Gerenciar Valores da Rubrica

De Manuais de Sistemas
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Objetivo

Esta funcionalidade tem como objetivo permitir que o usuário cadastrar novos valores para a rubrica, além de alterar e remover os valores da rubrica.

Passo a passo

Para fazer uso dessa funcionalidade, acesse o SIGRH -> Módulos -> Financeiro ->  Cálculos Financeiros -> Rubricas -> Gerenciar Valores da Rubrica.

O sistema irá apresentar a seguinte tela:

Gerenciar valores de rubrica 1.png

Na tela acima, informe a rubrica desejada escrevendo no mínimo três letras ou o código,  e então, selecione a rubrica desejada através da lista disponibilizada. O sistema irá apresentar a seguinte tela:

Gerenciar valores de rubrica 2.png

Nesta tela acima mostra que a rubrica não possui valores cadastrados, então o usuário deverá clicar em Cadastrar Novos Valores. O sistema irá apresentar a seguinte tela, variando apenas as opções de seleção dependendo dos Dados Complementares cadastrados da rubrica:

Gerenciar valores de rubrica 3.png

Para realizar o cadastro dos novos valores da rubrica o usuário deverá informar os seguintes campos:

  • Data Início Validade:  Informe uma data de início da validade do vencimento básico. O usuário poderá digitar a data desejada ou selecioná-la no calendário exibido ao clicar no ícone Calendario sigrh banco de vagas.png;
  • Categoria: Informe a categoria dos servidores, aos quais se aplicam os vencimentos básicos,  entre as opções disponibilizadas pelo sistema (apenas disponível caso a rubrica tenha selecionado "Valor da rubrica varia de acordo com a Categoria dos servidores");
  • Cargo: Informe o cargo, aos quais se aplicam os vencimentos básicos, entre as opções disponibilizadas pelo sistema. Este item será obrigatório apenas se a categoria selecionada for Docente ou caso a rubrica tenha selecionado "Valor da rubrica varia de acordo com o Cargo dos servidores");
  • Jornada de Trabalho:  Informe a carga horária dos servidores, aos quais se aplicam os vencimentos básicos,  entre as opções disponibilizadas pelo sistema (apenas disponível caso a rubrica tenha selecionado "Valor da rubrica varia de acordo com a Jornada de Trabalho (Carga Horária) dos servidores").

Após preencher os campos o usuário deverá clicar em Buscar. O sistema irá apresentar a seguinte tela:

Gerenciar valores de rubrica 4.png

Nesta tela o usuário deverá informar os valores, em reais, referente a rubrica. Caso as opções de dados complementares da rubrica "Valor da rubrica incide sobre o Vencimento Básico" ou "Valor da rubrica incide sobre Rubricas Complementares ao Vencimento Básico" tenham sido selecionadas, os valores poderão ser preenchidos em formato de fração selecionando a opção Exibir valor em formato de Fração ou como porcentagem selecionando Exibir valor em formato de Porcentagem.

Após o preenchimento dos valores, deve-se então clicar em Salvar. Em seguida, será exibida a mensagem de confirmação:

"Valores da Rubrica salvos com sucesso."

O sistema irá apresentar a seguinte tela:

Gerenciar valores de rubrica 5.png

Nesta tela é possível que o que o usuário visualize,  altere e remova os valores da rubrica.


Se desejar visualizar os valores da rubrica, o usuário deverá clicar no ícone Ícone Visualizar.png (Visualizar os Valores da Rubrica). O sistema irá apresentar a seguinte tela:

Gerenciar valores de rubrica 6.png


Se desejar alterar os valores da rubrica, o usuário deverá clicar no ícone SIGRH concurso alterar banca examinadora.png (Alterar Valores da Rubrica). Após fazer as alterações necessárias, será exibida a mensagem confirmando o processo:

Valores da Rubrica salvos com sucesso.


Se desejar remover os valores da rubrica, o usuário deverá clicar no ícone Icone remover.png (Remover Valores da Rubrica). Ao clicar o sistema irá perguntar: Confirma a remoção desta informação? Se selecionar Ok será exibida a mensagem confirmando o processo:

Valor da Rubrica removido com sucesso!