Gerenciar Grupos na Turma Virtual do Docente no SIGAA
Objetivo
Esta funcionalidade permite que o docente, através de uma listagem com todos os alunos matriculados no componente, crie grupo de discentes para facilitar a realização de tarefas na turma.
Pré-requisitos
A turma virtual estar com status “Aberta”.
Perfis de Acesso
- Docente Stricto Sensu
Caminho
SIGAA → Módulos → Portal do Docente → Minhas Turmas no Semestre → Componente Curricular → Menu Turma Virtual → Aluno → Gerenciar Grupos.
Passo a Passo
Ao entrar no SIGAA, selecione o módulo "Portal do Docente" no Menu Principal.
Selecionar Turma Virtual
No portal do docente Stricto Sensu, vá para o atalho na sessão “Componente curricular” (item 1) e escolha a turma que deseja abrir a Turma Virtual. Ao achar a turma, clique em cima do nome dela. O item 2 indica se é uma turma aberta ou consolidada, e o item 3 o ano em que ela esteve/está sendo lecionada.
Caso a turma desejada não apareça nesse painel principal do Portal do Docente, faça uma busca na opção “listar Turmas Virtuais” e veja se a turma está realmente aberta ou já está consolidada.
A tela abaixo será exibida e você poderá fazer a seleção da Turma desejada clicando no ícone “Acessar Turma Virtual” (seta azul) ou em cima do nome da disciplina.
Acessar Função Gerenciar Grupos
Na Turma Virtual é possível agrupar discentes (para seminários e outras atividades) de forma automática e aleatória.
Ao clicar na turma virtual, clique no menu “Aluno” e clique no submenu “Gerenciar Grupos”. E a imagem abaixo será exibida.
Figura 21 - Gerenciar Grupos de Discentes
Observe que haverá uma coluna (denominada “Alunos sem grupo”) com todos os discentes da turma.
Há instruções sobre a funcionalidade no fundo amarelo.
Criar Grupos
Inicialmente, o docente deverá definir no campo “Configurar Grupos” (item 1), a quantidade de grupos que dividirá a turma, informando o critério no campo “Quantos grupos a turma terá?” (item 2) com o dígito referente a quantidade de grupos desejada.
Ao escolher a quantidade de grupos, clique no botão “Atualizar” (item 3), e a quantidade de grupos que foi solicitado será criado ainda sem os discentes (item 4). Dessa forma o docente poderá mover um a um cada discente, da coluna do item 5, até o grupo desejado. Para mover os discentes é só clicar sobre o nome do mesmo e arrastá-lo até o grupo desejado.
Caso deseje que o sistema separe os alunos da turma automaticamente de forma aleatória nos grupos, assinale a opção “Alocar os alunos sem grupos aleatoriamente” (item 6), e clique no botão “Atualizar”.
Caso desista da operação clique em “Cancelar. caso deseje desfazer todos os grupos e começar de novo, clique em “Desfazer”. Para salvar os grupos, clique no botão “Salvar”.
Gerenciar Grupos
Após os grupos formados, é possível realizar algumas alterações.
Alterar nome do grupo
Clique no ícone “Alterar Nome do Grupo” (Figura 1108, item 1) e o pop-up abaixo (Figura x) aparecerá para que seja nomeado o grupo:
Ao colocar o nome do grupo no campo “Nome”, clique no botão “Alterar”. Caso não queira alterar, feche o pop-up clicando no “X”.
É possível permitir também que os próprios discentes alterem o nome do grupo em que fazem parte. Para ativar essa funcionalidade, é necessário apenas clicar na palavra “Aqui” (Figura 1108, item 3), ou ir no menu “Configurações”, sub menu “Configurar Turma”, e marcar o item “Sim” na opção “Alunos podem alterar o nome dos grupos?”.
(falta colocar a imagem aqui)
Organizar participantes do grupo
Caso deseje mudar algum discente de grupo, é só clicar e segurar no nome do discente (Figura 1108, item 2), e arrastá-lo até o grupo desejado.
Caso desista da operação clique em “Cancelar. caso deseje desfazer todos os grupos e começar de novo, clique em “Desfazer”. Para salvar os grupos, clique no botão “Salvar”.
Confirmar
Ao salvar as alterações realizadas no grupo, a mensagem de confirmação será apresentada, e os discentes já poderão visualizar os grupos em que fazem parte.
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