Mudanças entre as edições de "Cadastrar Componentes Curriculares"

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Permite pesquisar componentes curriculares por diferentes critérios.
Permite pesquisar componentes curriculares por diferentes critérios.

Edição das 16h39min de 23 de abril de 2019


Objetivo

Os componentes curriculares são unidades de estruturação didático-pedagógica, oferecidos pelos cursos de Pós da UFPE, que se caracterizam nos seguintes tipos: disciplinas, atividades acadêmicas específicas, blocos e módulos. Nesta funcionalidade, o usuário poderá cadastrar um novo componente curricular.

Pré-requisitos

  • O programa a qual o componente estará associado, deve ter sido previamente cadastrado (Ex: Coordenação da Pós-Graduação em Bioquímica).

Caminho

Módulo Stricto Sensu > Aba Cadastros > Disciplinas / Atividades > Cadastrar

Regras

Os componentes curriculares se classificam nos seguintes tipos:

Disciplinas

  • É um conjunto sistematizado de conhecimentos a serem ministrados por um ou mais docentes, sob a forma de aulas, com uma carga horária semanal e semestral pré-determinada, em um período letivo. Para um componente poder ser cadastrado como disciplina ele precisa ter as seguintes características:
    • Quando eles forem oferecidos em aulas semanais em horário fixo ao longo do período letivo com presença obrigatória do professor e dos alunos as aulas;
    • Uma disciplina, até o máximo de 20% (vinte por cento) da carga horária poderá ser ministrada e contabilizada através de atividades a distância ou outras formas não presenciais de ensino, desde que esta possibilidade esteja prevista no programa do componente curricular aprovado pela unidade de vinculação;
    • Quantificado em créditos, cada crédito corresponde a 15 horas. Crédito é uma unidade de mensuração da disciplina e corresponde à quantidade semanal de aulas a serem ministradas durante o período letivo regular, podendo ser de natureza teórica ou prática;
    • A caracterização de uma disciplina contém obrigatoriamente quantidade de créditos práticos e teóricos.

Módulos

  • É o componente curricular que possui caracterização análoga à de disciplina, com as seguintes ressalvas:
    • Não é quantificado por meio de créditos;
    • Não requer carga horária semanal determinada;
    • Não é permitido o cadastramento como módulos de componentes curriculares onde a carga horária integralizada pelo aluno e a quantidade de horas de aula ministradas pelo professor seja distinta.

Blocos

  • É composto de subunidades articuladas que funcionam, no que couber, com características de disciplinas ou módulos. As suas principais características são:
    • A aprovação no bloco está condicionada à aprovação em todas as subunidades que o compõem;
    • A não aprovação no bloco implica a repetição de todas as subunidades em período letivo seguinte;
    • A caracterização de um bloco contém obrigatoriamente as subunidades que o compõe;
    • As subunidades se caracterizam com nome, carga horária, quantidade de avaliações e ementa. As subunidades podem ser disciplinas ou módulos;
    • A carga horária do bloco resulta da soma das cargas horárias das subunidades.

Atividades Acadêmicas Específicas

  • São aquelas que, em articulação com os demais componentes curriculares, integram a formação do aluno, conforme previsto no projeto pedagógico do curso.
    • Quanto à forma da participação dos discentes e docentes, as atividades acadêmicas específicas podem ser de três tipos:
      • Atividade acadêmica individual: são atividades acadêmicas que o aluno desempenha sem participação ou orientação de um professor e que devem ser registradas no seu histórico. São caracterizadas como atividades acadêmicas individuais as atividades complementares realizadas por livre iniciativa do aluno, tais como cursos, participações em eventos e publicações, além de outras atividades acadêmicas específicas que se enquadrem expostas anteriormente;
      • Atividade de orientação individual: as atividades de orientação individual são as atividades acadêmicas específicas que o aluno desempenha individualmente sob a orientação de um professor e que são obrigatórias. São caracterizadas como atividades de orientação individual o trabalho de conclusão de curso e o estágio supervisionado orientado de forma individual;
      • Atividade especial coletiva: as atividades especiais coletivas são as atividades acadêmicas específicas previstas no projeto pedagógico do curso em que um grupo de alunos cumpre as atividades previstas para aquele componente curricular sob a orientação ou supervisão de um ou mais de um professor. São caracterizadas como atividades especiais coletivas o estágio supervisionado orientado de forma coletiva e as atividades integradoras envolvendo grupos de alunos.
    • Quanto à função que desempenham na estrutura curricular, as atividades acadêmicas específicas podem ter as seguintes naturezas:
      • Estágio supervisionado: o estágio será caracterizado como uma atividade acadêmica específica de um dos seguintes tipos, de acordo com sua natureza:
        • Atividade de orientação individual, quando cada aluno dispõe do seu próprio orientador e executa o estágio de forma autônoma.
        • Atividade especial coletiva, quando o professor orienta coletivamente um grupo de alunos em atividades de preparação ou prática para o exercício profissional.
      • Trabalho de conclusão de curso: O trabalho de conclusão de curso será necessariamente caracterizado como atividade de orientação individual. O trabalho de conclusão de curso deve ser desenvolvido individualmente, sob a orientação de um professor designado para esse fim;
      • Atividades complementares: São atividades que permitem no âmbito do currículo a articulação entre teoria e prática e a complementação dos saberes e habilidades necessários, a serem desenvolvidas durante o período de formação do estudante;
      • Atividades integradoras de formação: As atividades integradoras de formação são aquelas previstas no projeto pedagógico do curso como componentes curriculares obrigatórios ou optativos e que não se enquadram como disciplinas, módulos ou blocos nem têm a natureza de estágio, trabalho de conclusão de curso ou atividade complementar.

Os componentes curriculares podem apresentar as seguintes características (com datas de início e fim):

  • Pré-requisitos: Diz-se que um componente curricular é pré-requisito de outro quando o conteúdo programático do primeiro é indispensável para o aprendizado do conteúdo programático do segundo. A matrícula no segundo componente curricular fica condicionada à aprovação no primeiro;
  • Co-requisitos: Um componente curricular é co-requisito de outro quando o conteúdo ou as atividades do segundo complementam os do primeiro. A matrícula no segundo componente curricular fica condicionada à implantação da matrícula no primeiro;
  • Equivalências: As equivalências não são necessariamente recíprocas, de tal forma que o fato do primeiro componente curricular ser equivalente ao segundo não implica que obrigatoriamente o segundo é equivalente ao primeiro. As equivalências não são necessariamente encadeáveis, de tal forma que o fato do primeiro componente curricular ser equivalente ao segundo e o segundo ser equivalente ao terceiro não implica que obrigatoriamente o primeiro é equivalente ao terceiro. Não pode haver dois componentes curriculares equivalentes vinculados a uma mesma estrutura curricular.Quanto à abrangência, a equivalência que diz respeito a um componente curricular pode ser:
    • Global: quando é válida para todas as estruturas curriculares que incluem aquele componente, e que se destina a estabelecer uma similaridade funcional entre dois componentes curriculares;
    • Específica: quando se aplica apenas a uma estrutura curricular de um curso, e que se destina principalmente a permitir migrações de alunos entre estruturas curriculares.

Passo à Passo

Ao acessar a funcionalidade, defina o tipo do componente:

Tipo Componente1.png

Tipo Componente2.png

Tipo Componente3.png

Preencher todos os campos obrigatórios:

Dados Gerais CC3.png

Na última tela, revise os dados, informe a sua senha e confirme o cadastro.

Perfis de Acesso

  • Administrador da PPG

Observações

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Módulo Stricto Sensu > Aba Cadastros > Disciplinas / Atividades > Buscar/Alterar

Permite pesquisar componentes curriculares por diferentes critérios.

  • Módulo Stricto Sensu > Aba Cadastros > Disciplinas / Atividades > Consultar Solicitações de Disciplinas

Referências

Cadastrar Disciplinas/Atividades

Componentes Curriculares