Mudanças entre as edições de "Lançar Notas"

De Manuais de Sistemas
Ir para navegação Ir para pesquisar
Linha 57: Linha 57:
[[Arquivo:Export1.png]]
[[Arquivo:Export1.png]]


* '''Importar Planilha''' -
* '''Importar Planilha''' - Clicando no ícone, o docente poderá importar os dados da avaliação dos Alunos Matriculados em formato de planilha eletrônica para o sistema. O sistema apresentará a seguinte tela:
 
[[Arquivo:Import1.png]]
 
Na tela apresentada acima, o usuário deverá selecionar o Arquivo em seu computador ao clicar em Selecionar Arquivo. Confirme a operação clicando em Importar. Exemplificaremos a operação selecionando o arquivo. O sistema recarregará a tela da seguinte maneira:
 
[[Arquivo:Import2.png]]
 
Confirme a operação clicando em Confirmar.


== Observações ==
== Observações ==

Edição das 18h33min de 3 de outubro de 2019


Objetivo

Permite o docente atribuir conceitos (A, B, C, D) aos alunos de suas turmas.

A finalidade do lançamento de conceitos é avaliar o andamento dos discentes de uma turma, colocando informações que irão indicar se eles serão aprovados ou reprovados na turma em questão. Esta operação pode ser feita a qualquer momento do semestre letivo até o momento em que o docente consolide a turma, momento a partir do qual não será mais possível alterar as suas informações, a não ser pela unidade responsável pelo nível de ensino da turma.

Pré-requisitos

  • Turmas de disciplinas ou módulos criadas, ofertadas e com professor atribuído como responsável da turma.
  • Turmas com alunos matriculados.

Perfis de Acesso

  • Docente de Pós-Graduação

Caminho

Módulos → Portal do Docente → Minhas Turmas no Semestre → Componente Curricular → Menu Turma Virtual → Alunos → Lançar Notas

Passo a Passo

  • Logar no SIGAA, caso não seja redirecionado, acessar o Portal Docente;
  • Em Minhas Turmas no Semestre são apresentados todos os componentes curriculares e suas respectivas turmas que o docente ministra aulas no semestre;

Nota1.png

  • Ao clicar na disciplina desejada, o sistema abrirá a Turma Virtual;
  • No menu da Turma Virtual, acessar o sub-menu Alunos e clicar em Lançar Notas;

Nota2 .png

  • A tela seguinte apresenta a relação de alunos da turma;
  • Na coluna Resultado o docente deve atribuir um conceito para cada aluno.

Nota3 .png

Ações na tela de Cadastro de Notas

  • Atribuir o conceito D automaticamente reprova o aluno (independente das faltas). Situação REP;
  • Salvar - Durante o lançamento das notas, o usuário poderá a qualquer momento salvar os dados inseridos, ao clicar no ícone. Assim, os valores registrados serão salvos no sistema e o docente poderá alterá-los sempre que julgar necessário.
  • Salvar e Ocultar - O sistema possibilita ainda que o docente salve os dados e os oculte, simultaneamente, clicando no ícone. Assim, os valores de notas serão armazenados e disponibilizados para o docente, mas não poderão ser visualizados pelos discentes matriculados.
  • Finalizar (Consolidar) - Ao clicar no ícone, o usuário poderá consolidar totalmente a turma virtual. É importante ressaltar que uma vez finalizada, não será possível realizar a alteração das informações na turma virtual consultada por meio desta funcionalidade. Portanto, é recomendado que o usuário certifique-se que os dados inseridos estão corretos e que a turma deve ser fechada. Para finalizar uma turma virtual, será necessário que o docente registre todas as notas dos discentes.
  • Exportar Planilha - Ao clicar no ícone, o docente poderá exportar uma planilha do sistema. Dessa forma, os dados contidos na planilha de notas dos Alunos Matriculados serão exportadas para o computador e poderão ser visualizados em formato de planilha eletrônica. O sistema exibirá a seguinte caixa de confirmação:

Para que a planilha gerada seja importada com sucesso, o arquivo não deve ser salvo em outro formato. A estrutura da planilha não deve ser modificada, ou seja, linhas e colunas não devem ser adicionadas ou removidas.

Export1.png

  • Importar Planilha - Clicando no ícone, o docente poderá importar os dados da avaliação dos Alunos Matriculados em formato de planilha eletrônica para o sistema. O sistema apresentará a seguinte tela:

Import1.png

Na tela apresentada acima, o usuário deverá selecionar o Arquivo em seu computador ao clicar em Selecionar Arquivo. Confirme a operação clicando em Importar. Exemplificaremos a operação selecionando o arquivo. O sistema recarregará a tela da seguinte maneira:

Import2.png

Confirme a operação clicando em Confirmar.

Observações

FAQ

Referências

Lançar Notas - UFRN