Cadastrar e Alterar Estrutura Curricular

Esta funcionalidade permite, ao gestor do ensino médio, cadastrar uma nova estrutura curricular para os cursos existentes na sua unidade. A estrutura curricular, também chamada de currículo, é formada normalmente por um conjunto de módulos que agregam as disciplinas em grupos de conhecimentos semelhantes.

Para contemplar a Parte Diversificada do Currículo do CAp foi adotada a solução de criar uma disciplina genérica para cobrir as disciplinas que são eletivas para os alunos. A gestão (secretaria) e os professores terão que ser responsáveis pelo controle dos alunos matriculados nas disciplinas eletivas.

• Curso, série/ano e grupo de disciplinas pré cadastradas.

• Módulo Médio
Aba Curso > Estrutura Curricular > Cadastrar
Aba Curso > Estrutura Curricular > Listar/Alterar

Para o módulo Fundamental é preciso cadastrar através do Médio, e via banco de dados, fazer os ajustes necessários para ser um currículo do Fundamental (entrar em contato com o NTI). Deste modo, alterações também só podem ser feitas via banco.

Passo a passo

• Acessar SIGAA > Menu Médio até a funcionalidade.
  • No caso de cadastrar currículo: deve-se criar um código único para o currículo, selecionar o curso, série e prazo de conclusão, preencher a carga horária total e o ano de vigor e marcar como ativo. Estrutura curricular1.png
  • Em seguida, pesquisar por disciplinas e adicioná-las até completar a carga horária.

Estrutura curricular2.png

• Depois de adicionar todas as disciplinas necessárias, clicar em Avançar.

Estrutura curricular3.png

• Revisar as informações do currículo, digitar a senha e confirmar.

Estrutura curricular4.png

• Para consultar um currículo: Defina um ou mais critérios de busca e clique em Buscar. Com as estruturas curriculares encontradas é possível Visualizar, Alterar ou Ativar/Inativar Currículos.

Estrutura curricular5.png

• Exemplo de alteração de currículo, adição de disciplina. Para remover disciplina, basta clicar na Lixeira respectiva.

Estrutura curricular6.png

• A soma das disciplinas adicionadas não pode ser maior que a carga horária estabelecida para o currículo.

• Gestor Médio ou Coordenador Médio.

Cadastrar Currículo

Lista/Alterar Currículo