Mudanças entre as edições de "Emitir Certificados e Declarações (Coordenador da Ação)"

De Manuais de Sistemas
Ir para navegação Ir para pesquisar
(Criou página com 'Categoria: Módulo Extensão')
 
 
(2 revisões intermediárias pelo mesmo usuário não estão sendo mostradas)
Linha 1: Linha 1:
[[Categoria: Módulo Extensão]]
 
 
 
                                       
 
 
=Objetivo=
 
 
 
Esta funcionalidade permite que os Coordenadores de programas e projetos de extensão imprimam documentos (Certificados e Declarações) que comprovem a participação de um determinado usuário em uma Ação de Extensão.
 
 
 
 
= Pré-requisitos =
 
 
 
Usuários ou Coordenadores de Ações de Extensão
 
 
 
= Perfis de Acesso =
 
 
Docentes e Técnicos Coordenadores de Ações de Extensão
 
 
= Caminho =
 
 
Acesse o SIGAA → Módulos → Extensão → CPP → Emissão de Documentos → Emitir Certificação/Declaração
 
 
 
 
= Passo a Passo =
 
 
 
Acesse o SIGAA e após o login será exibida a tela de módulos, acesse o "Módulo Portal do Docente":
 
 
 
[[Arquivo:Img doc1certificados.jpg]]
 
 
 
 
 
A tela abaixo será exibida:
 
 
 
[[Arquivo:Img_2certificados.jpg]]
 
 
 
Entre as opções apresentadas em “Emitir Documentos”, selecione a opção Emitir Certificação/Declaração (membros) ou Emitir Certificação/Declaração (participantes)
 
 
O sistema exibirá a página onde será possível realizar uma Busca por Ações de Extensão.
 
 
[[Arquivo:Img_3certificados.jpg]]
 
 
Nesta tela, para realizar a busca, o usuário deverá informar um ou mais dos seguintes critérios:
 
Título da Ação: Insira o título para a busca;
 
 
Ano: Informe o ano desejado;
 
 
Código: Forneça o código da ação;
 
 
Período de execução: Informe as datas relativas ao Período de execução;
 
 
Período de conclusão: Informe as datas relativas ao Período de conclusão;
 
 
Período de início: Informe as datas relativas ao Período de Início;
 
 
Edital: Selecione um dos editais disponíveis;
 
 
Tipo da Ação: Opte entre os tipos da ação de CURSO, EVENTO, PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS, PRODUTO, PROGRAMA ou ainda PROJETO;
 
 
Área do CNPq: Selecione uma das áreas do CNPq;
 
 
Unidade Proponente: Informe qual a unidade proponente;
 
 
Centro da Ação: Selecione um dos centros listados;
 
 
Área Temática: Forneça a área temática;
 
 
Dimensão Acadêmica: Escolha realizar a busca por projetos ASSOCIADOS ou ISOLADOS;
 
 
Servidor: Preencha o campo com o nome do servidor participante.
 
Após informar as três primeiras letras, o sistema apresentará uma lista com os nomes dos servidores que estão de acordo.
 
Selecione o servidor desejado na lista exibida pelo sistema;
 
 
Situação da Ação: Selecione uma das situações disponíveis;
 
 
Tipo de Registro: Informe o tipo de registro;
 
 
Solicitação de Renovação: Opte entre SOLICITAÇÃO DE RENOVAÇÃO ou PROJETO NOVO;
 
 
Financiamentos & Convênios: Marque as opções desejadas para financiamentos & Convênios.
 
 
Para informar os critérios de Período de execução, Período de conclusão ou Período de início, utilize o ícone [[Arquivo:Img_4certificados.jpg]]  para selecionar a data em um calendário gerado pelo sistema.
 
 
 
Caso desista de realizar a operação, clique em Cancelar e confirme a operação na caixa de diálogo que será gerada posteriormente.
 
Esta mesma função será válida sempre que a opção estiver presente.
 
 
Após informados os critérios desejados, clique em Buscar.
 
 
Exemplificaremos a busca informando o Título da Ação Gestão, o Ano 2011 e o Período de execução de 01/06/2010 a 01/06/2011.
 
 
O sistema exibirá os resultados na mesma tela conforme será mostrado a seguir.
 
 
[[Arquivo:Img_5certificados.jpg]]
 
 
Nesta tela o usuário poderá optar por Visualizar Ação de Extensão ou Selecionar Membros da Ação.
 
 
Essas funções serão explicadas a seguir, em tópicos.
 
=Visualizar Ação de Extensão=
 
 
Para visualizar o projeto da ação de extensão, o usuário deverá clicar no ícone [[Arquivo:Img 6certificados.jpg]] .
 
 
Logo, uma nova página com informações sobre o projeto será carregada.
 
 
[[Arquivo:Img 7certificados.jpg]]
 
[[Arquivo:Img_7.1certificados.jpg]]
 
 
Nesta tela, caso deseje, o usuário poderá Visualizar Arquivo, Visualizar Plano de Trabalho e ainda Visualizar Ação Vinculada.
 
 
Na área de Contato, o e-mail do coordenador da ação estará disponível na forma de link.
 
Ao clicar no mesmo, o sistema abrirá o programa responsável pela correspondência eletrônica no computador do usuário.
 
Caso deseje visualizar os participantes da ação de extensão, o usuário deverá clicar no link [[Arquivo:Img 8certificados.jpg]] na área correspondente aos membros da equipe.
 
 
Uma nova página com a lista dos participantes da ação será carregada.
 
 
[[Arquivo:Img 9certificados.jpg]]
 
 
Para voltar para a página anterior clique em Voltar.
 
Logo o arquivo será exibido em uma nova página.
 
Para visualizar o plano de trabalho, o usuário deverá clicar no ícone [[Arquivo:Img_10certificados.jpg]].
 
 
O relatório com a Visualização de Plano de Trabalho será mostrado em uma nova página.
 
 
 
[[Arquivo:Img 11certificados.jpg]]
 
 
 
Para imprimir o relatório gerado, clique em  [[Arquivo:Img_12certificados.jpg]]
 
 
 
Para retornar à tela anterior, clique em Voltar.
 
 
Caso deseje, o usuário poderá ainda visualizar ações vinculadas à ação de extensão atual.
 
 
Para isso o usuário deverá clicar no ícone  [[Arquivo:Img 6certificados.jpg]] .
 
 
Logo, o sistema carregará uma nova página com a visualização da ação vinculada.
 
 
[[Arquivo:Img_13certificados.jpg]]
 
[[Arquivo:Img_13.1certificados.jpg]]
 
=Selecionar Membros da Ação=
 
 
Para selecionar os membros da ação, o usuário deverá clicar no ícone [[Arquivo:Img_14certificados.jpg]] .
 
 
A seguinte tela será exibida.
 
 
[[Arquivo:Img_15certificados.jpg]]
 
 
Neste tela será possível Visualizar membro da equipe, Emitir declaração e Emitir certificado.
 
 
Para visualizar os dados dos membros da equipe, clique em [[Arquivo:Img 6certificados.jpg]] .
 
 
 
A tela de Dados do Membro da Equipe será exibida.
 
 
 
[[Arquivo:Img 16certificados.jpg]]
 
 
 
Para retornar à tela anterior, clique em Voltar.
 
 
Para emitir a '''''DECLARAÇÃO''''' do membro desejado, clique em [[Arquivo:Img_17certificados.jpg]] .
 
 
O sistema exibirá a tela para que o usuário opte entre realizar o download ou abrir o arquivo.
 
 
[[Arquivo:Img_18certificados.jpg]]
 
 
 
Para dar continuidade a operação, clique em Ok.
 
 
Logo, a '''''DECLARAÇÃO''''' estará disponível para visualização.
 
 
[[Arquivo:Img_19certificados.jpg]]
 
 
Para emitir o '''''CERTIFICADO''''' do membro da equipe, clique em [[Arquivo:Img 20certificados.jpg]] .
 
 
O sistema exibirá a tela para que o usuário opte entre realizar o download ou abrir o arquivo.
 
 
[[Arquivo:Img_21certificados.jpg]]
 
 
 
Logo, o '''''CERTIFICADO''''' estará disponível para visualização.
 
 
 
[[Arquivo:Img_22certificados.jpg]]

Edição atual tal como às 19h04min de 1 de fevereiro de 2024




Objetivo

Esta funcionalidade permite que os Coordenadores de programas e projetos de extensão imprimam documentos (Certificados e Declarações) que comprovem a participação de um determinado usuário em uma Ação de Extensão.



Pré-requisitos

Usuários ou Coordenadores de Ações de Extensão


Perfis de Acesso

Docentes e Técnicos Coordenadores de Ações de Extensão


Caminho

Acesse o SIGAA → Módulos → Extensão → CPP → Emissão de Documentos → Emitir Certificação/Declaração



Passo a Passo

Acesse o SIGAA e após o login será exibida a tela de módulos, acesse o "Módulo Portal do Docente":


Img doc1certificados.jpg



A tela abaixo será exibida:


Img 2certificados.jpg


Entre as opções apresentadas em “Emitir Documentos”, selecione a opção Emitir Certificação/Declaração (membros) ou Emitir Certificação/Declaração (participantes)


O sistema exibirá a página onde será possível realizar uma Busca por Ações de Extensão.


Img 3certificados.jpg


Nesta tela, para realizar a busca, o usuário deverá informar um ou mais dos seguintes critérios:

Título da Ação: Insira o título para a busca;


Ano: Informe o ano desejado;


Código: Forneça o código da ação;


Período de execução: Informe as datas relativas ao Período de execução;


Período de conclusão: Informe as datas relativas ao Período de conclusão;


Período de início: Informe as datas relativas ao Período de Início;


Edital: Selecione um dos editais disponíveis;


Tipo da Ação: Opte entre os tipos da ação de CURSO, EVENTO, PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS, PRODUTO, PROGRAMA ou ainda PROJETO;


Área do CNPq: Selecione uma das áreas do CNPq;


Unidade Proponente: Informe qual a unidade proponente;


Centro da Ação: Selecione um dos centros listados;


Área Temática: Forneça a área temática;


Dimensão Acadêmica: Escolha realizar a busca por projetos ASSOCIADOS ou ISOLADOS;


Servidor: Preencha o campo com o nome do servidor participante.

Após informar as três primeiras letras, o sistema apresentará uma lista com os nomes dos servidores que estão de acordo.

Selecione o servidor desejado na lista exibida pelo sistema;


Situação da Ação: Selecione uma das situações disponíveis;


Tipo de Registro: Informe o tipo de registro;


Solicitação de Renovação: Opte entre SOLICITAÇÃO DE RENOVAÇÃO ou PROJETO NOVO;


Financiamentos & Convênios: Marque as opções desejadas para financiamentos & Convênios.


Para informar os critérios de Período de execução, Período de conclusão ou Período de início, utilize o ícone Img 4certificados.jpg para selecionar a data em um calendário gerado pelo sistema.


Caso desista de realizar a operação, clique em Cancelar e confirme a operação na caixa de diálogo que será gerada posteriormente.

Esta mesma função será válida sempre que a opção estiver presente.


Após informados os critérios desejados, clique em Buscar.


Exemplificaremos a busca informando o Título da Ação Gestão, o Ano 2011 e o Período de execução de 01/06/2010 a 01/06/2011.


O sistema exibirá os resultados na mesma tela conforme será mostrado a seguir.


Img 5certificados.jpg


Nesta tela o usuário poderá optar por Visualizar Ação de Extensão ou Selecionar Membros da Ação.


Essas funções serão explicadas a seguir, em tópicos.

Visualizar Ação de Extensão

Para visualizar o projeto da ação de extensão, o usuário deverá clicar no ícone Img 6certificados.jpg .


Logo, uma nova página com informações sobre o projeto será carregada.


Img 7certificados.jpg

Img 7.1certificados.jpg


Nesta tela, caso deseje, o usuário poderá Visualizar Arquivo, Visualizar Plano de Trabalho e ainda Visualizar Ação Vinculada.


Na área de Contato, o e-mail do coordenador da ação estará disponível na forma de link.

Ao clicar no mesmo, o sistema abrirá o programa responsável pela correspondência eletrônica no computador do usuário.

Caso deseje visualizar os participantes da ação de extensão, o usuário deverá clicar no link Img 8certificados.jpg na área correspondente aos membros da equipe.


Uma nova página com a lista dos participantes da ação será carregada.


Img 9certificados.jpg


Para voltar para a página anterior clique em Voltar.

Logo o arquivo será exibido em uma nova página.

Para visualizar o plano de trabalho, o usuário deverá clicar no ícone Img 10certificados.jpg.


O relatório com a Visualização de Plano de Trabalho será mostrado em uma nova página.


Img 11certificados.jpg


Para imprimir o relatório gerado, clique em Img 12certificados.jpg


Para retornar à tela anterior, clique em Voltar.


Caso deseje, o usuário poderá ainda visualizar ações vinculadas à ação de extensão atual.


Para isso o usuário deverá clicar no ícone Img 6certificados.jpg .


Logo, o sistema carregará uma nova página com a visualização da ação vinculada.


Img 13certificados.jpg

Img 13.1certificados.jpg

Selecionar Membros da Ação

Para selecionar os membros da ação, o usuário deverá clicar no ícone Img 14certificados.jpg .


A seguinte tela será exibida.


Img 15certificados.jpg


Neste tela será possível Visualizar membro da equipe, Emitir declaração e Emitir certificado.


Para visualizar os dados dos membros da equipe, clique em Img 6certificados.jpg .


A tela de Dados do Membro da Equipe será exibida.


Img 16certificados.jpg


Para retornar à tela anterior, clique em Voltar.


Para emitir a DECLARAÇÃO do membro desejado, clique em Img 17certificados.jpg .


O sistema exibirá a tela para que o usuário opte entre realizar o download ou abrir o arquivo.


Img 18certificados.jpg


Para dar continuidade a operação, clique em Ok.


Logo, a DECLARAÇÃO estará disponível para visualização.


Img 19certificados.jpg


Para emitir o CERTIFICADO do membro da equipe, clique em Img 20certificados.jpg .


O sistema exibirá a tela para que o usuário opte entre realizar o download ou abrir o arquivo.


Img 21certificados.jpg


Logo, o CERTIFICADO estará disponível para visualização.


Img 22certificados.jpg