Categoria:Processo Seletivo - Portal do Coordenador Stricto Sensu

De Manuais de Sistemas
Ir para navegação Ir para pesquisar


Olá, Coordenador de Curso de Pós Graduação da UFPE! Este Portal foi elaborado para lhe ajudar com os procedimentos do Processo Seletivo no SIGAA.

Nele encontram- se todas as orientações de como você poderá gerenciar (criar, alterar, finalizar/concluir e excluir) um processo seletivo disponibilizado pelo SIGAA UFPE.

Neste portal você também encontrará um sumário com os tópicos de cada funcionalidade do sistema mostrando resumidamente quais os procedimentos de cada um. Quando for necessário mais detalhes do tópico exibido, haverá um link que lhe guiará para o manual específico contendo todos os detalhes daquela funcionalidade.

Para reclamações, suporte ou sugestões, entre em contato com a central de serviços através do site https://sites.ufpe.br/cstic/ , pelo https://otrs.ufpe.br/otrs/customer.pl, ou pelo numero (81) 2126 - 7777.


Acessar Processo Seletivo no Portal do Gestor

O Processo Seletivo é o meio pelo qual as coordenações de curso de pós-graduação utilizam para definir quais pessoas farão parte do seu quadro de discentes de mestrado e doutorado.

Para que o processo seletivo seja publicado, é necessário que a coordenação submeta o processo seletivo a PROPG, e a PROPG realize a publicação desse Processo Seletivo.

Para ter acesso ao menu de processo seletivo, o coordenador deverá seguir o caminho: SIGAA → Portal do Coordenador → Cadastro → Processo Seletivo → Gerenciar Processo Seletivo.

Figura 7 - Acessar Menu Processo Seletivo Coordenador [[ ]]

[[ ]]


As inscrições para os processos seletivos de mestrado e doutorado são feitas através da página pública de pós-graduação do curso, no endereço eletrônico: https://sigaa.ufpe.br/sigaa/public/home.jsf

Para detalhes de como é realizado a inscrição no processo seletivo, consulte o portal do candidato: Portal do Candidato (Stricto Sensu)‎]

Cadastrar processo seletivo

Para cadastrar um novo processo seletivo, o usuário (já no menu de “Gerenciar Processos Seletivos) deverá clicar em “Cadastrar Novo Processo Seletivo”.

Figura 8 - Cadastrar Processo Seletivo Coordenador [[ ]]


Na tela de Cadastro de Processo Seletivo, preencha os dados do processo seletivo, e clique no botão “Avançar”.

Preencha também as etapas do processo.

Ao final do processo, escolha “Salvar” para deixar o processo seletivo apenas cadastrado, ou “Salvar e Submeter” para que o processo seja avaliado e publicado pela equipe gestora da Pós Graduação.

Nota: Antes de submeter o processo seletivo, se houver etapas de avaliação pela comissão avaliadora, cadastre primeiro essa comissão. Para saber como, acesse o tópico xxx Cadastrar Comissão .

Para mais detalhes sobre como criar um processo seletivo no SIGAA, acesse o manual: (link do manual)

Cadastrar Comissão

Esta opção permite a criação de uma “Comissão de Avaliação” para vincular a um (ou vários) processos seletivos a qual a qual o processo precise de uma banca de avaliação (além dos coordenadores do programa).

Só é possível criar uma comissão caso haja um processo seletivo para que essa comissão seja vinculada.

Para cadastrar uma comissão, acesse o caminho: SIGAA → Módulos → Portal do Coordenador → Cadastros → Processos Seletivos → Gerenciar Comissão → Cadastrar Comissão.

Figura 52 [[ ]]


Após isso, a tela abaixo será exibida. Clique no botão “Cadastrar Comissão” para que a tela de cadastro seja exibida.

Figura 53 [[ ]]


Na tela seguinte preencha o processo seletivo que será vinculado, nome da comissão, membros da comissão e função (Membro ou Presidente). Após adicionar os membros, clique no botão “Cadastrar Comissão” e a comissão será criada e vinculada ao processo seletivo.

Para mais detalhes sobre como cadastrar e gerenciar uma Comissão de Avaliação no SIGAA, acesse o manual: (link do manual/manual ja criado)


Questionários para Processos Seletivos

Esta operação permite o cadastro de questionários para processos seletivos, bem como alteração de dados e exclusão deles.

Para cadastrar questionários para processos seletivos, acesse o caminho: SIGAA → Módulos → Portal Coord. Stricto Sensu → Cadastros → Processos Seletivos → Gerenciar Questionário.

Após selecionar essa opção, a tela de “Lista de Questionários” será exibida:

Figura 33 [[ ]]


Na tela é apresentada uma lista com os questionários já cadastrados. Na tela também é possível cadastrar, visualizar, alterar, duplicar e remover um questionário.

Para retornar ao menu inicial do módulo clique em “Portal do Coordenador Stricto”. .

  • Para mais detalhes sobre a criação e alterações de questionário, acesse o manual: (link do manual)


Gerenciar processo seletivo

Só é possível alterar ou remover um edital de processo seletivo quando ele estiver com o status de “Cadastrado”. Quando o status estiver como SUBMETIDO ou PUBLICADO, apenas a PROPG poderá realizar essas alterações. Para mais informações, entre em contato com eles e verifique quais os procedimentos legais para realizar essa alteração.

Para Gerenciar os processos seletivos criados, siga o caminho abaixo para encontrar a funcionalidade dentro do sistema:

SIGAA → Portal Coordenador Stricto Sensu → Cadastro → Processo Seletivo → Gerenciar Processo Seletivo.

Após isso, a tela abaixo será exibida:

Figura 61 [[ ]]


Nesta tela de “Gerenciar Processos Seletivos”, observe que há vários ícones ao lado de cada processo seletivo, cada ícone está descrito logo acima da “Lista de Processos Seletivos”.

  • Para mais detalhes sobre cada ícone e suas funcionalidades, acesse o manual: (link do manual)

Para Gerenciar Inscrições, vá para a seção “[ (link) [X.xx.xx Gerenciar Inscrições]”]


Gerenciar Inscrições

Essa funcionalidade só será habilitada quando o processo seletivo for aprovado pela PROPG e já houver inscrições realizadas. (alterar essa frase)

Para Gerenciar as inscrições (aprovando, editando dados, cancelando inscrição, etc.) de um processos seletivos ativo, siga o caminho abaixo para encontrar a funcionalidade dentro do sistema:

SIGAA → Portal Coordenador Stricto Sensu → Cadastro → Processo Seletivo → Gerenciar Processo Seletivo → Gerenciar Inscrições.

Após isso, a tela abaixo será exibida:

Figura 18 [[ ]]


Clique no ícone “Gerenciar Inscrições” e a tela abaixo será exibida:

Figura 19 [[ ]]


Nesta tela será possível realizar várias ações com as inscrições realizadas no processo seletivo.

Para mais detalhes sobre a funcionalidade, consulte o manual: (link)

Avaliar Inscrições / Avaliar Candidato

Nesta funcionalidade (apenas se a etapa de avaliação escolhida incluir a coordenação) o coordenador realiza a avaliação do candidato, informando se o mesmo atendeu aos critérios do processo seletivo ou não, informando a sua competência ou nota, e registrando no sistema se ele foi aprovado ou reprovado.

Para acessar essa funcionalidade, siga o caminho abaixo:


Figura 105 [[ ]]