Mudanças entre as edições de "Criar Turma Sem Solicitação"

De Manuais de Sistemas
Ir para navegação Ir para pesquisar
 
(4 revisões intermediárias pelo mesmo usuário não estão sendo mostradas)
Linha 71: Linha 71:
[[Arquivo:Menu_turma_tela8.png]]
[[Arquivo:Menu_turma_tela8.png]]


No final da página, em datas da turma (item 2), há uma barra que mede a porcentagem de aulas e carga horária compatível com o componente. Essa barra deve estar entre 100% (ideal) e 120% para que o sistema prossiga para o próximo passo, conforme exemplo abaixo:
No final da página, em datas da turma (item 2), há uma barra que mede a porcentagem de aulas e carga horária compatível com o componente. Essa barra deve estar entre 100% (ideal) e 120% para que o sistema prossiga para o próximo passo, conforme o exemplo.


Ao finalizar o preenchimento, clique no botão "Próximo Passo”.
Ao finalizar o preenchimento, clique no botão "Próximo Passo” (item 3).


=== Definir Docente da Turma ===
== Definir Docente da Turma ==


A tela abaixo será exibida para cadastro dos docentes e a carga horária definida para cada um:
A tela abaixo será exibida para cadastro dos docentes e a carga horária definida para cada um:
Linha 91: Linha 91:
* Horário no período: Será exibida às aulas da semana. Selecione quantas aulas será atribuída ao docente selecionado.  
* Horário no período: Será exibida às aulas da semana. Selecione quantas aulas será atribuída ao docente selecionado.  


Ao finalizar, clique no botão "Adicionar" e o campo de “Docentes” (item 2) será exibido..  
Ao finalizar, clique no botão "Adicionar" e o campo de “Docentes” (item 2) será exibido.  


Na opção 2 (item 2) será exibido o resultado da adição dos dados do item 1.  
Na opção 2 (item 2) será exibido o resultado da adição dos dados do item 1.  
Linha 97: Linha 97:
Estando todos os dados prontos, clique na opção "Próximo Passo”.
Estando todos os dados prontos, clique na opção "Próximo Passo”.


=== Revisar Dados da Turma ===
'''''Nota:''''' Se houver mais de um docente lecionando a mesma turma, poderá ser adicionado, por exemplo, as aulas da segunda para docente X, e as aulas da sexta para docente Y. Para isso, preencha os campos necessários com os dados do primeiro docente, e ao finalizar clique no botão "adicionar". Depois faça o mesmo procedimento para o docente Y. Concluído a distribuição de aulas por docente, clique no botão "Próximo passo".
 
== Revisar Dados da Turma ==


Nesta tela consta um resumo de todos os dados adicionados durante o percurso.
Nesta tela consta um resumo de todos os dados adicionados durante o percurso.


[[Criar Turma Sem Solicitação - Turma agrupada - tela final]]
[[Arquivo:Criar Turma Sem Solicitação - Turma agrupada - tela final.png]]
 


Caso algum item não esteja correto, volte para a etapa referente ao dado, e corrija-o, utilizando um dos botões expostos no item 1.
Caso algum item não esteja correto, volte para a etapa referente ao dado, e corrija-o, utilizando um dos botões expostos no item 1.
Se quiser cancelar o processo, clique no botão “Cancelar”.
Se quiser cancelar o processo, clique no botão “Cancelar”.
Se todos os dados estiverem corretos, clique no botão “Cadastrar”.
Se todos os dados estiverem corretos, clique no botão “Cadastrar”.


Ao finalizar a criação da turma, uma mensagem de confirmação será exibida no topo da tela da página inicial.
Ao finalizar a criação da turma, uma mensagem de confirmação será exibida no topo da tela da página inicial.


[[Criar Turma Sem Solicitação - Grad 8]]
[[Arquivo:Criar Turma Sem Solicitação - Grad 8.png]]


== Referências ==
= Referências =


[https://docs.info.ufrn.br/doku.php?id=suporte:manuais:sigaa:portal_do_docente:chefia:turmas:criar_turma_sem_solicitacao Criar Turma Sem Solicitação UFRN]
[https://docs.info.ufrn.br/doku.php?id=suporte:manuais:sigaa:portal_do_docente:chefia:turmas:criar_turma_sem_solicitacao Criar Turma Sem Solicitação UFRN]

Edição atual tal como às 13h46min de 15 de março de 2023


Objetivo

Esta funcionalidade permitirá ao Coordenador de curso realizar a criação de turmas para o período letivo regular.

Pré-requisitos

  • A funcionalidade deve ser utilizada dentro do período registrado no calendário acadêmico.

Perfis de Acesso

  • Coordenador de curso de Graduação.

Caminho

SIGAA → Módulos → Portal Coord. Graduação → Turmas → Criar Turma Sem Solicitação.

Passo a Passo

Ao entrar no SIGAA, selecione o módulo “Portal Coord. Graduação” no Menu Principal. Portal coordenador.png

Acessar Funcionalidade Criar Turma Sem Solicitação

Ao acessar o Portal do Coordenador, no menu "Turmas" selecione a opção "Criar Turma Sem Solicitação". Menu turma tela2.png

Selecionar Componente para Criação de Turma

Uma lista com todos os componentes curriculares disponíveis para o curso será exibida:

Menu turma tela3.png

Selecione o componente desejado clicando no ícone “Criar Turma”.

Definir Dados Iniciais da Turma

Após a escolha do componente, será necessário preencher os dados da turma.

Menu turma tela4.png

Nesta tela informe obrigatoriamente:

  • Tipo da Turma: Regular, Férias, Ensino Individual, Reposição, Reposição de Férias.
  • Ano-período: informe o ano e o período que a turma será aberta.
  • Campus: Selecione o campus da universidade que a turma será disponibilizada
  • Capacidade de Alunos: Quantos alunos ela poderá acomodar.
  • Local: Lugar onde a turma será lecionada (podendo ser virtualmente (EAD) ou fisicamente (com o número da sala))

Caso a turma que você está querendo criar já possua uma turma criada, irá aparecer um novo campo de nome “Selecione a Turma Agrupadora desta Turma” com as seguintes opções, conforme imagem abaixo:

Menu turma tela5.png

Escolha entre:

  • Turma Agrupadora: para agrupar a turma que está sendo criada à esta turma já existente, criando subturmas;
  • Nova Turma Agrupadora: para criar uma nova turma.

Em ambos os casos, feito o preenchimento dos dados, clique no botão "Próximo Passo”.

Definir Horário da Turma

Nesta tela informe qual a data do início e fim que a turma será ministrada, além da grade de horários (dias e horários) da mesma.

Oferta de turma - agrupamento - 1.png

Selecione, na grade de horários disponíveis (item 1), os horários em que a turma será ministrada.

Quando selecionar os horários e dias da semana, clique no botão “Adicionar Horário” (item 2).

O horário selecionado ficará descrito no campo "períodos adicionados”, conforme mostrado no Item 1 da imagem abaixo:

Menu turma tela8.png

No final da página, em datas da turma (item 2), há uma barra que mede a porcentagem de aulas e carga horária compatível com o componente. Essa barra deve estar entre 100% (ideal) e 120% para que o sistema prossiga para o próximo passo, conforme o exemplo.

Ao finalizar o preenchimento, clique no botão "Próximo Passo” (item 3).

Definir Docente da Turma

A tela abaixo será exibida para cadastro dos docentes e a carga horária definida para cada um:

Menu turma tela7.2.png

Primeiramente deverá escolher um docente de “Todos a UFPE”, “Somente da minha unidade” ou “somente externos”.

Nessa primeira opção (item 1), preencha:

  • No campo “docente”, as 3 primeiras letras do nome e escolha o docente desejado da lista que será apresentada.
  • Grupo de Docente: selecione 1
  • Carga Horária: quantas horas a turma terá (baseado na carga horária do componente curricular).
  • Período: O período de tempo em que a turma será lecionada.
  • Horário no período: Será exibida às aulas da semana. Selecione quantas aulas será atribuída ao docente selecionado.

Ao finalizar, clique no botão "Adicionar" e o campo de “Docentes” (item 2) será exibido.

Na opção 2 (item 2) será exibido o resultado da adição dos dados do item 1.

Estando todos os dados prontos, clique na opção "Próximo Passo”.

Nota: Se houver mais de um docente lecionando a mesma turma, poderá ser adicionado, por exemplo, as aulas da segunda para docente X, e as aulas da sexta para docente Y. Para isso, preencha os campos necessários com os dados do primeiro docente, e ao finalizar clique no botão "adicionar". Depois faça o mesmo procedimento para o docente Y. Concluído a distribuição de aulas por docente, clique no botão "Próximo passo".

Revisar Dados da Turma

Nesta tela consta um resumo de todos os dados adicionados durante o percurso.

Criar Turma Sem Solicitação - Turma agrupada - tela final.png

Caso algum item não esteja correto, volte para a etapa referente ao dado, e corrija-o, utilizando um dos botões expostos no item 1. Se quiser cancelar o processo, clique no botão “Cancelar”.

Se todos os dados estiverem corretos, clique no botão “Cadastrar”.

Ao finalizar a criação da turma, uma mensagem de confirmação será exibida no topo da tela da página inicial.

Criar Turma Sem Solicitação - Grad 8.png

Referências

Criar Turma Sem Solicitação UFRN