Mudanças entre as edições de "Porta Arquivos"

De Manuais de Sistemas
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Ao finalizar, a mensagem de confirmação será exibida. Clique em Ok para fechar.
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=== Remover Pasta ===
O sistema possibilitará que o docente exclua uma pasta do porta-arquivos. Para isso, o usuário deverá clicar no botão “Remover Pasta”.
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Edição das 02h54min de 13 de maio de 2021


Objetivo

Permitir a inclusão e armazenamento de arquivos digitais no SIGAA através da Turma Virtual do componente curricular que o docente leciona. Desta forma, será possível gerenciar pastas, alterar ou remover arquivos assim como associá-los a outras turmas virtuais das quais o docente participa.

Pré-requisitos

Turma Virtual Aberta

Perfis de Acesso

  • Docente Stricto Sensu

Caminho

SIGAA → Módulos → Portal do Docente → Minhas Turmas no Semestre → Componente Curricular → Menu Turma Virtual → Materiais → Porta Arquivos.


Passo a Passo

Ao entrar no SIGAA, selecione o módulo "Portal do Docente" no Menu Principal.

Figura 1 - Portal de Módulos

Revisar Tese e Dissertação - docente 01.jpg

Selecionar Turma Virtual

No portal do docente, vá para o atalho na sessão “Componente curricular” (item 1) e escolha a turma que deseja abrir a Turma Virtual. Ao achar a turma, clique em cima do nome dela.

O item 2 indica se é uma turma aberta ou consolidada, e o item 3 o ano em que ela esteve/está sendo lecionada.

Figura 2 - Portal do Docente

Turma Virtual Docente - figura 4.jpg


Caso a turma desejada não apareça nesse painel principal do Portal do Docente, faça uma busca na opção “listar Turmas Virtuais” e veja se a turma está realmente aberta ou já está consolidada.

Figura 3 - Listar Turmas Virtuais

Turma Virtual Docente - Listar Turmas.jpg


A tela abaixo será exibida e você poderá fazer a seleção da Turma desejada clicando no ícone “Acessar Turma Virtual” (seta azul) ou clicando no nome da disciplina.

Figura 4 - Acessar Turmas Virtuais

Turma Virtual Docente - Clicar e acessar Turma.jpg

Selecionar Porta-Arquivos

Para acessar a funcionalidade, vá no menu “Materiais”, e clique no submenu “Porta-Arquivos”.

Ao clicar, o sistema exibirá a tela para fazer a inclusão dos arquivos, conforme figura 28.

Figura 28 Acessar Porta Arquivo

Turma Virtual Docente - figura 28.jpg

Nesta página é possível adicionar ou remover os arquivos, associá-los a turma, e atribuir um nome de identificação do arquivo para que o discente o identifique.

Arquivos de qualquer tamanho podem ser adicionados ao Porta-Arquivos, contanto que não ultrapassem o limite máximo total disponível. Por enquanto cada docente tem disponível 2 GB (2048,00MB) de espaço de armazenamento.

Abaixo será informado os passo a passo de como utilizar cada função das pastas.

Adicionar Novo Arquivo

Para inserir um arquivo no porta-arquivos, o usuário deverá clicar no botão “Novo Arquivo”.

Porta arquivo - seleção de botão 1.jpg


O sistema direcionará para a tela de “ Inserir Arquivos no Porta Arquivo”:

Porta arquivo 1.jpg


Em “Pasta”, selecione em qual pasta o arquivo irá ficar (o sistema já vem pré programado com uma pasta geral padrão). Em “Arquivos” clique no botão “Selecionar Arquivo” e procure o arquivo desejado no seu computador e selecione-o. Caso desista da operação, clique em Cancelar. Para enviar o arquivo, clique em “Enviar Arquivo” (item 2).

Caso queira criar uma nova pasta, clique na opção “Criar nova Pasta” (item 1) e realize o mesmo procedimento da sessão a seguir [ === Criar Pasta === ]

Criar Pasta

Para criar uma nova pasta, o usuário deverá clicar no botão “Nova Pasta” (item 1).

Porta arquivo - seleção de botão 2.jpg


Ao clicar no item 1, será exibido o pop-up abaixo:

Porta arquivo 2.jpg


No item 1 selecione a pasta que deseja associar a nova pasta criada (subpasta). Preencha o nome da subpasta no campo “Nome”, e clique no botão “Criar”. E uma pasta,ou subpasta, será criada no sistema, e poderá ser visualizada do mesmo estilo que o item 2 da figura x está apresentada, e sempre abaixo da pasta raiz (nomeada de “Meus Arquivos”). Se desejar encerrar a visualização deste pop-up, clique em “Fechar”.

Ao finalizar, a mensagem de confirmação será exibida. Clique em Ok para fechar.

Porta arquivo - arquivo de confirmação 1.jpg


Alterar Pasta

O sistema possibilitará que o docente modifique uma pasta registrada no porta-arquivos. Para isso, o usuário deverá clicar na pasta que deseja fazer a alteração, e depois clicar no botão “Alterar Pasta”.

Porta arquivo - seleção de botão 3.jpg


O sistema apresentará o seguinte pop-up:

Porta arquivo 3.jpg


Nesta funcionalidade é possível alterar o nome da pasta modificando o nome no campo “Nome”, ou mover ela para outra pasta selecionando outra pasta na opção “Dentro de:”. Ao fazer as alterações necessárias, clique no botão “Alterar”.

Ao finalizar, a mensagem de confirmação será exibida. Clique em Ok para fechar.

Porta arquivo - arquivo de confirmação 2.jpg

Remover Pasta

O sistema possibilitará que o docente exclua uma pasta do porta-arquivos. Para isso, o usuário deverá clicar no botão “Remover Pasta”.

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Ao clicar a tela o pop-up será exibida:

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