Mudanças entre as edições de "Planejar Disciplina"

De Manuais de Sistemas
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:No campo '''Descrição''', escreva o título da aula.
:No campo '''Descrição''', escreva o título da aula.
:No campo '''Conteúdo''', digite o assunto a ser ministrado.
:No campo '''Conteúdo''', digite o assunto a ser ministrado.
:Ao final do preenchimento desses campos, clique no botão '''Adicionar Tópico''' para cadastrar o tópico conforme mostrado na região destacada em amarelo, na figura acima. Se a inserção for bem sucedida, a mensagem na cor verde '''Tópico de Aula Cadastrada com Sucesso''' indicará um processo bem sucedido.  
:Ao final do preenchimento desses campos, clique no botão '''Adicionar Tópico''' para cadastrar o tópico conforme mostrado na região destacada em amarelo, na figura acima.  
:Se a inserção for bem sucedida, a mensagem na cor verde '''Tópico de Aula Cadastrada com Sucesso''' indicará um processo bem sucedido.  
:Para desistir dos dados digitados ou selecionados, opte pela opção '''Limpar'''.  
:Para desistir dos dados digitados ou selecionados, opte pela opção '''Limpar'''.  
:'''OBS!''' O docente poderá inserir vários registros no cronograma de aula, conforme um recorte da imagem acima, especificado na imagem abaixo.
:'''OBS!''' O docente poderá inserir vários registros no cronograma de aula, conforme um recorte da imagem acima, especificado na imagem abaixo.
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:Caso haja a necessidade de editar um registro, clique no ícone amarelo ao final do registro. Caso seja preciso remover a referência, clique no ícone da lixeira no final do registro.
:Caso haja a necessidade de editar um registro, clique no ícone amarelo ao final do registro. Caso seja preciso remover a referência, clique no ícone da lixeira no final do registro.
:'''OBS!''' O docente pode inserir várias referências.
:'''OBS!''' O docente pode inserir várias referências.
:Em seguida, clique em um dos botões seguintes para concluir a operação.
== Regras ==
== Regras ==
== FAQ ==
== FAQ ==
== Referências ==
== Referências ==
[https://docs.info.ufrn.br/doku.php?id=suporte:manuais:sigaa:portal_do_docente:ensino:turmas:gerenciar_plano_de_curso Gerenciar Plano de Curso]
[https://docs.info.ufrn.br/doku.php?id=suporte:manuais:sigaa:portal_do_docente:ensino:turmas:gerenciar_plano_de_curso Gerenciar Plano de Curso]

Edição das 14h59min de 10 de dezembro de 2018


Objetivo

Esta funcionalidade permite ao docente gerenciar o plano de ensino dos componentes ministrados durante o ano letivo.

Pré-Requisitos

  • Docente vinculado a uma turma/série/disciplina.
  • Disciplina não consolidada.

Caminho

  • Minhas Turmas no Semestre > (selecionar o componente) > Menu Turma Virtual > Turma > Plano de Curso

Passo a Passo

Acesse a funcionalidade, conforme a instrução especificada na seção Caminho.
A imagem a seguir mostra o menu onde a opção Plano de Curso, local destacado em amarelo, pode ser acessada.

Plano de curso.png

A tela seguinte apresenta a página do docente. Na seção Minhas Turmas no Semestre, escolha e clique numa das disciplinas para realizar o planejamento.

Tela inicial docente.png

Na tela seguinte, preencha as informações nas seções:
  • Metodologia de Ensino e Avaliação
Esta seção permitirá ao docente informar a metodologia, os procedimentos de avaliação e aprendizagem e o horário de atendimento, conforme mostrado abaixo:

Metodologia ensino avaliacao.png

  • Cronograma de Aulas
Esta seção permite ao docente cadastrar, para cada período, o conteúdo que será ministrado na aula.

Cronograma aulas.png

No campos Data Inicial e Data Final, preencha com as datas dos respectivos períodos.
No campo Descrição, escreva o título da aula.
No campo Conteúdo, digite o assunto a ser ministrado.
Ao final do preenchimento desses campos, clique no botão Adicionar Tópico para cadastrar o tópico conforme mostrado na região destacada em amarelo, na figura acima.
Se a inserção for bem sucedida, a mensagem na cor verde Tópico de Aula Cadastrada com Sucesso indicará um processo bem sucedido.
Para desistir dos dados digitados ou selecionados, opte pela opção Limpar.
OBS! O docente poderá inserir vários registros no cronograma de aula, conforme um recorte da imagem acima, especificado na imagem abaixo.

Lista aulas.png

Caso seja necessário realizar a edição do registro no cronograma de aula, clique no ícone em amarelo na figura acima e realize a edição.
Caso a opção seja pela remoção, clique no ícone da lixeira.
  • Avaliações
Esta seção permite ao docente inserir a avaliação a ser realizada.

Secao avaliacoes.png

No campo Descrição, selecione uma das opções (1ª a 4ª avaliação).
No campo Data, especifique a data da avaliação.
OBS! As datas podem ser inseridas manualmente (formato dd\MM\YYYY) ou por meio do ícone do calendário na região direita do campo Data.
No campo Hora, especifique a hora da avaliação.
Clique em Adicionar Avaliação para adicionar o registro da avaliação.
Clique em Limpar para remover o conteúdo digitado ou selecionado nos campos.
OBS! O docente pode adicionar outras avaliações. Para cada Descrição (Avaliação), apenas um registro pode ser adicionado, mesmo que os as informações nos campos Data e Hora sejam distintos do registro já adicionado.
Na medida em que novas avaliações são cadastradas, uma lista de avaliação é exibida, conforme um recorte da imagem acima, mostrado na figura abaixo:

Lista avaliacao.png

Para editar uma avaliação, clique no ícone amarelo, ícone Alterar Avaliacao, conforme a legenda na figura acima.
Caso seja necessário remover uma avaliação, clique no ícone da lixeira.
  • Referências
Esta seção permite ao docente inserir referências bibliográficas, relacionados ao conteúdo ministrado, para auxiliar no aprendizado do discente.

Secao referencias.png

Caso o material seja um livro, a consulta poderá ser realizada no acervo das bibliotecas da instituição.
Quanto às outras fontes bibliográficas, selecione a opção escolhida e preencha os devidos campos.
Clique no botão Adicionar Referência para inserir a referência ou clique no botão Limpar para descartar os dados digitados.
Na medida em que a adição de referências é realizada, uma lista é formada e esta pode ser editável, conforme os comandos do recorte extraído da imagem acima.

Lista referencia bibliografica.png

Caso haja a necessidade de editar um registro, clique no ícone amarelo ao final do registro. Caso seja preciso remover a referência, clique no ícone da lixeira no final do registro.
OBS! O docente pode inserir várias referências.
Em seguida, clique em um dos botões seguintes para concluir a operação.

Regras

FAQ

Referências

Gerenciar Plano de Curso