Mudanças entre as edições de "Criar Turma / Oferta de disciplinas"

De Manuais de Sistemas
Ir para navegação Ir para pesquisar
 
(39 revisões intermediárias por 3 usuários não estão sendo mostradas)
Linha 1: Linha 1:
[[Categoria:Módulo Stricto Sensu]]
[[Categoria:Portal do Coordenador Stricto Sensu]]


= Objetivo =
= Objetivo =
Linha 6: Linha 6:
= Pré-Requisitos =
= Pré-Requisitos =


* Componente curricular / disciplina previamente cadastrada pela PROPESQ;
* Componente curricular do tipo disciplina previamente cadastrada pela PROPG;


* Faixas de horário cadastradas pelo administrador do sistema;
* Faixas de horário cadastradas pelo administrador do sistema;


* Opcionalmente o docente já deve estar cadastrado, mas o sistema permite a oferta sem docente deixando a turma na situação "DOCENTE A DEFINIR".
* Preferencialmente o docente já deve estar cadastrado, mas o sistema permite a oferta sem docente deixando a turma na situação "DOCENTE A DEFINIR".


= Perfis de Acesso =
= Perfis de Acesso =
Linha 25: Linha 25:
''SIGAA → Módulos → Stricto Sensu → Vínculo/Matrícula → Turma → Criar Turma''.
''SIGAA → Módulos → Stricto Sensu → Vínculo/Matrícula → Turma → Criar Turma''.


= Passo a Passo (como Coordenador, vice ou secretário) =
= Passo a Passo =


=== Acessar Módulo Stricto Sensu ===
=== Acessar Portal do Coordenador Stricto Sensu ===
Ao entrar no SIGAA, selecione o módulo '''Stricto Sensu''' no Menu Principal.
Ao entrar no SIGAA, selecione o módulo '''Portal do Coordenador Stricto Sensu''' no Menu Principal.


[[Arquivo:Selecao-modulo-stricto.png]]
[[Arquivo:Acessar portal coordenador stricto.png]]


=== Criar Turma ===
=== Criar Turma ===
Selecione a aba Vínculo/Matrícula e em seguida a função Criar Turma.
Selecione o menu Turma e em seguida a função Criar Turma.


[[Arquivo:Criar_turma.png]]
[[Arquivo:Portal coordenador stricto criar turma.png]]


=== Dados do Curso ===
=== Buscar disciplina ===
Para cadastrar um curso de pós-graduação, informe os dados abaixo:
 
* '''''Nome''''': Informe o nome do curso o qual deseja cadastrar;
Localize a disciplina utilizando alguma opção dentre os filtros existentes.
* '''''Nível''''': O usuário deverá optar entre ''Doutorado'' ou ''Mestrado'';
 
* '''''Categoria''''': Poderá ser ''Doutorado'' no caso do nível ser o mesmo e ''Mestrado acadêmico'' ou ''Mestrado Profissional'' para o nível Mestrado;
[[Arquivo:Criart turma busca disciplina.png]]
* '''''Portaria MEC''''': Digite o número da portaria do MEC com a autorização para o curso;
 
* '''''Data de Publicação''''': Informe a data de publicação da portaria;
=== Preencher Dados Básicos da Turma ===
* '''''Data de Início de Funcionamento''''': Inclua a data de início de funcionamento do curso;
 
* '''''Código CAPES do Curso''''': Código dado pelo CAPES ao curso;
Informe os dados básicos da turma: Ano/período, Capacidade, Sala e Observações (opcional).
* '''''Código CAPES do Programa''''': Código dado pelo CAPES ao programa;
 
* '''''Organização Administrativa''''': Define o tipo da organização administrativa de um curso. O usuário irá escolher uma das opções - ''Centro'', ''Inter-Unidades'' ou ''Inter-Institucional'';
[[Arquivo:Criar turma dados basicos.png]]
* '''''Regimento do Curso''''': Inclua um arquivo a partir da opção '''''Selecionar Arquivo''''';
 
* '''''Titulação para o Gênero Masculino''''': Titulação dada ao discente ao concluir o programa para o gênero masculino. Por exemplo, Mestre em Ciência Política, Doutor em Literatura Brasileira;
Caso a disciplina seja um componente flexível, no lugar da "'''Observação"''' será exibido o campo "'''Subtítulo'''" (item 3), para que seja informado o subtítulo deste componente.
* '''''Titulação para o Gênero Feminino''''': Titulação dada ao discente ao concluir o programa para o gênero feminino. Por exemplo, Mestra em Ciência Política, Doutora em Literatura Brasileira;
 
* '''''Estado de Andamento do Curso''''': Informe o estado no qual será realizado o curso;
Por exemplo, no componente flexível Tópico Especial, haverá as seguintes descrições:
* '''''Município de Andamento do Curso''''': Município onde será realizado o curso;
 
* '''''Área do Curso''''': Áreas de conhecimento do curso (Ciências agrárias, Ciências Humanas, etc.);
'''''Item 1 e 2''''' - Compõem o nome da disciplina (neste exemplo está descrita, respectivamente, como: a informação de que é um "Tópico Especial", e a informação de qual tema ou área do conhecimento se tratar).
* '''''Forma de Participação do Aluno''''': Define se as aulas serão presenciais, semi-presenciais ou à distância;
 
* '''''Periodicidade de Ingresso''''': Corresponde a periodicidade de ingresso dos discentes no curso, se ''Anual'', ''Semestral'', ''Trimestral'', ''Regular'' ou ''Temporário'';
'''''Item 3''''' - Subtítulo: O detalhe do tema (assunto específico) a qual se tratará o componente informado.
* '''''Tipo de Oferta de Disciplina''''': Referente a como as disciplinas serão ofertadas aos discentes. Podendo ser ''Anual'', ''Semestral'', ou ''Trimestral'';
 
* '''''Convênio Acadêmico''''': Selecione o convênio do curso. O usuário deverá optar entre ''Parfor'', ''Probásica'' ou ''Pronera''.
[[Arquivo:Criar turma dados basicos topico especial.png]]
* '''''Unidade Responsável''''': Define a unidade que será responsável pelo funcionamento do curso;
 
* '''''Unidade Responsável 2''''': Define a unidade que será o segundo responsável pelo funcionamento do curso;
No histórico do discente é possível visualizar como ficará o componente flexível  no formato "Nome da disciplina - Subtítulo". Observe o exemplo dos dois "Tópicos Especiais" destacados:
* '''''Coordenador Pode Matricular Discente''''': Deve-se marcar caso o usuário deseje que seja possível o coordenador realizar matrículas de alunos em componentes deste curso.
 
[[Arquivo:Formulario-curso.png]]
[[Arquivo:Mostra de topicos especiais no historico do discente.jpg]]
 
=== Informar horários da turma ===
 
1. Indicar o período do horário. Pode ser para o semestre inteiro, concentrado em um período menor ou distribuído em vários blocos de períodos, conforme necessidade;
 
2. Selecionar a grade de horários que será utilizada. Há a grade padrão da UFPE mas pode ser que exista grade específica para o programa de pós cuja disciplina pertence;
 
3. Marcar os horários da semana que serão utilizados pela disciplina dentro do período de datas informado anteriormente, ou digitar o código referente ao horário no campo Expressão de Horário;
 
4. Clicar em Adicionar Horário.
 
[[Arquivo:Criar turma horario.png]]
 
=== Validar horários da turma ===
 
Após inserir um horário, é necessário verificar se o mesmo é suficiente para cobrir a carga horária da disciplina.  
 
Observe na parte de baixo da tela se o horário informado ou o conjunto de horários informados são suficientes para atingir a carga horária da disciplina.
 
O sistema só permitirá prosseguir com a oferta caso a carga horária projetada pelo(s) horário(s) seja 100% da carga horária da disciplina ou esteja dentro da margem de tolerância definida pela PROPG de 10%.
 
[[Arquivo:Criar turma valida horario.png]]
 
=== Informar docentes ===
 
Em seguida, informar o(s) docente(s) da turma. Podem ser docentes do programa, que não pertencem ao programa, ou externos (à instituição).
 
Selecione o docente, informe a carga horária dele na turma, o período que atuará e os horários, em seguida clique em adicionar.
 
Caso múltiplos docentes sejam adicionados, é necessário que o somatório das cargas horárias dos docentes seja igual à carga horária da disciplina, do contrário o sistema não permitirá continuar.
 
Após adicionar todos os docentes, clicar no botão "Próximo Passo".
 
[[Arquivo:Criar turma docentes.png]]
 
=== Resumo ===
 
Ao final, o sistema exibirá um resumo dos dados informados para turma para fins de conferência, oferecendo a possibilidade de voltar para qualquer um dos passos anteriores e alterar dados. Confirmar e clicar em "Cadastrar".
 
[[Arquivo:Criar turma resumo.png]]


= Regras =
= Regras =
- Para todas as turmas é possível flexibilizar o horário, de maneira que a disciplina possa ser ministrada de forma concentrada em um período de datas inferior ao semestre letivo ou em blocos de horários distintos durante o semestre letivo, desde que o somatório dos horários seja igual à carga horária da disciplina ou esteja dentro da tolerância de 10%.
- A turma pode ter múltiplos docentes, desde que o somatório das cargas horárias dedicadas dos docentes seja igual à carga horária da disciplina.
- As turmas de componentes flexíveis (antigos tópicos especiais) terão conteúdo variável, e devem ter seu subtítulo especificado no campo "Subtítulo".


= FAQ =
= FAQ =
https://otrs.ufpe.br/otrs/index.pl?Action=AgentFAQZoom;ItemID=515


= Referencias =
= Referencias =
[https://docs.info.ufrn.br/doku.php?id=suporte:manuais:sigaa:stricto_sensu:cadastros:cursos:cadastrar Cadastrar Curso UFRN]
[https://docs.info.ufrn.br/doku.php?id=suporte:manuais:sigaa:portal_coordenador_stricto_sensu:turmas:criar_turma Criar Turma - UFRN]
 
[https://manuaisdesistemas.ufpe.br/index.php/Alterar/Cancelar_Turmas Alterar/Cancelar Turmas - UFPE]

Edição atual tal como às 17h55min de 5 de outubro de 2020


Objetivo

Esta operação permite ao usuário criar turmas de disciplinas para Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu.

Pré-Requisitos

  • Componente curricular do tipo disciplina previamente cadastrada pela PROPG;
  • Faixas de horário cadastradas pelo administrador do sistema;
  • Preferencialmente o docente já deve estar cadastrado, mas o sistema permite a oferta sem docente deixando a turma na situação "DOCENTE A DEFINIR".

Perfis de Acesso

  • Coordenador ou vice de Programa e Pós-Graduação Stricto Sensu;
  • Secretário(a) de Programa e Pós-Graduação Stricto Sensu;
  • Gestor Stricto Sensu.

Caminho

Para Coordenador, vice ou secretário(a): SIGAA -> Módulos -> Portal do Coordenador Stricto Sensu -> Turmas -> Criar Turma.

Para Gestor Stricto: SIGAA → Módulos → Stricto Sensu → Vínculo/Matrícula → Turma → Criar Turma.

Passo a Passo

Acessar Portal do Coordenador Stricto Sensu

Ao entrar no SIGAA, selecione o módulo Portal do Coordenador Stricto Sensu no Menu Principal.

Acessar portal coordenador stricto.png

Criar Turma

Selecione o menu Turma e em seguida a função Criar Turma.

Portal coordenador stricto criar turma.png

Buscar disciplina

Localize a disciplina utilizando alguma opção dentre os filtros existentes.

Criart turma busca disciplina.png

Preencher Dados Básicos da Turma

Informe os dados básicos da turma: Ano/período, Capacidade, Sala e Observações (opcional).

Criar turma dados basicos.png

Caso a disciplina seja um componente flexível, no lugar da "Observação" será exibido o campo "Subtítulo" (item 3), para que seja informado o subtítulo deste componente.

Por exemplo, no componente flexível Tópico Especial, haverá as seguintes descrições:

Item 1 e 2 - Compõem o nome da disciplina (neste exemplo está descrita, respectivamente, como: a informação de que é um "Tópico Especial", e a informação de qual tema ou área do conhecimento se tratar).

Item 3 - Subtítulo: O detalhe do tema (assunto específico) a qual se tratará o componente informado.

Criar turma dados basicos topico especial.png

No histórico do discente é possível visualizar como ficará o componente flexível  no formato "Nome da disciplina - Subtítulo". Observe o exemplo dos dois "Tópicos Especiais" destacados:

Mostra de topicos especiais no historico do discente.jpg

Informar horários da turma

1. Indicar o período do horário. Pode ser para o semestre inteiro, concentrado em um período menor ou distribuído em vários blocos de períodos, conforme necessidade;

2. Selecionar a grade de horários que será utilizada. Há a grade padrão da UFPE mas pode ser que exista grade específica para o programa de pós cuja disciplina pertence;

3. Marcar os horários da semana que serão utilizados pela disciplina dentro do período de datas informado anteriormente, ou digitar o código referente ao horário no campo Expressão de Horário;

4. Clicar em Adicionar Horário.

Criar turma horario.png

Validar horários da turma

Após inserir um horário, é necessário verificar se o mesmo é suficiente para cobrir a carga horária da disciplina.

Observe na parte de baixo da tela se o horário informado ou o conjunto de horários informados são suficientes para atingir a carga horária da disciplina.

O sistema só permitirá prosseguir com a oferta caso a carga horária projetada pelo(s) horário(s) seja 100% da carga horária da disciplina ou esteja dentro da margem de tolerância definida pela PROPG de 10%.

Criar turma valida horario.png

Informar docentes

Em seguida, informar o(s) docente(s) da turma. Podem ser docentes do programa, que não pertencem ao programa, ou externos (à instituição).

Selecione o docente, informe a carga horária dele na turma, o período que atuará e os horários, em seguida clique em adicionar.

Caso múltiplos docentes sejam adicionados, é necessário que o somatório das cargas horárias dos docentes seja igual à carga horária da disciplina, do contrário o sistema não permitirá continuar.

Após adicionar todos os docentes, clicar no botão "Próximo Passo".

Criar turma docentes.png

Resumo

Ao final, o sistema exibirá um resumo dos dados informados para turma para fins de conferência, oferecendo a possibilidade de voltar para qualquer um dos passos anteriores e alterar dados. Confirmar e clicar em "Cadastrar".

Criar turma resumo.png

Regras

- Para todas as turmas é possível flexibilizar o horário, de maneira que a disciplina possa ser ministrada de forma concentrada em um período de datas inferior ao semestre letivo ou em blocos de horários distintos durante o semestre letivo, desde que o somatório dos horários seja igual à carga horária da disciplina ou esteja dentro da tolerância de 10%.

- A turma pode ter múltiplos docentes, desde que o somatório das cargas horárias dedicadas dos docentes seja igual à carga horária da disciplina.

- As turmas de componentes flexíveis (antigos tópicos especiais) terão conteúdo variável, e devem ter seu subtítulo especificado no campo "Subtítulo".

FAQ

https://otrs.ufpe.br/otrs/index.pl?Action=AgentFAQZoom;ItemID=515

Referencias

Criar Turma - UFRN

Alterar/Cancelar Turmas - UFPE