Mudanças entre as edições de "Categoria:Portal do Docente da Pós Graduação"

De Manuais de Sistemas
Ir para navegação Ir para pesquisar
Linha 102: Linha 102:


=== Turma Virtual Docente ===
=== Turma Virtual Docente ===
Turma Virtual é o “local” no qual se armazena todas as informações de uma turma a fim de aumentar a interação entre alunos e professores de forma online.
Nela contém os participantes (alunos + moderadores + professores).
Os professores podem usar a “Turma Virtual” para criar fóruns, inserir notícias, criar tarefas, e etc, para poder realizar essas atividades a distância. Além disso, essa ferramenta permite gerar lista de frequência, lançar notas e outras ações.
Para ter acesso a todas essas funcionalidades, acesse o [https://manuaisdesistemas.ufpe.br/index.php/Categoria:Turma_Virtual_Docente Portal da Turma Virtual Docente]


==== Lançar Conceitos ====
==== Lançar Conceitos ====

Edição das 14h14min de 19 de abril de 2021


Olá, docente de Programa de Pós Graduação Stricto Sensu!

O Portal do Docente é uma página do SIGAA que reúne todas as funcionalidades rotineiras que o docente pode desempenhar no sistema.

Se você já tem login e senha para acessar o SIPAC, use os mesmos para acessar o [SIGAA]. Se não possui um usuário cadastrado, visite o manual de [Criar Login] e após isso volte para continuar a exploração.

Conhecendo o Portal

Portal Docente Stricto.jpg

Legenda:

1 - Identificação da Instituição de Ensino Superior e o sistema em que está logado;

2 - O ícones de acessibilidade para aumentar ou diminuir os textos da página;

3 - Menu de ajuda (ele está direciona para o link da UFRN);

4 - O tempo de uso decrescente que o usuário ficou sem interagir com o sistema;

5 - O botão para sair/deslogar do sistema;

6 - Nome completo do docente e o órgão em que ele está associado;

7 - Grupo de ícones para atalhos de funções mais gerais para o usuário;

8 - Menu que disponibiliza de modo organizado as funcionalidades executadas pelo docente;

9 - Neste espaço haverá os informes que serão compartilhados pela coordenação;

10 - Mensagens;

11 - Permite trocar a foto do perfil;

12 - Permite atualizar dados do site do docente;

13 - Ver agenda das turmas (não explorado);

14 - Foto do docente;

15 - Relação das turmas em que o docente ministrará aula no semestre atual;

16 - Página pessoal do docente no SIGAA;

17 - (Não explorado)

18 - Legenda para o item 15;

19 - (Não explorado)

20 - (Não explorado)

21 - (Não explorado)

22 - (Não explorado)

23 - Dados pessoais do docente;

24 - (Não explorado)

25 - Atalho fixo para voltar a página inicial, caso você esteja em outra página, só é clicar nesse ícone e será redirecionado automaticamente para a tela inicial do portal;

26 - Esse são os os dados da instituição, como endereço, telefone, e-mail, e etc.;

Início do Semestre Letivo

Visualizar Calendário Acadêmico

Para ter acesso ao calendário Acadêmico oficial da UFPE, acesse o portal público da UFPE clicando nesse link: https://sigaa.ufpe.br/sigaa/public

Caminho: Portal Público -> Pós-Graduação -> Stricto Sensu -> Calendário Acadêmico

Calendario-stricto-portal-publico.png

Visualizar Minhas Turmas

A área de "Minhas Turmas no Semestre" (que aparece na tela inicial do Portal do Docente no SIGAA (item 15 do tópico 1 - Conhecendo o Portal ) logo após o login ou seleção do vínculo) apresenta a relação das turmas em que o docente ministrará aula no semestre atual, contendo:

  • Situação
  • Nível
  • Carga horária total
  • Horário dos encontros no Semestre
  • Quantidade de alunos
  • Link rápido para acesso ao Chat da turma

Ao clicar no nome da turma, você terá acesso ao ambiente da Turma Virtual da mesma.

Meus Orientandos

Por meio desta funcionalidade é possível realizar algumas ações relacionadas aos orientandos: visualizar Histórico, visualizar Orientações de matrícula realizadas, solicitar banca de qualificação ou defesa, revisar tese ou dissertação.


Screenshot 20191121 132008.png


Para ter acesso aos detalhes dessa funcionalidade, você pode acessar o caminho de acesso ou o manual abaixo:


Caminho: SIGAA → Módulos → Portal Docente → Ensino → Orientações Pós-Graduação → Meus Orientandos

Manual: Meus Orientandos

Durante as Aulas

Turma Virtual Docente

Turma Virtual é o “local” no qual se armazena todas as informações de uma turma a fim de aumentar a interação entre alunos e professores de forma online.

Nela contém os participantes (alunos + moderadores + professores).

Os professores podem usar a “Turma Virtual” para criar fóruns, inserir notícias, criar tarefas, e etc, para poder realizar essas atividades a distância. Além disso, essa ferramenta permite gerar lista de frequência, lançar notas e outras ações.

Para ter acesso a todas essas funcionalidades, acesse o Portal da Turma Virtual Docente

Lançar Conceitos

Para lançar o conceito final dos alunos de suas turmas, bem como transferir as faltas do controle de frequência para que sejam de fato registradas no histórico escolar dos discentes, acessar a opção "Lançar Notas" na Turma Virtual.

Para ter acesso aos detalhes dessa funcionalidade, você pode acessar o caminho de acesso ou o manual abaixo:
Caminho: SIGAA → Módulos → Portal do docente → Minhas Turmas no Semestre → Componente Curricular (clique em uma turma/componente) → Menu Turma Virtual → Alunos → Lançar Notas

Manual: Lançar Conceitos (Notas)

Gostaria de ver como é realizada essa tarefa? Assista ao vídeo abaixo:

Lançar Frequência

Para gerenciar a frequência dos discentes no decorrer do semestre letivo o sistema disponibiliza um conjunto de funcionalidades que permitem o lançamento das faltas e emissão de documentos auxiliares para registro. Estas funcionalidades são disponibilizadas na Turma Virtual.

Para ter acesso aos detalhes dessa funcionalidade, você pode acessar o caminho de acesso ou o manual abaixo:

Caminho: SIGAA → Módulos → Portal do docente → Minhas Turmas no Semestre → Componente Curricular (clique em uma turma/componente) Menu Turma Virtual → Alunos → Lançar Frequência / Lançar Frequência em Planilha

Manual: Lançar Frequência

Gostaria de ver como é realizada essa tarefa? Assista ao vídeo abaixo:

Consolidar Turmas

Para encerrar uma turma é necessário consolidá-la. Esta funcionalidade está disponível no tópico 3.2.1 - Lançamento de Conceitos (Notas).

Importante! A consolidação só pode ser realizada quando todos os conceitos e faltas forem lançados, pois não é possível realizar alterações na turma posteriormente.

Encerramento do Curso

Cadastrar Banca de Qualificação ou Banca de Defesa

Apenas o docente que esteja orientando algum discente pode cadastrar uma banca de defesa, ou qualificação, no SIGAA para esse mesmo orientando.

Esse cadastro é preliminar, pois quem aprova se a banca poderá ser realizada, ou não, é a coordenação do curso.

  • O Cadastro de Banca de Qualificação atualmente é opcional para o mestrado, e obrigatório para o doutorado. O procedimento de cadastro dessa atividade no mestrado fica a critério do regimento interno do curso de pós graduação. Para realizar o cadastro dessa banca, é necessário que o discente seja matriculado antes em uma atividade de qualificação.
  • O Cadastro de Banca de Defesa é realizado para o discente que já obteve toda a sua carga horária integralizada (obrigatória e optativa) e está matriculado em uma atividade de banca do tipo “Dissertação/Tese”.

Para ter acesso aos detalhes dessa funcionalidade, você pode acessar o caminho de acesso ou o manual abaixo:

  • Cadastrar Banca de Defesa/Qualificação

Caminhos

SIGAA → Módulos → Portal do Docente → Ensino → Orientações de Pós Graduação → Meus Orientandos → Solicitar Banca → Cadastrar Banca de Qualificação.

SIGAA → Módulos → Portal do Docente → Ensino → Orientações de Pós Graduação → Meus Orientandos → Solicitar Banca → Cadastrar Banca de Defesa.

Manual: Solicitar Cadastro de Banca de Defesa Pelo Docente Orientador

Acompanhar Procedimentos Após Defesa

Aviso! Aviso: Procedimentos aguardando homologação pela PROPG.

Extras

Visualizar Estrutura Curricular

Caso qualquer pessoa tenha interesse em identificar qual a grade curricular de cada curso de pós graduação Stricto Sensu, ele pode fazer a consulta no portal público da UFPE ( https://sigaa.ufpe.br/sigaa/public ).

Stricto sensu - consultar cursos.jpg

Caso a estrutura curricular do seu curso ainda não esteja disponível para visualização, você deve entrar em contato com a PROPESQ para:

  • Enviar sua estrutura curricular;
  • Saber o motivo pelo qual a sua estrutura não está disponível para visualização.


Para ter acesso aos detalhes dessa funcionalidade, você pode acessar o caminho de acesso ou o manual abaixo:

Visualizar Estrutura Curricular (Portal Público)

Caminho: Portal Público UFPE → Stricto Sensu → Cursos → Detalhe do curso

Atalho: Consultar Curso Stricto Sensu

Manual: Visualizar Estrutura Curricular (Portal Público)

Índice dos Manuais do Portal Docente Stricto Sensu

Abaixo encontra-se todos os manuais individuais detalhados que estão relacionados com o Portal do Docente Stricto Sensu do SIGAA.

Eles estão organizados em ordem alfabética.

Caso queira entender resumidamente a funcionalidade de algum item destes manuais, sugerimos que analise o índice desse artigo e clique na funcionalidade que deseja informações. Dentro do resumo haverá o link para o manual exato da funcionalidade que você pode estar procurando.

Boa leitura!

Páginas na categoria “Portal do Docente da Pós Graduação”

As seguintes 6 páginas pertencem a esta categoria, de um total de 6.