Planejar Disciplina

De Manuais de Sistemas
Ir para navegação Ir para pesquisar


Objetivo

Esta funcionalidade permite ao docente gerenciar o plano de ensino dos componentes ministrados durante o ano letivo.

Pré-Requisitos

  • Docente vinculado a uma turma/série/disciplina.
  • Disciplina não consolidada.

Caminho

  • Minhas Turmas no Semestre > (selecionar o componente) > Menu Turma Virtual > Turma > Plano de Curso

Passo a Passo

Acesse a funcionalidade, conforme a instrução especificada na seção Caminho.
A imagem a seguir mostra o menu onde a opção Plano de Curso, local destacado em amarelo, pode ser acessada.

Plano de curso.png

A tela seguinte apresenta a página do docente. Na seção Minhas Turmas no Semestre, escolha e clique numa das disciplinas para realizar o planejamento.

Tela inicial docente.png

Na tela seguinte, preencha as informações nas seções:
  • Metodologia de Ensino e Avaliação
  • Cronograma de Aulas
Esta seção permite ao docente cadastrar, para cada período, o conteúdo que será ministrado na aula.

Cronograma aulas.png

No campos Data Inicial e Data Final, preencha com as datas dos respectivos períodos.
No campo Descrição, escreva o título da aula.
No campo Conteúdo, digite o assunto a ser ministrado.
Ao final do preenchimento desses campos, clique no botão Adicionar Tópico para cadastrar o tópico conforme mostrado na região destacada em amarelo, na figura acima. Para desistir dos dados digitados ou selecionados, opte pela opção Limpar.
OBS! O docente poderá inserir vários registros no cronograma de aula.

[Arquivo mostrando_A_Lista]

Caso seja necessário realizar a edição do registro no cronograma de aula, clique no ícone em amarelo na figura acima e realize a edição.
Caso a opção seja pela remoção, clique no ícone da lixeira.
  • Avaliações
Esta seção, permite ao docente inserir a avaliação a ser realizada.
No campo Descrição, selecione uma das opções.
No campo Data, especifique a data da avaliação.
No campo Hora, especifique a hora da avaliação.
Clique em Adicionar Avaliação para adicionar o registro da avaliação.
Clique em Limpar para remover o conteúdo digitado nos campos.
OBS! O docente pode adicionar outras avaliações. Para cada Descrição (Avaliação), apenas um registro pode ser adicionado, mesmo que os as informações nos campos Data e Hora sejam distintos do registro já adicionado.
Para editar uma avaliação, clique no ícone amarelo na figura acima.
Caso seja necessário remover uma avaliação, clique no ícone da lixeira.
  • Referências
Esta seção permite ao docente inserir referências de materiais relacionados ao conteúdo ministrado para auxiliar no aprendizado do discente.
Caso o material seja um livro, a consulta poderá ser realizada no acervo das bibliotecas da instituição.
Quanto às outras fontes bibliográficas, selecione a opção escolhida e preencha os devidos campos.
Clique no botão Adicionar Referência para inserir a referência ou clique no botão Limpar para descartar os dados digitados.
Para a lista de materiais inseridos para referência, caso haja a necessidade de editar um registro, clique no ícone amarelo ao final do registro. Caso seja preciso remover a referência, clique no ícone da lixeira no final do registro.
OBS! O docente pode inserir outras referências nesta seção.

FAQ

Referências

Gerenciar Plano de Curso