Cadastrar e Gerenciar Comissão De Processo Seletivo Pelo Coordenador
Objetivo
Criar e gerenciar comissão de processo seletivo para incluir nos processos seletivos em andamento.
Pré-requisitos
- Deve haver um edital de processo seletivo aberto e não publicado pela PROPG.
- Possuir um Processo Seletivo que exija a etapa de Comissão.
- Para alterar uma comissão ela precisa já estar cadastrada no sistema.
Perfis de Acesso
- Coordenador de curso
Caminho
SIGAA → Módulos → Portal do Coordenador → Cadastros → Processos Seletivos → Gerenciar Comissão
Passo a Passo
Acessar Portal do Coordenador Stricto Sensu
Ao entrar no SIGAA, selecione o módulo "Portal do Coordenador Stricto Sensu" no Menu Principal.
Figura 1 - Portal de Módulos Coordenador Stricto Sensu
Selecionar Opção Gerenciar Comissão
No portal do Coordenador Stricto Sensu, selecione o ícone “Cadastro”. No menu suspenso que irá aparecer, vá até a opção “Processo Seletivo”, e clique na opção “Gerenciar Comissão ”.
Figura 52
Cadastrar Comissão
Após clicar na opção anterior, a tela de “Gerenciar Comissão de Processo Seletivo” será exibida. Clique no botão “Cadastrar Comissão” para que a tela de cadastro seja exibida.
Figura 53
Preencher dados da Comissão
Ao clicar em “Cadastrar Comissão”, o formulário de “Dados da Comissão” será exibido.
Figura 54
Preencha:
-Processo seletivo: Escolha para qual dos processos seletivos disponíveis a comissão será criada. -Nome da Comissão: Escolha um nome para a comissão. -Pertencente ao Programa?: Ao marcar essa opção, o título do campo seguinte mudará de "Docente" para "Membro", listando todos os docentes vinculados ao programa (tanto da UFPE quanto externos) -”Docente” ou “Membro”: escolha um docente para participar da comissão. -Função: Ao escolher o docente, informe qual a função que ele terá dentro da comissão (Presidente ou Membro).
Ao finalizar a escolha do membro da banca, clique no botão “Adicionar Membro” pra que ele seja incluído nessa comissão que está sendo criada.
Realize o mesmo procedimento com todos os outros membros.
Quando incluir todos os membros, é hora de concluir o cadastro da comissão.
Concluir Cadastro da Comissão
Após incluir todos os membros, esses ficarão na tabela de “Membros Adicionados” logo abaixo da tela de dados.
Figura 55
Para remover um membro, clique no ícone “Remover Membro”, no lado direito da linha do membro da comissão. Ao aparecer a caixa de diálogo pedindo para confirmar a exclusão, clique em “Ok”.
Com tudo preenchido, clique no botão “Cadastrar Comissão” . E a tela de sucesso será apresentada no topo da tela de “Gerenciar Comissão de Processo Seletivo” (figura 53).
Figura 56
Gerenciar (Visualizar ou Alterar) Comissão
Para acessar uma comissão para alteração, primeiro selecione a qual processo seletivo essa comissão está vinculada(item 1). Após isso, de acordo com o resultado da busca, escolha qual das comissões apresentadas (item 2) será visualizada ou alterada.
Figura 57
Nesta tela é possível “Visualizar a Comissão” e “Alterar Comissão” (item 3).
Para detalhes de cada funcionalidade, consulte as próximas seções.
Visualizar Comissão
Ao clicar no ícone “Visualizar a Comissão”, a tela abaixo será exibida com os detalhes da comissão.
Figura 58
Para voltar, clique no botão “Voltar”.
Alterar Comissão
Ao clicar no ícone “Alterar Comissão”, a tela abaixo será exibida com os detalhes da comissão para alteração.
Figura 59
Nesta tela é possível apenas alterar o nome da comissão, ou adicionar e remover membros.
Caso desista da operação, clique na opção “Portal do Coordenador Stricto”
Feito as alterações necessárias, clique no botão “Alterar Comissão”, e a mensagem de sucesso será exibida no topo da tela.
Figura 56