Cadastrar e Gerenciar Tópicos de Aula na Turma Virtual

De Manuais de Sistemas
Ir para navegação Ir para pesquisar


Objetivo

Esta funcionalidade permite ao docente realizar o gerenciamento dos tópicos de aula correspondentes ao componente curricular que o mesmo planeja ministrar para os discentes, durante um determinado período de aulas.

Cada tópico de aula corresponde a um assunto, ou um conjunto de assuntos relacionados, abordado no componente curricular da turma.

O conjunto de tópicos de aula formam o Plano de Curso da turma.

Pré-requisitos

A turma precisa estar aberta e não consolidada.

Perfis de Acesso

  • Docente.

Caminho

Atalho: SIGAA → Módulos → Portal do Docente → Selecionar Componente Curricular → Menu Turma Virtual → Turma → Tópicos de Aula.

Menu: SIGAA → Módulos → Portal do Docente → Ambientes Virtuais → Turmas Virtuais → Listar Turmas Virtuais → Selecionar Componente Curricular → Menu Turma Virtual → Turma → Tópicos de Aula.

Menu: SIGAA → Módulos → Portal do Docente → Ambientes Virtuais → Turmas Virtuais → Listar Turmas Virtuais → Selecionar Componente Curricular → Menu Turma Virtual → Diário Eletrônico → Conteúdo Programado.

Passo a Passo

Ao entrar no SIGAA, selecione o módulo "Portal do Docente" no Menu Principal.

Figura 1 - Portal de Módulos

Revisar Tese e Dissertação - docente 01.jpg

Selecionar Turma Virtual

No portal do docente, vá para o atalho na sessão “Componente curricular” (item 1) e escolha a turma que deseja abrir a Turma Virtual. Ao achar a turma, clique em cima do nome dela.

O item 2 indica se é uma turma aberta ou consolidada, e o item 3 o ano em que ela esteve/está sendo lecionada.

Figura 2 - Portal do Docente

Turma Virtual Docente - figura 4.jpg


Caso a turma desejada não apareça nesse painel principal do Portal do Docente, faça uma busca na opção “listar Turmas Virtuais” e veja se a turma está realmente aberta ou já está consolidada.

Figura 3 - Listar Turmas Virtuais

Turma Virtual Docente - Listar Turmas.jpg


A tela abaixo será exibida e você poderá fazer a seleção da Turma desejada clicando no ícone “Acessar Turma Virtual” (seta azul) ou clicando no nome da disciplina.

Figura 4 - Acessar Turmas Virtuais

Turma Virtual Docente - Clicar e acessar Turma.jpg

Selecionar Opção Tópicos de Aula

Para fazer a criação, ou edição, do tópico de aula, vá no menu “Turma”, e no sub menu “Tópicos de aula”.

É possível que aconteça de, quando a opção for selecionada, o sistema redirecionar para o menu “Diário Eletrônico”, sub menu “Conteúdo Programado”.

Figura 5 - Redirecionamento para Tópicos de Turma

Turma Virtual Docente - figura 7.jpg


Nesta tela você poderá além de criar, editar as que já existem.

Criar Tópico de Aula

Caso deseje cadastrar um novo tópico de aula, clique no botão “Criar Tópico de Aula”.

Figura 6 - Selecionar Criar Tópico de Aula

Criar topico de aula.jpg


Após clicar, a tela a seguir será exibida:

Figura 7 – Criar Novo Tópico de Aula

Criar topico de aula - editor.jpg

Clique em “Voltar” para retornar à página anterior. Clique em “Cancelar” para cancelar a operação.

Estas funções serão válidas para todas as telas que a apresentar.

Preencher Dados

Para realizar o cadastro de um novo tópico, o usuário deverá fornecer os seguintes dados:

  • Data Inicial: Informe a data de início do tópico de aula;
  • Data Final: Insira a data final do tópico de aula;
  • Descrição: Forneça o título do tópico;
  • Cor de Fundo: É possível selecionar uma cor para o plano de fundo do Tópico de Aula. Evite escolher cores muito escuras para não dificultar a leitura do conteúdo. Mas caso uma cor escura seja escolhida, altere a cor do texto para uma cor clara;
  • Conteúdo: Forneça mais informações acerca do tópico criado informando um motivo;
  • Tópico Pai: Selecione dentre as opções, o tópico de origem do novo tópico que irá ser criado;
  • Criar em: Assinale em qual componente curricular, dentre as opções que o docente leciona, o tópico será criado;
  • Visível: Selecione entre Sim ou Não. Caso seja definido como visível, será visto pelos discentes normalmente, porém caso o mesmo seja definido como não visível ele não irá aparecer para os discentes;
  • Cancelar Aula: Assinale esta opção para cadastrar um tópico que indica que não haverá aula. Neste caso, não serão lançadas as frequências e os discentes não poderão notificar a falta do docente;
  • Docente: Informe o nome do docente.

Após digitar os dados, clique no botão “Cadastrar”.

Confirmar Operação

Ao finalizar o procedimento, uma mensagem de confirmação será exibida informando que o tópico foi criado.

Figura 8 - Confirmação de Criação de Tópico

Confirmar topico criar topico.jpg

Gerenciar Tópicos de Aula

Figura 9 - Botão Gerenciar Todos os Tópicos

Gerenciar topico de aula.jpg


É possível que, ao clicar nesse tópico, o sistema direcione para o menu “Turma → Conteúdo Programado” (Figura 55).

Figura 10 - Conteúdo Programado

Turma Virtual Docente - figura 55.jpg

Nesta funcionalidade é apresentada uma lista com todos os tópicos de aula da turma.

O usuário poderá renomear, associar e desassociar tópicos para a turma.

Geralmente haverá um tópico principal na primeira data, e o logo abaixo campos vazios para que o docente possa associar esse tópico as próximas aulas (clicando no ícone “Associar ao Tópico Anterior”).

Para cancelar a associação, clique no ícone "Desassociar do Tópico Anterior".

Caso não queira cadastrar um tópico em um dia, simplesmente deixe o campo de texto referente àquele dia em branco, conforme o modelo abaixo:

Figura 11 - Gerenciar Todos os Tópicos de Aula

Topico de aula.jpg

Para finalizar a operação, clique no botão "Cadastrar".

Cronograma Gráfico de Aulas

Para visualizar o cronograma gráfico das aulas, clique em “Cronog. Gráfico de Aulas”.

Figura 12 - Botão Cronograma Gráfico de Aulas

Cronograma topico de aula.jpg

Então, a figura abaixo será exibida, apresentando, em azul, o cronograma geral (dias de aula) dos tópicos de aula.

Figura 13 - Cronograma Gráfico de Aulas

Cronograma de aulas.jpg

Alterar Tópicos de Aula

Em cada tópico de aula haverá vários ícones ao lado direito deles (item 1).

Haverá uma legenda com a descrição de cada ícone logo acima da lista de tópicos (item 2).

Esses ícones são responsáveis por fazer essas alterações. Abaixo da figura estarão descritos as funções que cada ícone exerce.

Figura 14 - Lista de Tópicos de Aula.

Alterar tópicos.jpg

  • Visualizar Tópico: Clique para visualizar detalhes referentes ao tópico da aula.
  • Exibir Tópico: Clique para que o tópico de aula se torne visível para os alunos da turma. Ao fazer isso, o ícone de “Esconder Tópico” será exibido na coluna correspondente.
  • Esconder Tópico: Clique para que o tópico de aula se torne invisível (não seja mostrado) para os alunos da turma. Ao fazer isso, o ícone de “Exibir Tópico” será exibido na coluna correspondente.
  • Alterar: Ao clicar nesse ícone, será possível realizar alterações no tópico. Uma tela igual a “Figura 7 – Criar Novo Tópico de Aula” da sessão "[5.3 Criar Tópico de Aula"] será exibida, e será possível alterar as informações, menos a opção “Criar Em” pois não estará disponível nessa tela.
  • Remover: Esta opção exclui o tópico selecionado. Ao clicar no ícone uma caixa de diálogo será exibida.

Figura 15 - Alerta de Exclusão de Tópico.

Excluir topico.jpg

Clique em “OK” para confirmar.

Observações

Se não encontrar em nenhum dos mecanismos de busca a Turma virtual desejada, entre em contato com a coordenação do curso para maiores informações.

Regras

Para gerenciar os tópicos de cada turma, é preciso que ela esteja devidamente cadastrada e com os horários inclusos para que os mesmos possam ser incluídos e vinculados na grade de horários da turma.

FAQ

Referências

Tópicos de Aula UFRN

Conteúdo Programado UFRN