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Para reclamações, suporte ou sugestões, entre em contato com a central de serviços através do site https://sites.ufpe.br/cstic/ , pelo https://otrs.ufpe.br/otrs/customer.pl, ou pelo numero (81) 2126 - 7777. | |||
Para acessar as funcionalidades relacionadas a Turma Virtual Docente, acesse esse link para mais detalhes: '''"[<u>[https://manuaisdesistemas.ufpe.br/index.php/Categoria:Turma_Virtual_Docente Portal da Turma Virtual Docente]</u>]".''' | Para acessar as funcionalidades relacionadas a Turma Virtual Docente, acesse esse link para mais detalhes: '''"[<u>[https://manuaisdesistemas.ufpe.br/index.php/Categoria:Turma_Virtual_Docente Portal da Turma Virtual Docente]</u>]".''' | ||
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Para ter acesso ao calendário Acadêmico oficial da UFPE, acesse o portal público da UFPE clicando nesse link: https://sigaa.ufpe.br/sigaa/public | Para ter acesso ao calendário Acadêmico oficial da UFPE, acesse o portal público da UFPE clicando nesse link: https://sigaa.ufpe.br/sigaa/public | ||
Caminho: ''Portal Público | Caminho: ''Portal Público → Pós-Graduação (Stricto Sensu) → Calendário Acadêmico'' | ||
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Nesta etapa é realizada a validação (revisando o conteúdo) e/ou confirmação do recebimento das Teses/Dissertações enviadas pelo seu orientando para você. | |||
Para ter acesso aos detalhes dessa funcionalidade, você pode acessar o caminho de acesso ou o manual abaixo: | |||
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''Portal do Docente Stricto Sensu → Ensino → Orientações Pós-Graduação → | ''SIGAA → Portal do Docente Stricto Sensu → Ensino → Orientações Pós-Graduação → Meus Orientandos.'' | ||
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Caso a estrutura curricular do seu curso ainda não esteja disponível para visualização, você deve entrar em contato com a | Caso a estrutura curricular do seu curso ainda não esteja disponível para visualização, você deve entrar em contato com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG) para: | ||
* Enviar sua estrutura curricular; | * Enviar sua estrutura curricular; | ||
* Saber o motivo pelo qual a sua estrutura não está disponível para visualização. | * Saber o motivo pelo qual a sua estrutura não está disponível para visualização. |
Edição atual tal como às 14h38min de 8 de setembro de 2022
Olá, docente de Programa de Pós Graduação Stricto Sensu!
O Portal do Docente é uma página do SIGAA que reúne todas as funcionalidades rotineiras que o docente pode desempenhar no sistema.
Se você já tem login e senha para acessar o SIPAC, use os mesmos para acessar o [SIGAA]. Se não possui um usuário cadastrado, visite o manual de [Criar Login] e após isso volte para continuar a exploração.
Para reclamações, suporte ou sugestões, entre em contato com a central de serviços através do site https://sites.ufpe.br/cstic/ , pelo https://otrs.ufpe.br/otrs/customer.pl, ou pelo numero (81) 2126 - 7777.
Para acessar as funcionalidades relacionadas a Turma Virtual Docente, acesse esse link para mais detalhes: "[Portal da Turma Virtual Docente]".
Conhecendo o Portal
Legenda:
1 - Identificação da Instituição de Ensino Superior e o sistema em que está logado;
2 - O ícones de acessibilidade para aumentar ou diminuir os textos da página;
3 - Menu de ajuda (ele está direciona para o link da UFRN);
4 - O tempo de uso decrescente que o usuário ficou sem interagir com o sistema;
5 - O botão para sair/deslogar do sistema;
6 - Nome completo do docente e o órgão em que ele está associado;
7 - Grupo de ícones para atalhos de funções mais gerais para o usuário;
8 - Menu que disponibiliza de modo organizado as funcionalidades executadas pelo docente;
9 - Neste espaço haverá os informes que serão compartilhados pela coordenação;
10 - Mensagens;
11 - Permite trocar a foto do perfil;
12 - Permite atualizar dados do site do docente;
13 - Ver agenda das turmas (não explorado);
14 - Foto do docente;
15 - Relação das turmas em que o docente ministrará aula no semestre atual;
16 - Página pessoal do docente no SIGAA;
17 - (Não explorado)
18 - Legenda para o item 15;
19 - (Não explorado)
20 - (Não explorado)
21 - (Não explorado)
22 - (Não explorado)
23 - Dados pessoais do docente;
24 - (Não explorado)
25 - Atalho fixo para voltar a página inicial, caso você esteja em outra página, só é clicar nesse ícone e será redirecionado automaticamente para a tela inicial do portal;
26 - Esse são os os dados da instituição, como endereço, telefone, e-mail, e etc.;
Início do Semestre Letivo
Visualizar Calendário Acadêmico
Para ter acesso ao calendário Acadêmico oficial da UFPE, acesse o portal público da UFPE clicando nesse link: https://sigaa.ufpe.br/sigaa/public
Caminho: Portal Público → Pós-Graduação (Stricto Sensu) → Calendário Acadêmico
Visualizar Minhas Turmas
A área de "Minhas Turmas no Semestre" (que aparece na tela inicial do Portal do Docente no SIGAA (item 15 do tópico 1 - Conhecendo o Portal ) logo após o login ou seleção do vínculo) apresenta a relação das turmas em que o docente ministrará aula no semestre atual, contendo:
- Situação
- Nível
- Carga horária total
- Horário dos encontros no Semestre
- Quantidade de alunos
- Link rápido para acesso ao Chat da turma
Ao clicar no nome da turma, você terá acesso ao ambiente da Turma Virtual da mesma.
Meus Orientandos
Por meio desta funcionalidade é possível realizar algumas ações relacionadas aos orientandos: visualizar Histórico, visualizar Orientações de matrícula realizadas, solicitar banca de qualificação ou defesa, revisar tese ou dissertação.
Para ter acesso aos detalhes dessa funcionalidade, você pode acessar o caminho de acesso ou o manual abaixo:
Caminho: SIGAA → Módulos → Portal Docente → Ensino → Orientações Pós-Graduação → Meus Orientandos
Manual: Meus Orientandos
Durante as Aulas
Turma Virtual Docente
Turma Virtual é o “local” no qual se armazena todas as informações de uma turma a fim de aumentar a interação entre alunos e professores de forma online.
Nela contém os participantes (alunos + moderadores + professores).
Os professores podem usar a “Turma Virtual” para criar fóruns, inserir notícias, criar tarefas, e etc, para poder realizar essas atividades a distância. Além disso, essa ferramenta permite gerar lista de frequência, lançar notas e outras ações.
Para ter acesso a todas essas funcionalidades (e outras), acesse o "[Portal da Turma Virtual Docente]".
Gostaria de ver como acessar o "Portal do Docente" e a "Turma Virtual do Docente"? Assista ao vídeo abaixo:
Lançar Conceitos
Para lançar o conceito final dos alunos de suas turmas, bem como transferir as faltas do controle de frequência para que sejam de fato registradas no histórico escolar dos discentes, acessar a opção "Lançar Notas" na Turma Virtual.
Para ter acesso aos detalhes dessa funcionalidade, você pode acessar o caminho de acesso ou o manual abaixo:
Caminho: SIGAA → Módulos → Portal do docente → Minhas Turmas no Semestre → Componente Curricular (clique em uma turma/componente) → Menu Turma Virtual → Alunos → Lançar Notas
Manual: Lançar Conceitos (Notas)
Gostaria de ver como é realizada essa tarefa? Assista ao vídeo abaixo:
Lançar Frequência
Para gerenciar a frequência dos discentes no decorrer do semestre letivo o sistema disponibiliza um conjunto de funcionalidades que permitem o lançamento das faltas e emissão de documentos auxiliares para registro. Estas funcionalidades são disponibilizadas na Turma Virtual.
Para ter acesso aos detalhes dessa funcionalidade, você pode acessar o caminho de acesso ou o manual abaixo:
Caminho: SIGAA → Módulos → Portal do docente → Minhas Turmas no Semestre → Componente Curricular (clique em uma turma/componente) → Menu Turma Virtual → Alunos → Lançar Frequência / Lançar Frequência em Planilha
Manual: Lançar Frequência
Gostaria de ver como é realizada essa tarefa? Assista ao vídeo abaixo:
Consolidar Turmas
Para encerrar uma turma é necessário consolidá-la. Esta funcionalidade está disponível no tópico 3.2.1 - Lançamento de Conceitos (Notas).
Importante! A consolidação só pode ser realizada quando todos os conceitos e faltas forem lançados, pois não é possível realizar alterações na turma posteriormente.
Encerramento do Curso
Cadastrar Banca de Qualificação ou Banca de Defesa
Apenas o docente que esteja orientando algum discente pode cadastrar uma banca de defesa, ou qualificação, no SIGAA para esse mesmo orientando.
Esse cadastro é preliminar, pois quem aprova se a banca poderá ser realizada, ou não, é a coordenação do curso.
- O Cadastro de Banca de Qualificação atualmente é opcional para o mestrado, e obrigatório para o doutorado. O procedimento de cadastro dessa atividade no mestrado fica a critério do regimento interno do curso de pós graduação. Para realizar o cadastro dessa banca, é necessário que o discente seja matriculado antes em uma atividade de qualificação.
- O Cadastro de Banca de Defesa é realizado para o discente que já obteve toda a sua carga horária integralizada (obrigatória e optativa) e está matriculado em uma atividade de banca do tipo “Dissertação/Tese”.
Para ter acesso aos detalhes dessa funcionalidade, você pode acessar o caminho de acesso ou o manual abaixo:
- Cadastrar Banca de Defesa/Qualificação
Caminhos:
SIGAA → Módulos → Portal do Docente → Ensino → Orientações de Pós Graduação → Meus Orientandos → Solicitar Banca → Cadastrar Banca de Qualificação.
SIGAA → Módulos → Portal do Docente → Ensino → Orientações de Pós Graduação → Meus Orientandos → Solicitar Banca → Cadastrar Banca de Defesa.
Manual: Solicitar Cadastro de Banca de Defesa Pelo Docente Orientador
Acompanhar Procedimentos Após Defesa
Essa funcionalidade Permite realizar todos os processos necessários após a defesa da banca de Tese ou Dissertação, até a solicitação de homologação do diploma.
Nessa atividade são envolvidos discente, docente, coordenação e, em alguns casos, a Pró Reitoria de Pós-Graduação Stricto Sensu (PROPG).
Há 10 etapas que precisam ser executadas até que seja finalizado todo o processo de pós banca. Cada passo é liberado conforme tenha sido executado com sucesso a etapa anterior. Após a conclusão é possível dar entrada na homologação do diploma.
Abaixo estará a lista de tarefas e quem executa-as:
1- A coordenação do curso informa se o discente foi aprovado ou não. Nessa etapa também é redigida a ata de defesa junto com seu número no sistema;
2- O discente precisa enviar uma nova versão de seu trabalho mesmo que não tenha sido solicitado correções pela banca examinadora;
3- O docente orientador do discente recebe a versão e da um parecer do arquivo (se foi aprovado ou Retornado para Adequação). Caso não seja aprovado, a etapa 2 fica ativa novamente;
4- (Etapa indisponível - Aguardando ativação do módulo biblioteca);
5- (Etapa indisponível - Aguardando ativação do módulo biblioteca);
6- (Etapa indisponível - Aguardando ativação do módulo biblioteca);
7- O discente informa se autoriza a disponibilização pública de sua pesquisa, ou se impede a sua publicação baseado em justificativas plausíveis (como direitos autorais, patentes, etc.);
8- A coordenação informa se recebeu a versão final da Tese/Dissertação do discente, e informa se o recebimento segue como: “Retornado para adequação” ou “Recebida e Validada”;
9- O discente envia os documentos pessoais para serem inclusos no processo de homologação de diploma. Geralmente são (RG, CPF e Diploma de Ensino Superior);
10- O coordenador dá início ao processo de homologação de diploma.
Para entender melhor essas funcionalidades, você pode acessar o manual abaixo:
- Acompanhar Procedimentos Após Defesa
Caminhos:
Portal do Docente Stricto Sensu → Ensino → Orientações Pós-Graduação → Bancas → Acompanhar Solicitação
Manual: Acompanhar Procedimentos Após Defesa
Etapa 3 - Revisar Tese/Dissertação
A etapa 3 (Aprovação da versão final corrigida) é a referente a sua atuação nestes procedimentos de pós defesa.
Nesta etapa é realizada a validação (revisando o conteúdo) e/ou confirmação do recebimento das Teses/Dissertações enviadas pelo seu orientando para você.
Para ter acesso aos detalhes dessa funcionalidade, você pode acessar o caminho de acesso ou o manual abaixo:
- Revisar Tese/Dissertação pelo Docente
Caminhos:
SIGAA → Portal do Docente Stricto Sensu → Ensino → Orientações Pós-Graduação → Meus Orientandos.
Manual: Revisar Tese/Dissertação pelo Docente
Extras
Visualizar Estrutura Curricular
Caso qualquer pessoa tenha interesse em identificar qual a grade curricular de cada curso de pós graduação Stricto Sensu, ele pode fazer a consulta no portal público da UFPE ( https://sigaa.ufpe.br/sigaa/public ).
Caso a estrutura curricular do seu curso ainda não esteja disponível para visualização, você deve entrar em contato com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG) para:
- Enviar sua estrutura curricular;
- Saber o motivo pelo qual a sua estrutura não está disponível para visualização.
Para ter acesso aos detalhes dessa funcionalidade, você pode acessar o caminho de acesso ou o manual abaixo:
Visualizar Estrutura Curricular (Portal Público)
Caminho: Portal Público UFPE → Stricto Sensu → Cursos → Detalhe do curso
Atalho: Consultar Curso Stricto Sensu
Manual: Visualizar Estrutura Curricular (Portal Público)
Índice dos Manuais do Portal Docente Stricto Sensu
Abaixo encontra-se todos os manuais individuais detalhados que estão relacionados com o Portal do Docente Stricto Sensu do SIGAA.
Eles estão organizados em ordem alfabética.
Caso queira entender resumidamente a funcionalidade de algum item destes manuais, sugerimos que analise o índice desse artigo e clique na funcionalidade que deseja informações. Dentro do resumo haverá o link para o manual exato da funcionalidade que você pode estar procurando.
Boa leitura!
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