Mudanças entre as edições de "Categoria:Portal do Docente da Graduação"
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== Plano de Curso == | |||
Para os componentes curriculares nos quais há formação de turmas, cada turma deve ser detalhada por um plano de curso que contenha: Dados da Turma, Metodologia; Procedimentos de avaliação da aprendizagem; Cronograma das aulas; Avaliações e Referências. | |||
Para preenchimento desses dados é necessário que a turma já tenha sido criada. | |||
É obrigatória a implantação pelo professor, antes do início do período letivo, do plano de curso no sistema de registro e controle acadêmico. É obrigatória a apresentação pelo professor, no primeiro dia de aula do período letivo, do programa do componente curricular e do plano de curso da turma. | |||
Caminho de acesso: SIGAA → Módulos → Portal do Docente → Minhas Turmas no Semestre → Componente Curricular → Menu Turma Virtual → Turma → Plano de Curso. | |||
Para mais detalhes de como elaborar um plano de curso, acesse o manual abaixo: | |||
https://manuaisdesistemas.ufpe.br/index.php/Cadastrar_Plano_de_Curso_na_Turma_Virtual | |||
== Lançar Notas == | |||
Para lançar a nota final dos alunos de suas turmas, bem como transferir as faltas do controle de frequência para que sejam de fato registradas no histórico escolar dos discentes, acessar a opção "Lançar Notas" na Turma Virtual. | |||
Para ter acesso aos detalhes dessa funcionalidade, você pode acessar o caminho de acesso ou o manual abaixo: | |||
<br />'''Caminho''': ''SIGAA → Módulos →'' ''Portal do docente → Minhas Turmas no Semestre →'' ''Componente Curricular'' ''(clique em uma turma/componente)'' ''→ Menu Turma Virtual → Alunos → Lançar Notas'' | |||
'''Manual''': [https://manuaisdesistemas.ufpe.br/index.php/Lançar_Notas Lançar Conceitos (Notas)] | |||
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<br /> (ver se precisa criar um novo manual porque na graduação é notas, não é conceitos) | |||
Link da Turma Virtual: [https://manuaisdesistemas.ufpe.br/index.php/Categoria:Turma_Virtual_Docente#Lan.C3.A7ar_Notas Lançar Notas] | |||
== Lançar Frequência == | |||
Para gerenciar a frequência dos discentes no decorrer do semestre letivo, o sistema disponibiliza um conjunto de funcionalidades que permitem o lançamento das faltas e emissão de documentos auxiliares para registro. | |||
Estas funcionalidades são disponibilizadas na Turma Virtual. | |||
<br /><br />Para ter acesso aos detalhes dessa funcionalidade, você pode acessar o caminho de acesso ou o manual abaixo: | |||
'''Caminho''': ''SIGAA → Módulos →'' ''Portal do docente → Minhas Turmas no Semestre →'' ''Componente Curricular'' ''(clique em uma turma/componente)'' ''→'' ''Menu Turma Virtual → Alunos → Lançar Frequência / Lançar Frequência em Planilha'' | |||
'''Manual''': [https://manuaisdesistemas.ufpe.br/index.php/Lan%C3%A7ar_Frequ%C3%AAncia Lançar Frequência] | |||
<br /> | |||
<br /> (ver se precisa criar um novo manual) | |||
Link da Turma Virtual: [https://manuaisdesistemas.ufpe.br/index.php/Categoria:Turma_Virtual_Docente#Lan.C3.A7ar_Frequ.C3.AAncia Lançar Frequência] | |||
== Consolidar Turmas == | |||
Para encerrar uma turma é necessário consolidá-la. | |||
Consolidação é o ato de cadastrar todas as Notas e as Frequências obtidas pelos alunos nas turmas de disciplinas e nas atividades. | |||
A consolidação só é concluída quando é selecionada a opção “Finalizar (Consolidar)” na área de “Cadastro de Notas”. Esta funcionalidade está disponível no tópico [https://manuaisdesistemas.ufpe.br/index.php/Categoria:Portal_do_Docente_(Stricto_Sensu)#Lan.C3.A7ar_Conceitos 3.2.1 - Lançamento de Conceitos (Notas)]. (mudar link para ficar fiel a lista atualizada da graduação). | |||
'''Importante! A consolidação só pode ser realizada quando todos os conceitos e faltas forem lançados. É importante prestar bastante atenção na hora de consolidar a turma pois não é possível realizar alterações na mesma posteriormente.''' | |||
Para problemas com notas ou faltas após consolidação, entre em contato com a coordenação do curso. |
Edição das 13h00min de 2 de maio de 2022
Olá, docente do curso de graduação!
O Portal do Docente é um módulo do SIGAA que reúne todas as atividades rotineiras do docente interno e externo no sistema informatizado.
Se você já tem login e senha para acessar o SIPAC, use os mesmos para acessar o [SIGAA]. Se não possui um usuário cadastrado, visite o manual de [Criar Login] e após isso volte para continuar a exploração.
Para reclamações, suporte ou sugestões, entre em contato com a central de serviços através do site https://sites.ufpe.br/cstic/ , pelo https://otrs.ufpe.br/otrs/customer.pl, ou pelo numero (81) 2126 - 7777.
Para acessar as funcionalidades relacionadas a Turma Virtual Docente, acesse esse link para obter mais detalhes: "[Portal da Turma Virtual Docente]".
Conhecendo o Portal
Essa é a sua tela de docente dentro do SIGAA.
Nela haverá funções que auxiliarão e agilizarão suas atividades do dia-a- dia.
O SIGAA possui várias funcionalidades. Para acessá-las é preciso entrar no sistema SIGAA com seu usuário e senha, escolher o vínculo de docente (caso apareça), e no painel de módulos (caso apareça) clicar em Portal do Docente.
Para poder dar continuidade a exposição das funcionalidades, será necessário detalhar antes o que cada item do portal significa.
Aviso: Alguns itens desse módulo ainda estão em processo de ajustes. Por este motivo, pode ser que algumas funções apresentadas não estejam ainda disponíveis para uso. |
Para realizar esse detalhamento, cada item da imagem abaixo foi numerado e abaixo dela está descrito seu significado e usabilidade:
Legenda:
1 - O ícones de acessibilidade para aumentar ou diminuir os textos da página;
2 - Menu de ajuda (ele está direciona para o link da UFRN);
3 - O tempo de uso decrescente que o usuário ficou sem interagir com o sistema;
4 - O botão para sair/deslogar do sistema;
5 - Nome completo do docente e o departamento educacional em que ele está associado;
6- Indica qual o período/semestre letivo atual;
7- Grupo de ícones para atalhos de funções mais gerais para o usuário;
8- Esse é o grupo de ícones que serão utilizados para executar as funcionalidades letivas do sistema. A descrição de cada ícone será explorado conforme forem sendo consultados as funcionalidades do sistema ao longo deste guia, onde haverá a consulta ao manual da funcionalidade e nele haverá mais detalhes de como utilizar.
9- Neste espaço haverá os informes que serão compartilhados pela coordenação;
10- As mensagens trocadas do correio eletrônico (Caixa Postal) do SIGAA poderão ser acessadas nesta opção;
11- Funcionalidade para trocar foto do perfil.
12 - Permite atualizar dados do site pessoal do docente no sigaa;
13 - Permite ver, em um quadro diário, semanal ou mensal, a agenda das turmas que o docente está vinculado;
14 - Foto do docente;
15 - Página pessoal acadêmica do docente no SIGAA;
16 - Botões de atalho para o periódico Capes da UFPE, Ofícios eletrônicos e Fórum Docente.
17 - Acesso aos regulamentos dos cursos de graduação'
18 - Permite acesso ao calendário acadêmico;
19 - Dados pessoais do docente;
20 - Relação das turmas em que o docente ministrará aula no semestre atual em qualquer modalidade de ensino em que ele esteja vinculado;
21 - Área onde é exibida as Comunidades Virtuais que o usuário participa atualmente, onde também pode criar e buscar outras comunidades virtuais;
22 - (Não explorado)
23 - Atalho fixo para voltar à página inicial, caso você esteja em outra página, só é clicar nesse ícone e será redirecionado automaticamente para a tela inicial do portal;
Atividades pré Período Letivo
Acessar Calendário Oficial UFPE
Para ter acesso ao calendário Acadêmico Oficial geral da UFPE, acesse o portal público da UFPE clicando nesse link: https://sigaa.ufpe.br/sigaa/public
Caminho: Portal Público → Graduação → Calendário Acadêmico
E o calendário acadêmico completo será baixado no seu dispositivo e você terá acesso a todas as datas do ano letivo.
Visualizar Estrutura Curricular
Caso qualquer pessoa tenha interesse em identificar qual a grade curricular de cada curso de graduação da UFPE, ela pode fazer a consulta no portal público ( https://sigaa.ufpe.br/sigaa/public ).
Caso a estrutura curricular do seu curso ainda não esteja disponível para visualização, entre em contato com a coordenação do seu curso para maiores informações.
Para ter acesso aos detalhes dessa funcionalidade, você pode acessar o Caminho de acesso ou o Manual abaixo:
- Visualizar Estrutura Curricular (Portal Público)
Caminho: Portal Público UFPE → Graduação → Cursos → Buscar curso
Atalho: Consulta de Cursos - GRADUAÇÃO
Manual: Visualizar Estrutura Curricular (Portal Público)
Visualizar Minhas Turmas
A área de "Minhas Turmas do Semestre" (que aparece na tela inicial do Portal do Docente no SIGAA (item 20 do [Tópico 1 - Conhecendo o Portal ]) logo após o login ou seleção do vínculo) apresenta a lista de turmas em que o docente está vinculado. Nesta área é possível ver também:
- Nome e código do componente curricular;
- Situação (aberta ou consolidada);
- Período letivo que a turma foi criada;
- Local onde o componente curricular é ministrado (Remoto, sala de aula com o número dela, e etc.);
- Carga horária total (compartilhada ou não) do componente curricular;
- O horário e período de tempo que ela é ministrada;
- Quantidade de alunos participantes da turma;
- Ícone para acesso rápido ao Chat da turma para conversar com outros integrantes que estiverem online. Essa funcionalidade até o momento encontra-se indisponível.
Ao clicar no nome da turma, você terá acesso ao ambiente da Turma Virtual da mesma. Para detalhes das funcionalidades da Turma Virtual, vá para a seção [3.1 Turma Virtual Docente].
Atividades do Período Letivo
Turma Virtual Docente
A Turma Virtual é uma ferramenta de ensino complementar colocada à disposição dos docentes e discentes. É o “local” no qual se armazena todas as informações de uma turma a fim de aumentar a interação entre alunos, moderadores e professores de forma online.
Ela é um espaço construído para ajudar no aprendizado dos discentes, criando uma extensão da sala de aula no SIGAA.
Os professores podem usar a “Turma Virtual” para criar fóruns, inserir notícias, criar tarefas, e etc., para poder realizar essas atividades a distância. Além disso, essa ferramenta permite gerar listas de frequência, lançar notas e outras ações.
Abaixo encontra-se a tela inicial da Turma Virtual:
Para ter acesso a todas essas funcionalidades (e outras), acesse o "[Portal da Turma Virtual Docente]".
Gostaria de ver como acessar o "Portal do Docente" e a "Turma Virtual do Docente"? Assista ao vídeo abaixo:
Grade de horários
Esta funcionalidade permite que o docente tenha acesso a visualização do documento relativo à sua Grade de Horários, podendo ainda realizar a impressão da grade.
Para ter acesso à Grade de Horários, acesse o caminho: SIGAA → Portal do Docente → Ensino → Turmas → Grade de Horários.
Ao clicar nessa opção, a grade de horários será exibida no seu navegador com possibilidade de impressão da mesma.
O modelo apresentado será semelhante ao da figura abaixo:
Plano de Curso
Para os componentes curriculares nos quais há formação de turmas, cada turma deve ser detalhada por um plano de curso que contenha: Dados da Turma, Metodologia; Procedimentos de avaliação da aprendizagem; Cronograma das aulas; Avaliações e Referências.
Para preenchimento desses dados é necessário que a turma já tenha sido criada.
É obrigatória a implantação pelo professor, antes do início do período letivo, do plano de curso no sistema de registro e controle acadêmico. É obrigatória a apresentação pelo professor, no primeiro dia de aula do período letivo, do programa do componente curricular e do plano de curso da turma.
Caminho de acesso: SIGAA → Módulos → Portal do Docente → Minhas Turmas no Semestre → Componente Curricular → Menu Turma Virtual → Turma → Plano de Curso.
Para mais detalhes de como elaborar um plano de curso, acesse o manual abaixo: https://manuaisdesistemas.ufpe.br/index.php/Cadastrar_Plano_de_Curso_na_Turma_Virtual
Lançar Notas
Para lançar a nota final dos alunos de suas turmas, bem como transferir as faltas do controle de frequência para que sejam de fato registradas no histórico escolar dos discentes, acessar a opção "Lançar Notas" na Turma Virtual.
Para ter acesso aos detalhes dessa funcionalidade, você pode acessar o caminho de acesso ou o manual abaixo:
Caminho: SIGAA → Módulos → Portal do docente → Minhas Turmas no Semestre → Componente Curricular (clique em uma turma/componente) → Menu Turma Virtual → Alunos → Lançar Notas
Manual: Lançar Conceitos (Notas)
(ver se precisa criar um novo manual porque na graduação é notas, não é conceitos)
Link da Turma Virtual: Lançar Notas
Lançar Frequência
Para gerenciar a frequência dos discentes no decorrer do semestre letivo, o sistema disponibiliza um conjunto de funcionalidades que permitem o lançamento das faltas e emissão de documentos auxiliares para registro. Estas funcionalidades são disponibilizadas na Turma Virtual.
Para ter acesso aos detalhes dessa funcionalidade, você pode acessar o caminho de acesso ou o manual abaixo:
Caminho: SIGAA → Módulos → Portal do docente → Minhas Turmas no Semestre → Componente Curricular (clique em uma turma/componente) → Menu Turma Virtual → Alunos → Lançar Frequência / Lançar Frequência em Planilha
Manual: Lançar Frequência
(ver se precisa criar um novo manual)
Link da Turma Virtual: Lançar Frequência
Consolidar Turmas
Para encerrar uma turma é necessário consolidá-la.
Consolidação é o ato de cadastrar todas as Notas e as Frequências obtidas pelos alunos nas turmas de disciplinas e nas atividades.
A consolidação só é concluída quando é selecionada a opção “Finalizar (Consolidar)” na área de “Cadastro de Notas”. Esta funcionalidade está disponível no tópico 3.2.1 - Lançamento de Conceitos (Notas). (mudar link para ficar fiel a lista atualizada da graduação).
Importante! A consolidação só pode ser realizada quando todos os conceitos e faltas forem lançados. É importante prestar bastante atenção na hora de consolidar a turma pois não é possível realizar alterações na mesma posteriormente.
Para problemas com notas ou faltas após consolidação, entre em contato com a coordenação do curso.
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