Categoria:Turma Virtual Docente
Aviso: Atenção! Este portal ainda está em processo de finalização. Por este motivo, solicitamos que aguarde até a sua finalização. Previsão: 15/04. |
Olá, Docente do curso de Pós-Graduação Stricto Sensu!
Este manual foi elaborado para facilitar o seu manuseio com o SIGAA, relacionado às funcionalidades virtuais das suas turmas. Abaixo se encontrará um sumário com os tópicos de cada item contido na Turma Virtual, onde lhe guiará para um resumo da funcionalidade do tópico. Quando for necessário mais detalhes do tópico exibido, haverá um link que lhe guiará para o manual específico contendo todos os detalhes daquela funcionalidade.
Para dúvidas, reclamações, suporte ou sugestões, entre em contato com a central de serviços através do site https://sites.ufpe.br/cstic/ (e abra um chamado), ou pelo numero (81) 2126 - 7777.
Para ter acesso a página principal da Turma Virtual de alguma disciplina, será necessário que o docente possua vínculo com ela.
1 Conhecendo a Turma Virtual Docente
Turma Virtual é o “local” no qual se armazena todas as informações de uma turma a fim de aumentar a interação entre alunos e professores de forma online.
Nela contém os participantes (alunos + moderadores + professores). Os professores podem usar a “Turma Virtual” para criar fóruns, inserir notícias, criar tarefas, e etc, para poder realizar essas atividades a distância. Além disso, essa ferramenta permite gerar lista de frequência, lançar notas e outras ações. No fim do semestre o professor consolida a turma, basicamente informando que a mesma foi finalizada. É importante ressaltar que: uma turma consolidada não pode ser alterada.
Explore e utilize as opções que desejar!
A figura 1 é uma representação da sua Turma Virtual.
Figura 1 - Detalhes da Turma Virtual do Docente
Ela está dividida em:
Item 1 – Identificação do Usuário: Neste bloco estarão expostos o nome do usuário (com possibilidade de troca de vínculo), departamento do curso a qual ele faz parte e o semestre letivo atual.
Item 2 – Menu de Opções: Neste menu estarão todos os botões com as funcionalidades disponíveis para aquela turma. Há variações entre as funcionalidades do menu do docente e o do discente.
Item 3 – Identificação do componente curricular da turma e ano em que ela foi lecionada.
Item 4 – Bloco de atalhos: Neste bloco estarão atalhos para funcionalidades do sistema. Da esquerda para a direita temos as funções: Ativar edição; retornar para a Página Principal do Portal do Docente; Imprimir (caso deseje imprimir a página atual) ; Visualizar aulas em Lista ou de forma paginada; Trocar turma ( Ir para a Turma Virtual de outro componente curricular); Menu Opções (Nesse menu conterá atalhos dos itens: Módulo, Caixa Postal, Abrir Chamado, Ajuda, menu Docente e Alterar Senha).
Item 5 – Menu de Ajuda sobre o sistema.
Item 6 – Horário em tempo real.
Item 7 – Tempo restante em que o usuário pode ficar sem interação com a tela.
Item 8 – Sair do sistema.
Item 9 – Área de Trabalho: Onde serão exibidos todos os detalhes e interações das funcionalidades que o usuário for acessando.
Item 10 – Painel de Notícias: Todas as últimas informações/Notícias de cada tema destacado serão apresentados nessa coluna.
Detalhes sobre as funcionalidades de cada item apresentado na imagem acima serão apresentadas ao longo deste manual.
Para saber como acessar a Turma Virtual, continue a leitura partindo do tópico a seguir.
Acessando o Menu Principal
Turmas Virtuais Abertas
Turmas Virtuais Abertas são as turmas em que o docente responsável por ela ainda não realizou a sua consolidação (que baseia-se basicamente no registro total de frequência, do plano de curso, das notas e na finalização da turma clicando na opção de “Consolidar Turma”) no SIGAA.
Para acessar todas as turmas abertas que o docente faz parte, siga o caminho abaixo, exemplificado na figura 01:
Caminho: SIGAA → Portal do Docente → Ambientes Virtuais → Turmas Virtuais → Turmas Virtuais Abertas.
Figura 1 - Portal do Docente
Após clicar na opção “Turmas Virtuais Abertas” a tela abaixo (figura 2) será exibida, em ordem cronológica crescente, com uma lista das turmas que ainda estão abertas no semestre em que o docente está fazendo a consulta.
Figura 2 - Lista de Turmas Abertas
Nesta tela você poderá clicar nos ícones na linha do componente curricular para (Gerenciar o Plano de Curso: colocar hiperlink) (item 2) ou (Acessar a Turma Virtual: hiperlink) (item 1) da disciplina desejada. Ou pode apenas clicar em cima do nome do componente curricular para exibir a Turma Virtual.
Turmas Virtuais
Cada componente curricular que o docente ministra possui uma Turma Virtual. Diferente das turmas abertas, nesta lista aparecerá também as turmas que já foram consolidadas.
Para acessar todas as turmas que o docente faz parte, siga o caminho abaixo, conforme exibido também na figura x01:
Caminho: SIGAA → Portal do Docente → Ambientes Virtuais → Turmas Virtuais → Listar Turmas Virtuais.
Figura x01 - Listar Turmas
Após clicar na opção “Listar Turmas Virtuais”, a tela abaixo (figura x02) será exibida, com uma lista de turmas em ordem cronológica decrescente, contendo todas as turmas em que o docente já fez parte.
Figura x02 -
Para ter acesso a essas turmas virtuais, basta clicar nas setas azuis, na mesma linha do componente curricular, ou em cima do nome do componente da turma.
Gerenciar o Plano de Curso
Nesta funcionalidade o docente poderá editar o plano de curso da turma.
Para mais detalhes dessa funcionalidade, acesse a sessão “[ link 2.1.3 Plano de Curso]”
Página Inicial da Turma Virtual
Nesta página (exibido na Figura 3) é onde o docente gerenciará tudo da sua turma. Tanto frequência, quanto notas, materiais de aula, cronograma de atividades, entre outras funcionalidades, toda contidas no menu esquerdo (item 1). Um texto de apresentação de como funciona a Turma virtual será exibida na parte central da página (item 2), e um link para acessar o manual de ajuda da turma virtual estará disponível logo abaixo desse texto (item 3)
Os detalhes e informações de cada ícone presente nesta tela já foram apresentados. Para voltar a vê-los, clique neste link do tópico “[ link 1 Conhecendo a Turma Virtual]”.
Figura 3 - Layout de utilização da Turma Virtual
Para mais detalhes das funcionalidades do Menu Turma Virtual (item 1), acesse o “[ link Tópico 2 - Funcionalidades da Turma Virtual do Docente]”.
Atalho Para Acessar a Turma Virtual
É possível acessar a Turma Virtual de forma bem rápida. Abaixo serão descritas como:
No Portal do Docente (figura 4), na sessão Componente Curricular (item 1), estará exibida uma lista de todas as turmas que o docente está vinculado e de qual nível de ensino (Graduação, Pós-Graduação, etc.). No item 2 estará indicando se a turma estará aberta ou Consolidada. No item 3 o ano em que aquela turma ficou disponível. Além das informações como código da turma, Carga Horária Total / CHD (Carga Horária Docente ), Horário, Quantidade de alunos, e atalho para o Chat.
Figura 4 - Atalhos da Turma Virtual
Ao achar a turma na qual deseja ter acesso, clique em cima do nome dela e a Turma Virtual daquela disciplina será aberta.
Divisão da Turma Virtual
A turma virtual tem um layout padrão onde todas as funcionalidades ficam em um menu no lado esquerdo da tela (conforme apresentado na figura 3, item 1). Esse layout pode ser alterado, basta consultar a seção “2.6.1 Configurar Turma (hiperlink)”
Neste menu as funcionalidades são agrupadas por temas. Um resumo do que são esses temas, e suas funcionalidades serão apresentadas no tópico “2 Funcionalidades da Turma Virtual do Docente”.
2 Funcionalidades da Turma Virtual do Docente
Turma
Este menu funciona como um menu global (menu guia) pois algumas funcionalidades deste menu são apenas atalhos para os outros menus da Turma Virtual. Esses atalhos podem sofrer diferenças de acordo com o componente curricular.
Principal
Esse tópico é apenas para apresentação da Turma Virtual. Essa apresentação é a mesma exibida no tópico “1.1.2 - Portal da Turma Virtual”
Tópicos de Aula
Tópicos de Aula
Nessa opção o professor tem acesso ao conteúdo das aulas e é possível fazer alterações (cronograma).
Ao clicar neste tópico, você será direcionado para o menu “Diário Eletrônico → Conteúdo Programado”. Para detalhes dessa funcionalidade, consulte o “[ xxxx Tópico 2.3.1 Conteúdo Programado]”.
Figura 7 - Redirecionamento para Tópicos de Turma
Plano de Curso
Ao clicar nessa funcionalidade (Figura 69), você será direcionado para a tela de “Gerenciar Plano de Curso” (Figura 5). Nele o docente deverá preencher um formulário e incluir todos os dados da turma, como metodologia de ensino e Avaliação, horários e cronograma de aula, conteúdo programado, ementas, datas de Avaliações e Referências, entre outras. No fundo amarelo haverá um resumo de como executar essa ação na página.
Figura 69 – Funcionalidade Plano de Curso
Figura 5 - Formulário de Preenchimento de Plano de Curso
Nela também é possível importar o conteúdo de uma turma de mesmo componente curricular que o docente já lecionou.
Na figura 5, no final das informações do fundo amarelo haverá um link que direciona para a tela de importação de dados.
Ao clicar no link, a tela de “Importação de dados de turmas anteriores” será exibida (figura 6x). Nela deverá ser escolhida a turma que deseja ter os dados importados.
Figura 6x - Selecionando a turma
Após escolher a turma (no ícone verde de “selecionar turma”) os dados serão apresentados, e só selecionar os conteúdos da turma anterior selecionada que deseja importar.
Figura 6y - Importar os dados
Para mais detalhes sobre o preenchimento de Plano de Curso, consulte o manual: [Plano de Curso (link)]
Conteúdo Programado
Nesta sessão o docente poderá associar tópicos de aula aos dias do cronograma de aulas. Para fazer o preenchimento basta seguir as orientações do fundo amarelo da imagem abaixo:
Figura 55 - Conteúdo Programado para preenchimento.
2.1.5 Participantes
Nesse menu serão exibidos todos os participantes daquela turma, tanto docentes quanto os discentes (matriculados com status de ativos, trancados ou cancelados) e monitores (caso haja).
Figura 8 - Participantes da turma
Neste menu será exibido os dados básicos do docente e discente, como mostra na figura 8: Item 1 (Docente): Nome, Departamento, Formação, Usuário, E-mail. Item 2 (Discente): Nome, Curso, Matrícula, Usuário, E-mail; Item 3: Foto; Item 4: Se o discente está on-line (bolinha verde) ou Off-line (bolinha vermelha). Item 5: Dados do Discente (Dados do “item 2” mais a informação de “Descrição de Perfil” e “Currículo Lattes”). Item 6: Enviar mensagem via SIGAA para o discente. (ver no manual da UFRN se há mais explicações sobre isso).
2.1.5.1 Lista de E-mails
Nesta funcionalidade é possível copiar todos os e-mails dos discentes quando for necessário enviar um e-mail para toda a turma. Basta clicar no nome “Lista de E-mails dos Discentes da Turma” e a lista de e-mails será apresentada, e é possível copiar todos esses e-mails e criar, no seu programa de e-mail, um e-mail para toda a turma.
Figura 9 - Listar E-mails dos discentes
2.1.6 Fóruns
Neste espaço é possível cadastrar fóruns para que os alunos discutam determinado assunto, proporcionando um meio de debate virtual entre os alunos e o professor.
Figura 10 - Cadastrar Fórum
Clique em “Cadastrar Fórum”, insira o título e a descrição (conteúdo do Fórum) e clique em cadastrar. Haverá informações importantes sobre como funciona o Fórum no fundo amarelo.
Figura 11 - Cadastrar Fórum
Legenda: Monitorar Leitura = Ao marcar a opção "Sim", o usuário será notificado via e-mail de toda nova resposta adicionada a ele. Tipo de Fórum = Nesta opção o docente informa se podem ser criados novos tópicos para o Fórum e quem pode criar. Ordem Padrão = O usuário escolhe se visualiza as respostas com o Texto alinhado, se mostra das mais antigas as mais recentes, ou ao contrário. Arquivo = Caso seja necessário inserir um arquivo ao Fórum, é nessa opção que o Docente deve clicar para anexá-lo. Início / Fim = São as datas em que o Fórum será aberto e quando será fechado. Tópicos de Aula = Não é obrigatório. Compartilhar em outras turmas = Se clicar em “Sim”, o sistema exibirá as possíveis turma a serem vinculadas com o fórum criado, conforme figura 68.
Figura 68 – Compartilhar em outras turmas
2.1.7 Chat da Turma
Aviso: Atenção! Esta funcionalidade não está mais disponível. |
Nesta opção é possível conversar com todos os participantes da turma ao mesmo tempo. Ao clicar em chat irá abrir uma nova janela (Figura 12, item 1). Nessa janela é possível ver os membros on-line (item 2), enviar mensagens para bater-papo em tempo real, abrir chamada de vídeo ou sair do chat (item 3).
Figura 12 - Abrir chat da turma
2.1.9 Notícias
Essa funcionalidade exibe todas as notícias que foram cadastradas na Turma. Dentro da opção notícias é possível cadastrar uma mensagem (Figura 15, item 1) para que todos os alunos visualizem ao entrar na turma virtual.
Figura 15 - Tela de notícias
Quando a notícia é cadastrada, ela irá aparecer no campo superior direito em qualquer janela da turma virtual (item 2).
2.1.9.1 Realizar Cadastro de Notícia
Clicando em cadastrar notícia (Figura 15, item 1), o formulário abaixo será exibido (Figura 16).
Figura 16 - Cadastrar Nova Notícia
Preencha os campos solicitados. Caso deseje que os usuários recebam uma notificação no e-mail, marque a opção “Notificação”. Por fim clique em cadastrar para publicar a notícia.
2.1.10 Registrar Aula Extra
Essa funcionalidade permite que seja adicionada uma aula fora do cronograma de aulas já registrado no conteúdo programado. Ao registrar uma aula extra, o sistema cadastra automaticamente um tópico de aula referente a mesma. A descrição do tópico de aula passa a ser a descrição da aula extra e o conteúdo do tópico passa a ter as observações das aulas.
Figura 17 - Exibição de Aula Extra
Para fazer o cadastro, basta clicar no botão “Cadastrar Aula Extra”, na figura 17, e o formulário abaixo será exibido (Figura 18).
Figura 18 - Cadastro de Aula Extra
Indique o dia da aula, o tipo (aula adicional ou reposição) e o número de aulas que será ministrado, descrição do conteúdo, Observações (se houver). Para notificar por e-mail os alunos, marque a opção “Notificar” (item 1) Feito o preenchimento dos dados, clique no botão “Cadastrar”.
Nota: ao criar uma aula extra é criado uma nova data para lançar frequência do aluno na opção “lançar frequência” dentro da guia aluno na turma virtual.
2.1.11 Visualizar como Aluno
Nesta opção o professor tem a possibilidade de ver quais itens aparecem para os alunos ou não.
Figura 19 - Visualizar Turma Virtual Como Aluno
Para voltar as funcionalidades da Turma Virtual do Discente, clique no item 1.
Para mais detalhes da Turma Virtual do Discente, clique nesse link (dicente ainda nao tem portal) para ser direcionado ao seu portal.
Alunos
Diário Eletrônico
Este menu trás todas as funções de uma caderneta de turma, como o conteúdo das aulas. Lista de discentes, e frequência.
Conteúdo Programado
Essa funcionalidade permite criar e gerenciar os tópicos de aula. Nesses tópicos estarão as informações da turma e os conteúdos que serão ministrados em determinado período.
Figura 23 - Conteúdo Programado
Na opção “Criar Tópico de Aula”, o professor cria um tópico de aula no sistema para que os alunos possam visualizá-lo.
Na opção “Gerenciar Todos”, o docente pode fazer as alterações no tópico que achar pertinente, como mostrado no exemplo do tópico “Teste”.
Para verificar detalhes dessa funcionalidade, acesse o Manual: (link do manual)
Diário de Turma
O diário de turma é uma lista dos alunos com informações da turma (Centro Acadêmico do curso, Carga Horária, Programa, Ano, Docente(s), Conteúdo Programado) notas, frequências e resultado do discente (aprovado ou reprovado).
Figura 71 – Sessão Diário de Turma
Ao clicar na opção, um arquivo em formato pdf será baixada, conforme o exemplo da figura 24.
Figura 24 – Páginas da caderneta eletrônica
Imprimir Plano de Curso
Ao clicar na opção “Imprimir Plano de Curso”, o Plano de Curso (Figura 64) será baixado no seu computador em formato PDF, e você poderá fazer a sua impressão.
Figura 63 - Funcionalidade Imprimir Plano de Curso
Figura 64 - Modelo do Plano de Curso
Lista de presença
A lista de presença é o documento onde o professor visualiza os alunos matriculados na disciplina em que ele ministra.
Figura 69 – Função Lista de Presença
Ao acessar essa opção, a lista de discentes será gerada em formato pdf (figura 25), e baixada no seu computador. É possível imprimi-la e fazer a chamada por meio de assinatura, para os casos em que o docente não esteja com acesso ao SIGAA no momento da aula.
Figura 25 - Lista de Frequência
Mapa de Frequência
Nesta funcionalidade o docente pode gerar um documento em PDF com a lista de todos os alunos e suas respectivas faltas (caso as faltas já tenham sido lançadas).
Figura 70 - Função Mapa de Frequência
Ao clicar na funcionalidade, o usuário será direcionado para uma nova tela, contendo o documento de mapa de frequência (Figura 65). Nessa página é possível imprimir o documento.
Figura 65 - Mapa de Frequência
Para saber como lançar essas frequências no SIGAA, vá para o tópico [link 2.2.4 Lançar Frequência em Planilha]. Ou, para mais detalhes, consulte o manual: Lançar frequência dos discentes
Materiais
Atividades
Índice de Manuais da Turma Virtual do Docente Stricto Sensu
Abaixo encontra-se todos os manuais individuais detalhados que estão relacionados com a Turma Virtual do Docente Stricto Sensu do SIGAA.
Eles estão organizados em ordem alfabética.
Caso queira entender resumidamente a funcionalidade de algum item destes manuais, sugerimos que analise o índice desse artigo e clique na funcionalidade que deseja informações. Dentro do resumo haverá o link para o manual exato da funcionalidade que você pode estar procurando.
Boa leitura!
Páginas na categoria “Turma Virtual Docente”
As seguintes 19 páginas pertencem a esta categoria, de um total de 19.
C
- Cadastrar Banco de Questões na Turma Virtual
- Cadastrar Conteúdo
- Cadastrar e Gerenciar Tópicos de Aula na Turma Virtual
- Cadastrar Enquete
- Cadastrar Fórum
- Cadastrar Plano de Curso na Turma Virtual
- Cadastrar Referência
- Cadastrar Rótulo
- Cadastrar Tarefa
- Cadastrar Vídeo
- Conteúdo Programado
- Criar Questionários na Turma Virtual