Matrícula pelo Discente Regular ou Aluno Especial

Permite que o Discente Regular ou o Aluno Especial realizem sua matrícula.

• A funcionalidade deve ser utilizada dentro do período de matrícula registrado no calendário acadêmico da Pós Graduação.
  • O curso, ao qual o componente curricular pertence, deve ser habilitado para matrícula pelo discente.
  • Ser Discente Regular ou Aluno Especial. De acordo com as normas vigentes na UFPE, é compreendido como:

-Discente Regular: aquele que tenha sido classificado em processo de seleção, de acordo com o Edital do respectivo PPG; ou aquele que tenha ingressado de forma não periódica, de acordo com as possibilidades previstas nas normas vigentes.

-Aluno Especial: aquele que, de acordo com os critérios de cada Programa de Pós-Graduação, venha a se matricular em disciplinas, de forma isolada, sem ser discente regular do PPG, nos termos apresentados no item acima.

• Discente de Curso de Programa de Pós Graduação

SIGAA → Módulos → Portal do Discente → Ensino → Matrícula On-Line → Realizar Matrícula

Passo à Passo

Acessar Portal do Discente

Ao logar no SIGAA, se você não for direcionado automaticamente para o Portal do Discente, selecione o módulo Portal do Discente no Menu de Módulos.

Portal de módulos - discente 2.JPG

Selecionar a Opção de Realizar Matrícula

Ao acessar Portal do Discente Stricto Sensu, selecione a opção "Realizar Matrícula".

Imgstricto1.png

Selecionar a opção Disciplinas

Ao selecionar a opção "Realizar Matrícula", o usuário será direcionado para essa tela de matrícula.

Na sessão Opções de Matrícula clicar na opção Disciplinas para ser direcionado para o menu de escolha de componentes curriculares.

Observações:

• Em Opções de Matrícula, o DISCENTE REGULAR pode escolher uma ou mais das opções presentes na tela de matrícula, devendo observar as normas do seu respectivo Programa de Pós-Graduação. É importante notar que no primeiro período do curso, o discente regular deve se matricular em disciplinas (pelo menos uma). Para matricular-se em um componente curricular "Disciplinas", clicar o ícone da opção.
  • Em Opções de Matrícula, o ALUNO ESPECIAL deve clicar apenas na opção Disciplinas. Conforme as normas vigentes, as demais opções da tela de matrícula são exclusivas para discentes regulares.

Imgstricto2.png

Escolha da(s) Turma(s) / Componente(s) Curricular(es)

Ao clicar em Disciplinas, será exibida uma lista com as turmas ofertadas.

O discente regular e o aluno especial podem visualizar informações sobre a Turma selecionada clicando no ícone em forma de lupa ou visualizar detalhes sobre o componente escolhido clicando em cima do nome do componente.

O discente regular e o aluno especial podem escolher as turmas em que desejam se matricular, devendo clicar no botão Adicionar Turmas.

Caso o sistema detecte choque de horários nas turmas selecionadas será exibida uma mensagem de erro.

Imgstricto3.png

Botão de adição de turmas png.png

Visualizar Componentes Curriculares adicionados

Após selecionar a(s) turma(s) será exibida uma tela com o quadro de horários da(s) turma(s) selecionada(s).

Para finalizar é só clicar no botão Confirmar Matrículas.

Imgstricto4.png

Confirmação de Realização de Matrícula

Ao finalizar a "Confirmação de Matrícula", a tela abaixo será exibida.

Os estudantes ainda podem gerar o comprovante de matrícula clicando no botão Imprimir Comprovante.

Imgstricto5.png

Acompanhar Solicitação de Matrícula

Os estudantes podem acompanhar as solicitações de matrícula acessando:

*Matrícula On-Line → Ver Orientações de Matrícula

* Matrícula On-Line → Ver Resultado do Processamento.

Disciplinas de Conteúdo Variável / Componente Flexível (antigo Tópicos Especiais)

A realização da matrícula em subtítulos possui características diferentes no sistema. Em disciplinas comuns, matrículas em turmas de um mesmo componente só podem ser realizadas uma única vez, caso o estudante obtenha aprovação na disciplina. Além disso, para cada disciplina comum, o estudante só pode se matricular em uma única turma no semestre.

Para o que era compreendido como Tópicos Especiais, surge o conceito de Disciplinas com Conteúdo Variável/Componente Flexível, pois as diversas turmas ofertadas no semestre para a mesma disciplina podem ter conteúdo específico, o que será caracterizado como “Subtítulo”. Para esse tipo de disciplina, os discentes podem solicitar a matrícula no mesmo componente diversas vezes, contato que os subtítulos sejam diferentes.

Observações/Regras

• Ao adicionar turmas, o sistema irá verificar a ocorrência de choque de horários, dado que o aluno não pode cursar dois ou mais componentes curriculares em mesmo dia e horários.
  • Uma vez que a disciplina tenha sido analisada e processada pelo programa (mudando seu status de SUBMETIDA para ATENDIDA), caso o discente queira retirar a disciplina da sua grade de horário no período, a funcionalidade que deve ser utilizada é a [Cancelar Matrícula em Componentes].
  • O limite de créditos que o aluno especial pode cumprir em disciplinas isoladas é definido pelo Colegiado do Programa em seu Regimento Interno.
  • A matrícula de alunos especiais (feita pelo próprio aluno ou coordenador) deve respeitar o limite de créditos de disciplinas estipulado por cada  Programa de Pós-graduação. Ou seja, se um aluno especial se matricula em disciplinas isoladas do Programa de Pós-graduação em Administração, por exemplo, será verificado se a quantidade de créditos das disciplinas selecionadas na matrícula atende o limite estipulado por este programa.

Como Imprimir o Comprovante de Solicitação de Matrícula

Quem realiza a matrícula do Aluno Especial em uma Disciplina do PPG Stricto Sensu?

Matricular Aluno Regular (Portal do Discente Stricto Sensu) UFRN