Cadastrar Membros do Comitê de Extensão

Esta operação tem como finalidade possibilitar que o gestor cadastre membros da comissão de avaliação pertencente ao Comitê de Extensão. Além disso, será possível cadastrá-lo como membro participativo de um colegiado.

Assim, o membro cadastrado poderá avaliar as ações de extensão disponíveis no sistema, conforme a submissão das propostas pelo Gestor.

O usuário deverá possuir o papel de Gestor Extensão

Gestor Extensão

Para utilizar esta funcionalidade, acesse o SIGAA → Módulos → Extensão → Comissão de Avaliadores → Membros do Comitê → Cadastrar Membro da Comissão.

O sistema exibirá a tela que permite Atribuir um Membro da Comissão.

Para efetuar o cadastro dos Membros do Comitê, acesse o SIGAA no endereço sigaa.ufpe.br/sigaa

Na tela que será exibida, clique no módulo "Extensão":

Cadastrarcomite01.png

Na tela abaixo, siga até o menu "Comissão de Avaliadores"> Membros do Comitê > Cadastrar Membros da Comissão:

Cadastrarcomite02.png

A tela de cadastro será exibida:

Add-membros1.2.png

Para realizar o cadastro de um membro da comissão, o usuário deverá informar os seguintes parâmetros:

• Comissão: Selecione a comissão de avaliação a qual o servidor será cadastrado como membro;

• Início do Mandato: Informe o início do mandato do servidor como membro da comissão;

• Final do Mandato: Informe o término do mandato do servidor como membro da comissão cadastrada;

• Também Desejo Cadastrar Participação em Colegiado: Selecione este item, caso queira cadastrar a participação do servidor em um colegiado.

Nos campos Início do Mandato e Final do Mandato, o usuário poderá informar a data ou selecioná-la no calendário virtual, ao clicar no íconeCalendario.png.

Caso desista da operação, clique em Cancela e confirme na caixa de diálogo que será gerada posteriormente.

Esta função será válida sempre que estiver presente.

Exemplificaremos ao informar o Servidor Nome do Servidor, Comissão Comitê de Extensão,

Início do Mandato 13/04/2023,

Final do Mandato 30/04/2023.

e o item Também Desejo Cadastrar Participação em Colegiado selecionado.

Para concluir o cadastro do membro, clique em Cadastrar.

Logo, será exibida uma mensagem de sucesso sobre o cadastro realizado seguida pela tela que permite a busca por membros da comissão.

Add-membros3.png

Nesta tela, o usuário poderá realizar a consulta dos membros da extensão. Para mais informações sobre essa operação, consulte Alterar/Remover Membro da Comissão listado nos Manuais Relacionados presentes ao final deste manual.

Add.membros12.png

De volta à tela de cadastro do membro, caso o usuário tenha optado por selecionar o item Também Desejo Cadastrar Participação em Colegiado, será exibida a tela que permite o Cadastro de Participação em Comissão.

Add-membros4.png

Nesta tela, o usuário poderá realizar o cadastro do servidor como participante em uma comissão ou colegiado bem como consultar as participações já cadastradas no sistema.

O usuário deverá informar os seguintes parâmetros para registrar uma participação do servidor:

• Colegiado/Comissão: Informe o nome da comissão ou colegiado cujo servidor será participante;

• Natureza: Refere-se a função exercida durante sua participação;

• Tipo de Participação: Selecione o tipo de participação cadastrada, optando entre Presidente ou Membro;

• Informações Complementares: Se desejar, descreva informações complementares ao cadastro;

• Instituição: Informe a Instituição associada à participação do servidor;

• Data da Publicação: Forneça a data de publicação ou selecione-a no calendário virtual, ao clicar no ícone Calendario.png;

• Ano de Referência: Informe o ano de referência da comissão de avaliação;

• Período Início: Forneça o mês e o ano referentes ao início da participação;

• Período Fim: Forneça o mês e o ano relacionados ao término da participação do servidor na comissão;

• Número de Reuniões: Caso queira, informe o número de reuniões necessárias;

• Membro Nato: Selecione este item, caso o servidor seja membro nato do colegiado/comissão.

Exemplificamos ao informar os seguintes critérios:

• Colegiado/Comissão: COMISSÃO DE ÉTICA;

• Natureza: Comissão permanente;

• Tipo de Participação: Membro;

• Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO;

• Data da Publicação: 15/04/2023;

• Ano de Referência: 2023;

• Período Início: 04/2023;

• Período Fim: 05/2023.

Após informar os dados necessários, clique em Cadastrar. Em seguida, uma mensagem de sucesso será exibida no sistema confirmando o cadastramento dos dados.

Add-membros6.png

O próximo passo será o cadastro dos questionários para as Comissões de Avaliação, para acessar o manual clique em: https://manuaisdesistemas.ufpe.br/index.php/Cadastrar_Question%C3%A1rio_de_Avalia%C3%A7%C3%A3o#Passo_a_Passo