Solicitar Trancamento de Programa Pelo Discente

Discente poderá solicitar o trancamento do programa do período letivo atual dentro do prazo estipulado no calendário acadêmico.

O trancamento de programa é a suspensão oficial das atividades acadêmicas do aluno, garantindo a manutenção do vínculo com o curso de pós-graduação.

Pré-Requisitos

• Apenas os discentes com Status de Ativo, Formando ou Trancado poderão realizar o Trancamento/Suspensão de programa.

• Portal do Discente.

Para o discente: SIGAA → Módulos → Portal do Discente → Ensino → Trancamento de Vínculo → Trancar Vínculo

Passo a Passo (como Discente)

Acessar Portal do Discente

Ao logar no SIGAA, se não acessar diretamente o Portal, selecione o módulo Portal do Discente no Menu Principal.

Portal de módulos - discente 2.JPG

Solicitar Trancamento de Vínculo

Caminho: Portal do Discente → Ensino → Trancamento de Vínculo → Trancar Vínculo.

Tranc1 b.png

Revisar Informações do Trancamento

Leia as informações sobre suspensão do programa no fundo amarelo.

Atendendo aos critérios solicitados, marque a opção “Estou Ciente”, e clique no botão “Continuar”.

Suspensão regular aluno 1.JPG

Preencher Detalhes e Confirmar

Confira se seus dados na tela estão corretos e preencha as informações necessárias no espaço “Confirme a Suspensão”.

Legenda:

Início de Trancamento: Data em que o discente deseja que sua suspensão inicie.

Número de Meses: Por quantos meses precisará suspender o programa.

Confirme Seus Dados: Um dado pessoal diverso (pode ser RG, CPF, data de nascimento, etc.), e a confirmação de sua senha de acesso.

Ao preencher os dados, clique no botão "Confirmar Solicitação".

Suspensão regular aluno 2.JPG

Concluir Solicitação

Ao clicar no botão “Confirmar Solicitação”, a tela abaixo será exibida e o discente poderá clicar no ícone "Imprimir Comprovante da Solicitação" caso queira possuir um documento comprobatório da solicitação.

Após isso, o discente deverá aguardar um prazo para que a coordenação do seu curso faça a análise de sua solicitação.

Suspensão regular aluno 33.jpg

Regras

O discente pode requerer até 4 vez(es) a suspensão do programa, desde que a soma dos períodos sob trancamento não exceda o limite de 24 meses para o Mestrado e 30 meses para o Doutorado.

Caso o discente tenha ultrapassado o limite de solicitações, o sistema negará sua solicitação.

Como faço para trancar meu curso, ou vínculo, de pós graduação?

Suspensão/Trancamento Regular de Programa UFRN