Mudanças entre as edições de "Categoria:Portal do Docente da Graduação"
Linha 128: | Linha 128: | ||
Ao clicar no nome da turma, você terá acesso ao ambiente da Turma Virtual da mesma. | Ao clicar no nome da turma, você terá acesso ao ambiente da Turma Virtual da mesma. | ||
Para detalhes das funcionalidades da Turma Virtual, vá para a seção xx [ === Turma Virtual Docente === ] | Para detalhes das funcionalidades da Turma Virtual, vá para a seção xx [ === Turma Virtual Docente === ] | ||
= 3 Atividades do Período Letivo = | |||
== Turma Virtual Docente == | |||
A Turma Virtual é uma ferramenta de ensino complementar colocada à disposição dos docentes e discentes. É o “local” no qual se armazena todas as informações de uma turma a fim de aumentar a interação entre alunos, moderadores e professores de forma online. | |||
Ela é um espaço construído para ajudar no aprendizado dos discentes, criando uma extensão da sala de aula no SIGAA. | |||
Os professores podem usar a “Turma Virtual” para criar fóruns, inserir notícias, criar tarefas, e etc., para poder realizar essas atividades a distância. Além disso, essa ferramenta permite gerar listas de frequência, lançar notas e outras ações. | |||
Abaixo encontra-se a tela inicial da Turma Virtual: | |||
[[ Tela Turma Virtual grad docente ]] | |||
Para ter acesso a todas essas funcionalidades (e outras), acesse o '''"[<u>[https://manuaisdesistemas.ufpe.br/index.php/Categoria:Turma_Virtual_Docente Portal da Turma Virtual Docente]</u>]".''' | |||
Gostaria de ver como acessar o "Portal do Docente" e a "Turma Virtual do Docente"? Assista ao vídeo abaixo: | |||
<youtube>EbI5jnx0jRw</youtube> | |||
== Grade de horários == | |||
Esta funcionalidade permite que o docente tenha acesso a visualização do documento relativo à sua Grade de Horários, podendo ainda realizar a impressão da grade. | |||
Para ter acesso à Grade de Horários, acesse o caminho: SIGAA → Portal do Docente → Ensino → Turmas → Grade de Horários. | |||
Ao clicar nessa opção, a grade de horários será exibida no seu navegador com possibilidade de impressão da mesma. | |||
O modelo apresentado será semelhante ao da figura abaixo: | |||
[[grade horarios docente]] |
Edição das 12h47min de 2 de maio de 2022
Olá, docente do curso de graduação!
O Portal do Docente é um módulo do SIGAA que reúne todas as atividades rotineiras do docente interno e externo no sistema informatizado.
Se você já tem login e senha para acessar o SIPAC, use os mesmos para acessar o [SIGAA]. Se não possui um usuário cadastrado, visite o manual de [Criar Login] e após isso volte para continuar a exploração.
Para reclamações, suporte ou sugestões, entre em contato com a central de serviços através do site https://sites.ufpe.br/cstic/ , pelo https://otrs.ufpe.br/otrs/customer.pl, ou pelo numero (81) 2126 - 7777.
Para acessar as funcionalidades relacionadas a Turma Virtual Docente, acesse esse link para obter mais detalhes: "[Portal da Turma Virtual Docente]".
Conhecendo o Portal
Essa é a sua tela de docente dentro do SIGAA.
Nela haverá funções que auxiliarão e agilizarão suas atividades do dia-a- dia.
O SIGAA possui várias funcionalidades. Para acessá-las é preciso entrar no sistema SIGAA com seu usuário e senha, escolher o vínculo de docente (caso apareça), e no painel de módulos (caso apareça) clicar em Portal do Docente.
Para poder dar continuidade a exposição das funcionalidades, será necessário detalhar antes o que cada item do portal significa.
Aviso: Alguns itens desse módulo ainda estão em processo de ajustes. Por este motivo, pode ser que algumas funções apresentadas não estejam ainda disponíveis para uso. |
Para realizar esse detalhamento, cada item da imagem abaixo foi numerado e abaixo dela está descrito seu significado e usabilidade:
Legenda:
1 - O ícones de acessibilidade para aumentar ou diminuir os textos da página;
2 - Menu de ajuda (ele está direciona para o link da UFRN);
3 - O tempo de uso decrescente que o usuário ficou sem interagir com o sistema;
4 - O botão para sair/deslogar do sistema;
5 - Nome completo do docente e o departamento educacional em que ele está associado;
6- Indica qual o período/semestre letivo atual;
7- Grupo de ícones para atalhos de funções mais gerais para o usuário;
8- Esse é o grupo de ícones que serão utilizados para executar as funcionalidades letivas do sistema. A descrição de cada ícone será explorado conforme forem sendo consultados as funcionalidades do sistema ao longo deste guia, onde haverá a consulta ao manual da funcionalidade e nele haverá mais detalhes de como utilizar.
9- Neste espaço haverá os informes que serão compartilhados pela coordenação;
10- As mensagens trocadas do correio eletrônico (Caixa Postal) do SIGAA poderão ser acessadas nesta opção;
11- Funcionalidade para trocar foto do perfil.
12 - Permite atualizar dados do site pessoal do docente no sigaa;
13 - Permite ver, em um quadro diário, semanal ou mensal, a agenda das turmas que o docente está vinculado;
14 - Foto do docente;
15 - Página pessoal acadêmica do docente no SIGAA;
16 - Botões de atalho para o periódico Capes da UFPE, Ofícios eletrônicos e Fórum Docente.
17 - Acesso aos regulamentos dos cursos de graduação'
18 - Permite acesso ao calendário acadêmico;
19 - Dados pessoais do docente;
20 - Relação das turmas em que o docente ministrará aula no semestre atual em qualquer modalidade de ensino em que ele esteja vinculado;
21 - Área onde é exibida as Comunidades Virtuais que o usuário participa atualmente, onde também pode criar e buscar outras comunidades virtuais;
22 - (Não explorado)
23 - Atalho fixo para voltar à página inicial, caso você esteja em outra página, só é clicar nesse ícone e será redirecionado automaticamente para a tela inicial do portal;
2 Atividades pré Período Letivo
Acessar Calendário Oficial UFPE
Para ter acesso ao calendário Acadêmico Oficial geral da UFPE, acesse o portal público da UFPE clicando nesse link: https://sigaa.ufpe.br/sigaa/public
Caminho: Portal Público → Graduação → Calendário Acadêmico
E o calendário acadêmico completo será baixado no seu dispositivo e você terá acesso a todas as datas do ano letivo.
Visualizar Estrutura Curricular
Caso qualquer pessoa tenha interesse em identificar qual a grade curricular de cada curso de graduação da UFPE, ela pode fazer a consulta no portal público ( https://sigaa.ufpe.br/sigaa/public ).
Caso a estrutura curricular do seu curso ainda não esteja disponível para visualização, entre em contato com a coordenação do seu curso para maiores informações.
Para ter acesso aos detalhes dessa funcionalidade, você pode acessar o Caminho de acesso ou o Manual abaixo:
- Visualizar Estrutura Curricular (Portal Público)
Caminho: Portal Público UFPE → Graduação → Cursos → Buscar curso
Atalho: Consulta de Cursos - GRADUAÇÃO
Manual: Visualizar Estrutura Curricular (Portal Público)
Visualizar Minhas Turmas
A área de "Minhas Turmas do Semestre" (que aparece na tela inicial do Portal do Docente no SIGAA (item 20 do [Tópico 1 - Conhecendo o Portal ]) logo após o login ou seleção do vínculo) apresenta a lista de turmas em que o docente está vinculado. Nesta área é possível ver também:
- Nome e código do componente curricular;
- Situação (aberta ou consolidada);
- Período letivo que a turma foi criada;
- Local onde o componente curricular é ministrado (Remoto, sala de aula com o número dela, e etc.);
- Carga horária total (compartilhada ou não) do componente curricular;
- O horário e período de tempo que ela é ministrada;
- Quantidade de alunos participantes da turma;
- Ícone para acesso rápido ao Chat da turma para conversar com outros integrantes que estiverem online. Essa funcionalidade até o momento encontra-se indisponível.
Ao clicar no nome da turma, você terá acesso ao ambiente da Turma Virtual da mesma. Para detalhes das funcionalidades da Turma Virtual, vá para a seção xx [ === Turma Virtual Docente === ]
3 Atividades do Período Letivo
Turma Virtual Docente
A Turma Virtual é uma ferramenta de ensino complementar colocada à disposição dos docentes e discentes. É o “local” no qual se armazena todas as informações de uma turma a fim de aumentar a interação entre alunos, moderadores e professores de forma online.
Ela é um espaço construído para ajudar no aprendizado dos discentes, criando uma extensão da sala de aula no SIGAA.
Os professores podem usar a “Turma Virtual” para criar fóruns, inserir notícias, criar tarefas, e etc., para poder realizar essas atividades a distância. Além disso, essa ferramenta permite gerar listas de frequência, lançar notas e outras ações.
Abaixo encontra-se a tela inicial da Turma Virtual:
Tela Turma Virtual grad docente
Para ter acesso a todas essas funcionalidades (e outras), acesse o "[Portal da Turma Virtual Docente]".
Gostaria de ver como acessar o "Portal do Docente" e a "Turma Virtual do Docente"? Assista ao vídeo abaixo:
Grade de horários
Esta funcionalidade permite que o docente tenha acesso a visualização do documento relativo à sua Grade de Horários, podendo ainda realizar a impressão da grade.
Para ter acesso à Grade de Horários, acesse o caminho: SIGAA → Portal do Docente → Ensino → Turmas → Grade de Horários.
Ao clicar nessa opção, a grade de horários será exibida no seu navegador com possibilidade de impressão da mesma.
O modelo apresentado será semelhante ao da figura abaixo:
Páginas na categoria “Portal do Docente da Graduação”
As seguintes 4 páginas pertencem a esta categoria, de um total de 4.