Criar Turma / Oferta de disciplinas

De Manuais de Sistemas
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Objetivo

Esta operação permite ao usuário criar turmas de disciplinas para Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu.

Pré-Requisitos

  • Componente curricular / disciplina previamente cadastrada pela PROPESQ;
  • Faixas de horário cadastradas pelo administrador do sistema;
  • Opcionalmente o docente já deve estar cadastrado, mas o sistema permite a oferta sem docente deixando a turma na situação "DOCENTE A DEFINIR".

Perfis de Acesso

  • Coordenador ou vice de Programa e Pós-Graduação Stricto Sensu;
  • Secretário(a) de Programa e Pós-Graduação Stricto Sensu;
  • Gestor Stricto Sensu.

Caminho

Para Coordenador, vice ou secretário(a): SIGAA -> Módulos -> Portal do Coordenador Stricto Sensu -> Turmas -> Criar Turma.

Para Gestor Stricto: SIGAA → Módulos → Stricto Sensu → Vínculo/Matrícula → Turma → Criar Turma.

Passo a Passo (como Coordenador, vice ou secretário)

Acessar Módulo Stricto Sensu

Ao entrar no SIGAA, selecione o módulo Stricto Sensu no Menu Principal.

Selecao-modulo-stricto.png

Acessar Aba Vínculos/Matrículas

No Módulo Stricto Sensu, acesse a aba Vínculos/Matrículas.

Aba-cadastro.png

Criar Turma

Selecione a função Criar Turma.

Cadastro-curso.png

Dados do Curso

Para cadastrar um curso de pós-graduação, informe os dados abaixo:

  • Nome: Informe o nome do curso o qual deseja cadastrar;
  • Nível: O usuário deverá optar entre Doutorado ou Mestrado;
  • Categoria: Poderá ser Doutorado no caso do nível ser o mesmo e Mestrado acadêmico ou Mestrado Profissional para o nível Mestrado;
  • Portaria MEC: Digite o número da portaria do MEC com a autorização para o curso;
  • Data de Publicação: Informe a data de publicação da portaria;
  • Data de Início de Funcionamento: Inclua a data de início de funcionamento do curso;
  • Código CAPES do Curso: Código dado pelo CAPES ao curso;
  • Código CAPES do Programa: Código dado pelo CAPES ao programa;
  • Organização Administrativa: Define o tipo da organização administrativa de um curso. O usuário irá escolher uma das opções - CentroInter-Unidades ou Inter-Institucional;
  • Regimento do Curso: Inclua um arquivo a partir da opção Selecionar Arquivo;
  • Titulação para o Gênero Masculino: Titulação dada ao discente ao concluir o programa para o gênero masculino. Por exemplo, Mestre em Ciência Política, Doutor em Literatura Brasileira;
  • Titulação para o Gênero Feminino: Titulação dada ao discente ao concluir o programa para o gênero feminino. Por exemplo, Mestra em Ciência Política, Doutora em Literatura Brasileira;
  • Estado de Andamento do Curso: Informe o estado no qual será realizado o curso;
  • Município de Andamento do Curso: Município onde será realizado o curso;
  • Área do Curso: Áreas de conhecimento do curso (Ciências agrárias, Ciências Humanas, etc.);
  • Forma de Participação do Aluno: Define se as aulas serão presenciais, semi-presenciais ou à distância;
  • Periodicidade de Ingresso: Corresponde a periodicidade de ingresso dos discentes no curso, se AnualSemestralTrimestralRegular ou Temporário;
  • Tipo de Oferta de Disciplina: Referente a como as disciplinas serão ofertadas aos discentes. Podendo ser AnualSemestral, ou Trimestral;
  • Convênio Acadêmico: Selecione o convênio do curso. O usuário deverá optar entre ParforProbásica ou Pronera.
  • Unidade Responsável: Define a unidade que será responsável pelo funcionamento do curso;
  • Unidade Responsável 2: Define a unidade que será o segundo responsável pelo funcionamento do curso;
  • Coordenador Pode Matricular Discente: Deve-se marcar caso o usuário deseje que seja possível o coordenador realizar matrículas de alunos em componentes deste curso.

Formulario-curso.png

Regras

FAQ

Referencias

Cadastrar Curso UFRN