Mudanças entre as edições de "Categoria:Portal do Docente da Pós Graduação"

De Manuais de Sistemas
Ir para navegação Ir para pesquisar
 
(31 revisões intermediárias pelo mesmo usuário não estão sendo mostradas)
Linha 6: Linha 6:


Se você já tem '''login e senha''' para acessar o SIPAC, '''use os mesmos''' para acessar o [[https://sigaa.ufpe.br/sigaa/verTelaLogin.do SIGAA]]. Se não possui um usuário cadastrado, visite o manual de [[https://manuaisdesistemas.ufpe.br/index.php/Criar_Usu%C3%A1rio_no_SIGAA#Acessar_SIGAA Criar Login]] e após isso volte para continuar a exploração.
Se você já tem '''login e senha''' para acessar o SIPAC, '''use os mesmos''' para acessar o [[https://sigaa.ufpe.br/sigaa/verTelaLogin.do SIGAA]]. Se não possui um usuário cadastrado, visite o manual de [[https://manuaisdesistemas.ufpe.br/index.php/Criar_Usu%C3%A1rio_no_SIGAA#Acessar_SIGAA Criar Login]] e após isso volte para continuar a exploração.
Para reclamações, suporte ou sugestões, entre em contato com a central de serviços através do site https://sites.ufpe.br/cstic/ , pelo https://otrs.ufpe.br/otrs/customer.pl, ou pelo numero (81) 2126 - 7777.
Para acessar as funcionalidades relacionadas a Turma Virtual Docente, acesse esse link para mais detalhes: '''"[<u>[https://manuaisdesistemas.ufpe.br/index.php/Categoria:Turma_Virtual_Docente Portal da Turma Virtual Docente]</u>]".'''


== Conhecendo o Portal ==
== Conhecendo o Portal ==
Linha 70: Linha 74:
Para ter acesso ao calendário Acadêmico oficial da UFPE, acesse o portal público da UFPE clicando nesse link: https://sigaa.ufpe.br/sigaa/public
Para ter acesso ao calendário Acadêmico oficial da UFPE, acesse o portal público da UFPE clicando nesse link: https://sigaa.ufpe.br/sigaa/public


Caminho: ''Portal Público -> Pós-Graduação -> Stricto Sensu -> Calendário Acadêmico''
Caminho: ''Portal Público Pós-Graduação (Stricto Sensu) → Calendário Acadêmico''


[[Arquivo:Calendario-stricto-portal-publico.png]]
[[Arquivo:Calendario-stricto-portal-publico.png]]
Linha 101: Linha 105:
== Durante as Aulas ==
== Durante as Aulas ==


=== Analisar Solicitações de Matrícula (Orientador) ===
=== Turma Virtual Docente ===


Essa funcionalidade permite que o docente orientador analise matrículas de seus orientandos, permitindo também o cadastro de orientação geral acerca das escolhas feitas pelo discente.  
Turma Virtual é o “local” no qual se armazena todas as informações de uma turma a fim de aumentar a interação entre alunos e professores de forma online.


Para ter acesso aos detalhes dessa funcionalidade, você pode acessar o caminho de acesso ou o manual abaixo: 
Nela contém os participantes (alunos + moderadores + professores).


'''Caminho''': ''SIGAA → Módulos → Portal Docente → Ensino → Orientações Pós-Graduação -> Analisar Solicitações de Matrícula.''
Os professores podem usar a “Turma Virtual” para criar fóruns, inserir notícias, criar tarefas, e etc, para poder realizar essas atividades a distância. Além disso, essa ferramenta permite gerar lista de frequência, lançar notas e outras ações.


'''Manual''': [https://manuaisdesistemas.ufpe.br/index.php/Analisar_Solicita%C3%A7%C3%B5es_de_Matr%C3%ADcula_(Orientador) Analisar Solicitações de Matrícula (Orientador)]
Para ter acesso a todas essas funcionalidades (e outras), acesse o '''"[<u>[https://manuaisdesistemas.ufpe.br/index.php/Categoria:Turma_Virtual_Docente Portal da Turma Virtual Docente]</u>]".'''


=== Turma Virtual pelo Docente ===
Gostaria de ver como acessar o "Portal do Docente" e a "Turma Virtual do Docente"? Assista ao vídeo abaixo:
 
<youtube>YU4kmeEvIz4</youtube>


==== Lançar Conceitos ====
==== Lançar Conceitos ====
Linha 126: Linha 132:
Gostaria de ver como é realizada essa tarefa? Assista ao vídeo abaixo:
Gostaria de ver como é realizada essa tarefa? Assista ao vídeo abaixo:


<youtube>WmtFF_S7OrQ&feature</youtube>
<youtube>UNGLd90s0bc</youtube>


==== Lançar Frequência ====
==== Lançar Frequência ====
Linha 141: Linha 147:
Gostaria de ver como é realizada essa tarefa? Assista ao vídeo abaixo:
Gostaria de ver como é realizada essa tarefa? Assista ao vídeo abaixo:


<youtube>57jDfefGBfs&feature</youtube>
<youtube>xy5jh3UiUaE</youtube>


==== Consolidar Turmas ====
==== Consolidar Turmas ====
Linha 151: Linha 157:
== Encerramento do Curso ==
== Encerramento do Curso ==


=== Cadastrar Banca de Qualificação ===
=== Cadastrar Banca de Qualificação ou Banca de Defesa ===


(Aguardando implantação)
Apenas o docente que esteja orientando algum discente pode cadastrar uma banca de defesa, ou qualificação, no SIGAA para esse mesmo orientando.


=== Cadastrar Banca de Defesa ===
Esse cadastro é preliminar, pois quem aprova se a banca poderá ser realizada, ou não, é a coordenação do curso.
* O Cadastro de Banca de Qualificação atualmente é opcional para o mestrado, e obrigatório para o doutorado. O procedimento de cadastro dessa atividade no mestrado fica a critério do regimento interno do curso de pós graduação. Para realizar o cadastro dessa banca, é necessário que o discente seja matriculado antes em uma atividade de qualificação.
* O Cadastro de Banca de Defesa é realizado para o discente que já obteve toda a sua carga horária integralizada (obrigatória e optativa) e está matriculado em uma atividade de banca do tipo “Dissertação/Tese”.


(Aguardando implantação)
Para ter acesso aos detalhes dessa funcionalidade, você pode acessar o caminho de acesso ou o manual abaixo:
 
* Cadastrar Banca de Defesa/Qualificação
'''Caminhos''': 
 
''SIGAA → Módulos → Portal do Docente → Ensino → Orientações de Pós Graduação → Meus Orientandos → Solicitar Banca → Cadastrar Banca de Qualificação''.
 
''SIGAA → Módulos → Portal do Docente → Ensino → Orientações de Pós Graduação → Meus Orientandos → Solicitar Banca → Cadastrar Banca de Defesa''.
 
'''Manual:''' [https://manuaisdesistemas.ufpe.br/index.php/Solicitar_Cadastro_de_Banca_de_Defesa_Pelo_Docente_Orientador Solicitar Cadastro de Banca de Defesa Pelo Docente Orientador]


=== Acompanhar Procedimentos Após Defesa ===
=== Acompanhar Procedimentos Após Defesa ===
Essa funcionalidade Permite realizar todos os processos necessários após a defesa da banca de Tese ou Dissertação, até a solicitação de homologação do diploma.
Nessa atividade são envolvidos discente, docente, coordenação e, em alguns casos, a Pró Reitoria de Pós-Graduação Stricto Sensu ('''PROPG)'''.
Há 10 etapas que precisam ser executadas até que seja finalizado todo o processo de pós banca. Cada passo é liberado conforme tenha sido executado com sucesso a etapa anterior. Após a conclusão é possível dar entrada na homologação do diploma.
Abaixo estará a lista de tarefas e quem executa-as:
'''''1- A coordenação do curso informa se o discente foi aprovado ou não. Nessa etapa também é redigida a ata de defesa junto com seu número no sistema;'''''
'''''2- O discente precisa enviar uma nova versão de seu trabalho mesmo que não tenha sido solicitado correções pela banca examinadora;'''''
'''''3- O docente orientador do discente recebe a versão e da um parecer do arquivo (se foi aprovado ou Retornado para Adequação). Caso não seja aprovado, a etapa 2 fica ativa novamente;'''''
'''''4- (Etapa indisponível - Aguardando ativação do módulo biblioteca);'''''
'''''5- (Etapa indisponível - Aguardando ativação do módulo biblioteca);'''''
'''''6- (Etapa indisponível - Aguardando ativação do módulo biblioteca);'''''
'''''7- O discente informa se autoriza a disponibilização pública de sua pesquisa, ou se impede a sua publicação baseado em justificativas plausíveis (como direitos autorais, patentes, etc.);'''''
'''''8- A coordenação informa se recebeu a versão final da Tese/Dissertação do discente, e informa se o recebimento segue como: “Retornado para adequação” ou “Recebida e Validada”;'''''
'''''9- O discente envia os documentos pessoais para serem inclusos no processo de homologação de diploma. Geralmente são (RG, CPF e Diploma de Ensino Superior);'''''
'''''10- O coordenador dá início ao processo de homologação de diploma.'''''
[[Arquivo:AcompanharProcedimentosAposDefesa.png]]
Para entender melhor essas funcionalidades, você pode acessar o manual abaixo:
*Acompanhar Procedimentos Após Defesa
'''Caminhos''':
''Portal do Docente Stricto Sensu → Ensino → Orientações Pós-Graduação → Bancas → Acompanhar Solicitação''
'''Manual:''' [[Acompanhar Procedimentos Após Defesa]]
==== Etapa 3 - Revisar Tese/Dissertação ====
A etapa 3 (Aprovação da versão final corrigida) é a referente a sua atuação nestes procedimentos de pós defesa.
Nesta etapa é realizada a validação (revisando o conteúdo) e/ou confirmação do recebimento das Teses/Dissertações enviadas pelo seu orientando para você.
Para ter acesso aos detalhes dessa funcionalidade, você pode acessar o caminho de acesso ou o manual abaixo:
*Revisar Tese/Dissertação pelo Docente
'''Caminhos''':
''SIGAA → Portal do Docente Stricto Sensu → Ensino → Orientações Pós-Graduação → Meus Orientandos.''


(Aguardando implantação)
'''Manual:''' [[Revisar Tese/Dissertação pelo Docente]]


== Extras ==
== Extras ==
Linha 170: Linha 240:
[[Arquivo:Stricto sensu - consultar cursos.jpg]]
[[Arquivo:Stricto sensu - consultar cursos.jpg]]


Caso a estrutura curricular do seu curso ainda não esteja disponível para visualização, você deve entrar em contato com a PROPESQ para:  
Caso a estrutura curricular do seu curso ainda não esteja disponível para visualização, você deve entrar em contato com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG) para:  
* Enviar sua estrutura curricular;  
* Enviar sua estrutura curricular;  
* Saber o motivo pelo qual a sua estrutura não está disponível para visualização.  
* Saber o motivo pelo qual a sua estrutura não está disponível para visualização.  

Edição atual tal como às 14h38min de 8 de setembro de 2022


Olá, docente de Programa de Pós Graduação Stricto Sensu!

O Portal do Docente é uma página do SIGAA que reúne todas as funcionalidades rotineiras que o docente pode desempenhar no sistema.

Se você já tem login e senha para acessar o SIPAC, use os mesmos para acessar o [SIGAA]. Se não possui um usuário cadastrado, visite o manual de [Criar Login] e após isso volte para continuar a exploração.

Para reclamações, suporte ou sugestões, entre em contato com a central de serviços através do site https://sites.ufpe.br/cstic/ , pelo https://otrs.ufpe.br/otrs/customer.pl, ou pelo numero (81) 2126 - 7777.

Para acessar as funcionalidades relacionadas a Turma Virtual Docente, acesse esse link para mais detalhes: "[Portal da Turma Virtual Docente]".

Conhecendo o Portal

Portal Docente Stricto.jpg

Legenda:

1 - Identificação da Instituição de Ensino Superior e o sistema em que está logado;

2 - O ícones de acessibilidade para aumentar ou diminuir os textos da página;

3 - Menu de ajuda (ele está direciona para o link da UFRN);

4 - O tempo de uso decrescente que o usuário ficou sem interagir com o sistema;

5 - O botão para sair/deslogar do sistema;

6 - Nome completo do docente e o órgão em que ele está associado;

7 - Grupo de ícones para atalhos de funções mais gerais para o usuário;

8 - Menu que disponibiliza de modo organizado as funcionalidades executadas pelo docente;

9 - Neste espaço haverá os informes que serão compartilhados pela coordenação;

10 - Mensagens;

11 - Permite trocar a foto do perfil;

12 - Permite atualizar dados do site do docente;

13 - Ver agenda das turmas (não explorado);

14 - Foto do docente;

15 - Relação das turmas em que o docente ministrará aula no semestre atual;

16 - Página pessoal do docente no SIGAA;

17 - (Não explorado)

18 - Legenda para o item 15;

19 - (Não explorado)

20 - (Não explorado)

21 - (Não explorado)

22 - (Não explorado)

23 - Dados pessoais do docente;

24 - (Não explorado)

25 - Atalho fixo para voltar a página inicial, caso você esteja em outra página, só é clicar nesse ícone e será redirecionado automaticamente para a tela inicial do portal;

26 - Esse são os os dados da instituição, como endereço, telefone, e-mail, e etc.;

Início do Semestre Letivo

Visualizar Calendário Acadêmico

Para ter acesso ao calendário Acadêmico oficial da UFPE, acesse o portal público da UFPE clicando nesse link: https://sigaa.ufpe.br/sigaa/public

Caminho: Portal Público → Pós-Graduação (Stricto Sensu) → Calendário Acadêmico

Calendario-stricto-portal-publico.png

Visualizar Minhas Turmas

A área de "Minhas Turmas no Semestre" (que aparece na tela inicial do Portal do Docente no SIGAA (item 15 do tópico 1 - Conhecendo o Portal ) logo após o login ou seleção do vínculo) apresenta a relação das turmas em que o docente ministrará aula no semestre atual, contendo:

  • Situação
  • Nível
  • Carga horária total
  • Horário dos encontros no Semestre
  • Quantidade de alunos
  • Link rápido para acesso ao Chat da turma

Ao clicar no nome da turma, você terá acesso ao ambiente da Turma Virtual da mesma.

Meus Orientandos

Por meio desta funcionalidade é possível realizar algumas ações relacionadas aos orientandos: visualizar Histórico, visualizar Orientações de matrícula realizadas, solicitar banca de qualificação ou defesa, revisar tese ou dissertação.


Screenshot 20191121 132008.png


Para ter acesso aos detalhes dessa funcionalidade, você pode acessar o caminho de acesso ou o manual abaixo:


Caminho: SIGAA → Módulos → Portal Docente → Ensino → Orientações Pós-Graduação → Meus Orientandos

Manual: Meus Orientandos

Durante as Aulas

Turma Virtual Docente

Turma Virtual é o “local” no qual se armazena todas as informações de uma turma a fim de aumentar a interação entre alunos e professores de forma online.

Nela contém os participantes (alunos + moderadores + professores).

Os professores podem usar a “Turma Virtual” para criar fóruns, inserir notícias, criar tarefas, e etc, para poder realizar essas atividades a distância. Além disso, essa ferramenta permite gerar lista de frequência, lançar notas e outras ações.

Para ter acesso a todas essas funcionalidades (e outras), acesse o "[Portal da Turma Virtual Docente]".

Gostaria de ver como acessar o "Portal do Docente" e a "Turma Virtual do Docente"? Assista ao vídeo abaixo:

Lançar Conceitos

Para lançar o conceito final dos alunos de suas turmas, bem como transferir as faltas do controle de frequência para que sejam de fato registradas no histórico escolar dos discentes, acessar a opção "Lançar Notas" na Turma Virtual.

Para ter acesso aos detalhes dessa funcionalidade, você pode acessar o caminho de acesso ou o manual abaixo:
Caminho: SIGAA → Módulos → Portal do docente → Minhas Turmas no Semestre → Componente Curricular (clique em uma turma/componente) → Menu Turma Virtual → Alunos → Lançar Notas

Manual: Lançar Conceitos (Notas)

Gostaria de ver como é realizada essa tarefa? Assista ao vídeo abaixo:

Lançar Frequência

Para gerenciar a frequência dos discentes no decorrer do semestre letivo o sistema disponibiliza um conjunto de funcionalidades que permitem o lançamento das faltas e emissão de documentos auxiliares para registro. Estas funcionalidades são disponibilizadas na Turma Virtual.

Para ter acesso aos detalhes dessa funcionalidade, você pode acessar o caminho de acesso ou o manual abaixo:

Caminho: SIGAA → Módulos → Portal do docente → Minhas Turmas no Semestre → Componente Curricular (clique em uma turma/componente) Menu Turma Virtual → Alunos → Lançar Frequência / Lançar Frequência em Planilha

Manual: Lançar Frequência

Gostaria de ver como é realizada essa tarefa? Assista ao vídeo abaixo:

Consolidar Turmas

Para encerrar uma turma é necessário consolidá-la. Esta funcionalidade está disponível no tópico 3.2.1 - Lançamento de Conceitos (Notas).

Importante! A consolidação só pode ser realizada quando todos os conceitos e faltas forem lançados, pois não é possível realizar alterações na turma posteriormente.

Encerramento do Curso

Cadastrar Banca de Qualificação ou Banca de Defesa

Apenas o docente que esteja orientando algum discente pode cadastrar uma banca de defesa, ou qualificação, no SIGAA para esse mesmo orientando.

Esse cadastro é preliminar, pois quem aprova se a banca poderá ser realizada, ou não, é a coordenação do curso.

  • O Cadastro de Banca de Qualificação atualmente é opcional para o mestrado, e obrigatório para o doutorado. O procedimento de cadastro dessa atividade no mestrado fica a critério do regimento interno do curso de pós graduação. Para realizar o cadastro dessa banca, é necessário que o discente seja matriculado antes em uma atividade de qualificação.
  • O Cadastro de Banca de Defesa é realizado para o discente que já obteve toda a sua carga horária integralizada (obrigatória e optativa) e está matriculado em uma atividade de banca do tipo “Dissertação/Tese”.

Para ter acesso aos detalhes dessa funcionalidade, você pode acessar o caminho de acesso ou o manual abaixo:

  • Cadastrar Banca de Defesa/Qualificação

Caminhos

SIGAA → Módulos → Portal do Docente → Ensino → Orientações de Pós Graduação → Meus Orientandos → Solicitar Banca → Cadastrar Banca de Qualificação.

SIGAA → Módulos → Portal do Docente → Ensino → Orientações de Pós Graduação → Meus Orientandos → Solicitar Banca → Cadastrar Banca de Defesa.

Manual: Solicitar Cadastro de Banca de Defesa Pelo Docente Orientador

Acompanhar Procedimentos Após Defesa

Essa funcionalidade Permite realizar todos os processos necessários após a defesa da banca de Tese ou Dissertação, até a solicitação de homologação do diploma.

Nessa atividade são envolvidos discente, docente, coordenação e, em alguns casos, a Pró Reitoria de Pós-Graduação Stricto Sensu (PROPG).

Há 10 etapas que precisam ser executadas até que seja finalizado todo o processo de pós banca. Cada passo é liberado conforme tenha sido executado com sucesso a etapa anterior. Após a conclusão é possível dar entrada na homologação do diploma.

Abaixo estará a lista de tarefas e quem executa-as:


1- A coordenação do curso informa se o discente foi aprovado ou não. Nessa etapa também é redigida a ata de defesa junto com seu número no sistema;

2- O discente precisa enviar uma nova versão de seu trabalho mesmo que não tenha sido solicitado correções pela banca examinadora;

3- O docente orientador do discente recebe a versão e da um parecer do arquivo (se foi aprovado ou Retornado para Adequação). Caso não seja aprovado, a etapa 2 fica ativa novamente;

4- (Etapa indisponível - Aguardando ativação do módulo biblioteca);

5- (Etapa indisponível - Aguardando ativação do módulo biblioteca);

6- (Etapa indisponível - Aguardando ativação do módulo biblioteca);

7- O discente informa se autoriza a disponibilização pública de sua pesquisa, ou se impede a sua publicação baseado em justificativas plausíveis (como direitos autorais, patentes, etc.);

8- A coordenação informa se recebeu a versão final da Tese/Dissertação do discente, e informa se o recebimento segue como: “Retornado para adequação” ou “Recebida e Validada”;

9- O discente envia os documentos pessoais para serem inclusos no processo de homologação de diploma. Geralmente são (RG, CPF e Diploma de Ensino Superior);

10- O coordenador dá início ao processo de homologação de diploma.


AcompanharProcedimentosAposDefesa.png

Para entender melhor essas funcionalidades, você pode acessar o manual abaixo:

  • Acompanhar Procedimentos Após Defesa

Caminhos:

Portal do Docente Stricto Sensu → Ensino → Orientações Pós-Graduação → Bancas → Acompanhar Solicitação

Manual: Acompanhar Procedimentos Após Defesa

Etapa 3 - Revisar Tese/Dissertação

A etapa 3 (Aprovação da versão final corrigida) é a referente a sua atuação nestes procedimentos de pós defesa.

Nesta etapa é realizada a validação (revisando o conteúdo) e/ou confirmação do recebimento das Teses/Dissertações enviadas pelo seu orientando para você.

Para ter acesso aos detalhes dessa funcionalidade, você pode acessar o caminho de acesso ou o manual abaixo:

  • Revisar Tese/Dissertação pelo Docente

Caminhos:

SIGAA → Portal do Docente Stricto Sensu → Ensino → Orientações Pós-Graduação → Meus Orientandos.

Manual: Revisar Tese/Dissertação pelo Docente

Extras

Visualizar Estrutura Curricular

Caso qualquer pessoa tenha interesse em identificar qual a grade curricular de cada curso de pós graduação Stricto Sensu, ele pode fazer a consulta no portal público da UFPE ( https://sigaa.ufpe.br/sigaa/public ).

Stricto sensu - consultar cursos.jpg

Caso a estrutura curricular do seu curso ainda não esteja disponível para visualização, você deve entrar em contato com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG) para:

  • Enviar sua estrutura curricular;
  • Saber o motivo pelo qual a sua estrutura não está disponível para visualização.


Para ter acesso aos detalhes dessa funcionalidade, você pode acessar o caminho de acesso ou o manual abaixo:

Visualizar Estrutura Curricular (Portal Público)

Caminho: Portal Público UFPE → Stricto Sensu → Cursos → Detalhe do curso

Atalho: Consultar Curso Stricto Sensu

Manual: Visualizar Estrutura Curricular (Portal Público)

Índice dos Manuais do Portal Docente Stricto Sensu

Abaixo encontra-se todos os manuais individuais detalhados que estão relacionados com o Portal do Docente Stricto Sensu do SIGAA.

Eles estão organizados em ordem alfabética.

Caso queira entender resumidamente a funcionalidade de algum item destes manuais, sugerimos que analise o índice desse artigo e clique na funcionalidade que deseja informações. Dentro do resumo haverá o link para o manual exato da funcionalidade que você pode estar procurando.

Boa leitura!

Páginas na categoria “Portal do Docente da Pós Graduação”

As seguintes 6 páginas pertencem a esta categoria, de um total de 6.