Planejar Disciplina
Revisão de 11h02min de 28 de janeiro de 2019 por JAIRO TIBURTINO DOS SANTOS (discussão | contribs) (→Cronograma de Aulas)
Objetivo
- Esta funcionalidade, também chamada de Plano de Curso, permite ao docente gerenciar o plano de ensino dos componentes ministrados durante o ano letivo.
Pré-Requisitos
- Docente vinculado a uma turma/série/disciplina.
- Disciplina não consolidada.
Caminho
- Portal do Docente > Minhas Turmas no Semestre > Componente Curricular > Menu Turma Virtual > Turma > Plano de Curso
Passo a Passo
- Acesse a funcionalidade, conforme a instrução especificada na seção Caminho.
- A imagem a seguir mostra o menu onde a opção Plano de Curso (local destacado em amarelo) pode ser acessada.
- Na tela seguinte, preencha as informações nas seções:
Metodologia de Ensino e Avaliação
- Esta seção permitirá ao docente informar a metodologia, os procedimentos de avaliação e aprendizagem e o horário de atendimento, conforme mostrado abaixo:
Cronograma de Aulas
- Esta seção permite ao docente cadastrar, para cada período, o conteúdo que será ministrado na aula.
- Os campos disponíveis para seleção ou preenchimento são:
- Data Inicial
- Data Final
- Conteúdo
- No campos Data Inicial e Data Final, preencha com as datas dos respectivos períodos.
- No campo Descrição, escreva o título da aula.
- No campo Conteúdo, digite o assunto a ser ministrado.
- Ao final do preenchimento desses campos, clique no botão Adicionar Tópico para cadastrar o tópico conforme mostrado na região destacada em amarelo, na figura acima.
- Se a inserção for bem sucedida, a mensagem na cor verde Tópico de Aula Cadastrada com Sucesso indicará um processo bem sucedido.
- Para desistir dos dados digitados ou selecionados, opte pela opção Limpar.
- OBS! O docente poderá inserir vários registros no cronograma de aula, conforme um recorte da imagem acima, especificado na imagem abaixo.
- Caso seja necessário realizar a edição do registro no cronograma de aula, clique no ícone na figura acima e realize a edição.
- Caso a opção seja pela remoção, clique no ícone .
Avaliações
- Esta seção permite ao docente inserir a avaliação a ser realizada.
- No campo Descrição, selecione uma das opções (1ª a 4ª avaliação).
- No campo Data, especifique a data da avaliação.
- OBS! As datas podem ser inseridas manualmente (formato dd\MM\YYYY) ou por meio do ícone do calendário na região direita do campo Data.
- No campo Hora, especifique a hora da avaliação.
- Clique em Adicionar Avaliação para adicionar o registro da avaliação.
- Clique em Limpar para remover o conteúdo digitado ou selecionado nos campos.
- OBS! O docente pode adicionar outras avaliações. Para cada Descrição (Avaliação), apenas um registro pode ser adicionado, mesmo que os as informações nos
- campos Data e Hora sejam distintos do registro já adicionado.
- Na medida em que novas avaliações são cadastradas, uma lista de avaliação é exibida, conforme um recorte da imagem acima, mostrado na figura abaixo:
- Para editar uma avaliação, clique no ícone , ícone Alterar Avaliacao, conforme a legenda na figura acima.
- Caso seja necessário remover uma avaliação, clique no ícone .
Referências
- Esta seção permite ao docente inserir referências bibliográficas, relacionados ao conteúdo ministrado, para auxiliar no aprendizado do discente.
- Caso o material seja um livro, a consulta poderá ser realizada no acervo das bibliotecas da instituição.
- Quanto às outras fontes bibliográficas, selecione a opção escolhida e preencha os devidos campos.
- Clique no botão Adicionar Referência para inserir a referência ou clique no botão Limpar para descartar os dados digitados.
- Na medida em que a adição de referências é realizada, uma lista é formada e esta pode ser editável, conforme os comandos do recorte extraído da imagem acima.
- Caso haja a necessidade de editar um registro, clique no ícone amarelo ao final do registro.
- Caso seja preciso remover a referência, clique no ícone da lixeira no final do registro.
- OBS! O docente pode inserir várias referências.
- Em seguida, clique em um dos botões seguintes para concluir a operação.
- Botão Salvar - Permite ao docente preencher parcialmente os campos para, posteriormente, continuar a edição sem que o conteúdo fornecido a priori seja perdido.
- A mensagem Operação realizada com sucesso! será exibida.
- Botão Salvar e Enviar - Permite salvar a operação e concluir o processo do planejamento da disciplina. A mensagem Operação realizada com sucesso! será exibida.
- Botão Gerenciar Outros Planos - Permite o acesso a outros planos cadastrados pelo docente para outras séries/turmas.
- Na janela de alerta que aparecerá, clique no botão OK na mensagem a seguir.
- A próxima tela dará acesso à lista de componentes ministrados pelo docente para que seja realizado o planejamento de disciplina.
- Para gerenciar uma turma específica, clique no ícone verde com a seta para direita. Ao clicar neste botão, será mostrada uma tela semelhante àquela obtida na
- escolha da funcionalidade Plano de Curso, mas com o conteúdo anteriormente adicionado à disciplina.
- Para retornar à página inicial do menu, clique no link Turma Virtual.
- Botão - Permite o acesso ao cronograma de aulas cadastradas.
- Botão - Permite ao docente desistir de todos os dados digitados.
- Turma Virtual - Permite o retorno à página inicial do menu.