Mudanças entre as edições de "Planejar Disciplina"

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== Objetivo ==
== Objetivo ==


:Esta funcionalidade permite ao docente gerenciar o plano de ensino dos componentes ministrados durante o ano letivo.
:Esta funcionalidade, também chamada de '''Plano de Curso''', permite ao docente gerenciar o plano de ensino dos componentes ministrados durante o ano letivo.


== Pré-Requisitos ==
== Pré-Requisitos ==
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== Caminho ==
== Caminho ==


*Minhas Turmas no Semestre > (selecionar o componente) > Menu Turma Virtual > Turma > Plano de Curso
*Portal do Docente > Minhas Turmas no Semestre > Componente Curricular > Menu Turma Virtual > Turma > Plano de Curso


== Passo a Passo ==
== Passo a Passo ==


:Acesse a funcionalidade, conforme a instrução especificada na seção Caminho.
:Acesse a funcionalidade, conforme a instrução especificada na seção Caminho.
:A imagem a seguir mostra o menu onde a opção  '''Plano de Curso''', local destacado em amarelo, pode ser acessada.  
:A imagem a seguir mostra o menu onde a opção  '''Plano de Curso''' (local destacado em amarelo) pode ser acessada.  
[[Arquivo:Plano_de_curso.png]]
[[Arquivo:Plano_de_curso.png]]
:A tela seguinte apresenta a página do docente. Na seção '''Minhas Turmas no Semestre''', escolha e clique numa das disciplinas para realizar o planejamento.
[[Arquivo:Tela_inicial_docente.png]]
:Na tela seguinte, preencha as informações nas seções:


*'''Metodologia de Ensino e Avaliação''' 
:Na tela seguinte, preencha as informações nas seguintes seções:
 
===Metodologia de Ensino e Avaliação===
 
:Esta seção permitirá ao docente informar a metodologia, os procedimentos de avaliação e aprendizagem e o horário de atendimento, conforme mostrado abaixo:
[[Arquivo:Metodologia_ensino_avaliacao.png]]
 
===Cronograma de Aulas===


*'''Cronograma de Aulas'''
:Esta seção permite ao docente cadastrar, para cada período, o conteúdo que será ministrado na aula.
:Esta seção permite ao docente cadastrar, para cada período, o conteúdo que será ministrado na aula.
[[Arquivo:Cronograma_aulas.png]]
[[Arquivo:Cronograma_aulas.png]]
:No campos '''Data Inicial''' e '''Data Final''', preencha com as datas dos respectivos períodos.
:Os campos disponíveis para seleção ou preenchimento são:
:No campo '''Descrição''', escreva o título da aula.
:No campo '''Conteúdo''', digite o assunto a ser ministrado.
:Ao final do preenchimento desses campos, clique no botão '''Adicionar Tópico''' para cadastrar o tópico conforme mostrado na região destacada em amarelo, na figura acima. Para desistir dos dados digitados ou selecionados, opte pela opção '''Limpar'''.
:'''OBS!''' O docente poderá inserir vários registros no cronograma de aula.
[Arquivo mostrando_A_Lista]
:Caso seja necessário realizar a edição do registro no cronograma de aula, clique no ícone em amarelo na figura acima e realize a edição.
:Caso a opção seja pela remoção, clique no ícone da lixeira.


*'''Avaliações'''
:*'''Data Inicial'''
:Esta seção, permite ao docente inserir a avaliação a ser realizada.
:Selecione a data inicial para ministração da aula.
:No campo '''Descrição''', selecione uma das opções.
 
:No campo '''Data''', especifique a data da avaliação.
:*'''Data Final'''
:No campo '''Hora''', especifique a hora da avaliação.
:Selecione a data limite para ministração da aula.
:Clique em '''Adicionar Avaliação''' para adicionar o registro da avaliação.
 
:Clique em '''Limpar''' para remover o conteúdo digitado nos campos.
:*'''Descrição'''
:Escreva o título da aula.
 
:*'''Conteúdo'''
:Digite o assunto a ser ministrado.
 
:Ao final do preenchimento desses campos, clique no botão '''Adicionar Tópico''' para cadastrar o tópico conforme mostrado na região destacada em amarelo, na figura acima.
:Se a inserção for bem sucedida, a seguinte mensagem será exibida:[[Arquivo:Topico_cadastrado_sucesso.png]].
:Para desistir dos dados digitados ou selecionados, opte pela opção [[Arquivo:Botao_limpar.png]].
:'''OBS!''' O docente poderá inserir vários registros no cronograma de aula, conforme um recorte da imagem acima, especificado na imagem abaixo.
[[Arquivo:Lista_aulas.png]]
:Caso seja necessário realizar a edição do registro no cronograma de aula, clique no ícone [[Arquivo:Editar.png]] na figura acima e realize a edição.
:Caso a opção seja pela remoção, clique no ícone [[Arquivo:Lixeira.png]].
 
===Avaliações===
 
:Esta seção permite ao docente inserir a avaliação a ser realizada.
[[Arquivo:Secao_avaliacoes.png]]
:Os campos disponíveis para seleleção ou preenchimento são:
 
:*'''Descrição'''
:Selecione uma das opções (1ª a 4ª avaliação).
 
:*'''Data'''
:Especifique a data da avaliação.
:'''OBS!''' As datas podem ser inseridas manualmente (formato '''dd\MM\YYYY''') ou por meio do ícone  [[Arquivo:Icone_calendario.png]],  na região direita do campo Data.
 
:*'''Hora'''
:Especifique a hora da avaliação.
 
:Clique no botão Arquivo:Botao_adicionar_avaliacao.png para adicionar o registro da avaliação.
:Clique no botão [[Arquivo:Botao_limpar.png]] para remover o conteúdo digitado ou selecionado nos campos.
:'''OBS!''' O docente pode adicionar outras avaliações. Para cada Descrição (Avaliação), apenas um registro pode ser adicionado, mesmo que os as informações nos campos '''Data''' e '''Hora''' sejam distintos do registro já adicionado.
:'''OBS!''' O docente pode adicionar outras avaliações. Para cada Descrição (Avaliação), apenas um registro pode ser adicionado, mesmo que os as informações nos campos '''Data''' e '''Hora''' sejam distintos do registro já adicionado.
:Para editar uma avaliação, clique no ícone amarelo na figura acima.
:Na medida em que novas avaliações são cadastradas, uma lista de avaliação é exibida, conforme um recorte da imagem acima, mostrado na figura abaixo:
:Caso seja necessário remover uma avaliação, clique no ícone da lixeira.
[[Arquivo:Lista_avaliacao.png]]
:Para editar uma avaliação, clique no ícone [[Arquivo:Editar.png]] (ícone '''Alterar Avaliacao'''), conforme a legenda na figura acima.
:Caso seja necessário remover uma avaliação, clique no ícone [[Arquivo:Lixeira.png]].
 
===Referências===


*'''Referências'''
:Esta seção permite ao docente inserir referências bibliográficas, relacionados ao conteúdo ministrado, para auxiliar no aprendizado do discente.
:Esta seção permite ao docente inserir referências de materiais relacionados ao conteúdo ministrado para auxiliar no aprendizado do discente.
[[Arquivo:Secao_referencias.png]]
:Caso o material seja um livro, a consulta poderá ser realizada no acervo das bibliotecas da instituição.
:Caso o material seja um livro, a consulta poderá ser realizada no acervo das bibliotecas da instituição.
:Quanto às outras fontes bibliográficas, selecione a opção escolhida e preencha os devidos campos.
:Quanto às outras fontes bibliográficas, selecione a opção escolhida e preencha os devidos campos.
:Clique no botão '''Adicionar Referência''' para inserir a referência ou clique no botão '''Limpar''' para descartar os dados digitados.
:Clique no botão [[Arquivo:Botao_adicionar_referencia.png]] para inserir a referência ou clique no botão [[Arquivo:Botao_limpar.png]] para descartar os dados digitados.
:Para a lista de materiais inseridos para referência, caso haja a necessidade de editar um registro, clique no ícone amarelo ao final do registro. Caso seja preciso remover a referência, clique no ícone da lixeira no final do registro.
 
:'''OBS!''' O docente pode inserir outras referências nesta seção.
:Na medida em que a adição de referências é realizada, uma lista é formada e esta pode ser editável, conforme os comandos do recorte extraído da imagem acima.
[[Arquivo:Lista_referencia_bibliografica.png]]
:Caso haja a necessidade de editar um registro, clique no ícone amarelo ao final do registro.  
:Caso seja preciso remover a referência, clique no ícone da lixeira no final do registro.
:'''OBS!''' O docente pode inserir várias referências.
 
:Em seguida, clique em um dos botões seguintes para concluir a operação.
*'''Botão Salvar''' - Permite ao docente preencher parcialmente os campos para, posteriormente, continuar a edição sem que o conteúdo fornecido a priori seja perdido.
:A mensagem '''Operação realizada com sucesso!''' será exibida.
*'''Botão Salvar e Enviar''' - Permite salvar a operação e concluir o processo do planejamento da disciplina. A mensagem '''Operação realizada com sucesso!''' será exibida.
*'''Botão Gerenciar Outros Planos''' - Permite o acesso a outros planos cadastrados pelo docente para outras séries/turmas.
:Na janela de alerta que aparecerá, clique no '''botão OK''' na mensagem a seguir.
[[Arquivo:Gerenciar_outros_planos_mensagem.png]]
:A próxima tela dará acesso à lista de componentes ministrados pelo docente para que seja realizado o planejamento de disciplina.
[[Arquivo:Gerenciar_plano_curso.png]]
:Para gerenciar uma turma específica, clique no ícone verde com a seta para direita. Ao clicar neste botão, será mostrada uma tela semelhante àquela obtida na
:escolha da funcionalidade '''Plano de Curso''', mas com o conteúdo anteriormente adicionado à disciplina.
:Para retornar à página inicial do menu, clique no link '''Turma Virtual'''.
*Botão [[Arquivo:Botao_voltar.png]] - Permite o acesso ao cronograma de aulas cadastradas.
*Botão [[Arquivo:Botao_cancelar.png]] - Permite ao docente desistir de todos os dados digitados.
*'''Turma Virtual''' - Permite o retorno à página inicial do menu.
 
== Regras ==
== FAQ ==
== FAQ ==
== Referências ==
== Referências ==
[https://docs.info.ufrn.br/doku.php?id=suporte:manuais:sigaa:portal_do_docente:ensino:turmas:gerenciar_plano_de_curso Gerenciar Plano de Curso]
[https://docs.info.ufrn.br/doku.php?id=suporte:manuais:sigaa:portal_do_docente:ensino:turmas:gerenciar_plano_de_curso Gerenciar Plano de Curso]

Edição atual tal como às 11h00min de 29 de janeiro de 2019


Objetivo

Esta funcionalidade, também chamada de Plano de Curso, permite ao docente gerenciar o plano de ensino dos componentes ministrados durante o ano letivo.

Pré-Requisitos

  • Docente vinculado a uma turma/série/disciplina.
  • Disciplina não consolidada.

Caminho

  • Portal do Docente > Minhas Turmas no Semestre > Componente Curricular > Menu Turma Virtual > Turma > Plano de Curso

Passo a Passo

Acesse a funcionalidade, conforme a instrução especificada na seção Caminho.
A imagem a seguir mostra o menu onde a opção Plano de Curso (local destacado em amarelo) pode ser acessada.

Plano de curso.png

Na tela seguinte, preencha as informações nas seguintes seções:

Metodologia de Ensino e Avaliação

Esta seção permitirá ao docente informar a metodologia, os procedimentos de avaliação e aprendizagem e o horário de atendimento, conforme mostrado abaixo:

Metodologia ensino avaliacao.png

Cronograma de Aulas

Esta seção permite ao docente cadastrar, para cada período, o conteúdo que será ministrado na aula.

Cronograma aulas.png

Os campos disponíveis para seleção ou preenchimento são:
  • Data Inicial
Selecione a data inicial para ministração da aula.
  • Data Final
Selecione a data limite para ministração da aula.
  • Descrição
Escreva o título da aula.
  • Conteúdo
Digite o assunto a ser ministrado.
Ao final do preenchimento desses campos, clique no botão Adicionar Tópico para cadastrar o tópico conforme mostrado na região destacada em amarelo, na figura acima.
Se a inserção for bem sucedida, a seguinte mensagem será exibida:Topico cadastrado sucesso.png.
Para desistir dos dados digitados ou selecionados, opte pela opção Botao limpar.png.
OBS! O docente poderá inserir vários registros no cronograma de aula, conforme um recorte da imagem acima, especificado na imagem abaixo.

Lista aulas.png

Caso seja necessário realizar a edição do registro no cronograma de aula, clique no ícone Editar.png na figura acima e realize a edição.
Caso a opção seja pela remoção, clique no ícone Lixeira.png.

Avaliações

Esta seção permite ao docente inserir a avaliação a ser realizada.

Secao avaliacoes.png

Os campos disponíveis para seleleção ou preenchimento são:
  • Descrição
Selecione uma das opções (1ª a 4ª avaliação).
  • Data
Especifique a data da avaliação.
OBS! As datas podem ser inseridas manualmente (formato dd\MM\YYYY) ou por meio do ícone Icone calendario.png, na região direita do campo Data.
  • Hora
Especifique a hora da avaliação.
Clique no botão Arquivo:Botao_adicionar_avaliacao.png para adicionar o registro da avaliação.
Clique no botão Botao limpar.png para remover o conteúdo digitado ou selecionado nos campos.
OBS! O docente pode adicionar outras avaliações. Para cada Descrição (Avaliação), apenas um registro pode ser adicionado, mesmo que os as informações nos campos Data e Hora sejam distintos do registro já adicionado.
Na medida em que novas avaliações são cadastradas, uma lista de avaliação é exibida, conforme um recorte da imagem acima, mostrado na figura abaixo:

Lista avaliacao.png

Para editar uma avaliação, clique no ícone Editar.png (ícone Alterar Avaliacao), conforme a legenda na figura acima.
Caso seja necessário remover uma avaliação, clique no ícone Lixeira.png.

Referências

Esta seção permite ao docente inserir referências bibliográficas, relacionados ao conteúdo ministrado, para auxiliar no aprendizado do discente.

Secao referencias.png

Caso o material seja um livro, a consulta poderá ser realizada no acervo das bibliotecas da instituição.
Quanto às outras fontes bibliográficas, selecione a opção escolhida e preencha os devidos campos.
Clique no botão Botao adicionar referencia.png para inserir a referência ou clique no botão Botao limpar.png para descartar os dados digitados.
Na medida em que a adição de referências é realizada, uma lista é formada e esta pode ser editável, conforme os comandos do recorte extraído da imagem acima.

Lista referencia bibliografica.png

Caso haja a necessidade de editar um registro, clique no ícone amarelo ao final do registro.
Caso seja preciso remover a referência, clique no ícone da lixeira no final do registro.
OBS! O docente pode inserir várias referências.
Em seguida, clique em um dos botões seguintes para concluir a operação.
  • Botão Salvar - Permite ao docente preencher parcialmente os campos para, posteriormente, continuar a edição sem que o conteúdo fornecido a priori seja perdido.
A mensagem Operação realizada com sucesso! será exibida.
  • Botão Salvar e Enviar - Permite salvar a operação e concluir o processo do planejamento da disciplina. A mensagem Operação realizada com sucesso! será exibida.
  • Botão Gerenciar Outros Planos - Permite o acesso a outros planos cadastrados pelo docente para outras séries/turmas.
Na janela de alerta que aparecerá, clique no botão OK na mensagem a seguir.

Gerenciar outros planos mensagem.png

A próxima tela dará acesso à lista de componentes ministrados pelo docente para que seja realizado o planejamento de disciplina.

Gerenciar plano curso.png

Para gerenciar uma turma específica, clique no ícone verde com a seta para direita. Ao clicar neste botão, será mostrada uma tela semelhante àquela obtida na
escolha da funcionalidade Plano de Curso, mas com o conteúdo anteriormente adicionado à disciplina.
Para retornar à página inicial do menu, clique no link Turma Virtual.
  • Botão Botao voltar.png - Permite o acesso ao cronograma de aulas cadastradas.
  • Botão Botao cancelar.png - Permite ao docente desistir de todos os dados digitados.
  • Turma Virtual - Permite o retorno à página inicial do menu.

Regras

FAQ

Referências

Gerenciar Plano de Curso