Cálculos de encerramento de contrato

De Manuais de Sistemas
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Objetivo

Esta funcionalidade tem como objetivo permitir que o usuário realize os cálculos de encerramento de contrato, destacando os valores para acerto financeiro.

Passo a passo

Para fazer uso dessa funcionalidade, acesse o SIGRH -> Módulos -> Financeiro ->  Cálculos Financeiros -> Cálculos -> Encerramento de Contrato.

O sistema irá apresentar a seguinte tela:

Depois de selecionar o servidor, o sistema irá apresentar a seguinte tela:

Encerramento de contrato 1.png

Na tela acima, informe o nome do contratado desejado escrevendo parte do seu nome ou o seu siape, e então, selecione o contratado através da lista disponibilizada.

O sistema irá apresentar a seguinte tela:

Encerramento de contrato 2.png

A tela acima será apresentada caso o contratado não tenha nenhum evento cadastrado. Ao clicar em Cadastrar Novo Evento, o sistema irá apresentar a seguinte tela:

Encerramento de contrato 3.png

Para realizar o cadastro o usuário deverá preencher os campos com as seguintes informações:

  • Característica do Contrato
    • Processo: Informe o número do processo referente a este evento;
    • Data de Início: Informe a data de início do contrato. O usuário poderá digitar a data desejada ou selecioná-la no calendário exibido ao clicar no ícone Calendario sigrh banco de vagas.png;
    • Data de Fim: Informe a data do fim do contrato. O usuário poderá digitar a data desejada ou selecioná-la no calendário exibido ao clicar no ícone Calendario sigrh banco de vagas.png;
    • Grau da Titulação no Ingresso: Informe o grau da titulação do contratado;
    • Carga Horária no Ingresso: Informe a carga horária de ingresso do contratado.
  • Eventos de Cálculo de Retroativos

Se desejar adicionar um evento de calculo retroativo o usuário deverá clicar no Adicionar.png ( Adicionar Novo Evento de Calculo Retroativo). Saiba como clicando em: Adicionar Novo Evento de Calculo Retroativo.

Após adicionar um novo evento de calculo retroativo. O sistema irá apresentar a seguinte tela:

Encerramento de contrato 4.png

Nesta tela será possível visualizar, alterar e remover os dados do evento, assim como adicionar mais um novo evento.

Se desejar visualizar os eventos, o usuário deverá clicar no ícone Ícone Visualizar.png (Visualizar Eventos).


Se desejar alterar os dados do evento, o usuário deverá clicar no ícone  SIGRH concurso alterar banca examinadora.png (Alterar Dados do Evento).


Se desejar remover o evento, o usuário deverá clicar no ícone Icone remover.png (Remover Evento).


Por fim, o usuário deverá clicar em Cadastrar. Então, será exibida a mensagem confirmando o processo:

Evento cadastrado com sucesso!

O sistema irá apresentar a seguinte tela:

Encerramento de contrato 5.png

Nesta tela o usuário poderá visualizar, alterar e remover os eventos, além de calcular eventos. 


Se desejar visualizar os eventos, o usuário deverá clicar no ícone Ícone Visualizar.png (Visualizar Eventos). O sistema irá apresentar a seguinte tela:

Encerramento de contrato 6.png


Se desejar alterar os dados do evento, o usuário deverá clicar no ícone  SIGRH concurso alterar banca examinadora.png (Alterar Dados do Evento). Após fazer as alterações necessárias será exibida a mensagem confirmando o processo:

Evento atualizado com sucesso!


Se desejar remover o evento, o usuário deverá clicar no ícone Icone remover.png (Remover Evento). Ao clicar o sistema irá perguntar: Confirma a remoção desta informação? Se selecionar Ok será exibida a mensagem confirmando o processo:

Evento removido com sucesso!” 


Se desejar calcular o evento, o usuário deverá clicar no ícone  Selecionar.png (Calcular Evento). O sistema irá apresentar a seguinte tela:

Encerramento de contrato 7.png

Nesta tela, o usuário deverá preencher os campos com as seguintes informações:

  • CARACTERÍSTICAS DO CÁLCULO
    • Regularização do Contrato: Informe o mês e o ano que o contrato foi regularizado;
    • Lançamento de Retroativos: Informe o mês e o ano dos lançamentos de retroativos;
    • Recebe Auxílio Alimentação desde o Ingresso?: Informe se o contratado recebe auxílio alimentação desde o ingresso;
    • Recebe Adiantamento de Gratificação Natalina?: Informe se o contratado recebe adiantamento de gratificação natalina;
    • Recebeu em Mês de Encerramento de Contrato?: Informe se o contratado recebeu em mês de encerramento de contrato;
    • Meses de Retardo no Cancelamento de Auxílios: Informe se houve meses de retardo no cancelamento de auxílio.
  • MESES DE FÉRIAS

Nesta secção em cada registro deverá ser informado a quantidade de dias, o mês e o ano de férias do contratado, além de indicar se houve antecipação através da caixa de seleção Checkbox.png.

Se desejar remover um período de férias, o usuário deverá clicar no ícone Icone remover.png (Remover Período).

Se desejar adicionar um período de férias o usuário deverá clicar no Adicionar.png ( Adicionar Período)

  • FERIADOS NO PÉRIODO

Nesta secção deverá ser informado os feriados o usuário deverá informar a data e então clicar no Adicionar.png (Adicionar Feriado).


Então o usuário deverá clicar em Calcular. O sistema irá apresentar a seguinte tela:

Encerramento de contrato 8.png

Nesta tela o usuário poderá clicar em Salvar, Calcular e Exportar Planilha.

Se o usuário fizer alguma alteração, das informações explicadas anteriormente, basta clicar em Calcular para o cálculo ser refeito;

Se o usuário desejar, poderá exportar o cálculo para uma planilha clicando em Exportar Planilha

Se o usuário desejar salvar o cálculo, basta clicar em Salvar, então será exibida a mensagem confirmando o processo:

Evento atualizado com sucesso!