com o discente e entre em contato com a Central de Serviços do NTI.

Caminho: Portal do Coordenador Stricto Sensu → Matrículas → Matricular Aluno Regular

Gostaria de ver como é realizada essa tarefa? Assista ao vídeo abaixo:


Caminho: Portal do Coordenador Stricto Sensu → Aluno → Matrículas → Atividade → Matricular.

Caminho:  Portal do Coordenador Stricto Sensu → Matrículas → Atividades → Renovar Matrícula.

Analisar pedido de matrícula ou Sugerir matrículas

O processo de matrícula de um discente em um componente curricular não ocorre automaticamente.

Para que o discente seja confirmado no componente que ele solicitou matrícula, é necessário que o coordenador autorize no sistema o seu pedido.

Nesse processo, é possível fazer a aprovação ou não da matrícula e também sugerir novas matrículas para ele. Ou seja, se um discente quer se matricular em uma disciplina que seja menos importante para ele do que uma que está na sua grade do semestre atual, o coordenador pode fazer uma sugestão de que é melhor ele fazer a matrícula na disciplina do semestre.

Essa funcionalidade serve para todos os tipos de discente que desejem cursar algum componente curricular no seu programa, seja ele interno, externo ao programa ou externo a instituição.


Para ter acesso aos detalhes dessa funcionalidade, você pode acessar o caminho de acesso ou o manual abaixo:

  • Orientar e sugerir matrícula

Caminho: Portal Coord. Stricto Sensu → Matrículas → Analisar Matrículas de Alunos do seu Programa.

Portal Coord. Stricto Sensu → Matrículas → Analisar Matrículas de Alunos de Outros Programas.

Manual: Orientação de Matrícula

Cadastrar Orientador Para Discentes

O coordenador, assim como a PROPESQ, podem fazer esse cadastro.

Todo o discente do programa precisa possuir pelo menos um docente orientador, sendo possível a inclusão de coorientadores de acordo com as regras do regimento interno de cada programa.

Apenas a coordenação na qual o discente esteja vinculado pode fazer o cadastro de um docente orientador.


Para ter acesso aos detalhes dessa funcionalidade, você pode acessar o caminho de acesso ou o manual abaixo:

  • Gerenciar orientações

Caminho: Portal do Coordenador Stricto Sensu -> Aluno -> Gerenciar Orientações.

Manual: Gerenciar orientações

Processar Matrículas de Alunos do seu Programa

Esta funcionalidade é uma automatização da "Análise de Solicitação de Matrícula", que confirma ou indefere as matrículas de alunos do seu programa com base na ordem cronológica em que foram solicitadas e nas vagas existentes, de forma a dispensar a análise manual de cada solicitação dos alunos de seu programa.

Para ter acesso aos detalhes dessa funcionalidade, você pode acessar o caminho de acesso ou o manual abaixo:

  • Processar Matrículas de Alunos do seu Programa

Caminho: Portal do Coordenador Stricto Sensu -> Matrículas -> Processar Matrículas de Alunos do Seu Programa

Manual: Processar Matrículas de Alunos do seu Programa

Gostaria de ver como é realizada essa tarefa? Assista ao vídeo abaixo:


Caso ainda esteja no período de matrícula, e você desejar fazer uma sugestão de disciplina para um discente antes de negar a sua solicitação, consulte mais informações no manual Analisar pedido de matrícula


Analisar Matrículas de Alunos de Outro Programa

(Em construção)

Atividades complementares

Conforme orientações da PROPESQ, os programas de pós precisam prever eu seus currículos componentes curriculares específicos para atividades complementares que os discentes precisem cumprir.

Caso seja necessário incluir novas atividades acadêmicas no currículo, o coordenador ou secretário poderá utilizar a funcionalidade Solicitar Cadastro de Componente Curricular, indicando o tipo Atividade Complementar e preenchendo os demais campos. A PROPESQ receberá a solicitação e após confirmação o componente deverá ser adicionado ao currículo para ficar disponível na matrícula por parte dos discentes no período de matrícula estabelecido pelo calendário.

A matrícula poderá ser solicitada pelos discentes ou realizada pela coordenação.

Analisar Solicitação de Cancelamento de Matrícula em Componente Curricular

Essa atividade é solicitada quando o coordenador, vice ou secretário do programa de Pós-Graduação precisa fazer uma análise de uma solicitação de cancelamento de disciplina realizada pelo discente.

Nessa análise ele decide se cancela, ou não, o componente da grade de horários do discente no semestre em que a solicitação está sendo realizada.

Caso não queira cancelar, é aberto um campo de "Orientação", que deverá ser preenchido com os motivos pelo qual o coordenador não pôde realizar o cancelamento dessa disciplina.

É necessário observar no calendário acadêmico os prazos para realização dessa operação.


Para ter acesso aos detalhes dessa funcionalidade, você pode acessar o caminho de acesso ou o manual abaixo:

  • Cancelar Matrícula em Componentes

Caminho: Portal do Coordenador Stricto Sensu → Página inicial: "Cancelamentos Pendentes de Orientação".

Manual: Cancelamento de Matrícula em Componente Curricular


Gostaria de ver como é realizada essa tarefa? Assista ao vídeo abaixo:

Aproveitamento/Dispensa de Disciplinas

Quando o discente já cursou algum componente curricular em outra instituição ou na própria UFPE, e que possua conteúdos semelhantes ao componente do seu PPG, esse componente pode ser aproveitado e dispensado da grade curricular a cursar do discente. Por exemplo, discentes que concluem o mestrado e ingressam no doutorado de um mesmo programa, podendo aproveitar créditos obtidos no mestrado.

Essa funcionalidade serve tanto para dispensa de disciplinas ou atividades com equivalência a componentes da UFPE, quanto componentes sem equivalência.

Aproveitamento de Disciplinas com Equivalência

Para ter acesso aos detalhes dessa funcionalidade, você pode acessar o caminho de acesso ou o manual abaixo:

  • Aproveitamento de Disciplinas com Equivalência

Caminho: Portal do Coordenador Stricto Sensu → Aluno → Aproveitamentos → Aproveitar Disciplina com Equivalência

Manual: Aproveitamento de Disciplinas com Equivalência


Gostaria de ver como é realizada essa tarefa? Assista ao vídeo abaixo:


Aproveitamento de Disciplinas sem Equivalência

  • Aproveitamento de Disciplinas sem Equivalência

Caminho: Portal Coordenador Stricto Sensu → Aluno → Aproveitamentos → Aproveitamento de Disciplina sem Equivalência

Manual: Aproveitamento de Disciplinas sem Equivalência

Gostaria de ver como é realizada essa tarefa? Assista ao vídeo abaixo:

Excluir Aproveitamento de Disciplina Sem Equivalência

Caso seja incluída um aproveitamento de disciplina que, após sua inclusão, verificou-se que foi incluída de maneira equivocada, é possível realizar a exclusão desse aproveitamento.


Para ter acesso aos detalhes dessa funcionalidade, você pode acessar o caminho de acesso ou o manual abaixo:

  • Excluir Aproveitamento de Disciplina Sem Equivalência

Caminho: Portal Coordenador Stricto Sensu → Aluno → Aproveitamentos → Excluir Aproveitamento de Disciplina sem Equivalência

Manual: Excluir Aproveitamento de Disciplina Sem Equivalência


Para incluir aproveitamento de disciplinas, vá para o tópico anterior de “Dispensa de disciplinas”.

Gerenciamento de Turmas

Esta funcionalidade serve de auxílio às atividades principais do docente. Ou seja, as funcionalidades desse tópico devem ser realizadas pelo coordenador em situações excepcionais, sempre quando houver alguma impossibilidade do docente lançar a frequência ou a nota de seus discentes no sistema.

Nestes casos de impossibilidade, verifique se é algum problema de senha, de usuário não cadastrado (ou bloqueado). Caso não seja nenhum desses casos e o problema persistir, tente entrar em contato com a Central de Suporte (NTI) para verificar o que pode estar ocorrendo com o Login do docente.

Lançar Frequência/Lançar Nota

Para ter acesso aos detalhes dessa funcionalidade, você pode acessar o caminho de acesso ou o manual abaixo:

  • Lançar Notas/Lançar Frequência

Caminho: Portal Coordenador Stricto Sensu → Aluno → Nota → Consolidação individual

Manual: Consolidação individual (Lançar Notas)

Gostaria de ver como é realizada essa tarefa? Assista ao vídeo abaixo:


Atribuir nota a um componente curricular do tipo Atividade

Neste tipo de componente curricular o coordenador pode atribuir uma nota (conceito) ao discente que cursou a atividade.

Para ter acesso aos detalhes dessa funcionalidade, você pode acessar o caminho de acesso ou o manual abaixo:

  • Consolidar Atividade

Caminho: Portal Coord. Stricto Sensu → Matrículas → Atividades → Consolidar

Manual: Consolidar Atividade

Gostaria de ver como é realizada essa tarefa? Assista ao vídeo abaixo:


Ajuste de Frequência/Ajuste de Notas

O coordenador também pode ajustar uma frequência, ou conceito, que o docente cadastrou incorretamente.

Lembre-se de que, esse procedimento só pode ser realizado em casos extremos, e em que houver evidências de que a frequência, e/ou nota, está preenchida de forma incorreta.


Para ter acesso aos detalhes dessa funcionalidade, você pode acessar o caminho de acesso ou o manual abaixo:

  • Retificar Aproveitamento e Consolidação de Turma

Caminho: Portal do Coordenador Stricto Sensu → Aluno → Notas → Retificar Aproveitamento e Consolidação de turma.

Manual: Retificar Aproveitamento e Consolidação de Turma

Gostaria de ver como é realizada essa tarefa? Assista ao vídeo abaixo:

Cadastro de Bancas

Neste tópico será informado todos os tipos de banca que o sistema do SIGAA comporta, que são as bancas de defesa e de qualificação.

Banca de Qualificação

Esse procedimento atualmente é opcional para o mestrado, e obrigatório para o doutorado. O procedimento de cadastro dessa atividade no mestrado fica a critério do regimento interno do curso de pós graduação.

Ele consiste na apresentação do Projeto de Dissertação ou de Tese, perante uma Banca Examinadora, com a finalidade de verificar a adequação do Projeto às linhas de pesquisa do Programa.

Para realizar o cadastro dessa banca, é necessário que o discente seja matriculado antes em uma atividade de banca de qualificação.

Para realizar essa matrícula do discente, veja mais detalhes no manual de Matricular em atividade de Tese/Dissertação.

Feita a matrícula, é possível realizar o cadastro da banca.

Para ter acesso aos detalhes dessa funcionalidade, você pode acessar o caminho de acesso ou o manual abaixo:


  • Cadastrar Banca de Qualificação

Caminho: Portal do Coordenador Stricto Sensu → Aluno → Conclusão → Cadastrar Bancas → Banca de Qualificação.

Manual: Cadastrar Banca de Qualificação


Banca de Defesa (Tese/Dissertação)

Trata-se de fazer o cadastro do discente que já concluiu toda a sua carga horária obrigatória do curso na atividade de defesa de tese ou dissertação.

O discente deverá estar com a carga horária integralizada (obrigatória e optativa) e estar devendo apenas a defesa de sua Tese ou Dissertação.

Para realizar o cadastro dessa banca, é necessário que o discente seja matriculado antes em uma atividade de banca do tipo “Dissertação/Tese”.

Para realizar essa matrícula do discente, veja mais detalhes no manual de Matricular em atividade de Tese/Dissertação..

Para ter acesso aos detalhes dessa funcionalidade, você pode acessar o caminho de acesso ou o manual abaixo:


  • Cadastrar Banca de Defesa

Caminho: Portal do Coordenador Stricto Sensu → Aluno → Conclusão → Cadastrar Bancas → Banca de Defesa

Manual: Cadastrar Banca de Defesa

Cadastrar Banca de Defesa Antiga

É possível que, por algum problema ocorrido no sistema, o cadastro da banca de defesa não possa ser realizada no sistema, e de forma manual a coordenação realize o agendamento e defesa da Tese ou Dissertação de um discente.

Para esses casos excepcionais, é possível cadastrar tardiamente no sistema essa banca, com propósito de gerar a solicitação de diploma do discente.

Para esse cadastro, é necessário que o discente esteja com o status de Concluído no sistema, e para o cadastro dessa banca deverá ser cadastrada uma orientação acadêmica para o discente.


Para ter acesso aos detalhes dessa funcionalidade, você pode acessar o caminho de acesso ou o manual abaixo:

  • Cadastrar Banca de Defesa Antiga

Caminho: Portal do Coordenador Stricto Sensu → Aluno → Conclusão → Cadastrar Bancas → Cadastrar Defesa de Aluno Concluído

Manual: Cadastrar Banca de Defesa Antiga


Acompanhar Procedimentos Após Defesa

Essa funcionalidade Permite realizar todos os processos necessários após a defesa da banca de Tese ou Dissertação, até a solicitação de homologação do diploma.

Nessa atividade são envolvidos discente, docente, coordenação e, em alguns casos, a PROPESQ.

Há 10 etapas que precisam ser executadas até que seja finalizado todo o processo de pós banca. Cada passo é liberado conforme tenha sido executado com sucesso a etapa anterior. Após a conclusão é possível dar entrada na homologação do diploma.

Abaixo estará a lista de tarefas e quem executa-as:


1- A coordenação do curso informa se o discente foi aprovado ou não. Nessa etapa também é redigida a ata de defesa junto com seu número no sistema;

2- O discente precisa enviar uma nova versão de seu trabalho mesmo que não tenha sido solicitado correções pela banca examinadora;

3- O docente orientador do discente recebe a versão e da um parecer do arquivo (se foi aprovado ou Retornado para Adequação). Caso não seja aprovado, a etapa 2 fica ativa novamente;

4- (Etapa indisponível - Aguardando ativação do módulo biblioteca);

5- (Etapa indisponível - Aguardando ativação do módulo biblioteca);

6- (Etapa indisponível - Aguardando ativação do módulo biblioteca);

7- O discente informa se autoriza a disponibilização pública de sua pesquisa, ou se impede a sua publicação baseado em justificativas plausíveis (como direitos autorais, patentes, etc.);

8- A coordenação informa se recebeu a versão final da Tese/Dissertação do discente, e informa se o recebimento segue como: “Retornado para adequação” ou “Recebida e Validada”;

9- O discente envia os documentos pessoais para serem inclusos no processo de homologação de diploma. Geralmente são (RG, CPF e Diploma de Ensino Superior);

10- O coordenador dá início ao processo de homologação de diploma.


AcompanharProcedimentosAposDefesa.png

Para ter acesso aos detalhes dessa funcionalidade, você pode acessar o caminho de acesso ou o manual abaixo:

  • Acompanhar Procedimentos Após Defesa

Caminho:

Portal do Discente Stricto Sensu → Ensino → Produções Acadêmicas → Acompanhar Procedimentos Após Defesa

Portal do Coordenador Stricto Sensu → Aluno → Conclusão → Acompanhar Procedimentos Após Defesa

Portal do Gestor Stricto Sensu → Alunos → Outras Operações → Acompanhar Procedimentos Após Defesa

Portal do Docente Stricto Sensu → Ensino → Orientações Pós-Graduação → Bancas → Acompanhar Solicitação 

Manual: Acompanhar Procedimentos Após Defesa

Solicitar Homologação de Diploma

Essa funcionalidade permite ao coordenador (e a PROPESQ) solicitar a homologação do diploma de discentes que já estejam em processo de finalização do curso e já defenderam a sua Tese ou Dissertação.

O discente deve estar com o status DEFENDIDO.

Para ter acesso aos detalhes dessa funcionalidade, você pode acessar o caminho de acesso ou o manual abaixo:


  • Solicitar Homologação de Diploma

Caminho: Portal do Coordenador Stricto Sensu → Menu Aluno → Conclusão → Homologação de Diploma → Solicitar Homologação de Diploma

Manual: Solicitar Homologação de Diploma

Cancelar Vínculo

Esta operação permite ao Coordenador Stricto Sensu cancelar vínculo de alunos regulares ou especiais com o Programa de Pós-Graduação. Geralmente ocorre quando o discente sai, ou pára de estudar na universidade que estava vinculado, devido a, por exemplo, abandono, conclusão de disciplina (Disciplinas isoladas), desistência, transferência, falecimento, entre outros.


Para ter acesso aos detalhes dessa funcionalidade, você pode acessar o caminho de acesso ou o manual abaixo:

  • Cancelar Vínculo

Caminho: Portal do Coordenador Stricto Sensu -> Aluno -> Vínculo -> Cancelar Vínculo

Manual: Cancelar Vínculo


Gostaria de ver como é realizada essa tarefa? Assista ao vídeo abaixo:

Prorrogar Prazo de Conclusão

Em casos excepcionais o coordenador pode prorrogar o prazo de conclusão do curso de um discente.

Sempre quando um discente não consegue concluir suas obrigações de pós graduando no prazo mínimo estabelecido pelo regimento do programa, o coordenador pode fazer a prorrogação de sua conclusão por até 1 semestre.

Hoje no SIGAA existem 3 tipos de prorrogação:

-Por não conseguir concluir no prazo mínimo;

-Por maternidade;

-Por paternidade;

Lembrando que essa prorrogação deve ser realizada em casos excepcionais, com motivos justificáveis.


Para ter acesso aos detalhes dessa funcionalidade, você pode acessar o caminho de acesso ou o manual abaixo:

  • Prorrogar Prazo de Conclusão

Caminho: Portal do Coordenador Stricto Sensu → Aluno -> Vínculo -> Prorrogar Prazo de Conclusão

Portal do Coordenador Stricto Sensu → Aluno -> Vínculo -> Extensão por maternidade ou paternidade

Manual: Prorrogar Prazo de Conclusão


Gostaria de ver como é realizada essa tarefa? Assista ao vídeo abaixo:

Cancelar Prorrogação de Prazo de Conclusão

Caso essa prorrogação precise ser cancelada, é necessário realizar o procedimento de cancelamento para que não prejudique o semestre letivo do discente.

Para ter acesso aos detalhes dessa funcionalidade, você pode acessar o caminho de acesso ou o manual abaixo:

  • Cancelar Prorrogação de Prazo de Conclusão

Caminho: Portal do Coordenador Stricto Sensu -> Aluno -> Vínculo -> Cancelar Prorrogação de Prazo de Conclusão

Manual: Cancelar Prorrogação de Prazo de Conclusão


Gostaria de ver como é realizada essa tarefa? Assista ao vídeo abaixo:

3 Atividades Simultâneas ao Semestre Letivo

Atestado de matrícula, Histórico e Declaração de Vínculo

Os discentes as vezes ficam muito ansiosos para saber se sua situação no curso está regular. Por isso, o sistema do SIGAA disponibiliza essa funcionalidade para eles. Nele é possível fazer essa consulta, e emissão do documento, sempre que precisar.

Mas, na impossibilidade da emissão desse atestado por parte do discente (por erro de dados no documento, ou por problemas no acesso ao SIGAA), o coordenador pode fazer essa emissão.

Emitir atestado de matrícula

Esta funcionalidade permite que seja emitido um documento informando em quais componentes curriculares o discente está matriculado.

Antes de fazer a solicitação, será necessário saber qual o discente que terá seu atestado de matrícula gerado. Então, será necessário realizar a busca dele no sistema antes.

Ao fazer a solicitação no sistema (do atestado de matrícula), o documento será exibido na tela do seu computador.

Para ter acesso aos detalhes dessa funcionalidade, você pode acessar o caminho de acesso ou clicar no manual abaixo:

  • Emitir atestado de matrícula

Caminho: Portal do Coordenador Stricto Sensu -> Aluno -> Emitir Atestado de Matrícula.

Manual: Emitir atestado de matrícula


Emitir Declaração de Vínculo

Esse documento tem como finalidade comprovar que o aluno está (ou esteve) vinculado à universidade.

Ao fazer a solicitação no sistema (da Declaração de Vínculo), esse documento será baixado automaticamente no seu computador.

Para ter acesso aos detalhes dessa funcionalidade, você pode acessar o caminho de acesso ou clicar no manual abaixo:

  • Declaração de Vínculo

Caminho: Portal do Coordenador Stricto Sensu -> Aluno -> Documentos -> Emitir Declaração de Vínculo

Manual: Declaração de Vínculo


Gostaria de ver como é realizada a emissão do "ATESTADO DE MATRÍCULA" e da "DECLARAÇÃO DE VÍNCULO"?

Assista ao vídeo abaixo:

Emitir Histórico

Esta funcionalidade permite que seja emitido Histórico Escolar do discente. Este documento conta com autenticação eletrônica, dispensando assinatura manual.

Para conferir a autenticidade de um histórico gerado, qualquer pessoa pode acessar a área de Autenticação de Documentos do Portal Público do SIGAA UFPE (  https://sigaa.ufpe.br/sigaa/public ). Para mais detalhes, consulte o tópico "Verificar autenticidade de Documento".

Ao clicar na opção de “Emitir Histórico”, o arquivo será baixado automaticamente no seu computador.

Para ter acesso aos detalhes dessa funcionalidade, você pode acessar o caminho de acesso ou o manual abaixo:

  • Emitir Histórico

Caminho: Portal do Coordenador Stricto Sensu -> -> Aluno -> Documentos -> Emitir Histórico

Manual: Emitir Histórico

Consultas Avançadas

Essa funcionalidade ajuda o coordenador a gerar uma lista de discentes de acordo com os vários filtros disponíveis no sistema.

Na tela abaixo estará descrito os filtros que podem ser utilizados na geração do relatório. Os itens são:

-Matrícula;

-CPF;

-Nome;

-Idade (de / até)

-Sexo;

-tipo (aluno regular ou especial);

-Nível de ensino (Stricto Sensu, Mestrado ou Doutorado);

-Status (Ativo, Ativo em depenência, cadastrado, Cancelado, Concluído, Defendido, Em homologação, Excluído, Formado, Formando, Pendente Cadastro, Pré-Cadastrado, Trancado);

-Forma de Ingresso (Por qual tipo ele entrou. Por exemplo: portador de diploma, sisu, etc.)

-Ano de Ingresso;

-Período Ingresso;

-Índice acadêmico (verificar quantos discentes tem um rendimento acima de determinada nota, entre outros índices)

-Tipo de saída (Relatório de discentes que já não fazem mais parte do programa);

-Ano de saída;

-Período de Saída;

-Matriculados em;

-Não matriculados em;

-Trancados em;

-Estado;

-Cidade;

-Necessidade Especial;

-Estrangeiros

Busca avançada sigaa 2.jpg

E no fim, você pode marcar como gostaria que esse relatório fosse gerado: Ou em lista no próprio sistema, ou em planilha no Excel.

Caminho: Portal do Coordenador Stricto Sensu -> Aluno -> Consulta avançada.

Editar Observações do Discente

Esta funcionalidade permite ao coordenador cadastrar, consultar ou alterar observações sobre um determinado discente.

Essas observações são referente ao semestre letivo, e podem ser autorizadas a serem exibidos no histórico do discente.

Para ter acesso aos detalhes dessa funcionalidade, você pode acessar o caminho de acesso ou o manual abaixo:

  • Editar Observações do Discente

Caminho: Portal do Coordenador Stricto Sensu → Aluno → Cadastro → Editar Observações do Discente

Manual: Editar Observações do Discente

Cadastrar Usuário para Docente Externo

Permite criar usuários para que docentes externos à UFPE possam acessar o SIGAA.

Manual: Cadastrar Usuário para Docente Externo

Verificar autenticidade de documento

O portal público da UFPE dispõe de um validador de documentos digitais, que comprova a autenticidade de um documento gerado no sistema.

para acessar essa funcionalidade, acesse esse link "Portal Público UFPE" e siga o caminho:

Portal público UFPE -> Acadêmico -> Autenticação de Documentos

AUtenticidade documentos.jpg


E escolha qual tipo de documento deseja ver a autenticidade na extensa lista que será exibida (conforme mostra a figura abaixo):

Lista de documentos para consulta de autenticidade.jpg

4 Índice de Manuais do Portal do Coordenador Stricto Sensu

Abaixo encontra-se todos os manuais individuais detalhados que estão relacionados com o Portal do Coordenador Stricto Sensu do SIGAA.

Eles estão organizados em ordem alfabética.

Caso queira entender resumidamente a funcionalidade de algum item destes manuais, sugerimos que analise o índice desse artigo e clique na funcionalidade que deseja informações. Dentro do resumo haverá o link para o manual exato da funcionalidade que você pode estar procurando.

Boa leitura!

Páginas na categoria “Portal do Coordenador Stricto Sensu”

As seguintes 44 páginas pertencem a esta categoria, de um total de 44.