Matrícula em Disciplinas de Outros Programas

Permite que o discente regular (ou especial) realize matrícula em disciplinas de outros Programas de Pós-Graduação.

• A funcionalidade deve ser utilizada dentro do período de matrícula registrado no calendário acadêmico da Pós Graduação.
  • O curso, ao qual o componente curricular pertence, deve ser habilitado para matrícula pelo discente.

• Discente

SIGAA → Módulos → Portal do Discente → Ensino → Matrícula On-Line → Realizar Matrícula

Acessar Portal do Discente

Ao logar no SIGAA, se você não for direcionado automaticamente para o Portal do Discente, selecione o módulo Portal do Discente no Menu de Módulos.

Portal de módulos - discente 2.JPG

Selecionar a Opção de Realizar Matrícula

Ao acessar Portal do Discente Stricto Sensu, selecione a opção "Realizar Matrícula".

Portal do discente - matricula online - embaçado.jpg

* Em Opções de Matrícula, clicar em "Em Outros Programas".

Screenshot 20191119 153050.png

Escolha do Programa de Pós

Será exibida uma lista com os Programas de Pós com oferta de turma ativa, selecione o Programa.

Screenshot 20191119 153100.png

Escolha da(s) Turma(s)

Em seguida o sistema exibirá as turmas ofertadas pelo programa selecionado. É possível visualizar informações sobre a Turma selecionada clicando no ícone em forma de lupa ou visualizar detalhes sobre o componente escolhido clicando em cima do nome do componente. Selecione a turma desejada e clique em 'Adicionar Turmas'. Caso o sistema detecte choque de horários nas turmas selecionadas será exibida uma mensagem de erro.

Screenshot 20191119 153139.png

Screenshot 20191119 153211.png

Confirmação e Comprovante

Após selecionar as turmas será exibida uma tela de confirmação. Informe sua senha e clique no botão Confirmar Matrículas.

Screenshot 20191119 153431.png

Será exibida uma mensagem de sucesso confirmando que a solicitação de matrícula foi realizada. É possível gerar um comprovante da solicitação de matrícula clicando no botão Imprimir Comprovante.

Screenshot 20191119 153448.png

Atente para o fato de que as solicitações realizadas ficarão com a situação SUBMETIDA, aguardando análise da coordenação de seu Programa de Pós.

Screenshot 20191119 153530.png

Acompanhamento das solicitações de matrícula

O discente pode acompanhar o andamento das solicitações de matrícula acessando:

*Matrícula On-Line → Ver Orientações de Matrícula
* Matrícula On-Line → Ver Resultado do Processamento.

Inicialmente o coordenador de seu próprio Programa deve analisar a solicitação. Posteriormente o coordenador do outro Programa deverá também analisar a solicitação.

Screenshot 20191120 085246.png

Quando o coordenador de seu Programa analisa e autoriza a matrícula, a solicitação fica com situação "AGUARDANDO OUTRO PROGRAMA", conforme abaixo:

Screenshot 20191120 090026.png

Ao final, caso o coordenador do outro Programa também autorize a matrícula, a situação será modificada para "ATENDIDA" e matrícula estará confirmada.

Screenshot 20191120 090610.png

Observações

• O Atestado de Matrícula, diferente do Comprovante de Solicitação de Matrícula, não exibe as solicitações que ainda não tenham sido atendidas.

Analisar Matrículas de Alunos de Outros Programas