Planejar Disciplina

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Objetivo

Esta funcionalidade, também chamada de Plano de Curso, permite ao docente gerenciar o plano de ensino dos componentes ministrados durante o ano letivo.

Pré-Requisitos

  • Docente vinculado a uma turma/série/disciplina.
  • Disciplina não consolidada.

Caminho

  • Portal do Docente > Minhas Turmas no Semestre > Componente Curricular > Menu Turma Virtual > Turma > Plano de Curso

Passo a Passo

Acesse a funcionalidade, conforme a instrução especificada na seção Caminho.
A imagem a seguir mostra o menu onde a opção Plano de Curso (local destacado em amarelo) pode ser acessada.

Plano de curso.png

Na tela seguinte, preencha as informações nas seguintes seções:

Metodologia de Ensino e Avaliação

Esta seção permitirá ao docente informar a metodologia, os procedimentos de avaliação e aprendizagem e o horário de atendimento, conforme mostrado abaixo:

Metodologia ensino avaliacao.png

Cronograma de Aulas

Esta seção permite ao docente cadastrar, para cada período, o conteúdo que será ministrado na aula.

Cronograma aulas.png

Os campos disponíveis para seleção ou preenchimento são:
  • Data Inicial
Selecione a data inicial para ministração da aula.
  • Data Final
Selecione a data limite para ministração da aula.
  • Descrição
Escreva o título da aula.
  • Conteúdo
Digite o assunto a ser ministrado.
Ao final do preenchimento desses campos, clique no botão Adicionar Tópico para cadastrar o tópico conforme mostrado na região destacada em amarelo, na figura acima.
Se a inserção for bem sucedida, a seguinte mensagem será exibida:Topico cadastrado sucesso.png.
Para desistir dos dados digitados ou selecionados, opte pela opção Botao limpar.png.
OBS! O docente poderá inserir vários registros no cronograma de aula, conforme um recorte da imagem acima, especificado na imagem abaixo.

Lista aulas.png

Caso seja necessário realizar a edição do registro no cronograma de aula, clique no ícone Editar.png na figura acima e realize a edição.
Caso a opção seja pela remoção, clique no ícone Lixeira.png.

Avaliações

Esta seção permite ao docente inserir a avaliação a ser realizada.

Secao avaliacoes.png

Os campos disponíveis para seleleção ou preenchimento são:
  • Descrição
Selecione uma das opções (1ª a 4ª avaliação).
  • Data
Especifique a data da avaliação.
OBS! As datas podem ser inseridas manualmente (formato dd\MM\YYYY) ou por meio do ícone Icone calendario.png, na região direita do campo Data.
  • Hora
Especifique a hora da avaliação.
Clique no botão Arquivo:Botao_adicionar_avaliacao.png para adicionar o registro da avaliação.
Clique no botão Botao limpar.png para remover o conteúdo digitado ou selecionado nos campos.
OBS! O docente pode adicionar outras avaliações. Para cada Descrição (Avaliação), apenas um registro pode ser adicionado, mesmo que os as informações nos campos Data e Hora sejam distintos do registro já adicionado.
Na medida em que novas avaliações são cadastradas, uma lista de avaliação é exibida, conforme um recorte da imagem acima, mostrado na figura abaixo:

Lista avaliacao.png

Para editar uma avaliação, clique no ícone Editar.png (ícone Alterar Avaliacao), conforme a legenda na figura acima.
Caso seja necessário remover uma avaliação, clique no ícone Lixeira.png.

Referências

Esta seção permite ao docente inserir referências bibliográficas, relacionados ao conteúdo ministrado, para auxiliar no aprendizado do discente.

Secao referencias.png

Caso o material seja um livro, a consulta poderá ser realizada no acervo das bibliotecas da instituição.
Quanto às outras fontes bibliográficas, selecione a opção escolhida e preencha os devidos campos.
Clique no botão Botao adicionar referencia.png para inserir a referência ou clique no botão Botao limpar.png para descartar os dados digitados.
Na medida em que a adição de referências é realizada, uma lista é formada e esta pode ser editável, conforme os comandos do recorte extraído da imagem acima.

Lista referencia bibliografica.png

Caso haja a necessidade de editar um registro, clique no ícone amarelo ao final do registro.
Caso seja preciso remover a referência, clique no ícone da lixeira no final do registro.
OBS! O docente pode inserir várias referências.
Em seguida, clique em um dos botões seguintes para concluir a operação.
  • Botão Salvar - Permite ao docente preencher parcialmente os campos para, posteriormente, continuar a edição sem que o conteúdo fornecido a priori seja perdido.
A mensagem Operação realizada com sucesso! será exibida.
  • Botão Salvar e Enviar - Permite salvar a operação e concluir o processo do planejamento da disciplina. A mensagem Operação realizada com sucesso! será exibida.
  • Botão Gerenciar Outros Planos - Permite o acesso a outros planos cadastrados pelo docente para outras séries/turmas.
Na janela de alerta que aparecerá, clique no botão OK na mensagem a seguir.

Gerenciar outros planos mensagem.png

A próxima tela dará acesso à lista de componentes ministrados pelo docente para que seja realizado o planejamento de disciplina.

Gerenciar plano curso.png

Para gerenciar uma turma específica, clique no ícone verde com a seta para direita. Ao clicar neste botão, será mostrada uma tela semelhante àquela obtida na
escolha da funcionalidade Plano de Curso, mas com o conteúdo anteriormente adicionado à disciplina.
Para retornar à página inicial do menu, clique no link Turma Virtual.
  • Botão Botao voltar.png - Permite o acesso ao cronograma de aulas cadastradas.
  • Botão Botao cancelar.png - Permite ao docente desistir de todos os dados digitados.
  • Turma Virtual - Permite o retorno à página inicial do menu.

Regras

FAQ

Referências

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