Criar Turma Sem Solicitação

De Manuais de Sistemas
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Objetivo

Esta funcionalidade permitirá ao Coordenador de curso realizar a criação de turmas para o período letivo regular.

Pré-requisitos

  • A funcionalidade deve ser utilizada dentro do período registrado no calendário acadêmico.

Perfis de Acesso

  • Coordenador de curso de Graduação.

Caminho

SIGAA → Módulos → Portal Coord. Graduação → Turmas → Criar Turma Sem Solicitação.

Passo a Passo

Ao entrar no SIGAA, selecione o módulo “Portal Coord. Graduação” no Menu Principal. Portal coordenador.png

Acessar Funcionalidade Criar Turma Sem Solicitação

Ao acessar o Portal do Coordenador, no menu "Turmas" selecione a opção "Criar Turma Sem Solicitação". Menu turma tela2.png

Selecionar Componente para Criação de Turma

Uma lista com todos os componentes curriculares disponíveis para o curso será exibida:

Menu turma tela3.png

Selecione o componente desejado clicando no ícone “Criar Turma”.

Definir Dados Iniciais da Turma

Após a escolha do componente, será necessário preencher os dados da turma.

Menu turma tela4.png

Nesta tela informe obrigatoriamente:

  • Tipo da Turma: Regular, Férias, Ensino Individual, Reposição, Reposição de Férias.
  • Ano-período: informe o ano e o período que a turma será aberta.
  • Campus: Selecione o campus da universidade que a turma será disponibilizada
  • Capacidade de Alunos: Quantos alunos ela poderá acomodar.
  • Local: Lugar onde a turma será lecionada (podendo ser virtualmente (EAD) ou fisicamente (com o número da sala))

Caso a turma que você está querendo criar já possua uma turma criada, irá aparecer um novo campo de nome “Selecione a Turma Agrupadora desta Turma” com as seguintes opções, conforme imagem abaixo:

Menu turma tela5.png

Escolha entre:

  • Turma Agrupadora: para agrupar a turma que está sendo criada à esta turma já existente, criando subturmas;
  • Nova Turma Agrupadora: para criar uma nova turma.

Em ambos os casos, feito o preenchimento dos dados, clique no botão "Próximo Passo”.

Definir Horário da Turma

Nesta tela informe qual a data do início e fim que a turma será ministrada, além da grade de horários (dias e horários) da mesma.

Oferta de turma - agrupamento - 1.png

Selecione, na grade de horários disponíveis (item 1), os horários em que a turma será ministrada.

Quando selecionar os horários e dias da semana, clique no botão “Adicionar Horário” (item 2).

O horário selecionado ficará descrito no campo "períodos adicionados”, conforme mostrado no Item 1 da imagem abaixo:

Menu turma tela8.png

No final da página, em datas da turma (item 2), há uma barra que mede a porcentagem de aulas e carga horária compatível com o componente. Essa barra deve estar entre 100% (ideal) e 120% para que o sistema prossiga para o próximo passo, conforme o exemplo.

Ao finalizar o preenchimento, clique no botão "Próximo Passo” (item 3).

Definir Docente da Turma

A tela abaixo será exibida para cadastro dos docentes e a carga horária definida para cada um:

Menu turma tela7.2.png

Primeiramente deverá escolher um docente de “Todos a UFPE”, “Somente da minha unidade” ou “somente externos”.

Nessa primeira opção (item 1), preencha:

  • No campo “docente”, as 3 primeiras letras do nome e escolha o docente desejado da lista que será apresentada.
  • Grupo de Docente: selecione 1
  • Carga Horária: quantas horas a turma terá (baseado na carga horária do componente curricular).
  • Período: O período de tempo em que a turma será lecionada.
  • Horário no período: Será exibida às aulas da semana. Selecione quantas aulas será atribuída ao docente selecionado.

Ao finalizar, clique no botão "Adicionar" e o campo de “Docentes” (item 2) será exibido.

Na opção 2 (item 2) será exibido o resultado da adição dos dados do item 1.

Estando todos os dados prontos, clique na opção "Próximo Passo”.

Nota: Se houver mais de um docente lecionando a mesma turma, poderá ser adicionado, por exemplo, as aulas da segunda para docente X, e as aulas da sexta para docente Y. Para isso, preencha os campos necessários com os dados do primeiro docente, e ao finalizar clique no botão "adicionar". Depois faça o mesmo procedimento para o docente Y. Concluído a distribuição de aulas por docente, clique no botão "Próximo passo".

Revisar Dados da Turma

Nesta tela consta um resumo de todos os dados adicionados durante o percurso.

Criar Turma Sem Solicitação - Turma agrupada - tela final.png

Caso algum item não esteja correto, volte para a etapa referente ao dado, e corrija-o, utilizando um dos botões expostos no item 1. Se quiser cancelar o processo, clique no botão “Cancelar”.

Se todos os dados estiverem corretos, clique no botão “Cadastrar”.

Ao finalizar a criação da turma, uma mensagem de confirmação será exibida no topo da tela da página inicial.

Criar Turma Sem Solicitação - Grad 8.png

Referências

Criar Turma Sem Solicitação UFRN