Porta Arquivos

De Manuais de Sistemas
Ir para navegação Ir para pesquisar


Objetivo

Permitir a inclusão e armazenamento de arquivos digitais no SIGAA através da Turma Virtual do componente curricular que o docente leciona. Desta forma, será possível gerenciar pastas, alterar ou remover arquivos assim como associá-los a outras turmas virtuais das quais o docente participa.

Pré-requisitos

Turma Virtual Aberta.

Perfis de Acesso

  • Docente.

Caminho

SIGAA → Módulos → Portal do Docente → Minhas Turmas no Semestre → Componente Curricular → Menu Turma Virtual → Materiais → Porta Arquivos.

Passo a Passo

Ao entrar no SIGAA, selecione o módulo "Portal do Docente" no Menu Principal.

Figura 1 - Portal de Módulos

Revisar Tese e Dissertação - docente 01.jpg

Selecionar Turma Virtual

No portal do docente, vá para o atalho na sessão “Componente curricular” (item 1) e escolha a turma que deseja abrir a Turma Virtual. Ao achar a turma, clique em cima do nome dela.

O item 2 indica se é uma turma aberta ou consolidada, e o item 3 o ano em que ela esteve/está sendo lecionada.

Figura 2 - Portal do Docente

Turma Virtual Docente - figura 4.jpg


Caso a turma desejada não apareça nesse painel principal do Portal do Docente, faça uma busca na opção “listar Turmas Virtuais” e veja se a turma está realmente aberta ou já está consolidada.

Figura 3 - Listar Turmas Virtuais

Turma Virtual Docente - Listar Turmas.jpg


A tela abaixo será exibida e você poderá fazer a seleção da Turma desejada clicando no ícone “Acessar Turma Virtual” (seta azul) ou clicando no nome da disciplina.

Figura 4 - Acessar Turmas Virtuais

Turma Virtual Docente - Clicar e acessar Turma.jpg

Selecionar Porta-Arquivos

Para acessar a funcionalidade, vá no menu “Materiais”, e clique no sub menu “Porta-Arquivos”.

Ao clicar, o sistema exibirá a tela para fazer a inclusão dos arquivos, conforme figura 28.

Figura 5 - Acessar Porta Arquivo

Turma Virtual Docente - figura 28.jpg

Nesta página é possível adicionar ou remover os arquivos, associá-los a turma, e atribuir um nome de identificação do arquivo para que o discente o identifique.

Arquivos de qualquer tamanho podem ser adicionados ao Porta-Arquivos, contanto que não ultrapassem o limite máximo total disponível.

Por enquanto cada docente tem disponível 2 GB (2048,00MB) de espaço de armazenamento.

A seguir serão informados os passos de como utilizar cada função das pastas do Porta Arquivo.

Adicionar Novo Arquivo

Para inserir um arquivo no porta-arquivos, o usuário deverá clicar no botão “Novo Arquivo”.

Figura 6 - Adicionar Novo Arquivo

Porta arquivo - seleção de botão 1.jpg


O sistema direcionará para a tela de “ Inserir Arquivos no Porta Arquivo”:

Figura 7 - Inserir Arquivos

Porta arquivo 1.jpg


Em “Pasta”, selecione em qual pasta o arquivo irá ficar (o sistema já vem pré programado com uma pasta geral padrão).

Em “Arquivos” clique no botão “Selecionar Arquivo” e procure o arquivo desejado no seu computador e selecione-o.

Caso desista da operação, clique em Cancelar.

Para enviar o arquivo, clique em “Enviar Arquivo” (item 2).

Caso queira criar uma nova pasta, clique na opção “Criar nova Pasta” (item 1) e realize o mesmo procedimento da sessão a seguir: Criar Pasta.

Criar Pasta

Para criar uma nova pasta, o usuário deverá clicar no botão “Nova Pasta” (item 1).

Figura 8 - Adicionar Nova Pasta

Porta arquivo - seleção de botão 2.jpg


Ao clicar no item 1, será exibido o pop-up abaixo:

Figura 9 - Criar Nova Pasta

Porta arquivo 2.jpg


No item 1 selecione a pasta que deseja associar a nova pasta criada (subpasta).

Preencha o nome da subpasta no campo “Nome”, e clique no botão “Criar”.

E uma pasta, ou subpasta, será criada no sistema, e poderá ser visualizada do mesmo modo que o item 2 da figura 8 está apresentado, e sempre abaixo da pasta raiz (nomeada de “Meus Arquivos”).

Se desejar encerrar a visualização deste pop-up, clique em “Fechar”.

Ao finalizar, a mensagem de confirmação será exibida.

Figura 10 - Confirmar Criação

Porta arquivo - arquivo de confirmação 1.jpg

Clique em Ok para fechar.

Alterar Pasta

O sistema possibilitará que o docente modifique uma pasta registrada no porta-arquivos. Para isso, o usuário deverá clicar na pasta que deseja fazer a alteração, e depois clicar no botão “Alterar Pasta”.

Figura 11 - Alterar Pasta

Porta arquivo - seleção de botão 3.jpg


O sistema apresentará o seguinte pop-up:

Figura 12 - Caixa de Alteração de Informação de Pasta

Porta arquivo 3.jpg


Nesta funcionalidade é possível alterar o nome da pasta modificando o nome no campo “Nome”, ou mover ela para outra pasta selecionando outra pasta na opção “Dentro de:”.

Ao fazer as alterações necessárias, clique no botão “Alterar”.

Ao finalizar, a mensagem de confirmação será exibida. Clique em Ok para fechar.

Figura 13 - Mensagem de Confirmação de Alteração

Porta arquivo - arquivo de confirmação 2.jpg

Remover Pasta

O sistema possibilitará que o docente exclua uma pasta do porta-arquivos. Para isso, o usuário deverá clicar no botão “Remover Pasta”.

Figura 14 - Remover Pasta

Porta arquivo - seleção de botão 4.jpg


Ao clicar a tela o pop-up será exibida:

Figura 15 - Seleção de Pasta Para Exclusão

Porta arquivo 4.jpg


Aviso! Aviso: É importante salientar que ao optar por excluir uma pasta, todo o seu conteúdo também será removido.

Na opção “Remover” escolha a pasta que deseja excluir. Escolhendo, clique no botão “Remover”.

Ao clicar, o sistema mostrará a seguinte mensagem:

Figura 16 - Mensagem de Alerta de Exclusão de Arquivos

Porta arquivo 5.jpg


Leia atentamente o alerta.

Se quiser desistir da operação, clique no botão “Não”. Se pretender mesmo excluir a pasta, clique no botão “Sim”.

Ao finalizar, a mensagem de confirmação será exibida. Clique em Ok para fechar.

Figura 17 - Mensagem de Confirmação de Exclusão.

Porta arquivo - arquivo de confirmação 3.jpg

Alterar Arquivos

Na figura abaixo, ao clicar em alguma pasta (item 1), os arquivos serão apresentados nesse campo (item 2).

Os itens localizados abaixo do campo de arquivos são itens de atalho de modificação de arquivos (item 3). Para modificar qualquer arquivo (como renomear, excluir, mover) basta selecionar o arquivo e clicar em algum atalho.

Figura 18 - Detalhes do campo de armazenamento de arquivo

Porta arquivo 6.jpg

Clicando em algum dos atalhos do item 3 é possível realizar as seguintes operações:

Associar Arquivo a Turma

O usuário poderá associar um arquivo a outras turmas virtuais das quais o docente participa.

O sistema carregará a seguinte tela:

Figura 19 - Associar Arquivo a Turma

Porta arquivo 7.jpg


Na tela apresentada acima, o usuário poderá informar os seguintes dados:

  • Tópico de Aula: Selecione o tópico de aula ao qual o arquivo será associado;
  • Nome: Informe o nome que será visualizado pelos discentes na página da turma virtual. Caso não forneça este critério, o sistema utilizará o nome do arquivo para visualização;
  • Descrição: Digite uma breve descrição sobre o arquivo;
  • Criar em: Selecione este campo para indicar a qual turma virtual o arquivo estará associado.

Para dar prosseguimento a operação, clique em "Associar Arquivo".

Ao finalizar, a mensagem de confirmação será exibida.

Figura 20 - Arquivo Associado com Sucesso

Porta arquivo - arquivo de confirmação 4.JPG

Associar Vídeo a Turma

Ao clicar nessa opção, o sistema redirecionará para a página de “Novo vídeo”, onde será possível vincular o arquivo de vídeo no tópico de aula.

Caso o arquivo selecionado não seja um arquivo de vídeo, poderá ser cadastrado um novo vídeo.

Para mais detalhes dessa funcionalidade, vá para a seção "[2.4.5 - Vídeos]" no portal da Turma Virtual do Docente.

Editar Selecionado

O usuário poderá alterar o nome do arquivo que deseja consultar.

Ao clicar nessa opção, a tela abaixo será exibida:

Figura 21 - Renomear Arquivo

Porta arquivo 8.jpg


O sistema exibirá o Nome Anterior do arquivo selecionado. Para renomear o arquivo, forneça o novo nome no campo “Novo Nome” e clique em Renomear.

Ao finalizar, a mensagem de confirmação será exibida. Clique em Ok para fechar.

Figura 22 - Mensagem de Confirmação de Alteração de Arquivo

Porta arquivo - arquivo de confirmação 5.JPG

Excluir Selecionado

Caso deseje excluir um arquivo presente no porta-arquivos, o usuário deverá clicar no arquivo desejado e em seguida no ícone “Excluir Selecionado”.

Ao optar por remover o arquivo, o sistema exibirá a seguinte janela para confirmação:

Figura 23 - Mensagem de Alerta de Exclusão de Arquivo

Porta arquivo 9.jpg


Ao optar por excluir o arquivo, todo o seu conteúdo também será removido. Se preferir não confirmar a operação, clique em “Não”.

Clique em “Sim” para confirmar a operação.

Ao finalizar, a mensagem de confirmação será exibida. Clique em Ok para fechar.

Figura 24 - Mensagem de Confirmação de Exclusão de Arquivo

Porta arquivo - arquivo de confirmação 6.jpg

Regras

FAQ

Referências

Porta-Arquivos UFRN