Mudanças entre as edições de "Criar Turma Sem Solicitação"

De Manuais de Sistemas
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[[Categoria:Portal do Coordenador de Graduação]]
[[Categoria:Portal do Coordenador de Graduação]]


== Objetivo ==
= Objetivo =


Esta funcionalidade permitirá ao Coordenador de Curso realizar a solicitação de oferta de turmas para o período letivo regular. A solicitação será enviada ao Chefe do Departamento ou ao Diretor da unidade acadêmica especializada, responsável pelo curso. A criação da turma ficará a cargo do chefe, de acordo com a disponibilidade.
Esta funcionalidade permitirá ao Coordenador de curso realizar a criação de turmas para o período letivo regular.  
 
= Pré-requisitos =


== Pré-requisitos ==
* A funcionalidade deve ser utilizada dentro do período registrado no calendário acadêmico.
* A funcionalidade deve ser utilizada dentro do período registrado no calendário acadêmico.


* O componente curricular precisa estar com o plano de componente completo''.''
= Perfis de Acesso =


== Perfis de Acesso ==
* Coordenador de curso de Graduação.


* Coordenador, vice e secretário de curso de Graduação.
= Caminho =


== Caminho ==
SIGAA → Módulos → Portal Coord. Graduação → Turmas → Criar Turma Sem Solicitação.
SIGAA → Módulos → Portal Coord. Graduação → Turmas → Solicitar Abertura de Turmas Regulares.  




== Passo a Passo ==
= Passo a Passo =


Ao entrar no SIGAA, selecione o módulo “Portal Coord. Graduação” no Menu Principal.
Ao entrar no SIGAA, selecione o módulo “Portal Coord. Graduação” no Menu Principal.
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Na tela seguinte selecione o menu “Turmas” e em seguida “Solicitar abertura de turmas regulares”:
== Acessar Funcionalidade Criar Turma Sem Solicitação  ==
 
Ao acessar o Portal do Coordenador, no menu "'''Turmas'''" selecione a opção "'''Criar Turma Sem Solicitação'''".




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Na tela abaixo, buscaremos pelos componentes curriculares:
== Selecionar Componente para Criação de Turma ==


Uma lista com todos os componentes curriculares disponíveis para o curso será exibida:


[[Arquivo:Menu_turma_tela3.png]]
[[Arquivo:Menu_turma_tela3.png]]


Selecione o componente desejado clicando no ícone “Criar Turma”.
== Definir Dados Iniciais da Turma ==
Após a escolha do componente, será necessário preencher os dados da turma.
[[Arquivo:Menu turma tela4.png]]
Nesta tela informe obrigatoriamente:


Para realizar a busca, o usuário deverá preencher ao menos um dos itens descritos abaixo:
* Tipo da Turma: Regular, Férias, Ensino Individual, Reposição, Reposição de Férias.
* Ano-período: informe o ano e o período que a turma será aberta.
* Campus: Selecione o campus da universidade que a turma será disponibilizada
* Capacidade de Alunos: Quantos alunos ela poderá acomodar.
* Local: Lugar onde a turma será lecionada (podendo ser virtualmente (EAD) ou fisicamente (com o número da sala))


Caso a turma que você está querendo criar já possua uma turma criada, irá aparecer um novo campo de nome “Selecione a Turma Agrupadora desta Turma” com as seguintes opções, conforme imagem abaixo:


Código: Código da disciplina, atividade, módulo ou bloco a ser pesquisado;
[[Arquivo:Menu_turma_tela5.png]]


Serão exibidos os dados do componente e em “Dados da Solicitação”, deve ser inserido o número de vagas ofertadas para turma. Em seguida clicaremos em próximo passo. A seguinte tela será exibida:


Nome: Nome do componente curricular a ser pesquisado;


[[Arquivo:Menu turma tela7.1.png]]


Tipo: Selecione o tipo do componente curricular a ser pesquisado (se disciplina, atividade, módulo ou bloco);
Escolha entre:


* Turma Agrupadora: para agrupar a turma que está sendo criada à esta turma já existente, criando subturmas;
* Nova Turma Agrupadora: para criar uma nova turma.


Unidade Responsável: Selecione a unidade responsável pelo componente curricular.
Em ambos os casos, feito o preenchimento dos dados, clique no botão "Próximo Passo”.  


== Definir Horário da Turma ==


Após selecionarmos umas das opções e clicarmos em "Buscar", a tela abaixo será exibida:
Nesta tela informe qual a data do início e fim que a turma será ministrada, além da grade de horários (dias e horários) da mesma.


[[Arquivo:Menu turma tela4.png]]
[[Arquivo:Menu_turma_tela8.png]]
 
Selecione, na grade de horários disponíveis (item 1), os horários em que a turma será ministrada.
 
Quando selecionar os horários e dias da semana, clique no botão “Adicionar Horário” (item 2).
 
O horário selecionado ficará descrito no campo "períodos adicionados”, conforme mostrado no Item 1 da imagem abaixo:
 
[[Arquivo:Menu turma tela7.2.png]]
 
No final da página, em datas da turma (item 2), há uma barra que mede a porcentagem de aulas e carga horária compatível com o componente. Essa barra deve estar entre 100% (ideal) e 120% para que o sistema prossiga para o próximo passo, conforme exemplo abaixo:
 
Ao finalizar o preenchimento, clique no botão "Próximo Passo”.
 
=== Definir Docente da Turma ===
 
A tela abaixo será exibida para cadastro dos docentes e a carga horária definida para cada um:
 
[[Criar Turma Sem Solicitação - Grad 5]]




Primeiramente deverá escolher um docente de “Todos a UFPE”, “Somente da minha unidade” ou “somente externos”.
Na seta verde localizada à esquerda, selecionaremos a disciplina e a seguinte página será exibida:


[[Arquivo:Menu_turma_tela5.png]]
Nessa primeira opção (item 1), preencha:


-No campo “docente”, as 3 primeiras letras do nome e escolha o docente desejado da lista que será apresentada.
-Grupo de Docente: selecione 1
-Carga Horária: quantas horas a turma terá (baseado na carga horária do componente curricular).
-Período: O período de tempo em que a turma será lecionada.
-Horário no período: Será exibida às aulas da semana. Selecione quantas aulas será atribuída ao docente selecionado.


Ao finalizar, clique no botão "Adicionar" e o campo de “Docentes” (item 2) será exibido..


Serão exibidos os dados do componente e em “Dados da Solicitação”, deve ser inserido o número de vagas ofertadas para turma. Em seguida clicaremos em próximo passo. A seguinte tela será exibida:
Na opção 2 (item 2) será exibido o resultado da adição dos dados do item 1.  


Estando todos os dados prontos, clique na opção "Próximo Passo”.


[[Arquivo:Menu turma tela7.1.png]]
=== Revisar Dados da Turma ===


Nesta tela consta um resumo de todos os dados adicionados durante o percurso.


Na demonstração acima, o usuário poderá selecionar os horários aleatoriamente clicando nos espaços em branco que definem dia e horário de aula.
[[Criar Turma Sem Solicitação - Turma agrupada - tela final]]


Ao final da página será exibida a barra com a porcentagem de aulas que devem corresponder de 90% a 120% da porcentagem relativa ao número de aulas definidas para a carga horária do componente.


Em seguida clicaremos em “Próximo Passo”, e a  tela com o resumo da solicitação será exibida:
Caso algum item não esteja correto, volte para a etapa referente ao dado, e corrija-o, utilizando um dos botões expostos no item 1.
Se quiser cancelar o processo, clique no botão “Cancelar”.
Se todos os dados estiverem corretos, clique no botão “Cadastrar”.


[[Arquivo:Menu_turma_tela8.png]]
Ao finalizar a criação da turma, uma mensagem de confirmação será exibida no topo da tela da página inicial.


Após a confirmação dos dados, clicaremos em “Cadastrar Solicitação de Turma” e será exibida a mensagem:
[[Criar Turma Sem Solicitação - Grad 8]]
“Solicitação de turma cadastrada com sucesso!”


[[Arquivo:Menu turma tela7.2.png]]


'''OBS.''': ''Após a realização destes passos, o Chefe do Departamento, ou Diretor da unidade acadêmica especializada responsável pela disciplina, deverá validar a solicitação. As orientações sobre esta validação encontram-se no manual: [https://manuaisdesistemas.ufpe.br/index.php/Validar_Oferta_de_Turmas_Gradua%C3%A7%C3%A3o_-_Diretor_ou_Chefe_de_Departamento Validar Oferta de Turmas]''
== Referências ==


== Referência ==
[https://docs.info.ufrn.br/doku.php?id=suporte:manuais:sigaa:portal_do_docente:chefia:turmas:criar_turma_sem_solicitacao Criar Turma Sem Solicitação UFRN]
https://manuaisdesistemas.ufpe.br/index.php/Criar_Turma_/_Oferta_de_disciplinas

Edição das 14h15min de 14 de outubro de 2022


Objetivo

Esta funcionalidade permitirá ao Coordenador de curso realizar a criação de turmas para o período letivo regular.

Pré-requisitos

  • A funcionalidade deve ser utilizada dentro do período registrado no calendário acadêmico.

Perfis de Acesso

  • Coordenador de curso de Graduação.

Caminho

SIGAA → Módulos → Portal Coord. Graduação → Turmas → Criar Turma Sem Solicitação.


Passo a Passo

Ao entrar no SIGAA, selecione o módulo “Portal Coord. Graduação” no Menu Principal.


Portal coordenador.png


Acessar Funcionalidade Criar Turma Sem Solicitação

Ao acessar o Portal do Coordenador, no menu "Turmas" selecione a opção "Criar Turma Sem Solicitação".


Menu turma tela2.png


Selecionar Componente para Criação de Turma

Uma lista com todos os componentes curriculares disponíveis para o curso será exibida:

Menu turma tela3.png

Selecione o componente desejado clicando no ícone “Criar Turma”.

Definir Dados Iniciais da Turma

Após a escolha do componente, será necessário preencher os dados da turma.

Menu turma tela4.png

Nesta tela informe obrigatoriamente:

  • Tipo da Turma: Regular, Férias, Ensino Individual, Reposição, Reposição de Férias.
  • Ano-período: informe o ano e o período que a turma será aberta.
  • Campus: Selecione o campus da universidade que a turma será disponibilizada
  • Capacidade de Alunos: Quantos alunos ela poderá acomodar.
  • Local: Lugar onde a turma será lecionada (podendo ser virtualmente (EAD) ou fisicamente (com o número da sala))

Caso a turma que você está querendo criar já possua uma turma criada, irá aparecer um novo campo de nome “Selecione a Turma Agrupadora desta Turma” com as seguintes opções, conforme imagem abaixo:

Menu turma tela5.png

Serão exibidos os dados do componente e em “Dados da Solicitação”, deve ser inserido o número de vagas ofertadas para turma. Em seguida clicaremos em próximo passo. A seguinte tela será exibida:


Menu turma tela7.1.png

Escolha entre:

  • Turma Agrupadora: para agrupar a turma que está sendo criada à esta turma já existente, criando subturmas;
  • Nova Turma Agrupadora: para criar uma nova turma.

Em ambos os casos, feito o preenchimento dos dados, clique no botão "Próximo Passo”.

Definir Horário da Turma

Nesta tela informe qual a data do início e fim que a turma será ministrada, além da grade de horários (dias e horários) da mesma.

Menu turma tela8.png

Selecione, na grade de horários disponíveis (item 1), os horários em que a turma será ministrada.

Quando selecionar os horários e dias da semana, clique no botão “Adicionar Horário” (item 2).

O horário selecionado ficará descrito no campo "períodos adicionados”, conforme mostrado no Item 1 da imagem abaixo:

Menu turma tela7.2.png

No final da página, em datas da turma (item 2), há uma barra que mede a porcentagem de aulas e carga horária compatível com o componente. Essa barra deve estar entre 100% (ideal) e 120% para que o sistema prossiga para o próximo passo, conforme exemplo abaixo:

Ao finalizar o preenchimento, clique no botão "Próximo Passo”.

Definir Docente da Turma

A tela abaixo será exibida para cadastro dos docentes e a carga horária definida para cada um:

Criar Turma Sem Solicitação - Grad 5


Primeiramente deverá escolher um docente de “Todos a UFPE”, “Somente da minha unidade” ou “somente externos”.

Nessa primeira opção (item 1), preencha:

-No campo “docente”, as 3 primeiras letras do nome e escolha o docente desejado da lista que será apresentada. -Grupo de Docente: selecione 1 -Carga Horária: quantas horas a turma terá (baseado na carga horária do componente curricular). -Período: O período de tempo em que a turma será lecionada. -Horário no período: Será exibida às aulas da semana. Selecione quantas aulas será atribuída ao docente selecionado.

Ao finalizar, clique no botão "Adicionar" e o campo de “Docentes” (item 2) será exibido..

Na opção 2 (item 2) será exibido o resultado da adição dos dados do item 1.

Estando todos os dados prontos, clique na opção "Próximo Passo”.

Revisar Dados da Turma

Nesta tela consta um resumo de todos os dados adicionados durante o percurso.

Criar Turma Sem Solicitação - Turma agrupada - tela final


Caso algum item não esteja correto, volte para a etapa referente ao dado, e corrija-o, utilizando um dos botões expostos no item 1. Se quiser cancelar o processo, clique no botão “Cancelar”. Se todos os dados estiverem corretos, clique no botão “Cadastrar”.

Ao finalizar a criação da turma, uma mensagem de confirmação será exibida no topo da tela da página inicial.

Criar Turma Sem Solicitação - Grad 8


Referências

Criar Turma Sem Solicitação UFRN