Cadastrar Processo Seletivo Pelo Coordenador

De Manuais de Sistemas
Ir para navegação Ir para pesquisar


Objetivo

Criar processo seletivo para ingresso de novos discentes no curso de pós-graduação.

Pré-requisitos

  • Para submeter é necessário haver uma Comissão de Avaliação cadastrada se no processo seletivo houver alguma etapa que precise dessa comissão.

Perfis de Acesso

  • Coordenador de curso

Caminho

SIGAA → Portal Coordenador Stricto Sensu → Cadastro → Processo Seletivo → Gerenciar Processo Seletivo → Cadastrar Novo Processo Seletivo.

Passo a Passo

Acessar Portal do Coordenador Stricto Sensu

Ao entrar no SIGAA, selecione o módulo "Portal do Coordenador Stricto Sensu" no Menu Principal.

Figura 1 - Portal de Módulos Coordenador Stricto Sensu

Cadastrar Banca de Qualificação - Coordenador - 1.jpg

Selecionar Opção Gerenciar Processo Seletivo

No portal do Coordenador Stricto Sensu, selecione o ícone “Cadastro”.

No menu suspenso que irá aparecer, vá até a opção “Processo Seletivo”, e clique na opção “Gerenciar Processo Seletivo”.

Figura 2 - Acessar Menu Processo Seletivo Coordenador

Figura 7 - Acessar Menu Processo Seletivo Coordenador.jpg

Cadastrar processo seletivo

Na tela de Gerenciar Processos Seletivos, clique em “Cadastrar Novo Processo Seletivo”, para cadastrar um novo processo seletivo.

Figura 3 - Cadastrar Processo Seletivo Coordenador

Figura 8 - Cadastrar Processo Seletivo Coordenador.jpg


Após clicar, a tela de “Cadastro de Processo Seletivo" (Figura 4) será exibida.

Preencha os dados do formulário de “Dados do Processo Seletivo”.

Todos os itens marcados com uma estrela azul são de preenchimento obrigatório.

Figura 4 - Dados do Processo Seletivo

Figura 9 - Dados do Processo Seletivo.jpg

Informar os seguintes dados para prosseguir com o cadastro:

  • Título do Edital: Insira o título do edital;
  • Início de Inscrições: Digite a data ou clique no ícone Icon calendario.jpg para selecioná-la, e a hora;
  • Fim de Inscrições: Digite a data ou clique no ícone Icon calendario.jpg para selecioná-la, e a hora;
  • Edital - inclua o edital para que ele possa ser baixado pelo candidato.
  • Manual do Candidato: inclua um manual do candidato para que ele possa ser baixado pelo candidato.
  • Verificar disponibilidade de vagas: Marque a opção "Sim" caso a quantidade de inscrições tenha que ser igual a quantidade de vagas. Caso contrário, marque a opção "não".
  • Possui taxa de Inscrição: Marque a opção "Não" caso não tenha. Se houver taxa, marque a opção "Sim" e a opção de "Configuração da GRU" será exibida (item 1). Nessa configuração, informe o valor da taxa, o vencimento do boleto e instruções sobre o pagamento (caso haja).
  • Em “Outras Informações” (item 2), faça uma breve descrição sobre o Processo Seletivo e sobre as Orientações aos Inscritos.

Para retornar à Lista de Processos Seletivos, clique no ícone “Listar processos seletivos cadastrados” acima do formulário “Dados do Processo Seletivo”,

Caso desista do cadastramento, clique em Cancelar, e clique em OK para confirmar a desistência.

Com os dados preenchidos, clique em “Próximo Passo”.

Cadastro de Etapa

Nesta tela será informada quantas etapas o processo seletivo terá.

Figura 5 - Cadastro de Etapas do processo seletivo

Figura 49.jpg


Preencha:

  • Título da etapa;
  • Descrição da etapa;
  • Ordem da etapa (primeira, segunda, etc.);
  • Responsável pela avaliação (Marque se será a comissão ou coordenação);
  • Metodologia (Marque se a avaliação será por competência ou notas);
  • Sigilosa? (Marque se será divulgado o nome dos participantes ou não);

Em “Datas da etapa” informe quais os prazos para conclusão daquela etapa.

Ao finalizar o preenchimento, clique no botão “Adicionar Etapa”.

Todas as etapas cadastradas ficarão logo abaixo desse formulário (item 1). É possível também visualizar, alterar e remover essas etapas (item 2).

Com todos os dados preenchidos, clique no botão “Avançar”.

Cadastro de Etapa de Finalização de Processo Seletivo

Nesta tela será informado quando o processo seletivo será finalizado.

Figura 6 - Etapa de consolidação

Figura 50.jpg


Preencha:

  • Título da etapa;
  • Descrição da etapa;
  • Responsável pela avaliação (Marque se será a comissão ou coordenação);
  • Sigilosa? (Marque se será divulgado o nome dos participantes ou não).

Em “Datas da etapa” informe quais os prazos para conclusão do processo seletivo.

Ao finalizar o preenchimento, clique no botão “Avançar”.

Concluir Cadastro de Processo Seletivo

Nesta tela o usuário deverá informar o “Curso” para o qual o processo seletivo será destinado, se será aplicado um “Questionário Específico” e o “Nº de Vagas do processo seletivo” (caso tenha sido informado anteriormente que o processo teria limite de vagas).

Além de quantidades de vagas específicas para cada linha de pesquisa.

Ao selecionar o número de vagas, clique no ícone verde de "adicionar vagas

Figura 7 - Concluir Cadastro de Processo Seletivo

Figura 51.jpg


Para voltar à tela anterior, clique no botão “Voltar”.

Para cancelar a criação do processo seletivo, clique no botão “cancelar” e todos os dados já cadastrados serão apagados.

Com os dados preenchidos, clique no botão “Salvar”, para deixar o processo seletivo salvo. Ele ficará com o status “Cadastrado”.

Ao clicar em “Submeter”, o edital será enviado para a PROPG para análise, ficará com o status de “PENDENTE DE APROVAÇÃO”.

Em ambas as situações o sistema retornará à página de “Gerenciar Processos Seletivos“ com a Lista de Processos Seletivos e com a mensagem de sucesso no topo:

Figura 8 - Confirmação de cadastro

Figura 60.jpg

Regras

FAQ

Referências

Gerenciar Processos Seletivos UFRN