Acompanhar Procedimentos Após Defesa
Objetivo
Permite realizar todos os processos necessários após defesa até a solicitação de homologação do diploma.
Pré-requisitos
- O discente não deve ter carga horária integralizada pendente, ou seja, o discente deve ter carga horária integralizada pendente igual a zero.
Para consultar os discentes com carga horária integralizada, pode-se utilizar o Relatório de carga horária integralizada;
- É necessário que o discente já tenha um orientador definido;
- É necessário consolidar as Atividades de Qualificação ou Orientação Individual;
- O(A) discente deve estar matriculado(a) em atividade de defesa (Dissertação para mestrado e Tese para doutorado);
- A banca de defesa deve ter sido cadastrada.
- Ter se cadastrado para uso dos serviços da biblioteca.
No Menu Principal no portal do discente, clique em Biblioteca e depois em Cadastrar para Utilizar os Serviços da Biblioteca. Selecione o vínculo e crie uma senha contendo apenas números. Para confirmar a criação da senha da biblioteca, informe sua senha do SIGAA.
Perfis de Acesso
- Gestor Stricto Sensu.
- Coordenador, Vice-Coordenador e secretário de Curso Stricto Sensu.
- Docente Stricto.
- Discente Stricto.
Caminho
(Pelo Discente)
Ensino --> Produções Acadêmicas --> Acompanhar Procedimentos Após Defesa
(Pelo Coordenador)
Aluno --> Conclusão --> Acompanhar Procedimentos Após Defesa
(Pelo Gestor)
Alunos --> Outras Operações --> Acompanhar Procedimentos Após Defesa
Passo a Passo
1) Consolidação da atividade de defesa:
- Usuário: Coordenador(a), Vice-Coordenador(a) e secretário(a) de PPG
Ao consolidar uma atividade, o usuário informa se o discente foi aprovado ou não e finaliza a atividade.
Matrículas → Atividades → Consolidar
Após Coordenador(a), Vice-Coordenador(a) ou secretário(a) consolidar a Atividade de Defesa, o(a) discente poderá realizar o download da Ata de Defesa contendo os itens a serem corrigidos..
Maiores informações em: Consolidar Atividade de Defesa
2) Submissão da versão final corrigida da Dissertação:
- Usuário: Discente
Nesta operação, após o(a) discente obter a Ata de Defesa, realiza as correções e submete a versão final corrigida, ainda sem ficha catalográfica, para avaliação do(a) orientador(a).
Ensino --> Produções Acadêmicas --> Acompanhar Procedimentos Após Defesa
ou
Ensino --> Produções Acadêmicas --> Submeter Teses/Dissertações
Maiores informações em: Submissão da versão final corrigida da Dissertação
3) Aprovação da versão final corrigida da Tese/Dissertação:
- Usuário: Orientador(a)
O usuário é responsável pela aprovação da versão corrigida pelo(a) discente.
(Pelo Orientador)
Ensino --> Orientações Pós Graduação --> Meus Orientandos --> Revisar Tese/Dissertação
- Obs.: O(A) orientador(a) tem a opção de mudar o status para APROVADA.
(Pelo Coordenador)
Aluno --> Conclusão --> Confirmar Recebimento de Tese/Dissertação
- Obs.: Na impossibilidade do orientador validar a versão final da Dissertação, o coordenador utiliza o formulário para validar a revisão, escolhendo o status APROVADA ou RECEBIDA E VALIDADA.
Mais informações no manual:Aprovação da versão final
4) Solicitação da Ficha Catalográfica:
- Clique no link Solicitar Ficha Catalográfica. Preencha todos os campos com as informações de seu trabalho e cadastre sua solicitação. A Biblioteca irá verificar sua solicitação e atendê-la.
5) Ressubmissão da versão final corrigida da Dissertação com Ficha Catalográfica:
- Após a devolução da ficha catalográfica com a correções necessárias enviar novamente para uma segunda avaliação.
6) Aprovação da versão final corrigida da Dissertação com Ficha Catalográfica:
- Após realizadas as correções enviar a versão final da ficha Catalográfica.
7) Assinatura do termo de autorização de publicação:
- Usuário: Discente
Ensino --> Produções Acadêmicas --> Termo de Autorização
ou
Ensino --> Produções Acadêmicas --> Acompanhar Procedimentos Após Defesa
- Obs.: Para cada produção listada será possível assinar o "Termo de Autorização" para que ela possa ser disponibilizada para consulta aos usuários externos.
A autorização para disponibilização das suas produções acadêmicas é obrigatória, mesmo que elas são sejam disponibilizadas de imediato.
Maiores informações em: Termo de Autorização
8) Recebimento da versão final pela coordenação:
- Usuário: Coordenador
Aluno --> Conclusão --> Acompanhar Procedimentos Após Defesa
ou
Aluno --> Conclusão --> Confirmar Recebimento de Tese/Dissertação
9) Inserir Documentos Obrigatórios:
- Usuário: Discente
Ensino --> Produções Acadêmicas --> Acompanhar Procedimentos Após Defesa
- Obs.: É necessário que o(a) discente envie os documentos obrigatórios no formato PDF (Identidade, CPF, Certidão de Quitação Eleitoral, Certidão de Nascimento ou Casamento e Diploma de Graduação).
Maiores informações em: Inserir documentos obrigatórios
9.1) Validar Documentos Obrigatórios:
- Usuário: Coordenador
Aluno --> Conclusão --> Validar Documentação para Homologação de Diploma
Após o discente inserir os documentos obrigatórios, o coordenador pode visualizar os documentos e conferir se estão corretos e de acordo com os padrões exigidos. Os documentos estando corretos, o coordenador poderá validar a documentação finalizando essa etapa 9 como "validada".
Após a realização dessas 9 etapas, é possível o coordenador solicitar a homologação do diploma.
10) Solicitação de homologação do diploma:
- Usuário: Coordenador
Manual disponível em: Solicitar Homologação de Diplomas
Para maiores informações assista ao vídeo Tutorial com os passos para consolidação de atividades:
Assista o Vídeo Tutorial contendo os passos para homologação do diploma: