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[[Categoria:Módulo Stricto Sensu]]
[[Categoria:Módulo Stricto Sensu]]


Olá docente de Programa de Pós Graduação Stricto Sensu!
Olá, docente de Programa de Pós Graduação Stricto Sensu!


O Portal do Docente é uma página do SIGAA que reúne todas as funcionalidades rotineiras que o docente pode desempenhar no sistema.
O Portal do Docente é uma página do SIGAA que reúne todas as funcionalidades rotineiras que o docente pode desempenhar no sistema.


Se você já tem '''login e senha''' para acessar o SIPAC, '''use os mesmos''' para acessar o [[https://sigaa.ufpe.br/sigaa/verTelaLogin.do SIGAA]]. Se não possui um usuário cadastrado, visite o manual de [[https://manuaisdesistemas.ufpe.br/index.php/Criar_Usu%C3%A1rio_no_SIGAA#Acessar_SIGAA Criar Login]] e após isso volte para continuar a exploração.
Se você já tem '''login e senha''' para acessar o SIPAC, '''use os mesmos''' para acessar o [[https://sigaa.ufpe.br/sigaa/verTelaLogin.do SIGAA]]. Se não possui um usuário cadastrado, visite o manual de [[https://manuaisdesistemas.ufpe.br/index.php/Criar_Usu%C3%A1rio_no_SIGAA#Acessar_SIGAA Criar Login]] e após isso volte para continuar a exploração.
Para reclamações, suporte ou sugestões, entre em contato com a central de serviços através do site https://sites.ufpe.br/cstic/ , pelo https://otrs.ufpe.br/otrs/customer.pl, ou pelo numero (81) 2126 - 7777.
Para acessar as funcionalidades relacionadas a Turma Virtual Docente, acesse esse link para mais detalhes: '''"[<u>[https://manuaisdesistemas.ufpe.br/index.php/Categoria:Turma_Virtual_Docente Portal da Turma Virtual Docente]</u>]".'''


== Conhecendo o Portal ==
== Conhecendo o Portal ==
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=== Visualizar Calendário Acadêmico ===
=== Visualizar Calendário Acadêmico ===
Para ter acesso ao calendário Acadêmico oficial da UFPE, acesse o portal público da UFPE clicando nesse link: <nowiki>https://sigaa.ufpe.br/sigaa/public</nowiki>
Para ter acesso ao calendário Acadêmico oficial da UFPE, acesse o portal público da UFPE clicando nesse link: https://sigaa.ufpe.br/sigaa/public


Caminho: Portal Público -> Pós-Graduação -> Stricto Sensu -> Calendário Acadêmico
Caminho: ''Portal Público Pós-Graduação (Stricto Sensu) → Calendário Acadêmico''


[[Arquivo:Calendario-stricto-portal-publico.png]]
[[Arquivo:Calendario-stricto-portal-publico.png]]


=== Visualizar Minhas Turmas ===
=== Visualizar Minhas Turmas ===
A área de "Minhas Turmas no Semestre" apresenta a relação das turmas em que o docente ministrará aula no semestre atual, contendo:
A área de "Minhas Turmas no Semestre" (que aparece na tela inicial do Portal do Docente no SIGAA (item 15 do [https://manuaisdesistemas.ufpe.br/index.php/Categoria:Portal_do_Docente_(Stricto_Sensu)#Conhecendo_o_Portal tópico 1 - Conhecendo o Portal] ) logo após o login ou seleção do vínculo) apresenta a relação das turmas em que o docente ministrará aula no semestre atual, contendo:
* Situação
* Situação
* Nível
* Nível
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=== Meus Orientandos ===
=== Meus Orientandos ===


Por meio desta funcionalidade é possível realizar algumas ações relacionadas aos orientandos: visualizar '''histórico''', visualizar '''orientações''' de matrícula realizadas, '''solicitar banca''' de qualificação ou defesa, '''revisar tese ou dissertação'''.
Por meio desta funcionalidade é possível realizar algumas ações relacionadas aos orientandos: visualizar '''Histórico''', visualizar '''Orientações de matrícula''' realizadas, '''solicitar banca''' de qualificação ou defesa, '''revisar tese ou dissertação'''.
<br />
 
Caminho da funcionalidade: Ensino / Orientações Pós-Graduação / Meus Orientandos
 
<br />
[[Arquivo:Screenshot 20191121 132008.png]]
[[Arquivo:Screenshot 20191121 132008.png]]
<br />
 
<br />
 
Manual específico: https://manuaisdesistemas.ufpe.br/index.php?title=Meus_Orientandos
Para ter acesso aos detalhes dessa funcionalidade, você pode acessar o caminho de acesso ou o manual abaixo:
 
 
Caminho: ''SIGAA → Módulos → Portal Docente → Ensino → Orientações Pós-Graduação → Meus Orientandos''
 
Manual: [https://manuaisdesistemas.ufpe.br/index.php/Meus_Orientandos Meus Orientandos]


== Durante as Aulas ==
== Durante as Aulas ==


=== Analisar Solicitações de Matrícula (Orientador) ===
=== Turma Virtual Docente ===


=== Turma Virtual pelo Docente ===
Turma Virtual é o “local” no qual se armazena todas as informações de uma turma a fim de aumentar a interação entre alunos e professores de forma online.
 
Nela contém os participantes (alunos + moderadores + professores).
 
Os professores podem usar a “Turma Virtual” para criar fóruns, inserir notícias, criar tarefas, e etc, para poder realizar essas atividades a distância. Além disso, essa ferramenta permite gerar lista de frequência, lançar notas e outras ações.
 
Para ter acesso a todas essas funcionalidades (e outras), acesse o '''"[<u>[https://manuaisdesistemas.ufpe.br/index.php/Categoria:Turma_Virtual_Docente Portal da Turma Virtual Docente]</u>]".'''
 
Gostaria de ver como acessar o "Portal do Docente" e a "Turma Virtual do Docente"? Assista ao vídeo abaixo:
 
<youtube>YU4kmeEvIz4</youtube>


==== Lançar Conceitos ====
==== Lançar Conceitos ====


Para lançar o conceito final dos alunos de suas turmas, bem como transferir as faltas do controle de frequência para que sejam de fato registradas no histórico escolar dos discentes, acessar a opção "Lançar Notas" na Turma Virtual.
Para lançar o conceito final dos alunos de suas turmas, bem como transferir as faltas do controle de frequência para que sejam de fato registradas no histórico escolar dos discentes, acessar a opção "Lançar Notas" na Turma Virtual.
<br/>
<br />
Manual específico: https://manuaisdesistemas.ufpe.br/index.php/Lançar_Notas
 
<br/>
Para ter acesso aos detalhes dessa funcionalidade, você pode acessar o caminho de acesso ou o manual abaixo:<br />'''Caminho''': ''SIGAA → Módulos →'' ''Portal do docente → Minhas Turmas no Semestre →'' ''Componente Curricular''  ''(clique em uma turma/componente)'' ''→ Menu Turma Virtual → Alunos → Lançar Notas''
Vídeo demonstrativo:<br/>
 
<youtube>videopendente</youtube>
'''Manual''': [https://manuaisdesistemas.ufpe.br/index.php/Lançar_Notas Lançar Conceitos (Notas)]
<br />
<br />  
 
Gostaria de ver como é realizada essa tarefa? Assista ao vídeo abaixo:
 
<youtube>UNGLd90s0bc</youtube>


==== Lançar Frequência ====
==== Lançar Frequência ====
Para gerenciar a frequência dos discentes no decorrer do semestre letivo o sistema disponibiliza um conjunto de funcionalidades que permitem o lançamento das faltas e emissão de documentos auxiliares para registro. Estas funcionalidades são disponibilizadas na Turma Virtual.
<br /><br />Para ter acesso aos detalhes dessa funcionalidade, você pode acessar o caminho de acesso ou o manual abaixo:
'''Caminho''': ''SIGAA → Módulos →'' ''Portal do docente → Minhas Turmas no Semestre →'' ''Componente Curricular''  ''(clique em uma turma/componente)'' ''→'' ''Menu Turma Virtual → Alunos → Lançar Frequência / Lançar Frequência em Planilha''
'''Manual''': [https://manuaisdesistemas.ufpe.br/index.php/Lan%C3%A7ar_Frequ%C3%AAncia Lançar Frequência]
<br />
<br />
Gostaria de ver como é realizada essa tarefa? Assista ao vídeo abaixo:
<youtube>xy5jh3UiUaE</youtube>


==== Consolidar Turmas ====
==== Consolidar Turmas ====
Para encerrar uma turma é necessário consolidá-la. Esta funcionalidade está disponível no tópico  [https://manuaisdesistemas.ufpe.br/index.php/Categoria:Portal_do_Docente_(Stricto_Sensu)#Lan.C3.A7ar_Conceitos 3.2.1 - Lançamento de Conceitos (Notas)].
'''Importante! A consolidação só pode ser realizada quando todos os conceitos e faltas forem lançados, pois não é possível realizar alterações na turma posteriormente.'''


== Encerramento do Curso ==
== Encerramento do Curso ==


=== Cadastrar Banca de Qualificação ===
=== Cadastrar Banca de Qualificação ou Banca de Defesa ===
 
Apenas o docente que esteja orientando algum discente pode cadastrar uma banca de defesa, ou qualificação, no SIGAA para esse mesmo orientando.
 
Esse cadastro é preliminar, pois quem aprova se a banca poderá ser realizada, ou não, é a coordenação do curso.
* O Cadastro de Banca de Qualificação atualmente é opcional para o mestrado, e obrigatório para o doutorado. O procedimento de cadastro dessa atividade no mestrado fica a critério do regimento interno do curso de pós graduação. Para realizar o cadastro dessa banca, é necessário que o discente seja matriculado antes em uma atividade de qualificação.
* O Cadastro de Banca de Defesa é realizado para o discente que já obteve toda a sua carga horária integralizada (obrigatória e optativa) e está matriculado em uma atividade de banca do tipo “Dissertação/Tese”.


(Aguardando implantação)
Para ter acesso aos detalhes dessa funcionalidade, você pode acessar o caminho de acesso ou o manual abaixo:


=== Cadastrar Banca de Defesa ===
* Cadastrar Banca de Defesa/Qualificação
'''Caminhos''': 


(Aguardando implantação)
''SIGAA → Módulos → Portal do Docente → Ensino → Orientações de Pós Graduação → Meus Orientandos → Solicitar Banca → Cadastrar Banca de Qualificação''.
 
''SIGAA → Módulos → Portal do Docente → Ensino → Orientações de Pós Graduação → Meus Orientandos → Solicitar Banca → Cadastrar Banca de Defesa''.
 
'''Manual:''' [https://manuaisdesistemas.ufpe.br/index.php/Solicitar_Cadastro_de_Banca_de_Defesa_Pelo_Docente_Orientador Solicitar Cadastro de Banca de Defesa Pelo Docente Orientador]


=== Acompanhar Procedimentos Após Defesa ===
=== Acompanhar Procedimentos Após Defesa ===
Essa funcionalidade Permite realizar todos os processos necessários após a defesa da banca de Tese ou Dissertação, até a solicitação de homologação do diploma.
Nessa atividade são envolvidos discente, docente, coordenação e, em alguns casos, a Pró Reitoria de Pós-Graduação Stricto Sensu ('''PROPG)'''.
Há 10 etapas que precisam ser executadas até que seja finalizado todo o processo de pós banca. Cada passo é liberado conforme tenha sido executado com sucesso a etapa anterior. Após a conclusão é possível dar entrada na homologação do diploma.
Abaixo estará a lista de tarefas e quem executa-as:
'''''1- A coordenação do curso informa se o discente foi aprovado ou não. Nessa etapa também é redigida a ata de defesa junto com seu número no sistema;'''''
'''''2- O discente precisa enviar uma nova versão de seu trabalho mesmo que não tenha sido solicitado correções pela banca examinadora;'''''
'''''3- O docente orientador do discente recebe a versão e da um parecer do arquivo (se foi aprovado ou Retornado para Adequação). Caso não seja aprovado, a etapa 2 fica ativa novamente;'''''


(Aguardando implantação)
'''''4- (Etapa indisponível - Aguardando ativação do módulo biblioteca);'''''
 
'''''5- (Etapa indisponível - Aguardando ativação do módulo biblioteca);'''''
 
'''''6- (Etapa indisponível - Aguardando ativação do módulo biblioteca);'''''
 
'''''7- O discente informa se autoriza a disponibilização pública de sua pesquisa, ou se impede a sua publicação baseado em justificativas plausíveis (como direitos autorais, patentes, etc.);'''''
 
'''''8- A coordenação informa se recebeu a versão final da Tese/Dissertação do discente, e informa se o recebimento segue como: “Retornado para adequação” ou “Recebida e Validada”;'''''
 
'''''9- O discente envia os documentos pessoais para serem inclusos no processo de homologação de diploma. Geralmente são (RG, CPF e Diploma de Ensino Superior);'''''
 
'''''10- O coordenador dá início ao processo de homologação de diploma.'''''
 
 
[[Arquivo:AcompanharProcedimentosAposDefesa.png]]
 
Para entender melhor essas funcionalidades, você pode acessar o manual abaixo:
 
*Acompanhar Procedimentos Após Defesa
'''Caminhos''':
 
''Portal do Docente Stricto Sensu → Ensino → Orientações Pós-Graduação → Bancas → Acompanhar Solicitação''
 
'''Manual:''' [[Acompanhar Procedimentos Após Defesa]]
 
==== Etapa 3 - Revisar Tese/Dissertação ====
 
A etapa 3 (Aprovação da versão final corrigida) é a referente a sua atuação nestes procedimentos de pós defesa.
 
Nesta etapa é realizada a validação (revisando o conteúdo) e/ou confirmação do recebimento das Teses/Dissertações enviadas pelo seu orientando para você.
 
Para ter acesso aos detalhes dessa funcionalidade, você pode acessar o caminho de acesso ou o manual abaixo:
 
*Revisar Tese/Dissertação pelo Docente
'''Caminhos''':
 
''SIGAA → Portal do Docente Stricto Sensu → Ensino → Orientações Pós-Graduação → Meus Orientandos.''
 
'''Manual:''' [[Revisar Tese/Dissertação pelo Docente]]


== Extras ==
== Extras ==
Linha 135: Linha 240:
[[Arquivo:Stricto sensu - consultar cursos.jpg]]
[[Arquivo:Stricto sensu - consultar cursos.jpg]]


Caso a estrutura curricular do seu curso ainda não esteja disponível para visualização, você deve entrar em contato com a PROPESQ para:  
Caso a estrutura curricular do seu curso ainda não esteja disponível para visualização, você deve entrar em contato com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG) para:  
* Enviar sua estrutura curricular;
* Saber o motivo pelo qual a sua estrutura não está disponível para visualização.
 
 
Para ter acesso aos detalhes dessa funcionalidade, você pode acessar o caminho de acesso ou o manual abaixo: 
 
'''Visualizar Estrutura Curricular (Portal Público)'''


-Enviar sua estrutura curricular;
'''Caminho''':  ''Portal Público UFPE → Stricto Sensu → Cursos → Detalhe do curso''


-Para saber o motivo pelo qual a sua estrutura não está disponível para visualização.
'''Atalho''': [https://sigaa.ufpe.br/sigaa/public/curso/lista.jsf?nivel=S&aba=p-stricto Consultar Curso Stricto Sensu]


'''Manual:'''
[https://manuaisdesistemas.ufpe.br/index.php/Visualizar_Estrutura_Curricular_(Portal_P%C3%BAblico) Visualizar Estrutura Curricular (Portal Público)]


Para ter acesso aos detalhes dessa funcionalidade, você pode acessar o caminho de acesso ou o manual abaixo:
== Índice dos Manuais do Portal Docente Stricto Sensu ==


<nowiki>*</nowiki> Visualizar Estrutura Curricular (Portal Público) *
Abaixo encontra-se todos os manuais individuais detalhados que estão relacionados com o Portal do Docente Stricto Sensu do SIGAA.


Caminho:  ''Portal Público UFPE → Stricto Sensu → Cursos → Detalhe do curso''
Eles estão organizados em ordem alfabética.


Atalho: [https://sigaa.ufpe.br/sigaa/public/curso/lista.jsf?nivel=S&aba=p-stricto Consultar Curso Stricto Sensu]
Caso queira entender resumidamente a funcionalidade de algum item destes manuais, sugerimos que analise o índice desse artigo e clique na funcionalidade que deseja informações. Dentro do resumo haverá o link para o manual exato da funcionalidade que você pode estar procurando.


Manual:
Boa leitura!
[https://manuaisdesistemas.ufpe.br/index.php/Visualizar_Estrutura_Curricular_(Portal_P%C3%BAblico) Visualizar Estrutura Curricular (Portal Público)]

Edição atual tal como às 14h38min de 8 de setembro de 2022


Olá, docente de Programa de Pós Graduação Stricto Sensu!

O Portal do Docente é uma página do SIGAA que reúne todas as funcionalidades rotineiras que o docente pode desempenhar no sistema.

Se você já tem login e senha para acessar o SIPAC, use os mesmos para acessar o [SIGAA]. Se não possui um usuário cadastrado, visite o manual de [Criar Login] e após isso volte para continuar a exploração.

Para reclamações, suporte ou sugestões, entre em contato com a central de serviços através do site https://sites.ufpe.br/cstic/ , pelo https://otrs.ufpe.br/otrs/customer.pl, ou pelo numero (81) 2126 - 7777.

Para acessar as funcionalidades relacionadas a Turma Virtual Docente, acesse esse link para mais detalhes: "[Portal da Turma Virtual Docente]".

Conhecendo o Portal

Portal Docente Stricto.jpg

Legenda:

1 - Identificação da Instituição de Ensino Superior e o sistema em que está logado;

2 - O ícones de acessibilidade para aumentar ou diminuir os textos da página;

3 - Menu de ajuda (ele está direciona para o link da UFRN);

4 - O tempo de uso decrescente que o usuário ficou sem interagir com o sistema;

5 - O botão para sair/deslogar do sistema;

6 - Nome completo do docente e o órgão em que ele está associado;

7 - Grupo de ícones para atalhos de funções mais gerais para o usuário;

8 - Menu que disponibiliza de modo organizado as funcionalidades executadas pelo docente;

9 - Neste espaço haverá os informes que serão compartilhados pela coordenação;

10 - Mensagens;

11 - Permite trocar a foto do perfil;

12 - Permite atualizar dados do site do docente;

13 - Ver agenda das turmas (não explorado);

14 - Foto do docente;

15 - Relação das turmas em que o docente ministrará aula no semestre atual;

16 - Página pessoal do docente no SIGAA;

17 - (Não explorado)

18 - Legenda para o item 15;

19 - (Não explorado)

20 - (Não explorado)

21 - (Não explorado)

22 - (Não explorado)

23 - Dados pessoais do docente;

24 - (Não explorado)

25 - Atalho fixo para voltar a página inicial, caso você esteja em outra página, só é clicar nesse ícone e será redirecionado automaticamente para a tela inicial do portal;

26 - Esse são os os dados da instituição, como endereço, telefone, e-mail, e etc.;

Início do Semestre Letivo

Visualizar Calendário Acadêmico

Para ter acesso ao calendário Acadêmico oficial da UFPE, acesse o portal público da UFPE clicando nesse link: https://sigaa.ufpe.br/sigaa/public

Caminho: Portal Público → Pós-Graduação (Stricto Sensu) → Calendário Acadêmico

Calendario-stricto-portal-publico.png

Visualizar Minhas Turmas

A área de "Minhas Turmas no Semestre" (que aparece na tela inicial do Portal do Docente no SIGAA (item 15 do tópico 1 - Conhecendo o Portal ) logo após o login ou seleção do vínculo) apresenta a relação das turmas em que o docente ministrará aula no semestre atual, contendo:

  • Situação
  • Nível
  • Carga horária total
  • Horário dos encontros no Semestre
  • Quantidade de alunos
  • Link rápido para acesso ao Chat da turma

Ao clicar no nome da turma, você terá acesso ao ambiente da Turma Virtual da mesma.

Meus Orientandos

Por meio desta funcionalidade é possível realizar algumas ações relacionadas aos orientandos: visualizar Histórico, visualizar Orientações de matrícula realizadas, solicitar banca de qualificação ou defesa, revisar tese ou dissertação.


Screenshot 20191121 132008.png


Para ter acesso aos detalhes dessa funcionalidade, você pode acessar o caminho de acesso ou o manual abaixo:


Caminho: SIGAA → Módulos → Portal Docente → Ensino → Orientações Pós-Graduação → Meus Orientandos

Manual: Meus Orientandos

Durante as Aulas

Turma Virtual Docente

Turma Virtual é o “local” no qual se armazena todas as informações de uma turma a fim de aumentar a interação entre alunos e professores de forma online.

Nela contém os participantes (alunos + moderadores + professores).

Os professores podem usar a “Turma Virtual” para criar fóruns, inserir notícias, criar tarefas, e etc, para poder realizar essas atividades a distância. Além disso, essa ferramenta permite gerar lista de frequência, lançar notas e outras ações.

Para ter acesso a todas essas funcionalidades (e outras), acesse o "[Portal da Turma Virtual Docente]".

Gostaria de ver como acessar o "Portal do Docente" e a "Turma Virtual do Docente"? Assista ao vídeo abaixo:

Lançar Conceitos

Para lançar o conceito final dos alunos de suas turmas, bem como transferir as faltas do controle de frequência para que sejam de fato registradas no histórico escolar dos discentes, acessar a opção "Lançar Notas" na Turma Virtual.

Para ter acesso aos detalhes dessa funcionalidade, você pode acessar o caminho de acesso ou o manual abaixo:
Caminho: SIGAA → Módulos → Portal do docente → Minhas Turmas no Semestre → Componente Curricular (clique em uma turma/componente) → Menu Turma Virtual → Alunos → Lançar Notas

Manual: Lançar Conceitos (Notas)

Gostaria de ver como é realizada essa tarefa? Assista ao vídeo abaixo:

Lançar Frequência

Para gerenciar a frequência dos discentes no decorrer do semestre letivo o sistema disponibiliza um conjunto de funcionalidades que permitem o lançamento das faltas e emissão de documentos auxiliares para registro. Estas funcionalidades são disponibilizadas na Turma Virtual.

Para ter acesso aos detalhes dessa funcionalidade, você pode acessar o caminho de acesso ou o manual abaixo:

Caminho: SIGAA → Módulos → Portal do docente → Minhas Turmas no Semestre → Componente Curricular (clique em uma turma/componente) Menu Turma Virtual → Alunos → Lançar Frequência / Lançar Frequência em Planilha

Manual: Lançar Frequência

Gostaria de ver como é realizada essa tarefa? Assista ao vídeo abaixo:

Consolidar Turmas

Para encerrar uma turma é necessário consolidá-la. Esta funcionalidade está disponível no tópico 3.2.1 - Lançamento de Conceitos (Notas).

Importante! A consolidação só pode ser realizada quando todos os conceitos e faltas forem lançados, pois não é possível realizar alterações na turma posteriormente.

Encerramento do Curso

Cadastrar Banca de Qualificação ou Banca de Defesa

Apenas o docente que esteja orientando algum discente pode cadastrar uma banca de defesa, ou qualificação, no SIGAA para esse mesmo orientando.

Esse cadastro é preliminar, pois quem aprova se a banca poderá ser realizada, ou não, é a coordenação do curso.

  • O Cadastro de Banca de Qualificação atualmente é opcional para o mestrado, e obrigatório para o doutorado. O procedimento de cadastro dessa atividade no mestrado fica a critério do regimento interno do curso de pós graduação. Para realizar o cadastro dessa banca, é necessário que o discente seja matriculado antes em uma atividade de qualificação.
  • O Cadastro de Banca de Defesa é realizado para o discente que já obteve toda a sua carga horária integralizada (obrigatória e optativa) e está matriculado em uma atividade de banca do tipo “Dissertação/Tese”.

Para ter acesso aos detalhes dessa funcionalidade, você pode acessar o caminho de acesso ou o manual abaixo:

  • Cadastrar Banca de Defesa/Qualificação

Caminhos

SIGAA → Módulos → Portal do Docente → Ensino → Orientações de Pós Graduação → Meus Orientandos → Solicitar Banca → Cadastrar Banca de Qualificação.

SIGAA → Módulos → Portal do Docente → Ensino → Orientações de Pós Graduação → Meus Orientandos → Solicitar Banca → Cadastrar Banca de Defesa.

Manual: Solicitar Cadastro de Banca de Defesa Pelo Docente Orientador

Acompanhar Procedimentos Após Defesa

Essa funcionalidade Permite realizar todos os processos necessários após a defesa da banca de Tese ou Dissertação, até a solicitação de homologação do diploma.

Nessa atividade são envolvidos discente, docente, coordenação e, em alguns casos, a Pró Reitoria de Pós-Graduação Stricto Sensu (PROPG).

Há 10 etapas que precisam ser executadas até que seja finalizado todo o processo de pós banca. Cada passo é liberado conforme tenha sido executado com sucesso a etapa anterior. Após a conclusão é possível dar entrada na homologação do diploma.

Abaixo estará a lista de tarefas e quem executa-as:


1- A coordenação do curso informa se o discente foi aprovado ou não. Nessa etapa também é redigida a ata de defesa junto com seu número no sistema;

2- O discente precisa enviar uma nova versão de seu trabalho mesmo que não tenha sido solicitado correções pela banca examinadora;

3- O docente orientador do discente recebe a versão e da um parecer do arquivo (se foi aprovado ou Retornado para Adequação). Caso não seja aprovado, a etapa 2 fica ativa novamente;

4- (Etapa indisponível - Aguardando ativação do módulo biblioteca);

5- (Etapa indisponível - Aguardando ativação do módulo biblioteca);

6- (Etapa indisponível - Aguardando ativação do módulo biblioteca);

7- O discente informa se autoriza a disponibilização pública de sua pesquisa, ou se impede a sua publicação baseado em justificativas plausíveis (como direitos autorais, patentes, etc.);

8- A coordenação informa se recebeu a versão final da Tese/Dissertação do discente, e informa se o recebimento segue como: “Retornado para adequação” ou “Recebida e Validada”;

9- O discente envia os documentos pessoais para serem inclusos no processo de homologação de diploma. Geralmente são (RG, CPF e Diploma de Ensino Superior);

10- O coordenador dá início ao processo de homologação de diploma.


AcompanharProcedimentosAposDefesa.png

Para entender melhor essas funcionalidades, você pode acessar o manual abaixo:

  • Acompanhar Procedimentos Após Defesa

Caminhos:

Portal do Docente Stricto Sensu → Ensino → Orientações Pós-Graduação → Bancas → Acompanhar Solicitação

Manual: Acompanhar Procedimentos Após Defesa

Etapa 3 - Revisar Tese/Dissertação

A etapa 3 (Aprovação da versão final corrigida) é a referente a sua atuação nestes procedimentos de pós defesa.

Nesta etapa é realizada a validação (revisando o conteúdo) e/ou confirmação do recebimento das Teses/Dissertações enviadas pelo seu orientando para você.

Para ter acesso aos detalhes dessa funcionalidade, você pode acessar o caminho de acesso ou o manual abaixo:

  • Revisar Tese/Dissertação pelo Docente

Caminhos:

SIGAA → Portal do Docente Stricto Sensu → Ensino → Orientações Pós-Graduação → Meus Orientandos.

Manual: Revisar Tese/Dissertação pelo Docente

Extras

Visualizar Estrutura Curricular

Caso qualquer pessoa tenha interesse em identificar qual a grade curricular de cada curso de pós graduação Stricto Sensu, ele pode fazer a consulta no portal público da UFPE ( https://sigaa.ufpe.br/sigaa/public ).

Stricto sensu - consultar cursos.jpg

Caso a estrutura curricular do seu curso ainda não esteja disponível para visualização, você deve entrar em contato com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG) para:

  • Enviar sua estrutura curricular;
  • Saber o motivo pelo qual a sua estrutura não está disponível para visualização.


Para ter acesso aos detalhes dessa funcionalidade, você pode acessar o caminho de acesso ou o manual abaixo:

Visualizar Estrutura Curricular (Portal Público)

Caminho: Portal Público UFPE → Stricto Sensu → Cursos → Detalhe do curso

Atalho: Consultar Curso Stricto Sensu

Manual: Visualizar Estrutura Curricular (Portal Público)

Índice dos Manuais do Portal Docente Stricto Sensu

Abaixo encontra-se todos os manuais individuais detalhados que estão relacionados com o Portal do Docente Stricto Sensu do SIGAA.

Eles estão organizados em ordem alfabética.

Caso queira entender resumidamente a funcionalidade de algum item destes manuais, sugerimos que analise o índice desse artigo e clique na funcionalidade que deseja informações. Dentro do resumo haverá o link para o manual exato da funcionalidade que você pode estar procurando.

Boa leitura!

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