Porta Arquivos

De Manuais de Sistemas
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Objetivo

Permitir a inclusão e armazenamento de arquivos digitais no SIGAA através da Turma Virtual do componente curricular que o docente leciona. Desta forma, será possível gerenciar pastas, alterar ou remover arquivos assim como associá-los a outras turmas virtuais das quais o docente participa.

Pré-requisitos

Turma Virtual Aberta

Perfis de Acesso

  • Docente Stricto Sensu

Caminho

SIGAA → Módulos → Portal do Docente → Minhas Turmas no Semestre → Componente Curricular → Menu Turma Virtual → Materiais → Porta Arquivos.


Passo a Passo

Ao entrar no SIGAA, selecione o módulo "Portal do Docente" no Menu Principal.

Figura 1 - Portal de Módulos

Revisar Tese e Dissertação - docente 01.jpg

Selecionar Turma Virtual

No portal do docente, vá para o atalho na sessão “Componente curricular” (item 1) e escolha a turma que deseja abrir a Turma Virtual. Ao achar a turma, clique em cima do nome dela.

O item 2 indica se é uma turma aberta ou consolidada, e o item 3 o ano em que ela esteve/está sendo lecionada.

Figura 2 - Portal do Docente

Turma Virtual Docente - figura 4.jpg


Caso a turma desejada não apareça nesse painel principal do Portal do Docente, faça uma busca na opção “listar Turmas Virtuais” e veja se a turma está realmente aberta ou já está consolidada.

Figura 3 - Listar Turmas Virtuais

Turma Virtual Docente - Listar Turmas.jpg


A tela abaixo será exibida e você poderá fazer a seleção da Turma desejada clicando no ícone “Acessar Turma Virtual” (seta azul) ou clicando no nome da disciplina.

Figura 4 - Acessar Turmas Virtuais

Turma Virtual Docente - Clicar e acessar Turma.jpg

Selecionar Porta-Arquivos

Para acessar a funcionalidade, vá no menu “Materiais”, e clique no submenu “Porta-Arquivos”.

Ao clicar, o sistema exibirá a tela para fazer a inclusão dos arquivos, conforme figura 28.

Figura 28 Acessar Porta Arquivo

Turma Virtual Docente - figura 28.jpg

Nesta página é possível adicionar ou remover os arquivos, associá-los a turma, e atribuir um nome de identificação do arquivo para que o discente o identifique.

Arquivos de qualquer tamanho podem ser adicionados ao Porta-Arquivos, contanto que não ultrapassem o limite máximo total disponível. Por enquanto cada docente tem disponível 2 GB (2048,00MB) de espaço de armazenamento.

Abaixo será informado os passo a passo de como utilizar cada função das pastas.

Adicionar Novo Arquivo

Para inserir um arquivo no porta-arquivos, o usuário deverá clicar no botão “Novo Arquivo”.

Porta arquivo - seleção de botão 1.jpg


O sistema direcionará para a tela de “ Inserir Arquivos no Porta Arquivo”:

Porta arquivo 1.jpg


Em “Pasta”, selecione em qual pasta o arquivo irá ficar (o sistema já vem pré programado com uma pasta geral padrão). Em “Arquivos” clique no botão “Selecionar Arquivo” e procure o arquivo desejado no seu computador e selecione-o. Caso desista da operação, clique em Cancelar. Para enviar o arquivo, clique em “Enviar Arquivo” (item 2).

Caso queira criar uma nova pasta, clique na opção “Criar nova Pasta” (item 1) e realize o mesmo procedimento da sessão a seguir [ === Criar Pasta === ]

Criar Pasta

Para criar uma nova pasta, o usuário deverá clicar no botão “Nova Pasta” (item 1).

Porta arquivo - seleção de botão 2.jpg


Ao clicar no item 1, será exibido o pop-up abaixo:

Porta arquivo 2.jpg


No item 1 selecione a pasta que deseja associar a nova pasta criada (subpasta). Preencha o nome da subpasta no campo “Nome”, e clique no botão “Criar”. E uma pasta,ou subpasta, será criada no sistema, e poderá ser visualizada do mesmo estilo que o item 2 da figura x está apresentada, e sempre abaixo da pasta raiz (nomeada de “Meus Arquivos”). Se desejar encerrar a visualização deste pop-up, clique em “Fechar”.

Ao finalizar, a mensagem de confirmação será exibida. Clique em Ok para fechar.

Porta arquivo - arquivo de confirmação 1.jpg


Alterar Pasta

O sistema possibilitará que o docente modifique uma pasta registrada no porta-arquivos. Para isso, o usuário deverá clicar na pasta que deseja fazer a alteração, e depois clicar no botão “Alterar Pasta”.

Porta arquivo - seleção de botão 3.jpg


O sistema apresentará o seguinte pop-up:

Porta arquivo 3.jpg


Nesta funcionalidade é possível alterar o nome da pasta modificando o nome no campo “Nome”, ou mover ela para outra pasta selecionando outra pasta na opção “Dentro de:”. Ao fazer as alterações necessárias, clique no botão “Alterar”.

Ao finalizar, a mensagem de confirmação será exibida. Clique em Ok para fechar.

Porta arquivo - arquivo de confirmação 2.jpg

Remover Pasta

O sistema possibilitará que o docente exclua uma pasta do porta-arquivos. Para isso, o usuário deverá clicar no botão “Remover Pasta”.

Porta arquivo - seleção de botão 4.jpg


Ao clicar a tela o pop-up será exibida:

Porta arquivo 4.jpg

É importante salientar que ao optar por excluir uma pasta, todo o seu conteúdo também será removido. (colocar o ícone de atenção vermelho no wiki para indicar um alerta)

Na opção “Remover” escolha a pasta que deseja excluir. Escolhendo, clique no botão “Remover”. Ao clicar, o sistema mostrará a seguinte mensagem:

Porta arquivo 5.jpg


Leia atentamente o alerta. Se quiser desistir da operação, clique no botão “Não”. Se pretender mesmo excluir a pasta, clique no botão “Sim”.

Ao finalizar, a mensagem de confirmação será exibida. Clique em Ok para fechar.

Porta arquivo - arquivo de confirmação 3.jpg


Alterar Arquivos

Na figura abaixo, ao clicar em alguma pasta (item 1), os arquivos serão apresentados nesse campo (item 2). Os itens localizados abaixo do campo de arquivos são itens de atalho de modificação de arquivos (item 3). Para modificar qualquer arquivo (como renomear, excluir, mover) basta selecionar o arquivo e clicar em algum atalho.

Porta arquivo 6.jpg