Categoria:Portal do Coordenador Stricto Sensu
Olá, coordenador, vice e secretários de Programa de Pós Graduação Stricto Sensu!
O Portal do Coordenador Stricto Sensu é o módulo do SIGAA em que os coordenadores e/ou secretários dos Programas de Pós-Graduação realizam as atividades rotineiras no sistema, como criação de turmas, emissão de documentos, consultas e relatórios.
Neste Guia de Ajuda ao Usuário você terá acesso a todas as funcionalidades que utilizará no seu dia-a-dia dentro do sistema.
Caso já tenha em mente o que procurar, vá direto para o Portal que deseja acessar, e na lista de "Menu de Manuais" clique na funcionalidade para verificar como executá-la. Caso contrário, continue lendo, acessando os portais que serão apresentados ao longo do texto, e aproveite para conhecer as funções que o sistema, no momento, está disponibilizando para os coordenadores.
Ainda não possui um perfil cadastrado? Visite o manual de “Criar Login” e após isso volte para continuar a exploração.
1 Conhecendo o portal do coordenador
Esse é o seu portal.
Nele haverá funções que auxiliarão e agilizarão as atividades do dia-a- dia.
O SIGAA possui várias funcionalidades.
Para poder dar continuidade a exposição das funcionalidades, será necessário detalhar antes o que cada item do portal significa.
Para realizar esse detalhamento, cada item da imagem abaixo foi numerado e abaixo dela está descrito seu significado e usabilidade:
Legenda:
1 - Haverá a identificação da Instituição de Ensino e a descrição do que significa o SIGAA;
2 - O ícones de acessibilidade para aumentar ou diminuir as letras do sistema;
3 - Menu de ajuda (ele está direciona para o link da UFRN);
4 - O tempo de uso decrescente que o usuário ficou sem interagir com o sistema;
5- O botão para sair do sistema.
6 - Indica qual o período/semestre letivo atual;
7 - Haverá, por extenso, o nome completo do usuário logado. As vezes esse nome vem seguido do botão “Alterar vínculo”, para caso precise mudar o perfil de coordenador para outro perfil que o usuário esteja vinculado. Abaixo do nome, o departamento no qual o usuário está vinculado.
8 - Esse é o grupo de ícones que serão utilizados para executar as funcionalidades letivas do sistema. A descrição de cada ícone será explorado conforme forem sendo consultados as funcionalidades do sistema ao longo deste guia, onde haverá a consulta ao manual da funcionalidade e nele haverá mais detalhes de como utilizar.
9- Neste espaço haverá os informes que serão compartilhados pela coordenação.
Da funcionalidade 10 á 13, e a funcionalidade 15 são os espaços para visualização rápida de “Matrículas Online pendentes de orientação” do seu programa, “Matrícula Online pendente de Orientação (Outros Programas)”, “Cancelamentos Pendentes de Orientação”, “Trancamento de Vínculo Pendentes de Orientação”, “Atendimento ao Aluno” e “Fórum de Cursos”.
14 - É o botão de seleção e consulta de detalhes dos itens que aparecem no sistema. Ele será visto por muitas vezes durante as funcionalidades. Ele só aparece na tela inicial quando há algum discente aguardando algum comando a ser executado, nos atalhos acima listados, pelo coordenador, como nesse exemplo da matrícula online.
16 - Neste espaço serão visualizados todas as discussões realizadas pelos docentes, discentes e coordenadores do programa. Para cadastrar alguma discussão, que seja visualizado por todos os membros vinculados no programa, é só clicar no link “Cadastrar novo tópico para este fórum”.
17 - Esse é o atalho fixo para voltar a página inicial, caso você esteja em outra página, só é clicar nesse ícone e será redirecionado automaticamente para a tela inicial do portal ;
18 - Esse são os os dados da instituição, como endereço, telefone, email, e etc.;
19 - Nesta parte haverá exposto todas as resoluções e portarias atuais relacionadas ao programa ou a Universidade;
20 - Esse ícone é um atalho para todos os memorandos que estejam disponíveis para consulta. (No momento essa funcionalidade não está habilitada).
21 - Calendário acadêmico atualizado com todos os eventos que irão acontecer próximo a data atual de acesso.
22 - Neta parte haverá informações do tipo de vínculo que o usuário possui, e a qual coordenação ele pertence.
E por fim, haverá esse bloco de ícones, que são atalhos para outras funcionalidades, como os “Módulos”, “Caixa Postal”, “Menu do Docente” (caso haja esse vínculo), “Alterar Senha” e “Abrir Chamado”.
2 Atividades do Semestre
Ao iniciar o semestre, o coordenador precisa preparar e organizar o cronograma de atividades de seu programa, além de ajustes dos componentes curriculares, para que, no início da matrícula, tudo esteja ajustado e funcionando corretamente.
Quando você terminar esses ajustes, é hora de passar toda essa demanda para o sistema informatizado do SIGAA.
Temos como sugestão as etapas abaixo, mas, elas podem ser realizadas na ordem em que você achar mais viável.
Calendário Acadêmico
Esta funcionalidade só é necessária caso o programa tenha um calendário específico, diferente do calendário geral criado e divulgado pela PROPESQ.
Essa proposta de calendário específico do curso de pós graduação deverá ser enviada à PROPESQ para que ela faça a autorização de utilização do mesmo.
Caso o programa não possua esse calendário específico, essa tarefa não precisará ser realizada pois eles deverão seguir o calendário oficial da PROPESQ.
Acessar Calendário Oficial UFPE
Para ter acesso ao calendário Acadêmico oficial da UFPE, acesse o portal público da UFPE clicando nesse link: https://sigaa.ufpe.br/sigaa/public
Caminho: Portal Público -> Acadêmico -> Calendário Acadêmico
E o calendário acadêmico completo será baixado no seu dispositivo e você terá acesso a todas as datas do ano letivo.
Solicitar Cadastro de Componente Curricular
Um componente curricular é a disciplina acadêmica que compõe a grade curricular de um determinado curso de um determinado nível de ensino.
É obrigatória sua inclusão e ministração com a carga horária mínima determinada na grade, a fim de que o curso tenha eficiência e validade.
Antes da divulgação dos componentes curriculares do semestre letivo no sistema para que os discentes se matriculem, é necessário que você faça uma solicitação de cadastro desse componente à PROPESQ, para que esse componente seja autorizado e posteriormente possa ser liberado para inclusão na grade curricular do seu programa e na grade do sistema.
No SIGAA existem 3 tipos de componente curricular:
-Disciplina;
-Atividade;
-Módulo;
Esta funcionalidade só é necessária caso ainda não tenha sido cadastrado o componente na grade curricular do programa (ou na grade curricular disponível no sistema).
Para ter acesso aos detalhes dessa funcionalidade, você pode acessar o caminho de acesso ou o manual abaixo:
* Solicitar Cadastro de Componente Curricular*
Caminho: Portal Coordenador Stricto Sensu → Cadastros → Solicitar Cadastro de Componente Curricular
Manual: Solicitar Cadastro de Componente Curricular
Caso já esteja cadastrado no sistema, veja mais detalhes sobre disponibilização de turmas para matrícula em Criar Turma / Oferta de disciplinas.
Cadastrar Discentes
Esta função é requisitada sempre que houver a inclusão de um novo discente no seu programa de pós-graduação. O coordenador precisa cadastrá-los para que eles possam criar seus logins no sistema do sigaa, e tenham acesso a todas as funcionalidades de discente do semestre letivo.
Para essa tarefa há dois tipos de cadastro:
Aluno Regular
Discente que passou a fazer parte do programa através de processo seletivo. Possui vínculo com a UFPE.
-> Caminho: Portal Coordenador Stricto Sensu → Menu Aluno → Cadastro → Cadastrar Novo Discente
-> Manual: Cadastrar Discente Stricto.
Aluno Especial
Discente externo a instituição. Não possui vínculo com a UFPE, mas é autorizado a assistir aulas e realizar atividades de avaliação de uma quantidade limitada de componente curriculares. No fim do semestre, ele recebe um comprovante de que cursou o componente e sua respectiva nota nesse componente, sendo, posteriormente, desligado do programa.
Caminho: Portal Coordenador Stricto Sensu → Matrículas → Matricular Aluno Especial
Manual: Matricular Aluno Especial.
Criar Turmas
3 Atividades Simultâneas ao Semestre Letivo
Páginas na categoria “Portal do Coordenador Stricto Sensu”
As seguintes 44 páginas pertencem a esta categoria, de um total de 44.
A
- Alterar/Cancelar Turmas
- Alterar, Finalizar ou Cancelar Orientações
- Alterar Ou Remover Docente Externo pelo Coordenador
- Analisar Cancelamento de Matrícula em Componentes
- Analisar Matrículas de Alunos do Programa / Orientação de Matrículas
- Analisar Solicitações de Trancamento de Vínculo
- Aproveitamento de Disciplinas sem Equivalência
- Aproveitar Disciplina com Equivalência
C
- Cadastrar Banca de Defesa Antiga Pelo Coordenador
- Cadastrar Banca de Defesa de Mestrado de Aluno(a) com Progressão Pela Coordenação
- Cadastrar Banca de Defesa Pelo Coordenador
- Cadastrar Banca de Qualificação
- Cadastrar Discente pelo Coordenador
- Cadastrar Docente Externo à UFPE Pelo Coordenador
- Cadastrar Orientação Para Discentes
- Cadastrar Usuário para Docente Externo
- Cancelar Prorrogação de Prazo de Conclusão
- Cancelar Vínculo
- Consolidação Individual
- Consolidar Atividade
- Criar Turma / Oferta de disciplinas