Mudanças entre as edições de "Cálculos de encerramento de contrato"

De Manuais de Sistemas
Ir para navegação Ir para pesquisar
(Criou página com '== Objetivo == Esta funcionalidade tem como objetivo permitir que o usuário cadastre novos eventos, além de visualizar, alterar e removê-los. == Passo a passo == Depois...')
 
 
(33 revisões intermediárias pelo mesmo usuário não estão sendo mostradas)
Linha 1: Linha 1:
[[Categoria:Financeiro]]
== Objetivo ==
== Objetivo ==
Esta funcionalidade tem como objetivo permitir que o usuário cadastre novos eventos, além de visualizar, alterar e removê-los.
Esta funcionalidade tem como objetivo permitir que o usuário realize os cálculos de encerramento de contrato, destacando os valores para acerto financeiro.  


== Passo a passo ==
== Passo a passo ==
Para fazer uso dessa funcionalidade, acesse o ''SIGRH -> Módulos -> Financeiro ->  Cálculos Financeiros -> Cálculos -> Encerramento de Contrato''.
O sistema irá apresentar a seguinte tela:
Depois de selecionar o servidor, o sistema irá apresentar a seguinte tela:
Depois de selecionar o servidor, o sistema irá apresentar a seguinte tela:


[[Arquivo:CalculosRetroativos2.png | 700px]]
[[Arquivo:Encerramento_de_contrato_1.png | 700px]]


A tela acima será apresentada caso o servidor não tenha nenhum evento cadastrado. Ao clicar em ''Cadastrar Novo Evento,'' o sistema irá apresentar a seguinte tela:
Na tela acima, informe o nome do contratado desejado escrevendo parte do seu nome ou o seu siape, e então, selecione o contratado através da lista disponibilizada.


[[Arquivo:CalculosRetroativos3.png |936x936px]]
O sistema irá apresentar a seguinte tela:
 
[[Arquivo:Encerramento_de_contrato_2.png | 700px]]
 
A tela acima será apresentada caso o contratado não tenha nenhum evento cadastrado. Ao clicar em ''Cadastrar Novo Evento,'' o sistema irá apresentar a seguinte tela:
 
[[Arquivo:Encerramento_de_contrato_3.png | 700px]]


Para realizar o cadastro o usuário deverá preencher os campos com as seguintes informações:
Para realizar o cadastro o usuário deverá preencher os campos com as seguintes informações:
* '''INFORMAÇÕES DO EVENTO'''
* '''Característica do Contrato'''
** '''Tipo de Evento:''' Informe o tipo de evento, entre as opções disponibilizadas pelo sistema;
** '''Processo:''' Informe o número do processo referente a este evento;
** '''Processo:''' Informe o número do processo referente a este evento;
** '''Portaria:''' Informe o número da portaria;
** '''Data de Início:''' Informe a data de início do contrato. O usuário poderá digitar a data desejada ou selecioná-la no calendário exibido ao clicar no ícone [[Arquivo:Calendario_sigrh_banco_de_vagas.png‎|ligação=https://manuaisdesistemas.ufpe.br/index.php/Arquivo:Calendario_sigrh_banco_de_vagas.png]];
** '''Data de Referência:''' Informe a data de referência que se inicia o evento. O usuário poderá digitar a data desejada ou selecioná-la no calendário exibido ao clicar no ícone [[Arquivo:Calendario_sigrh_banco_de_vagas.png‎|ligação=https://manuaisdesistemas.ufpe.br/index.php/Arquivo:Calendario_sigrh_banco_de_vagas.png]];
** '''Data de Fim:''' Informe a data do fim do contrato. O usuário poderá digitar a data desejada ou selecioná-la no calendário exibido ao clicar no ícone [[Arquivo:Calendario_sigrh_banco_de_vagas.png‎|ligação=https://manuaisdesistemas.ufpe.br/index.php/Arquivo:Calendario_sigrh_banco_de_vagas.png]];
** '''Mês de regularização no SIAPE:  '''Informe o mês e ano em que a situação alvo do evento foi oficializada no SIAPE;
** '''Grau da Titulação no Ingresso:''' Informe o grau da titulação do contratado;
** '''Mês de Lançamento:''' Informe o mês e ano em que os valores retroativos foram atribuidos ao servidor. Este campo ficará disponível quando o ícone[[Arquivo:Checkbox.png| ligação=https://manuaisdesistemas.ufpe.br/index.php/Arquivo:Checkbox.png]](checkbox) de ''Lançamento de retroativos já efetuado'' estiver selecionado.
** '''Carga Horária no Ingresso:''' Informe a carga horária de ingresso do contratado.
* '''CARACTERÍSTICAS DO EVENTO''' (Essas características vão varias de acordo com o tipo de evento escolhido)
 
** '''Tipo de Evento:''' PROGRESSÃO
* '''Eventos de Cálculo de Retroativos'''
*** '''Classe:''' Informe a classe atual e alvo do servidor, selecionando através das opções disponibilizadas pelo sistema;
Se desejar  '''adicionar um evento de calculo retroativo''' o usuário deverá clicar no [[Arquivo:Adicionar.png | ligação=https://manuaisdesistemas.ufpe.br/index.php/Arquivo:Adicionar.png]] ( ''Adicionar Novo Evento de Calculo Retroativo''). Saiba como clicando em: [[Gerenciar Eventos dos Cálculos Retroativos|Adicionar Novo Evento de Calculo ''Retroativo'']].
*** '''Nível:''' Informe o nível atual e alvo do servidor, selecionando através das opções disponibilizadas pelo sistema.
 
** '''Tipo de Evento:''' MUDANÇA DE RUBRICA
Após adicionar um novo evento de calculo retroativo. O sistema irá apresentar a seguinte tela:
*** '''Rubrica:''' Selecione a rubrica através das opções disponibilizadas pelo sistema. Se por acaso algumas rubricas específicas não estejam disponibilizadas, certifique-se de que as mesmas possuam cadastro de valores de vencimento. Este campo ficará disponível quando o ''Tipo de Evento'' for ''MUDANÇA DE RUBRICA'';
 
*** '''Grau:''' Informe o grau atual e alvo do servidor, selecionando através das opções disponibilizadas pelo sistema.
[[Arquivo:Encerramento_de_contrato_4.png | 700px]]
** '''Tipo de Evento:''' MUDANÇA DE CARGA HORÁRIA
 
*** '''Jornada de Trabalho:''' Informe a jornada de trabalho  atual e alvo do servidor, selecionando através das opções disponibilizadas pelo sistema.
Nesta tela será possível visualizar, alterar e remover os dados do evento, assim como adicionar mais um novo evento.  
** '''Tipo de Evento:''' MUDANÇA DE CHEFIA
 
*** '''Nível de Designação:''' Informe o nível da designação da chefia dentre as opções disponibilizadas pelo sistema;
Se desejar '''visualizar os eventos''', o usuário deverá clicar no ícone [[Arquivo:Ícone_Visualizar.png| ligação=https://manuaisdesistemas.ufpe.br/index.php/Arquivo:%C3%8Dcone_Visualizar.png]] (''Visualizar Eventos'').
*** '''Tipo:''' Informe se o evento é de uma '''Designação''' de um servidor a um cargo de chefia ou se o mesmo foi '''Dispensado''' do cargo de chefia;
 
*** '''Optou por receber 100% da remuneração de CD:''' Caso tenha selecionada a opção de ''Nível de Designação'' de '''CD''', o usuário deve informar se ele está recebendo 100% da CD ou se optou pelos 60%. OBSERVAÇÃO: o sistema não calcula a dispensa das outras rubricas de Salário Base caso tenha optado pelos 100%;
<br />
*** '''Data da Designação:''' Caso tenha sido selecionado o tipo ''Dispensa'', o usuário deve preencher a data inicial da designação para o cálculo correto do proporcional de Gratificação Natalina.
 
** '''Tipo de Evento:''' SUBSTITUIÇÃO DE CHEFIA
Se desejar '''alterar os dados do evento''', o usuário deverá clicar no ícone  [[Arquivo:SIGRH concurso alterar banca examinadora.png|ligação=https://manuaisdesistemas.ufpe.br/index.php/Arquivo:SIGRH_concurso_alterar_banca_examinadora.png]] (''Alterar Dados do Evento'').  
*** '''Nível de Designação:''' Informe o nível da designação da chefia dentre as opções disponibilizadas pelo sistema;
 
*** '''Nível de Designação Atual do Substituto:''' Caso o servidor já possua algum nível de designação, informe - o dentre as opções disponibilizadas pelo sistema;
<br />
*** '''Data de Fim:''' Data do último dia da substituição.  
 
** '''Tipo de Evento:''' NOVO SERVIDOR
Se desejar '''remover o evento''', o usuário deverá clicar no ícone [[Arquivo:Icone_remover.png | ligação=https://manuaisdesistemas.ufpe.br/index.php/Arquivo:Icone_remover.png]] (''Remover Evento'').
*** '''Grau Alvo RT:''' Informe o grau alvo da RT do servidor, selecionando através das opções disponibilizadas pelo sistema. Esse campo ficará disponível caso o servidor seja um docente.
 
<br />


 
Por fim, o usuário deverá clicar em ''Cadastrar''. Então, será exibida a mensagem confirmando o processo:
*
Após preencher os campos o usuário deverá clicar em ''Cadastrar''. Em seguida será exibida a mensagem confirmando o processo:


"'''''Evento cadastrado com sucesso!'''''"
'''''Evento cadastrado com sucesso!'''''


O sistema irá apresentar a seguinte tela:
O sistema irá apresentar a seguinte tela:


[[Arquivo:CalculosRetroativos4.png | 800px]]
[[Arquivo:Encerramento_de_contrato_5.png | 700px]]


Nesta tela o usuário poderá visualizar e remover eventos, além de alterar dados do evento e calcular retroativos
Nesta tela o usuário poderá visualizar, alterar e remover os eventos, além de calcular eventos


<br />
<br />
Linha 56: Linha 67:
Se desejar '''visualizar os eventos''', o usuário deverá clicar no ícone [[Arquivo:Ícone_Visualizar.png| ligação=https://manuaisdesistemas.ufpe.br/index.php/Arquivo:%C3%8Dcone_Visualizar.png]] (''Visualizar Eventos''). O sistema irá apresentar a seguinte tela:
Se desejar '''visualizar os eventos''', o usuário deverá clicar no ícone [[Arquivo:Ícone_Visualizar.png| ligação=https://manuaisdesistemas.ufpe.br/index.php/Arquivo:%C3%8Dcone_Visualizar.png]] (''Visualizar Eventos''). O sistema irá apresentar a seguinte tela:


[[Arquivo:CalculosRetroativos5.png |949x949px]]
[[Arquivo:Encerramento_de_contrato_6.png | 700px]]
 
<br />


Se desejar '''alterar os dados do evento''', o usuário deverá clicar no ícone  [[Arquivo:SIGRH concurso alterar banca examinadora.png|ligação=https://manuaisdesistemas.ufpe.br/index.php/Arquivo:SIGRH_concurso_alterar_banca_examinadora.png]] (''Alterar Dados do Evento''). Após fazer as alterações necessárias será exibida a mensagem confirmando o processo:
Se desejar '''alterar os dados do evento''', o usuário deverá clicar no ícone  [[Arquivo:SIGRH concurso alterar banca examinadora.png|ligação=https://manuaisdesistemas.ufpe.br/index.php/Arquivo:SIGRH_concurso_alterar_banca_examinadora.png]] (''Alterar Dados do Evento''). Após fazer as alterações necessárias será exibida a mensagem confirmando o processo:


“'''''Evento alterado com sucesso!'''''”
“'''''Evento atualizado com sucesso!'''''”


<br />
<br />
Linha 68: Linha 81:
“'''''Evento removido com sucesso!'''''” 
“'''''Evento removido com sucesso!'''''” 


<br />Se desejar '''calcular retroativos''', o usuário deverá selecionar o(s) evento(s) através da caixa de seleção [[Arquivo:Checkbox.png| ligação=https://manuaisdesistemas.ufpe.br/index.php/Arquivo:Checkbox.png]]  e em seguida clicar em ''Simular Lançamento''. Saiba como calcular retroativos [[Gerenciar Cálculos Retroativos|aqui]].
<br />
 
Se desejar '''calcular o evento''', o usuário deverá clicar no ícone  [[Arquivo:Selecionar.png | ligação=https://manuaisdesistemas.ufpe.br/index.php/Arquivo:Selecionar.png]] (''Calcular Evento''). O sistema irá apresentar a seguinte tela:
 
[[Arquivo:Encerramento_de_contrato_7.png | 700px]]
 
Nesta tela, o usuário deverá preencher os campos com as seguintes informações:
* '''CARACTERÍSTICAS DO CÁLCULO'''
** '''Regularização do Contrato:''' Informe o mês e o ano que o contrato foi regularizado;
** '''Lançamento de Retroativos:''' Informe o mês e o ano dos lançamentos de retroativos;
** '''Recebe Auxílio Alimentação desde o Ingresso?:''' Informe se o contratado recebe auxílio alimentação desde o ingresso;
** '''Recebe Adiantamento de Gratificação Natalina?:''' Informe se o contratado recebe adiantamento de gratificação natalina;
** '''Recebeu em Mês de Encerramento de Contrato?:''' Informe se o contratado recebeu em mês de encerramento de contrato;
** '''Meses de Retardo no Cancelamento de Auxílios:''' Informe se houve meses de retardo no cancelamento de auxílio.
*'''MESES DE FÉRIAS '''
Nesta secção em cada registro deverá ser informado a quantidade de dias, o mês e o ano de férias do contratado, além de indicar se houve antecipação através da caixa de seleção [[Arquivo:Checkbox.png| ligação=https://manuaisdesistemas.ufpe.br/index.php/Arquivo:Checkbox.png]].
 
Se desejar '''remover um período de férias''', o usuário deverá clicar no ícone [[Arquivo:Icone_remover.png | ligação=https://manuaisdesistemas.ufpe.br/index.php/Arquivo:Icone_remover.png]] (''Remover Período'').
 
Se desejar '''adicionar um período de férias''' o usuário deverá clicar no [[Arquivo:Adicionar.png | ligação=https://manuaisdesistemas.ufpe.br/index.php/Arquivo:Adicionar.png]] ( ''Adicionar Período'')
*'''FERIADOS NO PÉRIODO'''
Nesta secção deverá ser informado os feriados o usuário deverá informar a data e então clicar no [[Arquivo:Adicionar.png | ligação=https://manuaisdesistemas.ufpe.br/index.php/Arquivo:Adicionar.png]] (''Adicionar Feriado'').
 
<br />
 
Então o usuário deverá clicar em ''Calcular''. O sistema irá apresentar a seguinte tela:
 
[[Arquivo:Encerramento_de_contrato_8.png | 700px]]
 
Nesta tela  o usuário poderá clicar em ''Salvar, Calcular e Exportar Planilha''.
 
Se o usuário fizer alguma alteração, das informações explicadas anteriormente, basta clicar em '''''Calcular''''' para o cálculo ser refeito;
 
Se o usuário desejar, poderá exportar o cálculo para uma planilha clicando em '''''Exportar Planilha'''''
 
Se o usuário desejar salvar o cálculo, basta clicar em '''''Salvar''','' então será exibida a mensagem confirmando o processo:
 
“'''''Evento atualizado com sucesso!'''''”
 
 
 
*

Edição atual tal como às 11h28min de 11 de maio de 2021


Objetivo

Esta funcionalidade tem como objetivo permitir que o usuário realize os cálculos de encerramento de contrato, destacando os valores para acerto financeiro.

Passo a passo

Para fazer uso dessa funcionalidade, acesse o SIGRH -> Módulos -> Financeiro ->  Cálculos Financeiros -> Cálculos -> Encerramento de Contrato.

O sistema irá apresentar a seguinte tela:

Depois de selecionar o servidor, o sistema irá apresentar a seguinte tela:

Encerramento de contrato 1.png

Na tela acima, informe o nome do contratado desejado escrevendo parte do seu nome ou o seu siape, e então, selecione o contratado através da lista disponibilizada.

O sistema irá apresentar a seguinte tela:

Encerramento de contrato 2.png

A tela acima será apresentada caso o contratado não tenha nenhum evento cadastrado. Ao clicar em Cadastrar Novo Evento, o sistema irá apresentar a seguinte tela:

Encerramento de contrato 3.png

Para realizar o cadastro o usuário deverá preencher os campos com as seguintes informações:

  • Característica do Contrato
    • Processo: Informe o número do processo referente a este evento;
    • Data de Início: Informe a data de início do contrato. O usuário poderá digitar a data desejada ou selecioná-la no calendário exibido ao clicar no ícone Calendario sigrh banco de vagas.png;
    • Data de Fim: Informe a data do fim do contrato. O usuário poderá digitar a data desejada ou selecioná-la no calendário exibido ao clicar no ícone Calendario sigrh banco de vagas.png;
    • Grau da Titulação no Ingresso: Informe o grau da titulação do contratado;
    • Carga Horária no Ingresso: Informe a carga horária de ingresso do contratado.
  • Eventos de Cálculo de Retroativos

Se desejar adicionar um evento de calculo retroativo o usuário deverá clicar no Adicionar.png ( Adicionar Novo Evento de Calculo Retroativo). Saiba como clicando em: Adicionar Novo Evento de Calculo Retroativo.

Após adicionar um novo evento de calculo retroativo. O sistema irá apresentar a seguinte tela:

Encerramento de contrato 4.png

Nesta tela será possível visualizar, alterar e remover os dados do evento, assim como adicionar mais um novo evento.

Se desejar visualizar os eventos, o usuário deverá clicar no ícone Ícone Visualizar.png (Visualizar Eventos).


Se desejar alterar os dados do evento, o usuário deverá clicar no ícone  SIGRH concurso alterar banca examinadora.png (Alterar Dados do Evento).


Se desejar remover o evento, o usuário deverá clicar no ícone Icone remover.png (Remover Evento).


Por fim, o usuário deverá clicar em Cadastrar. Então, será exibida a mensagem confirmando o processo:

Evento cadastrado com sucesso!

O sistema irá apresentar a seguinte tela:

Encerramento de contrato 5.png

Nesta tela o usuário poderá visualizar, alterar e remover os eventos, além de calcular eventos. 


Se desejar visualizar os eventos, o usuário deverá clicar no ícone Ícone Visualizar.png (Visualizar Eventos). O sistema irá apresentar a seguinte tela:

Encerramento de contrato 6.png


Se desejar alterar os dados do evento, o usuário deverá clicar no ícone  SIGRH concurso alterar banca examinadora.png (Alterar Dados do Evento). Após fazer as alterações necessárias será exibida a mensagem confirmando o processo:

Evento atualizado com sucesso!


Se desejar remover o evento, o usuário deverá clicar no ícone Icone remover.png (Remover Evento). Ao clicar o sistema irá perguntar: Confirma a remoção desta informação? Se selecionar Ok será exibida a mensagem confirmando o processo:

Evento removido com sucesso!” 


Se desejar calcular o evento, o usuário deverá clicar no ícone  Selecionar.png (Calcular Evento). O sistema irá apresentar a seguinte tela:

Encerramento de contrato 7.png

Nesta tela, o usuário deverá preencher os campos com as seguintes informações:

  • CARACTERÍSTICAS DO CÁLCULO
    • Regularização do Contrato: Informe o mês e o ano que o contrato foi regularizado;
    • Lançamento de Retroativos: Informe o mês e o ano dos lançamentos de retroativos;
    • Recebe Auxílio Alimentação desde o Ingresso?: Informe se o contratado recebe auxílio alimentação desde o ingresso;
    • Recebe Adiantamento de Gratificação Natalina?: Informe se o contratado recebe adiantamento de gratificação natalina;
    • Recebeu em Mês de Encerramento de Contrato?: Informe se o contratado recebeu em mês de encerramento de contrato;
    • Meses de Retardo no Cancelamento de Auxílios: Informe se houve meses de retardo no cancelamento de auxílio.
  • MESES DE FÉRIAS

Nesta secção em cada registro deverá ser informado a quantidade de dias, o mês e o ano de férias do contratado, além de indicar se houve antecipação através da caixa de seleção Checkbox.png.

Se desejar remover um período de férias, o usuário deverá clicar no ícone Icone remover.png (Remover Período).

Se desejar adicionar um período de férias o usuário deverá clicar no Adicionar.png ( Adicionar Período)

  • FERIADOS NO PÉRIODO

Nesta secção deverá ser informado os feriados o usuário deverá informar a data e então clicar no Adicionar.png (Adicionar Feriado).


Então o usuário deverá clicar em Calcular. O sistema irá apresentar a seguinte tela:

Encerramento de contrato 8.png

Nesta tela o usuário poderá clicar em Salvar, Calcular e Exportar Planilha.

Se o usuário fizer alguma alteração, das informações explicadas anteriormente, basta clicar em Calcular para o cálculo ser refeito;

Se o usuário desejar, poderá exportar o cálculo para uma planilha clicando em Exportar Planilha

Se o usuário desejar salvar o cálculo, basta clicar em Salvar, então será exibida a mensagem confirmando o processo:

Evento atualizado com sucesso!