Categoria:Portal do Docente da Graduação

De Manuais de Sistemas
Ir para navegação Ir para pesquisar


Olá, docente do curso de graduação!

O Portal do Docente é um módulo do SIGAA que reúne todas as atividades rotineiras do docente interno e externo no sistema informatizado.

Se você já tem login e senha para acessar o SIPAC, use os mesmos para acessar o [SIGAA]. Se não possui um usuário cadastrado, visite o manual de [Criar Login] e após isso volte para continuar a exploração.

Para reclamações, suporte ou sugestões, entre em contato com a central de serviços através do site https://sites.ufpe.br/cstic/ , pelo https://otrs.ufpe.br/otrs/customer.pl, ou pelo numero (81) 2126 - 7777.

Para acessar as funcionalidades relacionadas a Turma Virtual Docente, acesse esse link para obter mais detalhes: "[Portal da Turma Virtual Docente]".

Conhecendo o Portal

Essa é a sua tela de docente dentro do SIGAA.

Nela haverá funções que auxiliarão e agilizarão suas atividades do dia-a- dia.

O SIGAA possui várias funcionalidades. Para acessá-las é preciso entrar no sistema SIGAA com seu usuário e senha, escolher o vínculo de docente (caso apareça), e no painel de módulos (caso apareça) clicar em Portal do Docente.

Para poder dar continuidade a exposição das funcionalidades, será necessário detalhar antes o que cada item do portal significa.


Aviso! Aviso: Alguns itens desse módulo ainda estão em processo de ajustes. Por este motivo, pode ser que algumas funções apresentadas não estejam ainda disponíveis para uso.

Para realizar esse detalhamento, cada item da imagem abaixo foi numerado e abaixo dela está descrito seu significado e usabilidade:


Pagina inicial do docente - Graduacao


Legenda:

1 - O ícones de acessibilidade para aumentar ou diminuir os textos da página;

2 - Menu de ajuda (ele está direciona para o link da UFRN);

3 - O tempo de uso decrescente que o usuário ficou sem interagir com o sistema;

4 - O botão para sair/deslogar do sistema;

5 - Nome completo do docente e o departamento educacional em que ele está associado;

6- Indica qual o período/semestre letivo atual;

7- Grupo de ícones para atalhos de funções mais gerais para o usuário;

8- Esse é o grupo de ícones que serão utilizados para executar as funcionalidades letivas do sistema. A descrição de cada ícone será explorado conforme forem sendo consultados as funcionalidades do sistema ao longo deste guia, onde haverá a consulta ao manual da funcionalidade e nele haverá mais detalhes de como utilizar.

9- Neste espaço haverá os informes que serão compartilhados pela coordenação;

10- As mensagens trocadas do correio eletrônico (Caixa Postal) do SIGAA poderão ser acessadas nesta opção;

11- Funcionalidade para trocar foto do perfil.

12 - Permite atualizar dados do site pessoal do docente no sigaa;

13 - Permite ver, em um quadro diário, semanal ou mensal, a agenda das turmas que o docente está vinculado;

14 - Foto do docente;

15 - Página pessoal acadêmica do docente no SIGAA;

16 - Botões de atalho para o periódico Capes da UFPE, Ofícios eletrônicos e Fórum Docente.

17 - Acesso aos regulamentos dos cursos de graduação'

18 - Permite acesso ao calendário acadêmico;

19 - Dados pessoais do docente;

20 - Relação das turmas em que o docente ministrará aula no semestre atual em qualquer modalidade de ensino em que ele esteja vinculado;

21 - Área onde é exibida as Comunidades Virtuais que o usuário participa atualmente, onde também pode criar e buscar outras comunidades virtuais;

22 - (Não explorado)

23 - Atalho fixo para voltar à página inicial, caso você esteja em outra página, só é clicar nesse ícone e será redirecionado automaticamente para a tela inicial do portal;

2 Atividades pré Período Letivo

Acessar Calendário Oficial UFPE

Para ter acesso ao calendário Acadêmico Oficial geral da UFPE, acesse o portal público da UFPE clicando nesse link: https://sigaa.ufpe.br/sigaa/public

Caminho: Portal Público → Graduação → Calendário Acadêmico

Grad - Portal Publico - Calendario.jpg

E o calendário acadêmico completo será baixado no seu dispositivo e você terá acesso a todas as datas do ano letivo.

Visualizar Estrutura Curricular

Caso qualquer pessoa tenha interesse em identificar qual a grade curricular de cada curso de graduação da UFPE, ela pode fazer a consulta no portal público ( https://sigaa.ufpe.br/sigaa/public ).

Grad - Portal Publico - Estrutura Curricular.jpg


Caso a estrutura curricular do seu curso ainda não esteja disponível para visualização, entre em contato com a coordenação do seu curso para maiores informações.

Para ter acesso aos detalhes dessa funcionalidade, você pode acessar o Caminho de acesso ou o Manual abaixo:

  • Visualizar Estrutura Curricular (Portal Público)

Caminho: Portal Público UFPE → Graduação → Cursos → Buscar curso

Atalho: Consulta de Cursos - GRADUAÇÃO

Manual: Visualizar Estrutura Curricular (Portal Público)

Visualizar Minhas Turmas

A área de "Minhas Turmas do Semestre" (que aparece na tela inicial do Portal do Docente no SIGAA (item 20 do [Tópico 1 - Conhecendo o Portal ]) logo após o login ou seleção do vínculo) apresenta a lista de turmas em que o docente está vinculado. Nesta área é possível ver também:

  • Nome e código do componente curricular;
  • Situação (aberta ou consolidada);
  • Período letivo que a turma foi criada;
  • Local onde o componente curricular é ministrado (Remoto, sala de aula com o número dela, e etc.);
  • Carga horária total (compartilhada ou não) do componente curricular;
  • O horário e período de tempo que ela é ministrada;
  • Quantidade de alunos participantes da turma;
  • Ícone para acesso rápido ao Chat da turma para conversar com outros integrantes que estiverem online. Essa funcionalidade até o momento encontra-se indisponível.

Ao clicar no nome da turma, você terá acesso ao ambiente da Turma Virtual da mesma. Para detalhes das funcionalidades da Turma Virtual, vá para a seção xx [ === Turma Virtual Docente === ]

Páginas na categoria “Portal do Docente da Graduação”

As seguintes 4 páginas pertencem a esta categoria, de um total de 4.