Mudanças entre as edições de "Categoria:Turma Virtual Docente"
Linha 137: | Linha 137: | ||
== Turma == | == Turma == | ||
== Diário Eletrônico == | |||
Este menu trás todas as funções de uma caderneta de turma, como o conteúdo das aulas. Lista de discentes, e frequência. | |||
=== Conteúdo Programado === | |||
Essa funcionalidade permite criar e gerenciar os tópicos de aula. | |||
Nesses tópicos estarão as informações da turma e os conteúdos que serão ministrados em determinado período. | |||
Figura 23 - Conteúdo Programado | |||
Na opção “Criar Tópico de Aula”, o professor cria um tópico de aula no sistema para que os alunos possam visualizá-lo. | |||
Na opção “Gerenciar Todos”, o docente pode fazer as alterações no tópico que achar pertinente, como mostrado no exemplo do tópico “Teste”. | |||
Para verificar detalhes dessa funcionalidade, acesse o Manual: (link do manual) | |||
=== 2.3.2 Diário de Turma === | |||
O diário de turma é uma lista dos alunos com informações da turma (Centro Acadêmico do curso, Carga Horária, Programa, Ano, Docente(s), Conteúdo Programado) notas, frequências e resultado do discente (aprovado ou reprovado). | |||
Figura 71 – Sessão Diário de Turma | |||
Ao clicar na opção, um arquivo em formato pdf será baixada, conforme o exemplo da figura 24. | |||
Figura 24 – Páginas da caderneta eletrônica | |||
=== 2.3.3 Imprimir Plano de Curso === | |||
Ao clicar na opção “Imprimir Plano de Curso”, o Plano de Curso (Figura 64) será baixado no seu computador em formato PDF, e você poderá fazer a sua impressão. | |||
Figura 63 - Funcionalidade Imprimir Plano de Curso | |||
Figura 64 - Modelo do Plano de Curso | |||
=== 2.3.4 Lista de presença === | |||
A lista de presença é o documento onde o professor visualiza os alunos matriculados na disciplina em que ele ministra. | |||
Figura 69 – Função Lista de Presença | |||
Ao acessar essa opção, a lista de discentes será gerada em formato pdf (figura 25), e baixada no seu computador. É possível imprimi-la e fazer a chamada por meio de assinatura, para os casos em que o docente não esteja com acesso ao SIGAA no momento da aula. | |||
Figura 25 - Lista de Frequência | |||
=== 2.3.5 Mapa de Frequência === | |||
Nesta funcionalidade o docente pode gerar um documento em PDF com a lista de todos os alunos e suas respectivas faltas (caso as faltas já tenham sido lançadas). | |||
Figura 70 - Função Mapa de Frequência | |||
Ao clicar na funcionalidade, o usuário será direcionado para uma nova tela, contendo o documento de mapa de frequência (Figura 65). Nessa página é possível imprimir o documento. | |||
Figura 65 - Mapa de Frequência | |||
[[Arquivo:Screenshot 20191007 154119.png]] | |||
Para saber como lançar essas frequências no SIGAA, vá para o tópico [ link 2.2.4 Lançar Frequência em Planilha]. Ou, para mais detalhes, consulte o manual: [Lançar frequência dos discentes https://manuaisdesistemas.ufpe.br/index.php/Lan%C3%A7ar_Frequ%C3%AAncia ] |
Edição das 04h22min de 13 de abril de 2021
Olá, Docente do curso de Pós-Graduação Stricto Sensu!
Este manual foi elaborado para facilitar o seu manuseio com o SIGAA, relacionado às funcionalidades virtuais das suas turmas. Abaixo se encontrará um sumário com os tópicos de cada item contido na Turma Virtual, onde lhe guiará para um resumo da funcionalidade do tópico. Quando for necessário mais detalhes do tópico exibido, haverá um link que lhe guiará para o manual específico contendo todos os detalhes daquela funcionalidade.
Para dúvidas, reclamações, suporte ou sugestões, entre em contato com a central de serviços através do site https://sites.ufpe.br/cstic/ (e abra um chamado), ou pelo numero (81) 2126 - 7777.
Para ter acesso a página principal da Turma Virtual de alguma disciplina, será necessário que o docente possua vínculo com ela.
1 Conhecendo a Turma Virtual Docente
Turma Virtual é o “local” no qual se armazena todas as informações de uma turma a fim de aumentar a interação entre alunos e professores de forma online.
Nela contém os participantes (alunos + moderadores + professores). Os professores podem usar a “Turma Virtual” para criar fóruns, inserir notícias, criar tarefas, e etc, para poder realizar essas atividades a distância. Além disso, essa ferramenta permite gerar lista de frequência, lançar notas e outras ações. No fim do semestre o professor consolida a turma, basicamente informando que a mesma foi finalizada. É importante ressaltar que: uma turma consolidada não pode ser alterada.
Explore e utilize as opções que desejar!
A figura 1 é uma representação da sua Turma Virtual.
Figura 1 - Detalhes da Turma Virtual do Docente
Ela está dividida em:
Item 1 – Identificação do Usuário: Neste bloco estarão expostos o nome do usuário (com possibilidade de troca de vínculo), departamento do curso a qual ele faz parte e o semestre letivo atual.
Item 2 – Menu de Opções: Neste menu estarão todos os botões com as funcionalidades disponíveis para aquela turma. Há variações entre as funcionalidades do menu do docente e o do discente.
Item 3 – Identificação do componente curricular da turma e ano em que ela foi lecionada.
Item 4 – Bloco de atalhos: Neste bloco estarão atalhos para funcionalidades do sistema. Da esquerda para a direita temos as funções: Ativar edição (O que faz esse botão? Editar Layout da Turma virtual?); retornar para a Página Principal do Portal do Docente; Imprimir (caso deseje imprimir a página atual) ; Visualizar aulas em Lista ou de forma paginada; Trocar turma ( Ir para a Turma Virtual de outro componente curricular); Menu Opções (Nesse menu conterá atalhos dos itens: Módulo, Caixa Postal, Abrir Chamado, Ajuda, menu Docente e Alterar Senha).
Item 5 – Menu de Ajuda sobre o sistema.
Item 6 – Horário em tempo real.
Item 7 – Tempo restante em que o usuário pode ficar sem interação com a tela.
Item 8 – Sair do sistema.
Item 9 – Área de Trabalho: Onde serão exibidos todos os detalhes e interações das funcionalidades que o usuário for acessando.
Item 10 – Painel de Notícias: Todas as últimas informações/Notícias de cada tema destacado serão apresentados nessa coluna.
Detalhes sobre as funcionalidades de cada item apresentado na imagem acima serão apresentadas ao longo deste manual.
Para saber como acessar a Turma Virtual, continue a leitura partindo do tópico a seguir.
Acessando o Menu Principal
Turmas Virtuais Abertas
Turmas Virtuais Abertas são as turmas em que o docente responsável por ela ainda não realizou a sua consolidação (que baseia-se basicamente no registro total de frequência, do plano de curso, das notas e na finalização da turma clicando na opção de “Consolidar Turma”) no SIGAA.
Para acessar todas as turmas abertas que o docente faz parte, siga o caminho abaixo, exemplificado na figura 01:
Caminho: SIGAA → Portal do Docente → Ambientes Virtuais → Turmas Virtuais → Turmas Virtuais Abertas.
Figura 1 - Portal do Docente
Após clicar na opção “Turmas Virtuais Abertas” a tela abaixo (figura 2) será exibida, em ordem cronológica crescente, com uma lista das turmas que ainda estão abertas no semestre em que o docente está fazendo a consulta.
Figura 2 - Lista de Turmas Abertas
Nesta tela você poderá clicar nos ícones na linha do componente curricular para (Gerenciar o Plano de Curso: colocar hiperlink) (item 2) ou (Acessar a Turma Virtual: hiperlink) (item 1) da disciplina desejada. Ou pode apenas clicar em cima do nome do componente curricular para exibir a Turma Virtual.
Turmas Virtuais
Cada componente curricular que o docente ministra possui uma Turma Virtual. Diferente das turmas abertas, nesta lista aparecerá também as turmas que já foram consolidadas.
Para acessar todas as turmas que o docente faz parte, siga o caminho abaixo, conforme exibido também na figura x01:
Caminho: SIGAA → Portal do Docente → Ambientes Virtuais → Turmas Virtuais → Listar Turmas Virtuais.
Figura x01 - Listar Turmas
Após clicar na opção “Listar Turmas Virtuais”, a tela abaixo (figura x02) será exibida, com uma lista de turmas em ordem cronológica decrescente, contendo todas as turmas em que o docente já fez parte.
Figura x02 -
Para ter acesso a essas turmas virtuais, basta clicar nas setas azuis, na mesma linha do componente curricular, ou em cima do nome do componente da turma.
Gerenciar o Plano de Curso
Nesta funcionalidade o docente poderá editar o plano de curso da turma.
Para mais detalhes dessa funcionalidade, acesse a sessão “[ link 2.1.3 Plano de Curso]”
Página Inicial da Turma Virtual
Nesta página (exibido na Figura 3) é onde o docente gerenciará tudo da sua turma. Tanto frequência, quanto notas, materiais de aula, cronograma de atividades, entre outras funcionalidades, toda contidas no menu esquerdo (item 1). Um texto de apresentação de como funciona a Turma virtual será exibida na parte central da página (item 2), e um link para acessar o manual de ajuda da turma virtual estará disponível logo abaixo desse texto (item 3)
Os detalhes e informações de cada ícone presente nesta tela já foram apresentados. Para voltar a vê-los, clique neste link do tópico “[ link 1 Conhecendo a Turma Virtual]”.
Figura 3 - Layout de utilização da Turma Virtual
Para mais detalhes das funcionalidades do Menu Turma Virtual (item 1), acesse o “[ link Tópico 2 - Funcionalidades da Turma Virtual do Docente]”.
Atalho Para Acessar a Turma Virtual
É possível acessar a Turma Virtual de forma bem rápida. Abaixo serão descritas como:
No Portal do Docente (figura 4), na sessão Componente Curricular (item 1), estará exibida uma lista de todas as turmas que o docente está vinculado e de qual nível de ensino (Graduação, Pós-Graduação, etc.). No item 2 estará indicando se a turma estará aberta ou Consolidada. No item 3 o ano em que aquela turma ficou disponível. Além das informações como código da turma, Carga Horária Total / CHD (Carga Horária Docente ), Horário, Quantidade de alunos, e atalho para o Chat.
Figura 4 - Atalhos da Turma Virtual
Ao achar a turma na qual deseja ter acesso, clique em cima do nome dela e a Turma Virtual daquela disciplina será aberta.
Divisão da Turma Virtual
A turma virtual tem um layout padrão onde todas as funcionalidades ficam em um menu no lado esquerdo da tela (conforme apresentado na figura 3, item 1). Esse layout pode ser alterado, basta consultar a seção “2.6.1 Configurar Turma (hiperlink)”
Neste menu as funcionalidades são agrupadas por temas. Um resumo do que são esses temas, e suas funcionalidades serão apresentadas no tópico “2 Funcionalidades da Turma Virtual do Docente”.
2 Funcionalidades da Turma Virtual do Docente
Turma
Diário Eletrônico
Este menu trás todas as funções de uma caderneta de turma, como o conteúdo das aulas. Lista de discentes, e frequência.
Conteúdo Programado
Essa funcionalidade permite criar e gerenciar os tópicos de aula. Nesses tópicos estarão as informações da turma e os conteúdos que serão ministrados em determinado período.
Figura 23 - Conteúdo Programado
Na opção “Criar Tópico de Aula”, o professor cria um tópico de aula no sistema para que os alunos possam visualizá-lo.
Na opção “Gerenciar Todos”, o docente pode fazer as alterações no tópico que achar pertinente, como mostrado no exemplo do tópico “Teste”.
Para verificar detalhes dessa funcionalidade, acesse o Manual: (link do manual)
2.3.2 Diário de Turma
O diário de turma é uma lista dos alunos com informações da turma (Centro Acadêmico do curso, Carga Horária, Programa, Ano, Docente(s), Conteúdo Programado) notas, frequências e resultado do discente (aprovado ou reprovado).
Figura 71 – Sessão Diário de Turma
Ao clicar na opção, um arquivo em formato pdf será baixada, conforme o exemplo da figura 24.
Figura 24 – Páginas da caderneta eletrônica
2.3.3 Imprimir Plano de Curso
Ao clicar na opção “Imprimir Plano de Curso”, o Plano de Curso (Figura 64) será baixado no seu computador em formato PDF, e você poderá fazer a sua impressão.
Figura 63 - Funcionalidade Imprimir Plano de Curso
Figura 64 - Modelo do Plano de Curso
2.3.4 Lista de presença
A lista de presença é o documento onde o professor visualiza os alunos matriculados na disciplina em que ele ministra.
Figura 69 – Função Lista de Presença
Ao acessar essa opção, a lista de discentes será gerada em formato pdf (figura 25), e baixada no seu computador. É possível imprimi-la e fazer a chamada por meio de assinatura, para os casos em que o docente não esteja com acesso ao SIGAA no momento da aula.
Figura 25 - Lista de Frequência
2.3.5 Mapa de Frequência
Nesta funcionalidade o docente pode gerar um documento em PDF com a lista de todos os alunos e suas respectivas faltas (caso as faltas já tenham sido lançadas).
Figura 70 - Função Mapa de Frequência
Ao clicar na funcionalidade, o usuário será direcionado para uma nova tela, contendo o documento de mapa de frequência (Figura 65). Nessa página é possível imprimir o documento.
Figura 65 - Mapa de Frequência
Para saber como lançar essas frequências no SIGAA, vá para o tópico [ link 2.2.4 Lançar Frequência em Planilha]. Ou, para mais detalhes, consulte o manual: [Lançar frequência dos discentes https://manuaisdesistemas.ufpe.br/index.php/Lan%C3%A7ar_Frequ%C3%AAncia ]
Páginas na categoria “Turma Virtual Docente”
As seguintes 19 páginas pertencem a esta categoria, de um total de 19.
C
- Cadastrar Banco de Questões na Turma Virtual
- Cadastrar Conteúdo
- Cadastrar e Gerenciar Tópicos de Aula na Turma Virtual
- Cadastrar Enquete
- Cadastrar Fórum
- Cadastrar Plano de Curso na Turma Virtual
- Cadastrar Referência
- Cadastrar Rótulo
- Cadastrar Tarefa
- Cadastrar Vídeo
- Conteúdo Programado
- Criar Questionários na Turma Virtual