Gerenciar Grupos na Turma Virtual do Docente no SIGAA

Esta funcionalidade permite que o docente, através de uma listagem com todos os alunos matriculados no componente, crie grupo de discentes para facilitar a realização de tarefas na turma.

A turma virtual estar com status “Aberta”.

• Docente Stricto Sensu

SIGAA → Módulos → Portal do Docente → Minhas Turmas no Semestre → Componente Curricular → Menu Turma Virtual → Aluno → Gerenciar Grupos.

Ao entrar no SIGAA, selecione o módulo "Portal do Docente" no Menu Principal.

Figura 1 - Portal de Módulos

Revisar Tese e Dissertação - docente 01.jpg

Selecionar Turma Virtual

No portal do docente Stricto Sensu, vá para o atalho na sessão “Componente curricular” (item 1) e escolha a turma que deseja abrir a Turma Virtual.

Ao achar a turma, clique em cima do nome dela.

O item 2 indica se é uma turma aberta ou consolidada, e o item 3 o ano em que ela esteve/está sendo lecionada.

Figura 2 - Portal do Docente

Turma Virtual Docente - figura 4.jpg

Caso a turma desejada não apareça nesse painel principal do Portal do Docente, faça uma busca na opção “listar Turmas Virtuais” e veja se a turma está realmente aberta ou já está consolidada.

Figura 3 - Listar Turmas Virtuais

Turma Virtual Docente - Listar Turmas.jpg

A tela abaixo será exibida e você poderá fazer a seleção da Turma desejada clicando no ícone “Acessar Turma Virtual” ou clicando no nome da disciplina.

Figura 4 - Acessar Turmas Virtuais

Turma Virtual Docente - Clicar e acessar Turma.jpg

Acessar Função Gerenciar Grupos

Na Turma Virtual é possível agrupar discentes (para seminários e outras atividades) de forma automática e aleatória.

Ao clicar na turma virtual, clique no menu “Aluno” e clique no submenu “Gerenciar Grupos”. E a imagem abaixo será exibida.

Figura 5 - Gerenciar Grupos de Discentes

Turma Virtual Docente - figura 21.jpg

Observe que haverá uma coluna (denominada “Alunos sem grupo”) com todos os discentes da turma.

Há instruções sobre a funcionalidade no fundo amarelo.

Criar Grupos

Inicialmente, o docente deverá definir no campo “Configurar Grupos” (item 1), a quantidade de grupos que dividirá a turma, informando o critério no campo “Quantos grupos a turma terá?” (item 2) com o dígito referente a quantidade de grupos desejada.

Ao escolher a quantidade de grupos, clique no botão “Atualizar” (item 3), e a quantidade de grupos que foi solicitado será criado ainda sem os discentes (item 4).

Dessa forma o docente poderá mover um a um cada discente, da coluna do item 5, até o grupo desejado.

Para mover os discentes é só clicar sobre o nome do mesmo e arrastá-lo até o grupo desejado.

Figura 6 - Gerenciar Grupos de Discentes

Figura 1102.png

Caso deseje que o sistema separe os alunos da turma automaticamente de forma aleatória nos grupos, assinale a opção “Alocar os alunos sem grupos aleatoriamente” (item 6), e clique no botão “Atualizar”.

Caso desista da operação clique em “Cancelar".

Caso deseje desfazer todos os grupos e começar de novo, clique em “Desfazer”.

Para salvar os grupos, clique no botão “Salvar”.

Gerenciar Grupos

Após os grupos formados, é possível realizar algumas alterações.

Figura 7 - Gerenciar Grupos

Ajustando grupos.png

Alterar nome do grupo

Clique no ícone “Alterar Nome do Grupo” (Figura 1108, item 1) e o pop-up abaixo (Figura x) aparecerá para que seja nomeado o grupo:

Figura 8 - Renomear Grupo

Caixa de alteração de nome.png

Ao colocar o nome do grupo no campo “Nome”, clique no botão “Alterar”. Caso não queira alterar, feche o pop-up clicando no “X”.

É possível permitir também que os próprios discentes alterem o nome do grupo em que fazem parte. Para ativar essa funcionalidade, é necessário apenas clicar na palavra “Aqui” (Figura 7, item 3), ou ir no menu “Configurações”, sub menu “Configurar Turma”, e marcar o item “Sim” na opção “Alunos podem alterar o nome dos grupos?”.

Figura 9 - Alunos podem alterar o nome dos grupos

Alunos podem alterar o nome dos grupos.jpg

Organizar participantes do grupo

Caso deseje mudar algum discente de grupo, é só clicar e segurar no nome do discente (Figura 7, item 2), e arrastá-lo até o grupo desejado.

Caso desista da operação clique em “Cancelar".

Caso deseje desfazer todos os grupos e começar de novo, clique em “Desfazer”.

Para salvar os grupos, clique no botão “Salvar”.

Confirmar

Ao salvar as alterações realizadas no grupo, a mensagem de confirmação será apresentada, e os discentes já poderão visualizar os grupos em que fazem parte.

Figura 10 - Operação realizada com sucesso

Operaçao realizada com sucesso.png