Criar Turma / Oferta de disciplinas
Revisão de 11h14min de 13 de agosto de 2019 por BRUNO CHAVES DE FREITAS (discussão | contribs)
Objetivo
Esta operação permite ao usuário criar turmas de disciplinas para Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu.
Pré-Requisitos
- Componente curricular / disciplina previamente cadastrada pela PROPESQ;
- Faixas de horário cadastradas pelo administrador do sistema;
- Opcionalmente o docente já deve estar cadastrado, mas o sistema permite a oferta sem docente deixando a turma na situação "DOCENTE A DEFINIR".
Perfis de Acesso
- Coordenador ou vice de Programa e Pós-Graduação Stricto Sensu;
- Secretário(a) de Programa e Pós-Graduação Stricto Sensu;
- Gestor Stricto Sensu.
Caminho
Para Coordenador, vice ou secretário(a): SIGAA -> Módulos -> Portal do Coordenador Stricto Sensu -> Turmas -> Criar Turma.
Para Gestor Stricto: SIGAA → Módulos → Stricto Sensu → Vínculo/Matrícula → Turma → Criar Turma.
Passo a Passo (como Coordenador, vice ou secretário)
Acessar Módulo Stricto Sensu
Ao entrar no SIGAA, selecione o módulo Stricto Sensu no Menu Principal.
Acessar Aba Vínculos/Matrículas
No Módulo Stricto Sensu, acesse a aba Vínculos/Matrículas.
Criar Turma
Selecione a função Criar Turma.
Dados do Curso
Para cadastrar um curso de pós-graduação, informe os dados abaixo:
- Nome: Informe o nome do curso o qual deseja cadastrar;
- Nível: O usuário deverá optar entre Doutorado ou Mestrado;
- Categoria: Poderá ser Doutorado no caso do nível ser o mesmo e Mestrado acadêmico ou Mestrado Profissional para o nível Mestrado;
- Portaria MEC: Digite o número da portaria do MEC com a autorização para o curso;
- Data de Publicação: Informe a data de publicação da portaria;
- Data de Início de Funcionamento: Inclua a data de início de funcionamento do curso;
- Código CAPES do Curso: Código dado pelo CAPES ao curso;
- Código CAPES do Programa: Código dado pelo CAPES ao programa;
- Organização Administrativa: Define o tipo da organização administrativa de um curso. O usuário irá escolher uma das opções - Centro, Inter-Unidades ou Inter-Institucional;
- Regimento do Curso: Inclua um arquivo a partir da opção Selecionar Arquivo;
- Titulação para o Gênero Masculino: Titulação dada ao discente ao concluir o programa para o gênero masculino. Por exemplo, Mestre em Ciência Política, Doutor em Literatura Brasileira;
- Titulação para o Gênero Feminino: Titulação dada ao discente ao concluir o programa para o gênero feminino. Por exemplo, Mestra em Ciência Política, Doutora em Literatura Brasileira;
- Estado de Andamento do Curso: Informe o estado no qual será realizado o curso;
- Município de Andamento do Curso: Município onde será realizado o curso;
- Área do Curso: Áreas de conhecimento do curso (Ciências agrárias, Ciências Humanas, etc.);
- Forma de Participação do Aluno: Define se as aulas serão presenciais, semi-presenciais ou à distância;
- Periodicidade de Ingresso: Corresponde a periodicidade de ingresso dos discentes no curso, se Anual, Semestral, Trimestral, Regular ou Temporário;
- Tipo de Oferta de Disciplina: Referente a como as disciplinas serão ofertadas aos discentes. Podendo ser Anual, Semestral, ou Trimestral;
- Convênio Acadêmico: Selecione o convênio do curso. O usuário deverá optar entre Parfor, Probásica ou Pronera.
- Unidade Responsável: Define a unidade que será responsável pelo funcionamento do curso;
- Unidade Responsável 2: Define a unidade que será o segundo responsável pelo funcionamento do curso;
- Coordenador Pode Matricular Discente: Deve-se marcar caso o usuário deseje que seja possível o coordenador realizar matrículas de alunos em componentes deste curso.