Mudanças entre as edições de "Categoria:Portal do Docente da Graduação"

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Olá, docente do curso de graduação!
Olá, docente do curso de graduação!
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Se você já tem '''login e senha''' para acessar o SIPAC, '''use os mesmos''' para acessar o [[https://sigaa.ufpe.br/sigaa/verTelaLogin.do SIGAA]]. Se não possui um usuário cadastrado, visite o manual de [[https://manuaisdesistemas.ufpe.br/index.php/Criar_Usu%C3%A1rio_no_SIGAA#Acessar_SIGAA Criar Login]] e após isso volte para continuar a exploração.
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Caso já tenha em mente o que procurar, vá direto para o índice deste portal, e selecione o assunto desejado, e veja um resumo sobre a funcionalidade. Se preferir acessar a forma mais completa, vá até a seção 5 correspondente ao "Índice de Manuais do Portal do Discente" e clique no manual da funcionalidade.
Caso contrário, continue lendo, acessando os manuais e funcionalidades que serão apresentados ao longo do texto, e aproveite para conhecer as funções que o sistema, no momento, está disponibilizando para você. 


Para reclamações, suporte ou sugestões, entre em contato com a central de serviços através do site https://sites.ufpe.br/cstic/ , pelo https://otrs.ufpe.br/otrs/customer.pl, ou pelo numero (81) 2126 - 7777.
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Ao clicar no nome da turma, você terá acesso ao ambiente da Turma Virtual da mesma.
Ao clicar no nome da turma, você terá acesso ao ambiente da Turma Virtual da mesma.
Para detalhes das funcionalidades da Turma Virtual, vá para a seção '''[[https://manuaisdesistemas.ufpe.br/index.php/Portal_do_Docente_da_Gradua%C3%A7%C3%A3o#Turma_Virtual_Docente 3.1 Turma Virtual Docente]]'''.
Para detalhes das funcionalidades da Turma Virtual, vá para a seção '''[[https://manuaisdesistemas.ufpe.br/index.php/Portal_do_Docente_da_Gradua%C3%A7%C3%A3o#Turma_Virtual_Docente 3.1 Turma Virtual Docente]]'''.
== Monitoria ==
O Programa de Monitoria é uma ação institucional direcionada a melhoria do processo de ensino-aprendizagem dos cursos de graduação, envolvendo professores e alunos na condição de orientadores e monitores, respectivamente, efetivado por meio de projetos de ensino.
Os objetivos da Monitoria são os seguintes:
* Contribuir para a melhoria do ensino na graduação;
* Contribuir para o processo de formação do estudante;
* Despertar no monitor o interesse pela carreira docente.
Abaixo será mostrado como o docente poderá participar dos projetos de monitoria dentro do SIGAA.
=== Submeter Projeto de Monitoria ===
Para que o docente oferte no SIGAA um projeto de monitoria, será necessário que, antes, haja um edital de monitoria aberto.
Leia atentamente as instruções do edital, e submeta o seu projeto de pesquisa para que a coordenação de monitoria avalie o projeto e realize a autorização ou não dele.
Para saber como submeter o seu projeto, acesse o manual da funcionalidade: [https://manuaisdesistemas.ufpe.br/index.php/Submeter_Projeto_de_Monitoria Submeter Projeto de Monitoria]
=== Criar Processo Seletivo de Monitoria ===
Se seu projeto for autorizado pela área responsável, para que os discentes se candidatem a ele será necessário criar um processo seletivo.
Para saber como criar um processo seletivo de monitoria, acesse o manual da funcionalidade: [https://manuaisdesistemas.ufpe.br/index.php/Criar_Processo_Seletivo_de_Monitoria Criar Processo Seletivo de Monitoria]


= Atividades do Período Letivo =
= Atividades do Período Letivo =
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Abaixo encontra-se a tela inicial da Turma Virtual:
Abaixo encontra-se a tela inicial da Turma Virtual:


[[ Tela Turma Virtual grad docente ]]
[[Arquivo:Tela Turma Virtual grad docente.jpg]]




Para ter acesso a todas essas funcionalidades (e outras), acesse o '''"[<u>[https://manuaisdesistemas.ufpe.br/index.php/Categoria:Turma_Virtual_Docente Portal da Turma Virtual Docente]</u>]".'''
Para ter acesso a todas essas funcionalidades (e outras), acesse o '''"[<u>[https://manuaisdesistemas.ufpe.br/index.php/Categoria:Turma_Virtual_Docente Portal da Turma Virtual Docente]</u>]".'''


Gostaria de ver como acessar o "Portal do Docente" e a "Turma Virtual do Docente"? Assista ao vídeo abaixo:
Gostaria de ver como acessar o "Portal do Docente" e a "Turma Virtual do Docente"? Assista ao vídeo abaixo criado para os docentes do curso de pós-graduação:


<youtube>EbI5jnx0jRw</youtube>
<youtube>YU4kmeEvIz4</youtube>


== Grade de horários ==  
== Grade de horários ==  
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Esta funcionalidade permite que o docente tenha acesso a visualização do documento relativo à sua Grade de Horários, podendo ainda realizar a impressão da grade.
Esta funcionalidade permite que o docente tenha acesso a visualização do documento relativo à sua Grade de Horários, podendo ainda realizar a impressão da grade.


Para ter acesso à Grade de Horários, acesse o caminho: SIGAA → Portal do Docente → Ensino → Turmas → Grade de Horários.
Para ter acesso à Grade de Horários, acesse o caminho:  
 
''SIGAA → Portal do Docente → Ensino → Turmas → Grade de Horários.''


Ao clicar nessa opção, a grade de horários será exibida no seu navegador com possibilidade de impressão da mesma.
Ao clicar nessa opção, a grade de horários será exibida no seu navegador com possibilidade de impressão da mesma.
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O modelo apresentado será semelhante ao da figura abaixo:
O modelo apresentado será semelhante ao da figura abaixo:


[[grade horarios docente]]
[[Arquivo:Grade de Horários do Docente.png]]
 
== Plano de Curso ==
 
Para os componentes curriculares nos quais há formação de turmas, cada turma deve ser detalhada por um plano de curso que contenha: Dados da Turma, Metodologia; Procedimentos de avaliação da aprendizagem; Cronograma das aulas; Avaliações e Referências.
 
Para preenchimento desses dados é necessário que a turma já tenha sido criada.
 
É obrigatória a implantação pelo professor, antes do início do período letivo, do plano de curso no sistema de registro e controle acadêmico. É obrigatória a apresentação pelo professor, no primeiro dia de aula do período letivo, do programa do componente curricular e do plano de curso da turma.
 
Caminho de acesso:
 
''Portal do Docente → Minhas Turmas no Semestre → Componente Curricular → Menu Turma Virtual → Turma → Plano de Curso.''
 
Para mais detalhes de como elaborar um plano de curso, acesse o manual abaixo:
 
[https://manuaisdesistemas.ufpe.br/index.php/Cadastrar_Plano_de_Curso_na_Turma_Virtual Cadastrar Plano de Curso na Turma Virtual]
 
== Lançar Notas ==
 
Para lançar a nota final dos alunos de suas turmas, bem como transferir as faltas do controle de frequência para que sejam de fato registradas no histórico escolar dos discentes, acessar a opção "Lançar Notas" na Turma Virtual.
 
Para ter acesso aos detalhes dessa funcionalidade, você pode acessar o caminho de acesso ou o manual abaixo:
<br />'''Caminho''': ''SIGAA → Módulos →'' ''Portal do docente → Minhas Turmas no Semestre →'' ''Componente Curricular''  ''(clique em uma turma/componente)'' ''→ Menu Turma Virtual → Alunos → Lançar Notas''
 
'''Manual''': [https://manuaisdesistemas.ufpe.br/index.php/Lan%C3%A7ar_Notas_Gradua%C3%A7%C3%A3o#Passo_Passo Lançar Notas Graduação]
 
'''Link da Turma Virtual''': [https://manuaisdesistemas.ufpe.br/index.php/Categoria:Turma_Virtual_Docente#Lan.C3.A7ar_Notas Lançar Notas]
 
== Lançar Frequência ==
 
Para gerenciar a frequência dos discentes no decorrer do semestre letivo, o sistema disponibiliza um conjunto de funcionalidades que permitem o lançamento das faltas e emissão de documentos auxiliares para registro.
 
Estas funcionalidades são disponibilizadas na Turma Virtual.<br /><br />Para ter acesso aos detalhes dessa funcionalidade, você pode acessar o caminho de acesso ou o manual abaixo:
 
'''Caminho''': ''SIGAA → Módulos →'' ''Portal do docente → Minhas Turmas no Semestre →'' ''Componente Curricular''  ''(clique em uma turma/componente)'' ''→'' ''Menu Turma Virtual → Alunos → Lançar Frequência / Lançar Frequência em Planilha''
 
'''Manual''': [https://manuaisdesistemas.ufpe.br/index.php/Lan%C3%A7ar_Frequ%C3%AAncia Lançar Frequência]
<br />
 
Link da Turma Virtual: [https://manuaisdesistemas.ufpe.br/index.php/Categoria:Turma_Virtual_Docente#Lan.C3.A7ar_Frequ.C3.AAncia Lançar Frequência]
<br />
 
Gostaria de ver como é realizada esta funcionalidade? Assista ao vídeo abaixo:
 
<youtube>xy5jh3UiUaE</youtube>
 
== Consolidar Turmas ==
 
Para encerrar uma turma é necessário consolidá-la.
 
Consolidação é o ato de cadastrar todas as Notas e as Frequências obtidas pelos alunos nas turmas de disciplinas e nas atividades.
 
A consolidação só é concluída quando é selecionada a opção “Finalizar (Consolidar)” na área de “Cadastro de Notas”. Esta funcionalidade está disponível no tópico  [https://manuaisdesistemas.ufpe.br/index.php/Categoria:Portal_do_Docente_da_Gradua%C3%A7%C3%A3o#Lan.C3.A7ar_Notas 3.4 - Lançar Notas].
 
'''Importante! A consolidação só pode ser realizada quando todos os conceitos e faltas forem lançados. É importante prestar bastante atenção na hora de consolidar a turma pois não é possível realizar alterações na mesma posteriormente.'''
 
Para problemas com notas ou faltas após consolidação, entre em contato com a coordenação do curso.
 
= Atividades Paralelas ao Semestre Letivo =
 
== Consultar Histórico de Discente ==
 
Esta funcionalidade permite ao chefe do departamento realizar uma consulta sobre o histórico do discente. Nesta consulta, o usuário poderá visualizar um resumo das disciplinas e atividades matriculadas pelo discente, com o resultado, bem como as disciplinas e atividades pendentes para a conclusão do curso, além de outras informações.
 
Para isso, acesse o caminho:
 
''SIGAA → Módulos → Portal do Docente → Chefia → Discentes → Consultar Histórico.''
 
[[Arquivo:Consultar histórico pelo docente.jpg]]
 
Após acessar, preencha os dados solicitados para filtrar o discente, e após realizar os passos solicitados, o histórico será baixado automaticamente no seu dispositivo.
 
= Índice dos Manuais do Portal Docente Stricto Sensu =
 
Abaixo encontram-se todos os manuais individuais detalhados que estão relacionados com o Portal do Docente da Graduação.
 
Eles estão organizados em ordem alfabética.
 
Caso queira entender resumidamente a funcionalidade de algum item desses manuais, sugerimos que analise o índice deste artigo e clique na funcionalidade que deseja informações. Dentro do resumo haverá o link para o manual exato da funcionalidade que você pode estar procurando.
 
Boa leitura!

Edição atual tal como às 17h49min de 30 de março de 2023


Olá, docente do curso de graduação!

O Portal do Docente é um módulo do SIGAA que reúne todas as atividades rotineiras do docente interno e externo no sistema informatizado.

Se você já tem login e senha para acessar o SIPAC, use os mesmos para acessar o [SIGAA]. Se não possui um usuário cadastrado, visite o manual de [Criar Login] e após isso volte para continuar a exploração.

Caso já tenha em mente o que procurar, vá direto para o índice deste portal, e selecione o assunto desejado, e veja um resumo sobre a funcionalidade. Se preferir acessar a forma mais completa, vá até a seção 5 correspondente ao "Índice de Manuais do Portal do Discente" e clique no manual da funcionalidade.

Caso contrário, continue lendo, acessando os manuais e funcionalidades que serão apresentados ao longo do texto, e aproveite para conhecer as funções que o sistema, no momento, está disponibilizando para você. 

Para reclamações, suporte ou sugestões, entre em contato com a central de serviços através do site https://sites.ufpe.br/cstic/ , pelo https://otrs.ufpe.br/otrs/customer.pl, ou pelo numero (81) 2126 - 7777.

Para acessar as funcionalidades relacionadas a Turma Virtual Docente, acesse esse link para obter mais detalhes: "[Portal da Turma Virtual Docente]".

Conhecendo o Portal

Essa é a sua tela de docente dentro do SIGAA.

Nela haverá funções que auxiliarão e agilizarão suas atividades do dia-a- dia.

O SIGAA possui várias funcionalidades. Para acessá-las é preciso entrar no sistema SIGAA com seu usuário e senha, escolher o vínculo de docente (caso apareça), e no painel de módulos (caso apareça) clicar em Portal do Docente.

Para poder dar continuidade a exposição das funcionalidades, será necessário detalhar antes o que cada item do portal significa.


Aviso! Aviso: Alguns itens desse módulo ainda estão em processo de ajustes. Por este motivo, pode ser que algumas funções apresentadas não estejam ainda disponíveis para uso.

Para realizar esse detalhamento, cada item da imagem abaixo foi numerado e abaixo dela está descrito seu significado e usabilidade:


Pagina inicial do docente - Graduacao.jpg


Legenda:

1 - O ícones de acessibilidade para aumentar ou diminuir os textos da página;

2 - Menu de ajuda (ele está direciona para o link da UFRN);

3 - O tempo de uso decrescente que o usuário ficou sem interagir com o sistema;

4 - O botão para sair/deslogar do sistema;

5 - Nome completo do docente e o departamento educacional em que ele está associado;

6- Indica qual o período/semestre letivo atual;

7- Grupo de ícones para atalhos de funções mais gerais para o usuário;

8- Esse é o grupo de ícones que serão utilizados para executar as funcionalidades letivas do sistema. A descrição de cada ícone será explorado conforme forem sendo consultados as funcionalidades do sistema ao longo deste guia, onde haverá a consulta ao manual da funcionalidade e nele haverá mais detalhes de como utilizar.

9- Neste espaço haverá os informes que serão compartilhados pela coordenação;

10- As mensagens trocadas do correio eletrônico (Caixa Postal) do SIGAA poderão ser acessadas nesta opção;

11- Funcionalidade para trocar foto do perfil.

12 - Permite atualizar dados do site pessoal do docente no sigaa;

13 - Permite ver, em um quadro diário, semanal ou mensal, a agenda das turmas que o docente está vinculado;

14 - Foto do docente;

15 - Página pessoal acadêmica do docente no SIGAA;

16 - Botões de atalho para o periódico Capes da UFPE, Ofícios eletrônicos e Fórum Docente.

17 - Acesso aos regulamentos dos cursos de graduação'

18 - Permite acesso ao calendário acadêmico;

19 - Dados pessoais do docente;

20 - Relação das turmas em que o docente ministrará aula no semestre atual em qualquer modalidade de ensino em que ele esteja vinculado;

21 - Área onde é exibida as Comunidades Virtuais que o usuário participa atualmente, onde também pode criar e buscar outras comunidades virtuais;

22 - (Não explorado)

23 - Atalho fixo para voltar à página inicial, caso você esteja em outra página, só é clicar nesse ícone e será redirecionado automaticamente para a tela inicial do portal;

Atividades pré Período Letivo

Acessar Calendário Oficial UFPE

Para ter acesso ao calendário Acadêmico Oficial geral da UFPE, acesse o portal público da UFPE clicando nesse link: https://sigaa.ufpe.br/sigaa/public

Caminho: Portal Público → Graduação → Calendário Acadêmico

Grad - Portal Publico - Calendario.jpg

E o calendário acadêmico completo será baixado no seu dispositivo e você terá acesso a todas as datas do ano letivo.

Visualizar Estrutura Curricular

Caso qualquer pessoa tenha interesse em identificar qual a grade curricular de cada curso de graduação da UFPE, ela pode fazer a consulta no portal público ( https://sigaa.ufpe.br/sigaa/public ).

Grad - Portal Publico - Estrutura Curricular.jpg


Caso a estrutura curricular do seu curso ainda não esteja disponível para visualização, entre em contato com a coordenação do seu curso para maiores informações.

Para ter acesso aos detalhes dessa funcionalidade, você pode acessar o Caminho de acesso ou o Manual abaixo:

  • Visualizar Estrutura Curricular (Portal Público)

Caminho: Portal Público UFPE → Graduação → Cursos → Buscar curso

Atalho: Consulta de Cursos - GRADUAÇÃO

Manual: Visualizar Estrutura Curricular (Portal Público)

Visualizar Minhas Turmas

A área de "Minhas Turmas do Semestre" (que aparece na tela inicial do Portal do Docente no SIGAA (item 20 do [Tópico 1 - Conhecendo o Portal ]) logo após o login ou seleção do vínculo) apresenta a lista de turmas em que o docente está vinculado. Nesta área é possível ver também:

  • Nome e código do componente curricular;
  • Situação (aberta ou consolidada);
  • Período letivo que a turma foi criada;
  • Local onde o componente curricular é ministrado (Remoto, sala de aula com o número dela, e etc.);
  • Carga horária total (compartilhada ou não) do componente curricular;
  • O horário e período de tempo que ela é ministrada;
  • Quantidade de alunos participantes da turma;
  • Ícone para acesso rápido ao Chat da turma para conversar com outros integrantes que estiverem online. Essa funcionalidade até o momento encontra-se indisponível.

Ao clicar no nome da turma, você terá acesso ao ambiente da Turma Virtual da mesma. Para detalhes das funcionalidades da Turma Virtual, vá para a seção [3.1 Turma Virtual Docente].

Monitoria

O Programa de Monitoria é uma ação institucional direcionada a melhoria do processo de ensino-aprendizagem dos cursos de graduação, envolvendo professores e alunos na condição de orientadores e monitores, respectivamente, efetivado por meio de projetos de ensino.

Os objetivos da Monitoria são os seguintes:

  • Contribuir para a melhoria do ensino na graduação;
  • Contribuir para o processo de formação do estudante;
  • Despertar no monitor o interesse pela carreira docente.


Abaixo será mostrado como o docente poderá participar dos projetos de monitoria dentro do SIGAA.

Submeter Projeto de Monitoria

Para que o docente oferte no SIGAA um projeto de monitoria, será necessário que, antes, haja um edital de monitoria aberto.

Leia atentamente as instruções do edital, e submeta o seu projeto de pesquisa para que a coordenação de monitoria avalie o projeto e realize a autorização ou não dele.

Para saber como submeter o seu projeto, acesse o manual da funcionalidade: Submeter Projeto de Monitoria

Criar Processo Seletivo de Monitoria

Se seu projeto for autorizado pela área responsável, para que os discentes se candidatem a ele será necessário criar um processo seletivo.

Para saber como criar um processo seletivo de monitoria, acesse o manual da funcionalidade: Criar Processo Seletivo de Monitoria

Atividades do Período Letivo

Turma Virtual Docente

A Turma Virtual é uma ferramenta de ensino complementar colocada à disposição dos docentes e discentes. É o “local” no qual se armazena todas as informações de uma turma a fim de aumentar a interação entre alunos, moderadores e professores de forma online.

Ela é um espaço construído para ajudar no aprendizado dos discentes, criando uma extensão da sala de aula no SIGAA.

Os professores podem usar a “Turma Virtual” para criar fóruns, inserir notícias, criar tarefas, e etc., para poder realizar essas atividades a distância. Além disso, essa ferramenta permite gerar listas de frequência, lançar notas e outras ações.

Abaixo encontra-se a tela inicial da Turma Virtual:

Tela Turma Virtual grad docente.jpg


Para ter acesso a todas essas funcionalidades (e outras), acesse o "[Portal da Turma Virtual Docente]".

Gostaria de ver como acessar o "Portal do Docente" e a "Turma Virtual do Docente"? Assista ao vídeo abaixo criado para os docentes do curso de pós-graduação:

Grade de horários

Esta funcionalidade permite que o docente tenha acesso a visualização do documento relativo à sua Grade de Horários, podendo ainda realizar a impressão da grade.

Para ter acesso à Grade de Horários, acesse o caminho:

SIGAA → Portal do Docente → Ensino → Turmas → Grade de Horários.

Ao clicar nessa opção, a grade de horários será exibida no seu navegador com possibilidade de impressão da mesma.

O modelo apresentado será semelhante ao da figura abaixo:

Grade de Horários do Docente.png

Plano de Curso

Para os componentes curriculares nos quais há formação de turmas, cada turma deve ser detalhada por um plano de curso que contenha: Dados da Turma, Metodologia; Procedimentos de avaliação da aprendizagem; Cronograma das aulas; Avaliações e Referências.

Para preenchimento desses dados é necessário que a turma já tenha sido criada.

É obrigatória a implantação pelo professor, antes do início do período letivo, do plano de curso no sistema de registro e controle acadêmico. É obrigatória a apresentação pelo professor, no primeiro dia de aula do período letivo, do programa do componente curricular e do plano de curso da turma.

Caminho de acesso:

Portal do Docente → Minhas Turmas no Semestre → Componente Curricular → Menu Turma Virtual → Turma → Plano de Curso.

Para mais detalhes de como elaborar um plano de curso, acesse o manual abaixo:

Cadastrar Plano de Curso na Turma Virtual

Lançar Notas

Para lançar a nota final dos alunos de suas turmas, bem como transferir as faltas do controle de frequência para que sejam de fato registradas no histórico escolar dos discentes, acessar a opção "Lançar Notas" na Turma Virtual.

Para ter acesso aos detalhes dessa funcionalidade, você pode acessar o caminho de acesso ou o manual abaixo:
Caminho: SIGAA → Módulos → Portal do docente → Minhas Turmas no Semestre → Componente Curricular (clique em uma turma/componente) → Menu Turma Virtual → Alunos → Lançar Notas

Manual: Lançar Notas Graduação

Link da Turma Virtual: Lançar Notas

Lançar Frequência

Para gerenciar a frequência dos discentes no decorrer do semestre letivo, o sistema disponibiliza um conjunto de funcionalidades que permitem o lançamento das faltas e emissão de documentos auxiliares para registro.

Estas funcionalidades são disponibilizadas na Turma Virtual.

Para ter acesso aos detalhes dessa funcionalidade, você pode acessar o caminho de acesso ou o manual abaixo:

Caminho: SIGAA → Módulos → Portal do docente → Minhas Turmas no Semestre → Componente Curricular (clique em uma turma/componente) Menu Turma Virtual → Alunos → Lançar Frequência / Lançar Frequência em Planilha

Manual: Lançar Frequência

Link da Turma Virtual: Lançar Frequência

Gostaria de ver como é realizada esta funcionalidade? Assista ao vídeo abaixo:

Consolidar Turmas

Para encerrar uma turma é necessário consolidá-la.

Consolidação é o ato de cadastrar todas as Notas e as Frequências obtidas pelos alunos nas turmas de disciplinas e nas atividades.

A consolidação só é concluída quando é selecionada a opção “Finalizar (Consolidar)” na área de “Cadastro de Notas”. Esta funcionalidade está disponível no tópico 3.4 - Lançar Notas.

Importante! A consolidação só pode ser realizada quando todos os conceitos e faltas forem lançados. É importante prestar bastante atenção na hora de consolidar a turma pois não é possível realizar alterações na mesma posteriormente.

Para problemas com notas ou faltas após consolidação, entre em contato com a coordenação do curso.

Atividades Paralelas ao Semestre Letivo

Consultar Histórico de Discente

Esta funcionalidade permite ao chefe do departamento realizar uma consulta sobre o histórico do discente. Nesta consulta, o usuário poderá visualizar um resumo das disciplinas e atividades matriculadas pelo discente, com o resultado, bem como as disciplinas e atividades pendentes para a conclusão do curso, além de outras informações.

Para isso, acesse o caminho:

SIGAA → Módulos → Portal do Docente → Chefia → Discentes → Consultar Histórico.

Consultar histórico pelo docente.jpg

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Índice dos Manuais do Portal Docente Stricto Sensu

Abaixo encontram-se todos os manuais individuais detalhados que estão relacionados com o Portal do Docente da Graduação.

Eles estão organizados em ordem alfabética.

Caso queira entender resumidamente a funcionalidade de algum item desses manuais, sugerimos que analise o índice deste artigo e clique na funcionalidade que deseja informações. Dentro do resumo haverá o link para o manual exato da funcionalidade que você pode estar procurando.

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