Mudanças entre as edições de "Solicitar Cadastro de Banca de Defesa Pelo Docente Orientador"

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= Objetivo =
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* O discente precisa estar com a carga horária integralizada, e estar matriculado na disciplina de atividade de Tese/Dissertação.
* O discente precisa estar com a carga horária integralizada, e estar matriculado na disciplina de atividade de Tese/Dissertação.
* Em alguns programas é necessário que o discente já tenha sido aprovado em uma Banca de Qualificação.
* Em alguns programas é necessário que, para cadastrar banca de Defesa, o discente já tenha sido aprovado em uma banca de Qualificação.
   
   
= Perfis de Acesso =
= Perfis de Acesso =
   
   
* Docente Stricto Sensu (PROPESQ)
* Docente de pós-graduação.
   
   
= Caminho =
= Caminho =
   
   
SIGAA → Módulos → Portal do Docente → Ensino → Orientações de Pós Graduação → Bancas → Solicitar Cadastro.
''SIGAA → Módulos → Portal do Docente → Ensino → Orientações de Pós Graduação → Meus Orientandos → Solicitar Banca.''


SIGAA → Módulos → Portal do Docente → Ensino → Orientações de Pós Graduação → Meus Orientandos.
= Passo a Passo =
= Passo a Passo =
   
   
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Nela será exibida uma lista de todos os orientandos que o docente possui.
Nela será exibida uma lista de todos os orientandos que o docente possui.
É possível ver os detalhes de cada discente através dos ícones (item 2) que se encontram ao lado de cada um, e descritos acima da lista (item 1)
É possível ver os detalhes de cada discente através dos ícones (item 2) que se encontram ao lado de cada um, e descritos acima da lista (item 1)
   
   
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Ao clicar nesse ícone (item 1), as informações pessoais do discente serão apresentadas, conforme figura abaixo. Para fechar a visualização é só clicar no mesmo ícone.
Ao clicar nesse ícone (item 1), as informações pessoais do discente serão apresentadas, conforme figura abaixo. Para fechar a visualização é só clicar no mesmo ícone.
   
   
[[Arquivo:Solicitar cadastro de Banca 3.jpg]]
[[Arquivo:Solicitar cadastro de Banca 3.jpg]]  


=== Visualizar Histórico ===
=== Visualizar Histórico ===
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ou o documento baixará automaticamente no seu computador.  
ou o documento baixará automaticamente no seu computador.  
Modelo de histórico:


[[Arquivo:Solicitar cadastro de Banca 4.jpg]]  
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Modelo de histórico


   
   
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=== Visualizar Orientações Dadas ===
=== Visualizar Orientações Dadas ===
   
   
Clique no ícone para visualizar as orientações de matrícula dadas a um determinado discente. A seguinte página será fornecida pelo sistema.
Clique no ícone para visualizar as orientações de matrícula dadas a um determinado discente.
A seguinte página será fornecida pelo sistema.
   
   
[[Arquivo:Solicitar cadastro de Banca 6.jpg]]
[[Arquivo:Solicitar cadastro de Banca 6.jpg]]
   
   


Nela haverá um resumo dos dados do discente, e é possível visualizar orientações tanto de matrículas quanto de trancamento (cancelamento de  disciplina) (fica bom colocar essa observação?) do discente, bem como o motivo alegado pelo aluno em casos de trancamento de matrícula.
Nela haverá um resumo dos dados do discente, e é possível visualizar orientações tanto de matrículas quanto de trancamento (cancelamento de  disciplina) do discente, bem como o motivo alegado pelo qual o aluno solicitou trancamento de matrícula.
   
   
Clique em Voltar para retornar à página anterior.
Clique em Voltar para retornar à página anterior.
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Preencha os dados da tela conforme descrição de cada item abaixo:  
Preencha os dados da tela conforme descrição de cada item abaixo:  


Local: Lugar de apresentação do trabalho, onde será realizada a banca;
* '''''Local''': Lugar de apresentação do trabalho, onde será realizada a banca;''
* '''''Páginas''': Número de páginas que compõem o trabalho a ser apresentado;''
* '''''Data''': Informe a data de apresentação do trabalho. Utilize o ícone para selecionar a data a partir do calendário virtual fornecido pelo sistema, ou digite-a no campo específico;''
* '''''Hora''': Informe a hora determinada para a banca;''
* '''''Grande Área''': Informe a grande área em que o presente trabalho se enquadra;''
* '''''Área''': Informe a área cujo trabalho pertence;.'' 
Após esse preenchimento, haverá os campos de inclusão de informações do trabalho do discente. Você pode utilizar as ferramentas de formatação disponíveis pelo sistema.


Páginas: Número de páginas que compõem o trabalho a ser apresentado;
''Observe que há abas antes do início do campo de preenchimento do título. Elas servem para preencher os dados do trabalho em outros idiomas, caso ele tenha sido escrito em outro idioma além do português.''
 
Data: Informe a data de apresentação do trabalho. Utilize o ícone para selecionar a data a partir do calendário virtual fornecido pelo sistema, ou digite-a no campo específico;
 
Hora: Informe a hora determinada para a banca;
 
Grande Área: Informe a grande área em que o presente trabalho se enquadra;
 
Área: Informe a área cujo trabalho pertence;
 
Após esse preenchimento, haverá os campos de inclusão de informações do trabalho do discente. O sistema possui ferramentas de formatação disponíveis.
 
Observe que há abas no início dessa parte do formulário ( figura TUV , item 1), que servem para preencher os dados do trabalho em outros idiomas, caso ele tenha sido escrito em outro idioma além do português..


Após selecionar a aba do idioma, preencha:
Após selecionar a aba do idioma, preencha:


Título: Título do trabalho do discente. Utilize as opções de formatação de texto disponibilizadas pelo sistema, se precisar.
* '''''Título''': Título do trabalho do discente. Utilize as opções de formatação de texto disponibilizadas pelo sistema, se precisar.''
 
* '''''Resumo''': Informe o resumo do trabalho, uma síntese sobre o assunto nele abordado, e edite-o com as ferramentas disponíveis pelo sistema;''
Resumo: Informe o resumo do trabalho, uma síntese sobre o assunto nele abordado, e edite-o com as ferramentas disponíveis pelo sistema;
* '''''Palavras Chave''': Informe as palavras chaves referentes ao trabalho. Utilize as ferramentas de formatação de texto para editá-lo.''
 
Após informar os critérios acima listados, clique no botão “'''Próximo Passo'''”.
Palavras Chave: Informe as palavras chaves referentes ao trabalho. Utilize as ferramentas de formatação de texto para editá-lo.
Após informar os critérios acima listados, clique no botão “Próximo Passo”.


== Adicionar Membros da Banca ==
== Adicionar Membros da Banca ==
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Após selecionar o primeiro membro, clique no botão “Adicionar Membro” e selecione os próximos.
Após selecionar o primeiro membro, clique no botão “Adicionar Membro” e selecione os próximos.


Para cursos do nível Mestrado é exigida a participação de pelo menos 1 membro externo ao programa.
''Para cursos do nível Mestrado é exigida a participação de pelo menos '''1 membro''' externo ao programa.''


Para cursos do nível Doutorado é exigida a participação de pelo menos 2 membros externos ao programa
''Para cursos do nível Doutorado é exigida a participação de pelo menos '''2 membros''' externos ao programa.''


=== Examinadores Externos Ao Programa  ===
=== Examinadores Externos Ao Programa  ===
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=== Examinadores Externos à Instituição ===
=== Examinadores Externos à Instituição ===


Para esses examinadores, as vezes será necessário criar um cadastro para eles. Para criar esse cadastro, basta clicar na opção “Cadastrar Novo Membro” (item 2), e o formulário abaixo será apresentado:
Para esses examinadores, as vezes será necessário criar um cadastro para eles. Para criar esse cadastro, basta clicar na opção “Cadastrar Novo Membro” (item 2 da próxima tela "Membros da Banca"), e o formulário abaixo será apresentado:


[[Arquivo:Adicionar Membros externo na banca.jpg]]
[[Arquivo:Adicionar Membros externo na banca.jpg]]
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Clique no botão “'''Adicionar Membro'''” (item 3) e o docente será adicionado a lista de docentes da banca (item 4 e 5).
Clique no botão “'''Adicionar Membro'''” (item 3) e o docente será adicionado a lista de docentes da banca (item 4 e 5).
'''''Figura 8 - Finalização de cadastro de Membros Externos'''''


[[Arquivo:Buscar Membro Externo para Banca - Lista de Membros.jpg]]
[[Arquivo:Buscar Membro Externo para Banca - Lista de Membros.jpg]]


Com todos os membros cadastrados, clique no botão “Próximo Passo”.
Com todos os membros cadastrados, clique no botão “Próximo Passo”.
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Clique em Membros da Banca para retornar à página anterior e fazer alterações nos membros da banca já cadastrados.
Clique em Membros da Banca para retornar à página anterior e fazer alterações nos membros da banca já cadastrados.
Clique em “Dados Gerais” se precisar alterar os dados do trabalho.
Clique em “Dados Gerais” se precisar alterar os dados do trabalho.


Confira os dados que são apresentados e conclua esta ação clicando em Confirmar.
Confira os dados que são apresentados e conclua esta ação clicando em "Confirmar".


=== Confirmar ===
== Confirmar ==
   
   
Após a confirmação, a tela abaixo será exibida mostrando no topo da tela (item 1), que a banca foi cadastrada com sucesso. Além de uma observação na coluna “Situação” (item 4) informando que a banca está pendente de aprovação, aguardando aprovação da coordenação..
Após a confirmação, a tela abaixo será exibida mostrando no topo da tela (item 1), que a banca foi cadastrada com sucesso.  
Além de uma observação na coluna “Situação” (item 4) informando que a banca está pendente de aprovação, aguardando aprovação da coordenação..
   
   
[[Arquivo:Solicitar cadastro de Banca 12.jpg]]
[[Arquivo:Solicitar cadastro de Banca 12.jpg]]
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No caminho:
No caminho:
Ensino → Orientações de Pós Graduação → Meus Orientandos → Orientações de Pós-Graduação → Lista de Orientandos / Co-Orientandos → (escolher discente) → Solicitar Banca → Listar Bancas.
Ensino → Orientações de Pós Graduação → Meus Orientandos → Orientações de Pós-Graduação → Lista de Orientandos / Co-Orientandos → (escolher discente) → Solicitar Banca → Listar Bancas.


[[ ]]
[[Arquivo:Solicitar cadastro de Banca 13.jpg]]




A tela abaixo será exibida. E quando a coordenação do curso aprovar a banca, ela ficará com o status de “Matriculado”.
A tela abaixo será exibida. E quando a coordenação do curso aprovar a banca, ela ficará com o status de “Matriculado”.
[[Arquivo:Solicitar cadastro de Banca 14.jpg]]


= Regras =
= Regras =

Edição atual tal como às 17h27min de 7 de março de 2022


Objetivo

Permite que o orientador do discente cadastre a sua banca de defesa e/ou qualificação, e solicite aprovação da mesma a coordenação do curso. Além disso, o docente pode visualizar o andamento do histórico e orientações do discente e listar as bancas já cadastradas no sistema.

Pré-requisitos

  • O discente precisa estar com a carga horária integralizada, e estar matriculado na disciplina de atividade de Tese/Dissertação.
  • Em alguns programas é necessário que, para cadastrar banca de Defesa, o discente já tenha sido aprovado em uma banca de Qualificação.

Perfis de Acesso

  • Docente de pós-graduação.

Caminho

SIGAA → Módulos → Portal do Docente → Ensino → Orientações de Pós Graduação → Meus Orientandos → Solicitar Banca.

Passo a Passo

Ao acessar o SIGAA, no portal de módulos (caso apareça) clique no ícone “Portal do Docente”.

Revisar Tese e Dissertação - docente 01.jpg


Acessar Funcionalidade Solicitar Cadastro de Banca

Dentro do portal do docente, vá até o ícone "Ensino", vá até a opção "Orientações Pós-Graduação", e clique na opção "Meus Orientandos".

Solicitar cadastro de Banca 1.jpg


Visualizar Orientandos

Após clicar na opção, a tela abaixo será exibida.

Solicitar cadastro de Banca 2.jpg

Nela será exibida uma lista de todos os orientandos que o docente possui.

É possível ver os detalhes de cada discente através dos ícones (item 2) que se encontram ao lado de cada um, e descritos acima da lista (item 1)

Para retornar ao menu principal do módulo, clique em “Portal do Docente”.

Visualizar Detalhes do Orientando

Solicitar cadastro de Banca 7.jpg

Clicando em cada ícone, as funções abaixo serão realizadas:

Detalhes do Discente

Ao clicar nesse ícone (item 1), as informações pessoais do discente serão apresentadas, conforme figura abaixo. Para fechar a visualização é só clicar no mesmo ícone.

Solicitar cadastro de Banca 3.jpg

Visualizar Histórico

Ao clicar no ícone, será possível realizar o download do histórico do orientando. Dependendo do navegador, uma caixa de diálogo poderá ser exibida, conforme a figura a seguir:

Solicitar cadastro de Banca 5.jpg


ou o documento baixará automaticamente no seu computador.

Modelo de histórico:

Solicitar cadastro de Banca 4.jpg


Escolha se deseja visualizar o arquivo na tela ou fazer download do arquivo e clique no botão “ok”.

Visualizar Orientações Dadas

Clique no ícone para visualizar as orientações de matrícula dadas a um determinado discente.

A seguinte página será fornecida pelo sistema.

Solicitar cadastro de Banca 6.jpg


Nela haverá um resumo dos dados do discente, e é possível visualizar orientações tanto de matrículas quanto de trancamento (cancelamento de disciplina) do discente, bem como o motivo alegado pelo qual o aluno solicitou trancamento de matrícula.

Clique em Voltar para retornar à página anterior.

Solicitar Bancas

Na tela de Orientações de Pós-Graduação, clique no ícone para que Solicitar Bancas:

Solicitar cadastro de Banca 8.jpg


Após clicar no link, é possível escolher entre 3 opções: “Cadastrar Banca de Qualificação”, “Cadastrar Banca de Defesa” ou “Listar Bancas” (caso o discente já possua uma, ou mais, cadastrada).

Os procedimentos de cadastro de banca são semelhantes tanto para Qualificação quanto para Defesa.

Ao clicar na opção “Cadastrar Banca de Defesa” o sistema direcionará para a tela de “Dados Gerais”, para cadastro de banca, detalhado na próxima sessão.

Cadastrar Banca de Defesa

A defesa consiste na apresentação da dissertação ou tese do discente perante uma Banca Examinadora. Ao selecionar a opção “Cadastrar Banca de Defesa”, a tela abaixo será apresentada para efetuar o cadastro de uma banca para determinado discente.

Cadastrar banca.jpg


O formulário de “Dados da Banca” já vem com os campos “Atividade Matriculada” e “Tipo” preenchidos.

Preencha os dados da tela conforme descrição de cada item abaixo:

  • Local: Lugar de apresentação do trabalho, onde será realizada a banca;
  • Páginas: Número de páginas que compõem o trabalho a ser apresentado;
  • Data: Informe a data de apresentação do trabalho. Utilize o ícone para selecionar a data a partir do calendário virtual fornecido pelo sistema, ou digite-a no campo específico;
  • Hora: Informe a hora determinada para a banca;
  • Grande Área: Informe a grande área em que o presente trabalho se enquadra;
  • Área: Informe a área cujo trabalho pertence;.

Após esse preenchimento, haverá os campos de inclusão de informações do trabalho do discente. Você pode utilizar as ferramentas de formatação disponíveis pelo sistema.

Observe que há abas antes do início do campo de preenchimento do título. Elas servem para preencher os dados do trabalho em outros idiomas, caso ele tenha sido escrito em outro idioma além do português.

Após selecionar a aba do idioma, preencha:

  • Título: Título do trabalho do discente. Utilize as opções de formatação de texto disponibilizadas pelo sistema, se precisar.
  • Resumo: Informe o resumo do trabalho, uma síntese sobre o assunto nele abordado, e edite-o com as ferramentas disponíveis pelo sistema;
  • Palavras Chave: Informe as palavras chaves referentes ao trabalho. Utilize as ferramentas de formatação de texto para editá-lo.

Após informar os critérios acima listados, clique no botão “Próximo Passo”.

Adicionar Membros da Banca

Nesta tela você irá adicionar todos os membros que participarão da banca conforme a necessidade do programa.

Solicitar cadastro de Banca 9.jpg


No item 1 deverá ser marcado a opção da função de cada membro que será adicionado a banca. Escolha entre um, e após isso selecione um docente na opção “Docente do programa”.

Informe se a banca foi realizada por Videoconferência ou não.

Após selecionar o primeiro membro, clique no botão “Adicionar Membro” e selecione os próximos.

Para cursos do nível Mestrado é exigida a participação de pelo menos 1 membro externo ao programa.

Para cursos do nível Doutorado é exigida a participação de pelo menos 2 membros externos ao programa.

Examinadores Externos Ao Programa

Para incluir examinadores que não sejam do programa do discente, será necessário fazer as seguintes buscas:

Você poderá optar em visualizar todos os docentes da UFPE;

Optar por visualizar externos que sejam da sua unidade.

Optar por visualizar externos que não sejam da sua unidade.

Adicionar Membros na banca.jpg

Examinadores Externos à Instituição

Para esses examinadores, as vezes será necessário criar um cadastro para eles. Para criar esse cadastro, basta clicar na opção “Cadastrar Novo Membro” (item 2 da próxima tela "Membros da Banca"), e o formulário abaixo será apresentado:

Adicionar Membros externo na banca.jpg


O formulário de cadastro de docente externo é quase o mesmo tanto para nacional quanto estrangeiro. A única diferença é a inclusão do campo “Passaporte” no formulário do docente estrangeiro.

Preencha:

  • Nacionalidade: Escolha entre Nacional e Estrangeiro. A única diferença entre eles é a inclusão do campo “Passaporte” no formulário do docente estrangeiro.
  • CPF: Digite o CPF do docente externo. Caso seja estrangeiro, será necessário apenas preencher o campo “Passaporte”.
  • Passaporte: Apenas estrangeiros precisam preencher esse campo.
  • Nome: Selecione o nome do docente na listagem oferecida pelo sistema;
  • E-mail: Informe o e-mail do membro da banca;
  • Instituição de Ensino: Forneça a Instituição de ensino do membro da banca;
  • Maior Formação: Corresponde à formação do membro da banca;
  • Ano de Conclusão: Ano de conclusão do membro da banca;
  • Sexo: Marque nas opções Feminino ou Masculino.

Ao finalizar o cadastro, clique no botão “Adicionar Membro”.

Quando o docente já está cadastrado, é só informar o primeiro nome dele no campo “Nome” (item 1), e ao aparecer, clique no nome. Automaticamente os campos serão preenchidos.

Clique no botão “Adicionar Membro” (item 3) e o docente será adicionado a lista de docentes da banca (item 4 e 5).

Buscar Membro Externo para Banca - Lista de Membros.jpg

Com todos os membros cadastrados, clique no botão “Próximo Passo”.

Revisar Dados

Será exibido o Resumo com os Dados preenchidos da Banca:

Solicitar cadastro de Banca 10.jpg


Clique em Membros da Banca para retornar à página anterior e fazer alterações nos membros da banca já cadastrados.

Clique em “Dados Gerais” se precisar alterar os dados do trabalho.

Confira os dados que são apresentados e conclua esta ação clicando em "Confirmar".

Confirmar

Após a confirmação, a tela abaixo será exibida mostrando no topo da tela (item 1), que a banca foi cadastrada com sucesso.

Além de uma observação na coluna “Situação” (item 4) informando que a banca está pendente de aprovação, aguardando aprovação da coordenação..

Solicitar cadastro de Banca 12.jpg

Clique no ícone da lupa (item 2) para visualizar a solicitação de cadastro de banca enviada para a coordenação do curso.

Clique no ícone “Alterar” (item 3) para alterar os dados da banca.

Para localizar essa tela novamente, ou verificar se outro discente possui banca cadastrada, basta clicar na opção “listar bancas”, da tela de “Orientações de Pós-Graduação”.

No caminho:

Ensino → Orientações de Pós Graduação → Meus Orientandos → Orientações de Pós-Graduação → Lista de Orientandos / Co-Orientandos → (escolher discente) → Solicitar Banca → Listar Bancas.

Solicitar cadastro de Banca 13.jpg


A tela abaixo será exibida. E quando a coordenação do curso aprovar a banca, ela ficará com o status de “Matriculado”.

Solicitar cadastro de Banca 14.jpg

Regras

FAQ

Referências

Solicitar Cadastro de Banca UFRN