Mudanças entre as edições de "Criar Turma Sem Solicitação"

De Manuais de Sistemas
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[[Categoria:Portal do Coordenador de Graduação]]
[[Categoria:Portal do Coordenador de Graduação]]


== Objetivo ==
= Objetivo =


Esta funcionalidade permitirá ao Coordenador de Curso realizar a solicitação de oferta de turmas para o período letivo regular. A solicitação será enviada ao Chefe do Departamento ou ao Diretor da unidade acadêmica especializada, responsável pelo curso. A criação da turma ficará a cargo do chefe, de acordo com a disponibilidade.
Esta funcionalidade permitirá ao Coordenador de curso realizar a criação de turmas para o período letivo regular.  
 
= Pré-requisitos =


== Pré-requisitos ==
* A funcionalidade deve ser utilizada dentro do período registrado no calendário acadêmico.
* A funcionalidade deve ser utilizada dentro do período registrado no calendário acadêmico.


* O componente curricular precisa estar com o plano de componente completo. O plano, caso não exista, deve ser cadastrado pelo Chefe de Departamento através do menu:  ''Turmas → Cadastrar Programa de Componentes.''
= Perfis de Acesso =


== Perfis de Acesso ==
* Coordenador de curso de Graduação.
 
= Caminho =  
 
''SIGAA → Módulos → Portal Coord. Graduação → Turmas → Criar Turma Sem Solicitação.''
= Passo a Passo =
 
Ao entrar no SIGAA, selecione o módulo “Portal Coord. Graduação” no Menu Principal.
[[Arquivo:Portal coordenador.png]]
== Acessar Funcionalidade Criar Turma Sem Solicitação  ==  


* Coordenador, vice e secretário de curso de Graduação.
Ao acessar o Portal do Coordenador, no menu "'''Turmas'''" selecione a opção "'''Criar Turma Sem Solicitação'''".
[[Arquivo:Menu_turma_tela2.png]]
== Selecionar Componente para Criação de Turma ==


== Caminho ==
Uma lista com todos os componentes curriculares disponíveis para o curso será exibida:
SIGAA → Módulos → Portal Coord. Graduação → Turmas → Solicitar Abertura de Turmas Regulares.


[[Arquivo:Menu_turma_tela3.png]]


== Passo a Passo ==
Selecione o componente desejado clicando no ícone “Criar Turma”.


Ao entrar no SIGAA, selecione o módulo “Portal Coord. Graduação” no Menu Principal.
== Definir Dados Iniciais da Turma ==


Após a escolha do componente, será necessário preencher os dados da turma.


[[Arquivo:Portal coordenador.png]]
[[Arquivo:Menu turma tela4.png]]


Nesta tela informe obrigatoriamente:


Na tela seguinte selecione o menu “Turmas” e em seguida “Solicitar abertura de turmas regulares”:
* Tipo da Turma: Regular, Férias, Ensino Individual, Reposição, Reposição de Férias.
* Ano-período: informe o ano e o período que a turma será aberta.
* Campus: Selecione o campus da universidade que a turma será disponibilizada
* Capacidade de Alunos: Quantos alunos ela poderá acomodar.
* Local: Lugar onde a turma será lecionada (podendo ser virtualmente (EAD) ou fisicamente (com o número da sala))


Caso a turma que você está querendo criar já possua uma turma criada, irá aparecer um novo campo de nome “Selecione a ''Turma Agrupadora'' desta Turma” com as seguintes opções, conforme imagem abaixo:


[[Arquivo:Menu_turma_tela2.png]]
[[Arquivo:Menu_turma_tela5.png]]


Escolha entre:


Na tela abaixo, buscaremos pelos componentes curriculares:
* Turma Agrupadora: para agrupar a turma que está sendo criada à esta turma já existente, criando subturmas;
* Nova Turma Agrupadora: para criar uma nova turma.


Em ambos os casos, feito o preenchimento dos dados, clique no botão "Próximo Passo”.


[[Arquivo:Menu_turma_tela3.png]]
== Definir Horário da Turma ==


Nesta tela informe qual a data do início e fim que a turma será ministrada, além da grade de horários (dias e horários) da mesma.


Para realizar a busca, o usuário deverá preencher ao menos um dos itens descritos abaixo:
[[Arquivo:Oferta de turma - agrupamento - 1.png]]


Selecione, na grade de horários disponíveis (item 1), os horários em que a turma será ministrada.


Código: Código da disciplina, atividade, módulo ou bloco a ser pesquisado;
Quando selecionar os horários e dias da semana, clique no botão “Adicionar Horário” (item 2).


O horário selecionado ficará descrito no campo "períodos adicionados”, conforme mostrado no Item 1 da imagem abaixo:


Nome: Nome do componente curricular a ser pesquisado;
[[Arquivo:Menu_turma_tela8.png]]


No final da página, em datas da turma (item 2), há uma barra que mede a porcentagem de aulas e carga horária compatível com o componente. Essa barra deve estar entre 100% (ideal) e 120% para que o sistema prossiga para o próximo passo, conforme o exemplo.


Tipo: Selecione o tipo do componente curricular a ser pesquisado (se disciplina, atividade, módulo ou bloco);
Ao finalizar o preenchimento, clique no botão "Próximo Passo” (item 3).


== Definir Docente da Turma ==


Unidade Responsável: Selecione a unidade responsável pelo componente curricular.
A tela abaixo será exibida para cadastro dos docentes e a carga horária definida para cada um:


[[Arquivo:Menu turma tela7.2.png]]


Após selecionarmos umas das opções e clicarmos em "Buscar", a tela abaixo será exibida:
Primeiramente deverá escolher um docente de “Todos a UFPE”, “Somente da minha unidade” ou “somente externos”.


[[Arquivo:Menu turma tela4.png]]
Nessa primeira opção (item 1), preencha:


* No campo “docente”, as 3 primeiras letras do nome e escolha o docente desejado da lista que será apresentada.
* Grupo de Docente: selecione 1
* Carga Horária: quantas horas a turma terá (baseado na carga horária do componente curricular).
* Período: O período de tempo em que a turma será lecionada.
* Horário no período: Será exibida às aulas da semana. Selecione quantas aulas será atribuída ao docente selecionado.


Ao finalizar, clique no botão "Adicionar" e o campo de “Docentes” (item 2) será exibido.
Na seta verde localizada à esquerda, selecionaremos a disciplina e a seguinte página será exibida:


[[Arquivo:Menu_turma_tela5.png]]
Na opção 2 (item 2) será exibido o resultado da adição dos dados do item 1.  


Estando todos os dados prontos, clique na opção "Próximo Passo”.


'''''Nota:''''' Se houver mais de um docente lecionando a mesma turma, poderá ser adicionado, por exemplo, as aulas da segunda para docente X, e as aulas da sexta para docente Y. Para isso, preencha os campos necessários com os dados do primeiro docente, e ao finalizar clique no botão "adicionar". Depois faça o mesmo procedimento para o docente Y. Concluído a distribuição de aulas por docente, clique no botão "Próximo passo".


Serão exibidos os dados do componente e em “Dados da Solicitação”, deve ser inserido o número de vagas ofertadas para turma. Em seguida clicaremos em próximo passo. A seguinte tela será exibida:
== Revisar Dados da Turma ==


Nesta tela consta um resumo de todos os dados adicionados durante o percurso.


[[Arquivo:Menu turma tela7.1.png]]
[[Arquivo:Criar Turma Sem Solicitação - Turma agrupada - tela final.png]]
[[Arquivo:Menu turma tela7.2.png]]


Na demonstração acima, o usuário poderá selecionar os horários aleatoriamente clicando nos espaços em branco que definem dia e horário de aula.
Caso algum item não esteja correto, volte para a etapa referente ao dado, e corrija-o, utilizando um dos botões expostos no item 1.
Ao final da página será exibida a barra com a porcentagem de aulas que devem corresponder de 100% a 120% da porcentagem relativa ao número de aulas definidas para a carga horária do componente.
Se quiser cancelar o processo, clique no botão “Cancelar”.
Em seguida clicaremos em “Próximo Passo”, e a  tela com o resumo da solicitação será exibida:


[[Arquivo:Menu_turma_tela8.png]]
Se todos os dados estiverem corretos, clique no botão “Cadastrar”.


Ao finalizar a criação da turma, uma mensagem de confirmação será exibida no topo da tela da página inicial.


[[Arquivo:Criar Turma Sem Solicitação - Grad 8.png]]


Após a confirmação dos dados, clicaremos em “Cadastrar Solicitação de Turma” e será exibida a mensagem:
= Referências =
“Solicitação de turma cadastrada com sucesso!”


Após a realização destes passos, o Chefe do Departamento, ou Diretor da unidade acadêmica especializada responsável pela disciplina, deverá validar a solicitação. As orientações sobre esta validação encontram-se no manual: https://manuaisdesistemas.ufpe.br/index.php/Validar_Oferta_de_Turmas_Gradua%C3%A7%C3%A3o_-_Diretor_ou_Chefe_de_Departamento#Perfis_de_Acesso
[https://docs.info.ufrn.br/doku.php?id=suporte:manuais:sigaa:portal_do_docente:chefia:turmas:criar_turma_sem_solicitacao Criar Turma Sem Solicitação UFRN]
Manual de referencia: https://manuaisdesistemas.ufpe.br/index.php/Criar_Turma_/_Oferta_de_disciplinas

Edição atual tal como às 13h46min de 15 de março de 2023


Objetivo

Esta funcionalidade permitirá ao Coordenador de curso realizar a criação de turmas para o período letivo regular.

Pré-requisitos

  • A funcionalidade deve ser utilizada dentro do período registrado no calendário acadêmico.

Perfis de Acesso

  • Coordenador de curso de Graduação.

Caminho

SIGAA → Módulos → Portal Coord. Graduação → Turmas → Criar Turma Sem Solicitação.

Passo a Passo

Ao entrar no SIGAA, selecione o módulo “Portal Coord. Graduação” no Menu Principal. Portal coordenador.png

Acessar Funcionalidade Criar Turma Sem Solicitação

Ao acessar o Portal do Coordenador, no menu "Turmas" selecione a opção "Criar Turma Sem Solicitação". Menu turma tela2.png

Selecionar Componente para Criação de Turma

Uma lista com todos os componentes curriculares disponíveis para o curso será exibida:

Menu turma tela3.png

Selecione o componente desejado clicando no ícone “Criar Turma”.

Definir Dados Iniciais da Turma

Após a escolha do componente, será necessário preencher os dados da turma.

Menu turma tela4.png

Nesta tela informe obrigatoriamente:

  • Tipo da Turma: Regular, Férias, Ensino Individual, Reposição, Reposição de Férias.
  • Ano-período: informe o ano e o período que a turma será aberta.
  • Campus: Selecione o campus da universidade que a turma será disponibilizada
  • Capacidade de Alunos: Quantos alunos ela poderá acomodar.
  • Local: Lugar onde a turma será lecionada (podendo ser virtualmente (EAD) ou fisicamente (com o número da sala))

Caso a turma que você está querendo criar já possua uma turma criada, irá aparecer um novo campo de nome “Selecione a Turma Agrupadora desta Turma” com as seguintes opções, conforme imagem abaixo:

Menu turma tela5.png

Escolha entre:

  • Turma Agrupadora: para agrupar a turma que está sendo criada à esta turma já existente, criando subturmas;
  • Nova Turma Agrupadora: para criar uma nova turma.

Em ambos os casos, feito o preenchimento dos dados, clique no botão "Próximo Passo”.

Definir Horário da Turma

Nesta tela informe qual a data do início e fim que a turma será ministrada, além da grade de horários (dias e horários) da mesma.

Oferta de turma - agrupamento - 1.png

Selecione, na grade de horários disponíveis (item 1), os horários em que a turma será ministrada.

Quando selecionar os horários e dias da semana, clique no botão “Adicionar Horário” (item 2).

O horário selecionado ficará descrito no campo "períodos adicionados”, conforme mostrado no Item 1 da imagem abaixo:

Menu turma tela8.png

No final da página, em datas da turma (item 2), há uma barra que mede a porcentagem de aulas e carga horária compatível com o componente. Essa barra deve estar entre 100% (ideal) e 120% para que o sistema prossiga para o próximo passo, conforme o exemplo.

Ao finalizar o preenchimento, clique no botão "Próximo Passo” (item 3).

Definir Docente da Turma

A tela abaixo será exibida para cadastro dos docentes e a carga horária definida para cada um:

Menu turma tela7.2.png

Primeiramente deverá escolher um docente de “Todos a UFPE”, “Somente da minha unidade” ou “somente externos”.

Nessa primeira opção (item 1), preencha:

  • No campo “docente”, as 3 primeiras letras do nome e escolha o docente desejado da lista que será apresentada.
  • Grupo de Docente: selecione 1
  • Carga Horária: quantas horas a turma terá (baseado na carga horária do componente curricular).
  • Período: O período de tempo em que a turma será lecionada.
  • Horário no período: Será exibida às aulas da semana. Selecione quantas aulas será atribuída ao docente selecionado.

Ao finalizar, clique no botão "Adicionar" e o campo de “Docentes” (item 2) será exibido.

Na opção 2 (item 2) será exibido o resultado da adição dos dados do item 1.

Estando todos os dados prontos, clique na opção "Próximo Passo”.

Nota: Se houver mais de um docente lecionando a mesma turma, poderá ser adicionado, por exemplo, as aulas da segunda para docente X, e as aulas da sexta para docente Y. Para isso, preencha os campos necessários com os dados do primeiro docente, e ao finalizar clique no botão "adicionar". Depois faça o mesmo procedimento para o docente Y. Concluído a distribuição de aulas por docente, clique no botão "Próximo passo".

Revisar Dados da Turma

Nesta tela consta um resumo de todos os dados adicionados durante o percurso.

Criar Turma Sem Solicitação - Turma agrupada - tela final.png

Caso algum item não esteja correto, volte para a etapa referente ao dado, e corrija-o, utilizando um dos botões expostos no item 1. Se quiser cancelar o processo, clique no botão “Cancelar”.

Se todos os dados estiverem corretos, clique no botão “Cadastrar”.

Ao finalizar a criação da turma, uma mensagem de confirmação será exibida no topo da tela da página inicial.

Criar Turma Sem Solicitação - Grad 8.png

Referências

Criar Turma Sem Solicitação UFRN