Analisar Solicitações de Trancamento de Vínculo

Neste caso de uso os Coordenadores de Stricto Sensu poderão analisar e Submeter solicitações de trancamento de programa feitas pelos discentes.

Pré-Requisitos

• Discente regular do programa cadastrado e com solicitação de suspensão realizada;

• Coordenador ou vice de Programa e Pós-Graduação Stricto Sensu;
  • Secretário(a) de Programa e Pós-Graduação Stricto Sensu;
  • Gestor Stricto Sensu.

SIGAA -> Módulos -> Portal do Coordenador Stricto Sensu -> área 'Suspensões Pendentes de orientação'.
ou
SIGAA -> Módulos -> Portal do Coordenador Stricto Sensu -> Aluno -> Vínculo -> Analisar Solicitações de Trancamento do Programa.

Passo a Passo (como Coordenador, vice ou secretário)

Acessar Portal do Coordenador Stricto Sensu

Ao entrar no SIGAA, selecione o módulo Portal do Coordenador Stricto Sensu no Menu Principal.

Acessar portal coordenador stricto.png

Acessar menu de Analise de Trancamento

No portal do coordenador Stricto Sensu, coloque o mouse em cima do ícone "Aluno", vá até a opção "Vínculo", e clique na opção "Analisar Solicitação de Trancamento de Vínculo".

Portal do coordenador - Acessar analise de solicitação de Trancamento.jpg

Selecionar Discente

Nesta tela é possível utilizar uma das 3 opções de busca para localizar o discente que terá o trancamento de vínculo/programa realizado.

Encontrado o discente, clique no botão "Buscar", e o sistema apresentará o resultado dos filtros encontrados abaixo do menu de busca.

Encontrado o discente desejado, clique na seta para prosseguir ao menu de submissão de solicitação.

Buscar discente para analise de solicitação de Trancamento.jpg

Atalho para acessar o menu de Solicitações de Trancamento

É possível acessar também esta mesma tela indo até o atalho que fica na parte inferior do portal do coordenador (Número 1).

Neste atalho, para acessar o menu de análise da solicitação, será necessário clicar no ícone verde com uma seta (numero 2) da linha do discente desejado (caso tenha mais de uma analise pendente).

Portal do coordenador - atalho de analise de solicitação de Trancamento.jpg

Submeter solicitação

Observe que há 3 ícones de seleção para acessar na solicitação.

Se o ícone de confirmar (Submetido/Submeter) estiver em cinza, significa que ainda não foi analisado e finalizado.

Clique nele para prosseguir com a análise.

TEla de solicitação de Trancamento.jpg

Preencher detalhes e confirmar

Preencha os detalhes do trancamento, informando a data de início, observação e a duração em meses. A observação será exibida no histórico.

Stricto suspensoes pendentes orientacao confirmar.png

Ao confirmar a solicitação, será exibido no início da tela a mensagem abaixo:

Tela sigaa finalização trancamento.jpg

Todas as matrículas do discente no ano e período selecionados que estiverem ativas ficarão com a situação “CANCELADO”.

Como analisar solicitações de suspensão?

Como aprovar ou reprovar uma solicitação de trancamento de curso?

Analisar Solicitacao de Trancamento de Programa UFRN