Mudanças entre as edições de "Cálculos de encerramento de contrato"

De Manuais de Sistemas
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== Objetivo ==
== Objetivo ==
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Nesta tela  o usuário poderá clicar em ''Salvar, Calcular e Exportar Planilha''.


Para melhor entendimento desta tela, o usuário encontrará a seguir tudo o que ele precisa saber e como deve preencher os campos contido nela.
Se o usuário fizer alguma alteração, das informações explicadas anteriormente, basta clicar em '''''Calcular''''' para o cálculo ser refeito;


===Informações do Contratado===
Se o usuário desejar, poderá exportar o cálculo para uma planilha clicando em '''''Exportar Planilha'''''
Nesta secção o usuário encontra um resumo geral com as informações do contratado, como: nome, siape, categoria, cargo, classe, nível e jornada de trabalho. 


=== Informações do contrato ===
Se o usuário desejar salvar o cálculo, basta clicar em '''''Salvar''','' então será exibida a mensagem confirmando o processo:
Nesta secção o usuário encontra um resumo geral com as informações do contrato, como: N° do processo, data de início e fim, grau de titulação no ingresso e sua jornada de trabalho no ingresso.
===Informações de Eventos de Retroativos===
Nesta secção o usuário encontra um resumo com todos os eventos que foram adicionados. É nela onde o usuário deve verificar se todos os eventos foram adicionados corretamente para que possa dar continuidade no processo. 
===Meses de Férias===
Nesta secção o usuário precisa saber que:
*Os docentes vem por padrão 45 dias de férias;
*Os técnicos vem por padrão 30 dias de férias;
*Quando o servidor recebe a rubrica ‘Gratificação Raio X (00064)’ as férias serão parceladas em duas vezes no ano:
**Para técnico: Duas parcelas de 20 dias;
**Para Docentes: Uma parcela de 25 dias  e outra de 20 dias  Sabendo dessas informações o usuário deverá informar nos campos a seguir:
**'''Meses de Férias''': a quantidade de dias e o mês de férias do servidor, de acordo com o ano do exercício;
**'''Mês de Lançamento:''' o mês e ano em que os valores retroativos foram atribuídos ao servidor.
===Exercício Atual/Anterior===
Nesta secção o usuário encontra as tabelas com os cálculos dos exercícios atuais e anteriores. Nesses cálculos mostra-se a diferença dos valores corretos e dos valores recebido, por mês/ano, dos vencimentos básicos e das outras rubricas, além de fazer o somatório de todas as diferenças. 


===Resumo de Lançamento===
'''''Evento atualizado com sucesso!'''''
Nesta secção o usuário precisa saber que:
*Não pode ter uma mesma rubrica com mesma sequência;
*O valor total dos lançamentos deve ser igual ao valor total do exercício atual;
*Se caso o início de um evento do cálculo for dezembro e o lançamento for pra janeiro, o valor de dezembro será lançado para o exercício atual, logo ele vai aparecer na tabela de lançamento também.
 
Sabendo dessas informações o usuário, poderá adicionar lançamento de rubricas, para isto deverá clica ícone [[Arquivo:Adicionar.png | ligação=https://manuaisdesistemas.ufpe.br/index.php/Arquivo:Adicionar.png]] (Adicionar Lançamento de Rubrica) e se assim desejar poderá também alterar os campos já existentes da seguinte forma: 
*'''Rubrica:''' Selecione a rubrica através das opções disponibilizadas pelo sistema;
*'''Prazo:''' Informe o prazo;
*'''Sequência:''' Informe o valor de sequência entre 6 e 9;
*'''Assunto de Cálculo:''' Informe o código do assunto do cálculo;
*'''Valor:''' Informe o valor.
 
===Ações===
Após preencher os campos o usuário poderá clicar em ''Salvar, Calcular e Exportar Planilha''.


Se o usuário fizer alguma alteração, basta clicar em ''Calcular'' para o cálculo ser refeito;


Se o usuário desejar, poderá exportar o cálculo para uma planilha clicando em ''Exportar Planilha''
Se o usuário desejar salvar o cálculo, basta clicar em ''Salvar,'' então será exibida a mensagem confirmando o processo:
“'''''Cálculo cadastrado com sucesso!'''''”
O sistema irá apresentar a seguinte tela:            
adfa
<br />


/////////////////////////////////////////////////////////////////EM CONSTRUÇÃO //////////////////////////////////////////////////////////
*

Edição atual tal como às 11h28min de 11 de maio de 2021


Objetivo

Esta funcionalidade tem como objetivo permitir que o usuário realize os cálculos de encerramento de contrato, destacando os valores para acerto financeiro.

Passo a passo

Para fazer uso dessa funcionalidade, acesse o SIGRH -> Módulos -> Financeiro ->  Cálculos Financeiros -> Cálculos -> Encerramento de Contrato.

O sistema irá apresentar a seguinte tela:

Depois de selecionar o servidor, o sistema irá apresentar a seguinte tela:

Encerramento de contrato 1.png

Na tela acima, informe o nome do contratado desejado escrevendo parte do seu nome ou o seu siape, e então, selecione o contratado através da lista disponibilizada.

O sistema irá apresentar a seguinte tela:

Encerramento de contrato 2.png

A tela acima será apresentada caso o contratado não tenha nenhum evento cadastrado. Ao clicar em Cadastrar Novo Evento, o sistema irá apresentar a seguinte tela:

Encerramento de contrato 3.png

Para realizar o cadastro o usuário deverá preencher os campos com as seguintes informações:

  • Característica do Contrato
    • Processo: Informe o número do processo referente a este evento;
    • Data de Início: Informe a data de início do contrato. O usuário poderá digitar a data desejada ou selecioná-la no calendário exibido ao clicar no ícone Calendario sigrh banco de vagas.png;
    • Data de Fim: Informe a data do fim do contrato. O usuário poderá digitar a data desejada ou selecioná-la no calendário exibido ao clicar no ícone Calendario sigrh banco de vagas.png;
    • Grau da Titulação no Ingresso: Informe o grau da titulação do contratado;
    • Carga Horária no Ingresso: Informe a carga horária de ingresso do contratado.
  • Eventos de Cálculo de Retroativos

Se desejar adicionar um evento de calculo retroativo o usuário deverá clicar no Adicionar.png ( Adicionar Novo Evento de Calculo Retroativo). Saiba como clicando em: Adicionar Novo Evento de Calculo Retroativo.

Após adicionar um novo evento de calculo retroativo. O sistema irá apresentar a seguinte tela:

Encerramento de contrato 4.png

Nesta tela será possível visualizar, alterar e remover os dados do evento, assim como adicionar mais um novo evento.

Se desejar visualizar os eventos, o usuário deverá clicar no ícone Ícone Visualizar.png (Visualizar Eventos).


Se desejar alterar os dados do evento, o usuário deverá clicar no ícone  SIGRH concurso alterar banca examinadora.png (Alterar Dados do Evento).


Se desejar remover o evento, o usuário deverá clicar no ícone Icone remover.png (Remover Evento).


Por fim, o usuário deverá clicar em Cadastrar. Então, será exibida a mensagem confirmando o processo:

Evento cadastrado com sucesso!

O sistema irá apresentar a seguinte tela:

Encerramento de contrato 5.png

Nesta tela o usuário poderá visualizar, alterar e remover os eventos, além de calcular eventos. 


Se desejar visualizar os eventos, o usuário deverá clicar no ícone Ícone Visualizar.png (Visualizar Eventos). O sistema irá apresentar a seguinte tela:

Encerramento de contrato 6.png


Se desejar alterar os dados do evento, o usuário deverá clicar no ícone  SIGRH concurso alterar banca examinadora.png (Alterar Dados do Evento). Após fazer as alterações necessárias será exibida a mensagem confirmando o processo:

Evento atualizado com sucesso!


Se desejar remover o evento, o usuário deverá clicar no ícone Icone remover.png (Remover Evento). Ao clicar o sistema irá perguntar: Confirma a remoção desta informação? Se selecionar Ok será exibida a mensagem confirmando o processo:

Evento removido com sucesso!” 


Se desejar calcular o evento, o usuário deverá clicar no ícone  Selecionar.png (Calcular Evento). O sistema irá apresentar a seguinte tela:

Encerramento de contrato 7.png

Nesta tela, o usuário deverá preencher os campos com as seguintes informações:

  • CARACTERÍSTICAS DO CÁLCULO
    • Regularização do Contrato: Informe o mês e o ano que o contrato foi regularizado;
    • Lançamento de Retroativos: Informe o mês e o ano dos lançamentos de retroativos;
    • Recebe Auxílio Alimentação desde o Ingresso?: Informe se o contratado recebe auxílio alimentação desde o ingresso;
    • Recebe Adiantamento de Gratificação Natalina?: Informe se o contratado recebe adiantamento de gratificação natalina;
    • Recebeu em Mês de Encerramento de Contrato?: Informe se o contratado recebeu em mês de encerramento de contrato;
    • Meses de Retardo no Cancelamento de Auxílios: Informe se houve meses de retardo no cancelamento de auxílio.
  • MESES DE FÉRIAS

Nesta secção em cada registro deverá ser informado a quantidade de dias, o mês e o ano de férias do contratado, além de indicar se houve antecipação através da caixa de seleção Checkbox.png.

Se desejar remover um período de férias, o usuário deverá clicar no ícone Icone remover.png (Remover Período).

Se desejar adicionar um período de férias o usuário deverá clicar no Adicionar.png ( Adicionar Período)

  • FERIADOS NO PÉRIODO

Nesta secção deverá ser informado os feriados o usuário deverá informar a data e então clicar no Adicionar.png (Adicionar Feriado).


Então o usuário deverá clicar em Calcular. O sistema irá apresentar a seguinte tela:

Encerramento de contrato 8.png

Nesta tela o usuário poderá clicar em Salvar, Calcular e Exportar Planilha.

Se o usuário fizer alguma alteração, das informações explicadas anteriormente, basta clicar em Calcular para o cálculo ser refeito;

Se o usuário desejar, poderá exportar o cálculo para uma planilha clicando em Exportar Planilha

Se o usuário desejar salvar o cálculo, basta clicar em Salvar, então será exibida a mensagem confirmando o processo:

Evento atualizado com sucesso!