Matricular Discente da Pós Graduação pelo Gestor Stricto Sensu

Realizar a matrícula de um discente regular, ou aluno especial, em um componente curricular quando o coordenador ou o discente não puderem fazer essa matrícula.

O discente estar cadastrado no SIGAA e com status de Ativo.

• Gestor Stricto Sensu.

SIGAA → Módulos → Stricto Sensu → Aluno → Matrícula → Matricular Discente

Ao logar no SIGAA, selecione o módulo "Stricto Sensu" no Menu Principal.

Tela de Módulo - Gestor Stricto Sensu.jpg

Acessar Funcionalidade Matricular Discente

Dentro do portal do Gestor Stricto sensu, vá até a aba “Aluno".

Vá até a opção "Matrícula", e clique na opção "Matricular Discente".

Matricular discente Stricto Gestor.jpg

Buscar Discente

Nesta tela de “Buscar Discente” (item 1) o Gestor Stricto irá localizar o discente que deseja realizar a matrícula, utilizando um dos 4 filtros do menu de busca (item 2) para procurá-lo.

Feito o preenchimento dos dados, clique no botão “Buscar” e o resultado da busca aparecerá logo abaixo (item 3).

Nota: Foi utilizado como exemplo um Aluno Especial, mas, essa funcionalidade serve para os dois tipos de discente.

Matricular discente - Buscar discente.jpg

Ao encontrar na lista o discente desejado, clique no ícone verde (item 4).

Buscar Turmas

O sistema exibirá a tela de “Buscar Turmas Abertas” (item 6), para que seja encontrada a turma em que o discente deverá ser matriculado.

Os dados do discente estarão logo acima da tela de busca (item 5) informando qual discente está sendo matriculado.

Matricular discente - Buscar turmas.jpg

Utilize os filtros de busca para que o sistema localize as turmas abertas e disponíveis para matrícula.

Feito o preenchimento dos dados, clique no botão “Buscar” (item 7).

Selecionar Turmas

O sistema exibirá, logo abaixo da tela de busca, as turmas abertas encontradas para o período letivo, de acordo com os filtros selecionados (item 8).

Note que haverá uma legenda informando o significado de cada ícone (item 9).

Matricular discente - selecionar turmas.jpg

Para verificar as informações da turma, clique no ícone em forma de lupa (item 10).

Informações da turma.jpg

Para verificar detalhes do componente curricular, clique no nome do componente:

Informações do componente.jpg

Realizada a seleção das turmas, clique no botão “Adicionar turmas selecionadas” (item 11).

Visualizar Turmas Selecionadas

Ao adicionar as turmas, uma mensagem de sucesso será exibido no topo da tela (item 12)

Nesta tela será possível visualizar todos os componentes selecionados na tela anterior no quadro de “Turmas Selecionadas” (item 13).

Note que haverá ícones de modificação de turma (item 14), onde pode ser excluído uma turma, ou todas de uma vez.

Abaixo dessas turmas selecionadas haverá um quadro de horários (item 15) informando qual horário da semana o componente curricular será ministrado.

Você pode escolher também o modo de visualização do componente (item 16): por mês, por semana ou por dia.

Caso deseje adicionar outras turmas, clique no botão “Buscar Turmas Abertas” (item 17).

Com todas as informações revisadas e confirmadas, clique no botão “Matricular Discente” (item 18).

Cadastrar Docente Tela de matricula .jpg

Revisar seleção de turmas

Ao clicar no botão “Matricular Discente”(item 18), um resumo com o(s) componente(s) adicionados na tela anterior serão exibidos:

Resumo da operação de adição de turmas.jpg

Se quiser adicionar mais turmas, clique no botão “Ver as Turmas Selecionadas”.

Para cancelar a operação, clique em “Sair sem Salvar”.

Se os componentes estiverem todos corretos, clique no botão “Matricular Discente”.

Confirmar seleção de turmas

Ao confirmar a operação, a tela abaixo será exibida.

Matricular discente - imprimir comprovante.jpg

Imprima o comprovante de matrícula clicando no ícone “Comprovante”, e o comprovante abaixo será exibido:

Atestado de matricula.jpg