Mudanças entre as edições de "Cadastrar Plano de Curso na Turma Virtual"

De Manuais de Sistemas
Ir para navegação Ir para pesquisar
 
(19 revisões intermediárias pelo mesmo usuário não estão sendo mostradas)
Linha 11: Linha 11:
= Perfis de Acesso =
= Perfis de Acesso =
   
   
Docente Stricto Sensu (PROPESQ)
Docente de Pós Graduação.
   
   
= Caminho =
= Caminho =
   
   
SIGAA → Módulos → Portal do Docente → Minhas Turmas no Semestre → Componente Curricular → Menu Turma Virtual → Turma → Plano de Curso.
''SIGAA → Módulos → Portal do Docente → Minhas Turmas no Semestre → Componente Curricular → Menu Turma Virtual → Turma → Plano de Curso.''
   
   
= Passo a Passo =  
= Passo a Passo =  
Linha 21: Linha 21:
Ao entrar no ''SIGAA'', selecione o módulo "'''Portal do Docente "''' no Menu Principal.  
Ao entrar no ''SIGAA'', selecione o módulo "'''Portal do Docente "''' no Menu Principal.  


'''''Figura 1 - Portal de Módulos'''
'''''Figura 1 - Portal de Módulos'''''


[[Arquivo:Revisar Tese e Dissertação - docente 01.jpg]]
[[Arquivo:Revisar Tese e Dissertação - docente 01.jpg]]
Linha 27: Linha 27:
=== Selecionar Turma Virtual ===
=== Selecionar Turma Virtual ===
   
   
No portal do docente Stricto Sensu, vá para o atalho na sessão “Componente curricular” (item 1) e escolha a turma que deseja abrir a Turma Virtual. Ao achar a turma, clique em cima do nome dela.
No portal do docente, vá para o atalho na sessão “Componente curricular” (item 1) e escolha a turma que deseja abrir a Turma Virtual. Ao achar a turma, clique em cima do nome dela.
   
   
O item 2 indica se é uma turma aberta ou consolidada, e o item 3 o ano em que ela esteve/está sendo lecionada.
O item 2 indica se é uma turma aberta ou consolidada, e o item 3 o ano em que ela esteve/está sendo lecionada.
Linha 52: Linha 52:
   
   
Para fazer o preenchimento do plano de curso, vá no menu “Turma”, e clique no submenu “Plano de Curso”.   
Para fazer o preenchimento do plano de curso, vá no menu “Turma”, e clique no submenu “Plano de Curso”.   
'''''Figura 5 - Selecionar Menu Plano de Curso''''' 
   
   
[[Arquivo:Turma Virtual Docente - figura 67.jpg]]
[[Arquivo:Turma Virtual Docente - figura 67.jpg]]


   
   
Ao clicar nessa funcionalidade (figura 67), o usuário será direcionado para a tela de “Gerenciar Plano de Curso” (figura 5) onde deverá preencher o formulário.
Ao clicar nessa funcionalidade (figura 5), o usuário será direcionado para a tela abaixo, de “Gerenciar Plano de Curso”, onde deverá preencher o formulário.
 
No fundo amarelo haverá um resumo de como executar essa ação na página.
No fundo amarelo haverá um resumo de como executar essa ação na página.
'''''Figura 6 -  Formulário de Preenchimento de Plano de Curso'''''
   
   
[[Arquivo:Turma Virtual Docente - Preencher plano de curso.jpg]]
[[Arquivo:Turma Virtual Docente - Preencher plano de curso.jpg]]
Linha 64: Linha 69:


Caso o docente já tenha lecionado em outra turma desta mesma disciplina, será possível Importar o Plano de Curso, as Aulas e as Referências para esta turma.  
Caso o docente já tenha lecionado em outra turma desta mesma disciplina, será possível Importar o Plano de Curso, as Aulas e as Referências para esta turma.  
Para realizar essa operação, clique no nome “Aqui” de cor azul no texto sobre o fundo amarelo (item x) (falta marcar este item ainda na imagem “Figura 5 - Formulário de Preenchimento de Plano de Curso”)
 
Para mais detalhes dessa funcionalidade, consulte o manual: [https://manuaisdesistemas.ufpe.br/index.php/Importa%C3%A7%C3%A3o_de_Plano_de_Curso_e_outros_Dados_Stricto_Sensu [Importação de Plano de Curso e outros Dados Stricto Sensu]] .
Para realizar essa operação, clique no nome “Aqui” de cor azul no texto sobre o fundo amarelo (item 1 da Figura 6)
 
Para mais detalhes dessa funcionalidade, consulte o manual: [https://manuaisdesistemas.ufpe.br/index.php/Importa%C3%A7%C3%A3o_de_Plano_de_Curso_e_outros_Dados_Stricto_Sensu "[Importação de Plano de Curso e outros Dados Stricto Sensu]]" .
   
   
=== Preencher Metodologia de Ensino e Avaliação ===
=== Preencher Metodologia de Ensino e Avaliação ===
   
   
'''''Figura 7 - Dados do Plano de Curso'''''
[[Arquivo:Turma Virtual Docente - figura 5 2.jpg]]
[[Arquivo:Turma Virtual Docente - figura 5 2.jpg]]
   
   
   
   
Nesta parte do Plano de Curso o docente deverá preencher:
Nesta parte do Plano de Curso o docente deverá preencher:
Metodologia: Como serão ministradas as aulas;
* Metodologia: Como serão ministradas as aulas;
Procedimentos de Avaliação de Aprendizagem: Os tipos de avaliação que a turma terá: provas, atividades, trabalhos em grupo, e etc.;
* Procedimentos de Avaliação de Aprendizagem: Os tipos de avaliação que a turma terá: provas, atividades, trabalhos em grupo, e etc.;
Horário de atendimento: Serão exibidos os horários de atendimento extraclasse que o docente incluir.
* Horário de atendimento: Serão exibidos os horários de atendimento extraclasse que o docente incluir.


=== Preencher Cronograma de Aula ===
=== Preencher Cronograma de Aula ===
   
   
Na tela, o docente deverá inserir a Data Inicial, a Data Final, uma breve Descrição e, se desejar, o Conteúdo do cronograma de aula que será cadastrado para os dias informados.
Na tela, o docente deverá inserir a Data Inicial, a Data Final, uma breve Descrição e, se desejar, o Conteúdo do cronograma de aula que será cadastrado para os dias informados.
'''''Figura 8 - Cronograma de Aula'''''
   
   
[[Arquivo:Turma Virtual Docente - figura 73.jpg]]
[[Arquivo:Turma Virtual Docente - figura 73.jpg]]
Linha 85: Linha 96:


Ao preencher os dados, clique no botão “Adicionar Tópico” (item 1) e a mensagem de confirmação será apresentado logo abaixo (item 2), e o tópico será adicionado ao Plano de Curso (item 3).
Ao preencher os dados, clique no botão “Adicionar Tópico” (item 1) e a mensagem de confirmação será apresentado logo abaixo (item 2), e o tópico será adicionado ao Plano de Curso (item 3).
Para excluir o tópico, é só clicar no ícone da lixeira (item 4) e confirmar a remoção.
Para excluir o tópico, é só clicar no ícone da lixeira (item 4) e confirmar a remoção.
   
   
Obs.: caso não apareça o tópico cadastrado, continue o preenchimento do plano, e, no final, vá para a função “Tópicos de Aula” ( Turma Virtual -> Diário Eletrônico -> Gerenciar Tópicos de Aula) e o tópico criado estará disponível lá.
'''''Observação''': caso não apareça o tópico cadastrado, continue o preenchimento do plano, e, no final, vá para a função “Tópicos de Aula” ( Turma Virtual -> Diário Eletrônico -> Gerenciar Tópicos de Aula) e o tópico criado estará disponível lá.''


Para criar, alterar ou excluir tópicos de aula fora do Plano de Curso, consulte o manual abaixo:
Para criar, alterar ou excluir tópicos de aula fora do Plano de Curso, consulte o manual abaixo:
[[link do manual de cadastrar tópicos de aula]]  
 
[[https://manuaisdesistemas.ufpe.br/index.php/Cadastrar_e_Gerenciar_T%C3%B3picos_de_Aula_na_Turma_Virtual Cadastrar e Gerenciar Tópicos de Aula]]


=== Preencher Avaliações ===
=== Preencher Avaliações ===
   
   
Nesta seção, o docente deverá cadastrar as datas das avaliações que serão realizadas para a disciplina em questão, conforme é exemplificado abaixo:
Nesta seção, o docente deverá cadastrar as datas das avaliações que serão realizadas para a disciplina em questão, conforme é exemplificado abaixo:
'''''Figura 9 - Preencher avaliações'''''
   
   
[[Arquivo:Turma Virtual Docente - figura 74.jpg]]
[[Arquivo:Turma Virtual Docente - figura 74.jpg]]
Preencha “Data” e “Hora” das avaliações que ocorrerão na turma. Na Descrição, deverá optar por 1ª Avaliação, 2ª Avaliação ou 3ª Avaliação.
Após o preenchimento, clique no botão “Adicionar Avaliação” e a avaliação será adicionada logo abaixo do formulário.
Para remover , clique no ícone da lixeira (Remover Avaliação).
=== Preencher Referências (Livro) ===
Nesta seção, o docente poderá adicionar uma nova indicação de referência de livro.
{{Alerta|1=No momento não é possível realizar este procedimento pois o módulo bibliotecas ainda não está disponível.}}
'''''Figura 10 - Preencher Referências'''''
[[Arquivo:Turma Virtual Docente - figura 75.jpg]]
Primeiro deve-se indicar qual o tipo de referência (item 1): Livro, artigo, revista, site ou outros.
Se for livro, deverá clicar no botão “Pesquisar no Acervo” (item 2) onde será vinculado a referência a algum exemplar incluso na biblioteca da instituição.
Só após preencher o item 2, poderá ser adicionada a referência clicando no item 3.
Os ícones virão com sua descrição (item 4).
==== Buscar Título ====
Ao clicar no item 2 (figura 10) (botão “Pesquisar em acervo”), a tela abaixo será exibida:
'''''Figura 11 - Selecionar Campos para a Busca nos arquivos da biblioteca'''''
[[Arquivo:Turma Virtual Docente - figura 76.jpg]]
Em “Busca Multi Campo” (item 1) o usuário poderá marcar os filtros disponíveis para buscar na biblioteca o título que adicionará como referência no Plano de Curso.
''Legenda dos filtros:''
* Título: Informe o título do material que deseja procurar;
* Autor: Forneça o nome do autor do material desejado;
* Assunto: Informe o assunto do material;
* Local de Publicação: Informe o local de publicação do material;
* Editora: Informe a editora do material;
* Ano de Publicação de: Forneça o ano de publicação do material;
* Biblioteca: Selecione a biblioteca desejada dentre as opções disponibilizadas pelo sistema;
* Coleção: Opte por selecionar dentre as opções listadas pelo sistema;
* Tipo de Material: Selecione o tipo de material dentre as opções listadas.
Ao preencher os dados, clique no botão “Pesquisar” (item 2), e a tabela de “Títulos Encontrados” será exibida (item 3).
Para realizar os procedimentos, o usuário deverá utilizar os ícones disponíveis na tela, que estão descritos na legenda no item 4.
Ao encontrar o título desejado, clique no ícone “Selecionar Título” (item 5), e sistema voltará para a tabela de “Nova Indicação de Referência”, já com o título adicionado (Figura 77 do tópico Visualizar Título Adicionado).
Para realizar uma nova busca, clique no botão “Limpar”.
Para voltar a tela anterior, clique no botão “Voltar”.
Para cancelar a operação, clique no botão “Cancelar”.
Caso não encontre o título desejado, realize uma nova busca.
Se caso o título que esteja procurando não esteja cadastrado no sistema, clique no botão “Não encontrou no acervo?” (item 6) e o formulário da tela abaixo (figura 12)  será apresentado para que o docente faça o preenchimento dos dados necessários para a composição da referência.
'''''Figura 12 - Nova Indicação de referência'''''
[[Arquivo:Turma Virtual Docente - figura 78.jpg]]
Ao finalizar o preenchimento, clique no botão “Adicionar Referências”, e ela será incluída na lista de referências da turma (conforme apresentado na figura 14).
==== Visualizar Título Adicionado ====
 
Feito os procedimentos anteriores, a tela abaixo será exibida:
'''''Figura 13 - Nova indicação de Referência'''''
[[Arquivo:Turma Virtual Docente - figura 77.jpg]]
No item 1 serão apresentados os dados do título selecionado.
No item 2 o docente deverá escolher se a referência é básica ou complementar.
E para finalizar, clique no botão “Adicionar Referência” para confirmar a inclusão (item 3).
==== Confirmar Inclusão de Referência ====
Ao confirmar a inclusão, a mensagem de sucesso será exibida (item 1) e o título será adicionado a lista de referências da Turma (item 2).
Para salvar a operação, clique no botão “Salvar” (item 3).
'''''Figura 14 - Inclusão de Referências'''''
[[Arquivo:Turma Virtual Docente - figura 79.jpg]]
===Preencher Referências (Artigo) ===
Nesta seção, o docente poderá adicionar indicação de referência de artigos.
Selecione a opção “Artigo”.
No item 1, preencha os campos de “Nome ou Título”, “Autor”, “Ano” e “Endereço (URL/link de local onde o artigo esta hospedado na internet)”.
Os campos indicados com uma estrela azul são campos de preenchimento obrigatório.
'''''Figura 15 - Preencher Referencias Artigo'''''
[[Arquivo:Turma Virtual Docente - figura 80.jpg]]
Após preencher esses dados, caso queira remover as informações, clique no botão “Limpar”.
Com os dados preenchidos corretamente, clique no botão “Adicionar Referencia”.
A mensagem de sucesso será exibida, informando que a referência foi adicionada (item 2).
E as informações da referência adicionada serão apresentadas na tabela de “Complementares” no item 3.
=== Preencher Referências (Revista) ===
Nesta seção, o docente poderá adicionar indicação de referência de revista.
Selecione a opção “Revista”.
No item 1, preencha os campos de “Nome ou Título”, “Autor”, “Editora”, “Ano”, “Edição” e “Endereço (URL)”.
Os campos indicados com uma estrela azul são campos de preenchimento obrigatório.
'''''Figura 16 - Preencher Referencias de Revista'''''
[[Arquivo:Turma Virtual Docente - figura 81.jpg]]
Após preencher esses dados, caso queira remover as informações, clique no botão “Limpar”.
Com os dados preenchidos corretamente, clique no botão “Adicionar Referencia”.
A mensagem de sucesso será exibida, informando que a referência foi adicionada (item 2).
E as informações da referência adicionada serão apresentadas na tabela de “Complementares” no item 3.
=== Preencher Referências (Site e Outros) ===
Nesta seção, o docente poderá adicionar indicação de referência de sites ou de outras fontes.
Selecione a opção “Site” ou “Outros”.
No item 1, preencha os campos de “Nome ou Título” e “Endereço (URL)”.
Os campos indicados com uma estrela azul são campos de preenchimento obrigatório.
'''''Figura 17 - Indicações de Referência'''''
[[Arquivo:Turma Virtual Docente - figura 84.jpg]]
Após preencher esses dados, caso queira remover as informações, clique no botão “Limpar”.
Com os dados preenchidos corretamente, clique no botão “Adicionar Referencia”.
A mensagem de sucesso será exibida, informando que a referência foi adicionada (item 2).
E as informações da referência adicionada serão apresentadas na tabela de “Complementares” no item 3.
=== Finalizar Preenchimento ===
Ao preencher todos os campos do Plano do Curso, é hora de finalizar o formulário.
'''''Figura 18 - Botões de Finalização de Preenchimento'''''
[[Arquivo:Figura 6 botoes de selecao.jpg]]
Caso não tenha terminado todas as alterações e deseje interromper o preenchimento sem perder as informações fornecidas, clique apenas no botão “Salvar”.
Para preencher outro Plano de Curso, clique no botão “Gerenciar Outros Planos”.
Para cancelar o preenchimento, e zerar as informações ainda não salvas do formulário, clique no botão “Cancelar”.
Para finalizar a operação, clique em “Salvar e Enviar”.
Uma mensagem de confirmação será exibida no topo da tela.
'''''Figura 19 - Operação realizada com sucesso'''''
[[ Arquivo:Operaçao realizada com sucesso.png]]
= Regras =
= FAQ =
= Referências =
https://docs.info.ufrn.br/doku.php?id=suporte:manuais:sigaa:turma_virtual:portal_do_docente:menu_turma_virtual:turma:plano_de_curso

Edição atual tal como às 05h21min de 14 de maio de 2021


Objetivo

Esta funcionalidade permite ao usuário preencher o plano de curso necessário para todas as turmas no início do semestre. O plano de curso permite uma visão da trajetória de todo o perfil do curso.

Pré-requisitos

A Turma estar cadastrada no sistema.

Perfis de Acesso

Docente de Pós Graduação.

Caminho

SIGAA → Módulos → Portal do Docente → Minhas Turmas no Semestre → Componente Curricular → Menu Turma Virtual → Turma → Plano de Curso.

Passo a Passo

Ao entrar no SIGAA, selecione o módulo "Portal do Docente " no Menu Principal.

Figura 1 - Portal de Módulos

Revisar Tese e Dissertação - docente 01.jpg

Selecionar Turma Virtual

No portal do docente, vá para o atalho na sessão “Componente curricular” (item 1) e escolha a turma que deseja abrir a Turma Virtual. Ao achar a turma, clique em cima do nome dela.

O item 2 indica se é uma turma aberta ou consolidada, e o item 3 o ano em que ela esteve/está sendo lecionada.

Figura 2 - Portal do Docente

Turma Virtual Docente - figura 4.jpg


Caso a turma desejada não apareça nesse painel principal do Portal do Docente, faça uma busca na opção “listar Turmas Virtuais” e veja se a turma está realmente aberta ou já está consolidada.

Figura 3 - Listar Turmas Virtuais

Turma Virtual Docente - Listar Turmas.jpg


A tela abaixo será exibida e você poderá fazer a seleção da Turma desejada clicando no ícone “Acessar Turma Virtual” (seta azul) ou clicando no nome da disciplina.

Figura 4 - Acessar Turmas Virtuais

Turma Virtual Docente - Clicar e acessar Turma.jpg

Selecionar Opção Plano de Curso

Para fazer o preenchimento do plano de curso, vá no menu “Turma”, e clique no submenu “Plano de Curso”.

Figura 5 - Selecionar Menu Plano de Curso

Turma Virtual Docente - figura 67.jpg


Ao clicar nessa funcionalidade (figura 5), o usuário será direcionado para a tela abaixo, de “Gerenciar Plano de Curso”, onde deverá preencher o formulário.

No fundo amarelo haverá um resumo de como executar essa ação na página.

Figura 6 - Formulário de Preenchimento de Plano de Curso

Turma Virtual Docente - Preencher plano de curso.jpg

Neste formulário o docente deverá incluir todos os dados da turma, como metodologia de ensino e Avaliação, horários e cronograma de aula, conteúdo programado, datas de Avaliações e Referências, entre outras.

Caso o docente já tenha lecionado em outra turma desta mesma disciplina, será possível Importar o Plano de Curso, as Aulas e as Referências para esta turma.

Para realizar essa operação, clique no nome “Aqui” de cor azul no texto sobre o fundo amarelo (item 1 da Figura 6)

Para mais detalhes dessa funcionalidade, consulte o manual: "[Importação de Plano de Curso e outros Dados Stricto Sensu]" .

Preencher Metodologia de Ensino e Avaliação

Figura 7 - Dados do Plano de Curso

Turma Virtual Docente - figura 5 2.jpg


Nesta parte do Plano de Curso o docente deverá preencher:

  • Metodologia: Como serão ministradas as aulas;
  • Procedimentos de Avaliação de Aprendizagem: Os tipos de avaliação que a turma terá: provas, atividades, trabalhos em grupo, e etc.;
  • Horário de atendimento: Serão exibidos os horários de atendimento extraclasse que o docente incluir.

Preencher Cronograma de Aula

Na tela, o docente deverá inserir a Data Inicial, a Data Final, uma breve Descrição e, se desejar, o Conteúdo do cronograma de aula que será cadastrado para os dias informados.

Figura 8 - Cronograma de Aula

Turma Virtual Docente - figura 73.jpg


Ao preencher os dados, clique no botão “Adicionar Tópico” (item 1) e a mensagem de confirmação será apresentado logo abaixo (item 2), e o tópico será adicionado ao Plano de Curso (item 3).

Para excluir o tópico, é só clicar no ícone da lixeira (item 4) e confirmar a remoção.

Observação: caso não apareça o tópico cadastrado, continue o preenchimento do plano, e, no final, vá para a função “Tópicos de Aula” ( Turma Virtual -> Diário Eletrônico -> Gerenciar Tópicos de Aula) e o tópico criado estará disponível lá.

Para criar, alterar ou excluir tópicos de aula fora do Plano de Curso, consulte o manual abaixo:

[Cadastrar e Gerenciar Tópicos de Aula]

Preencher Avaliações

Nesta seção, o docente deverá cadastrar as datas das avaliações que serão realizadas para a disciplina em questão, conforme é exemplificado abaixo:

Figura 9 - Preencher avaliações

Turma Virtual Docente - figura 74.jpg

Preencha “Data” e “Hora” das avaliações que ocorrerão na turma. Na Descrição, deverá optar por 1ª Avaliação, 2ª Avaliação ou 3ª Avaliação.

Após o preenchimento, clique no botão “Adicionar Avaliação” e a avaliação será adicionada logo abaixo do formulário.

Para remover , clique no ícone da lixeira (Remover Avaliação).

Preencher Referências (Livro)

Nesta seção, o docente poderá adicionar uma nova indicação de referência de livro.


Aviso! Aviso: No momento não é possível realizar este procedimento pois o módulo bibliotecas ainda não está disponível.

Figura 10 - Preencher Referências

Turma Virtual Docente - figura 75.jpg


Primeiro deve-se indicar qual o tipo de referência (item 1): Livro, artigo, revista, site ou outros.

Se for livro, deverá clicar no botão “Pesquisar no Acervo” (item 2) onde será vinculado a referência a algum exemplar incluso na biblioteca da instituição.

Só após preencher o item 2, poderá ser adicionada a referência clicando no item 3.

Os ícones virão com sua descrição (item 4).

Buscar Título

Ao clicar no item 2 (figura 10) (botão “Pesquisar em acervo”), a tela abaixo será exibida:

Figura 11 - Selecionar Campos para a Busca nos arquivos da biblioteca

Turma Virtual Docente - figura 76.jpg


Em “Busca Multi Campo” (item 1) o usuário poderá marcar os filtros disponíveis para buscar na biblioteca o título que adicionará como referência no Plano de Curso.

Legenda dos filtros:

  • Título: Informe o título do material que deseja procurar;
  • Autor: Forneça o nome do autor do material desejado;
  • Assunto: Informe o assunto do material;
  • Local de Publicação: Informe o local de publicação do material;
  • Editora: Informe a editora do material;
  • Ano de Publicação de: Forneça o ano de publicação do material;
  • Biblioteca: Selecione a biblioteca desejada dentre as opções disponibilizadas pelo sistema;
  • Coleção: Opte por selecionar dentre as opções listadas pelo sistema;
  • Tipo de Material: Selecione o tipo de material dentre as opções listadas.

Ao preencher os dados, clique no botão “Pesquisar” (item 2), e a tabela de “Títulos Encontrados” será exibida (item 3).

Para realizar os procedimentos, o usuário deverá utilizar os ícones disponíveis na tela, que estão descritos na legenda no item 4.

Ao encontrar o título desejado, clique no ícone “Selecionar Título” (item 5), e sistema voltará para a tabela de “Nova Indicação de Referência”, já com o título adicionado (Figura 77 do tópico Visualizar Título Adicionado).

Para realizar uma nova busca, clique no botão “Limpar”.

Para voltar a tela anterior, clique no botão “Voltar”.

Para cancelar a operação, clique no botão “Cancelar”.

Caso não encontre o título desejado, realize uma nova busca.

Se caso o título que esteja procurando não esteja cadastrado no sistema, clique no botão “Não encontrou no acervo?” (item 6) e o formulário da tela abaixo (figura 12) será apresentado para que o docente faça o preenchimento dos dados necessários para a composição da referência.

Figura 12 - Nova Indicação de referência

Turma Virtual Docente - figura 78.jpg


Ao finalizar o preenchimento, clique no botão “Adicionar Referências”, e ela será incluída na lista de referências da turma (conforme apresentado na figura 14).

Visualizar Título Adicionado

Feito os procedimentos anteriores, a tela abaixo será exibida:

Figura 13 - Nova indicação de Referência

Turma Virtual Docente - figura 77.jpg


No item 1 serão apresentados os dados do título selecionado.

No item 2 o docente deverá escolher se a referência é básica ou complementar.

E para finalizar, clique no botão “Adicionar Referência” para confirmar a inclusão (item 3).

Confirmar Inclusão de Referência

Ao confirmar a inclusão, a mensagem de sucesso será exibida (item 1) e o título será adicionado a lista de referências da Turma (item 2). Para salvar a operação, clique no botão “Salvar” (item 3).

Figura 14 - Inclusão de Referências

Turma Virtual Docente - figura 79.jpg

Preencher Referências (Artigo)

Nesta seção, o docente poderá adicionar indicação de referência de artigos.

Selecione a opção “Artigo”.

No item 1, preencha os campos de “Nome ou Título”, “Autor”, “Ano” e “Endereço (URL/link de local onde o artigo esta hospedado na internet)”.

Os campos indicados com uma estrela azul são campos de preenchimento obrigatório.

Figura 15 - Preencher Referencias Artigo

Turma Virtual Docente - figura 80.jpg


Após preencher esses dados, caso queira remover as informações, clique no botão “Limpar”.

Com os dados preenchidos corretamente, clique no botão “Adicionar Referencia”.

A mensagem de sucesso será exibida, informando que a referência foi adicionada (item 2).

E as informações da referência adicionada serão apresentadas na tabela de “Complementares” no item 3.

Preencher Referências (Revista)

Nesta seção, o docente poderá adicionar indicação de referência de revista.

Selecione a opção “Revista”.

No item 1, preencha os campos de “Nome ou Título”, “Autor”, “Editora”, “Ano”, “Edição” e “Endereço (URL)”.

Os campos indicados com uma estrela azul são campos de preenchimento obrigatório.

Figura 16 - Preencher Referencias de Revista

Turma Virtual Docente - figura 81.jpg

Após preencher esses dados, caso queira remover as informações, clique no botão “Limpar”.

Com os dados preenchidos corretamente, clique no botão “Adicionar Referencia”.

A mensagem de sucesso será exibida, informando que a referência foi adicionada (item 2).

E as informações da referência adicionada serão apresentadas na tabela de “Complementares” no item 3.

Preencher Referências (Site e Outros)

Nesta seção, o docente poderá adicionar indicação de referência de sites ou de outras fontes.

Selecione a opção “Site” ou “Outros”.

No item 1, preencha os campos de “Nome ou Título” e “Endereço (URL)”. Os campos indicados com uma estrela azul são campos de preenchimento obrigatório.

Figura 17 - Indicações de Referência

Turma Virtual Docente - figura 84.jpg

Após preencher esses dados, caso queira remover as informações, clique no botão “Limpar”.

Com os dados preenchidos corretamente, clique no botão “Adicionar Referencia”.

A mensagem de sucesso será exibida, informando que a referência foi adicionada (item 2).

E as informações da referência adicionada serão apresentadas na tabela de “Complementares” no item 3.

Finalizar Preenchimento

Ao preencher todos os campos do Plano do Curso, é hora de finalizar o formulário.

Figura 18 - Botões de Finalização de Preenchimento

Figura 6 botoes de selecao.jpg

Caso não tenha terminado todas as alterações e deseje interromper o preenchimento sem perder as informações fornecidas, clique apenas no botão “Salvar”.

Para preencher outro Plano de Curso, clique no botão “Gerenciar Outros Planos”.

Para cancelar o preenchimento, e zerar as informações ainda não salvas do formulário, clique no botão “Cancelar”.

Para finalizar a operação, clique em “Salvar e Enviar”.

Uma mensagem de confirmação será exibida no topo da tela.

Figura 19 - Operação realizada com sucesso

Operaçao realizada com sucesso.png

Regras

FAQ

Referências

https://docs.info.ufrn.br/doku.php?id=suporte:manuais:sigaa:turma_virtual:portal_do_docente:menu_turma_virtual:turma:plano_de_curso