Gerenciar Inscrições em Processo Seletivo Pelo Coordenador Stricto

De Manuais de Sistemas
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Objetivo

Este menu permite que o coordenador execute várias funcionalidades referente aos candidatos cadastrados no processo seletivo. Algumas funcionalidades só ficam disponíveis após a divulgação dos resultados do processo seletivo.

Pré-requisitos

  • Haver um processo seletivo publicado.

Perfis de Acesso

  • Coordenador de Curso

Caminho

SIGAA → Portal Coordenador Stricto Sensu → Cadastro → Processo Seletivo → Gerenciar Processo Seletivo → Gerenciar Inscrições..

Passo a Passo

Acessar Portal do Coordenador Stricto Sensu

Ao entrar no SIGAA, selecione o módulo "Portal do Coordenador Stricto Sensu" no Menu Principal.

Figura 1 - Portal de Módulos Coordenador Stricto Sensu

Cadastrar Banca de Qualificação - Coordenador - 1.jpg

Selecionar Opção Gerenciar Processo Seletivo

No portal do Coordenador Stricto Sensu, selecione o ícone “Cadastro”. No menu suspenso que irá aparecer, vá até a opção “Processo Seletivo”, e clique na opção “Gerenciar Processo Seletivo”.

Figura 7 - Acessar Menu Processo Seletivo Coordenador

Figura 7 - Acessar Menu Processo Seletivo Coordenador.jpg

Gerenciar Inscrições

Na tela de “Gerenciar Processos Seletivos”, clique no ícone “Gerenciar Inscrições” para ser direcionado para a tela de “Dados do Processo Seletivo".

Figura 18

Candidato6.jpg


Após clicar, a tela de “Dados do Processo Seletivo" será exibida. Nesta tela (Figura 19) será possível realizar as ações necessárias a cada candidato inscrito no processo seletivo.

Figura 19

Candidato7.jpg

As ações que poderão ser realizadas em cada inscrição ficarão expostas em forma de ícone, no lado direito, ao lado da informação da situação do candidato. Cada detalhe dessas ações estarão descritas nas próximas seções deste manual.


Visualizar Dados do Candidato

Para visualizar as informações que os candidatos incluíram no sistema ao fazerem suas inscrições, clique no ícone “Visualizar Dados do Candidato” (Conforme apresentado na figura 19). E o arquivo abaixo será exibido:

Figura 24

Candidato9.jpg


Para retornar à tela com os “Dados do Processo Seletivo”, clique em “Voltar”. Caso deseje imprimir o formulário, clique no ícone .


Aprovado em Demanda Interna

Esta opção refere-se a aprovação de demandas internas referente as vagas reservadas para um determinado público, como, por exemplo, servidores(as) da UFPE. Porém, essa funcionalidade só será acessível quando o status do(a) candidato(a) já estiver sido alterado para CANDIDATO APROVADO.

Cadastrar Discente

Para realizar o cadastro de um candidato no sistema como discente, clique no ícone “Cadastrar Discente” (Conforme apresentado na figura 19). E o usuário será encaminhado para a tela com todos os dados pessoais do discente.

Figura 25

Cadastrar3.png


Para desistir da operação, clique em “Cancelar”. Para continuar o cadastramento do discente, clique em “Próximo Passo”.

Será exibida a tela para preenchimento dos dados acadêmicos do discente:

Figura 26

Figura 26 PS.png

Os campos de preenchimento obrigatório são: Mês de Entrada: Informe o mês em que a pós-graduação iniciará; Origem do Discente: Selecione a origem do discente entre as opções disponíveis, que são: IFES Fora do Estado; IFES no Estado; IFES no Exterior; Instituição Privada de Ensino; Própria IFES; Universidade Estadual. Tipo: Selecione o tipo do discente, se é REGULAR; ESPECIAL. Forma de Ingresso: As opções variam de acordo com a escolha do Tipo; Nível: Informe se o nível é DOUTORADO; MESTRADO.

Ao cadastrar o discente, será gerado também o número de matrícula para ele. Para concluir o cadastro, clique em “Confirmar”.

A mensagem de sucesso será exibida:

Figura 27

Figura 27 PS.png

Para mais detalhes sobre cadastro de discente pelo coordenador, acesse o manual “[Cadastrar Discente Stricto (Coordenador)]”

Alterar Dados da Inscrição

Para editar dados da inscrição de um candidato, clique no ícone “Editar Dados da Inscrição” (Conforme apresentado na figura 19), e a tela abaixo será exibida:


Figura 28

Figura 28 PS.png


Caso desista das alterações, clique em "Cancelar. Para prosseguir, altere os dados que desejar e clique em “Confirmar Inscrição.

Uma caixa de diálogo será exibida para confirmação da ação. Para desistir, clique em “Cancelar” e, para prosseguir com a inscrição, clique em “OK”.

Figura 29

Figura 29 PS.png


E uma mensagem de confirmação será exibida no topo da tela:

Figura 30 [[ ]]

Fazer download de todos os arquivos em anexo

Ao clicar nessa opção, todos os arquivos do candidato anexados durante o processo seletivo serão baixados em um único arquivo compactado.

Cancelar Inscrição

Para cancelar a inscrição de um candidato, clique no ícone “Cancelar Inscrição” (Conforme apresentado na figura 19), e uma caixa de diálogo questionando se o usuário “Deseja realmente cancelar esta inscrição?” será exibida.

Se não deseja, clique em “Cancelar”. Se sim, clique em OK.

Figura 31 [[ ]]


Após confirmar o cancelamento, a mensagem de sucesso será exibida no topo da tela.

Figura 32 [[ ]]


Regras

FAQ

Referências

https://docs.info.ufrn.br/doku.php?id=suporte:manuais:sigaa:portal_coordenador_stricto_sensu:cadastros:processos_seletivos:gerenciar_processos_seletivos